Vous êtes sur la page 1sur 7

INTRODUO Com o avano da enfermagem, torna-se necessrio um cdigo de tica e o sancionamento de leis que norteiem o servio da categoria, levando

em considerao, em primeiro lugar, a necessidade e o direito de assistncia de enfermagem populao, os interesses do profissional e de sua organizao. Com o surgimento da tica profissional nasce a conscincia individual e coletiva levando a um compromisso profissional e social pela responsabilidade do plano das relaes de trabalho com reflexo nos campos polticos, tcnicos e cientficos. "A enfermagem compreende um componente prprio de conhecimentos cientficos e tcnico, construdo e reproduzido por um conjunto de prticas sociais, ticas e polticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistncia. Realiza-se na prestao de servios ao ser humano, no seu contexto e circunstncia de vida". (LEGISLAO DO EXERCCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM) Baseado na afirmao acima percebemos que a enfermagem composta de vrios saberes, que so utilizados em benefcio da sociedade em geral. Diante disto, este trabalho vem levantar questes das leis trabalhistas na enfermagem que podem gerar dvidas, colocando em risco o exerccio da profisso, tendo por finalidade esclarecer questes julgadas polmicas e de importncia para a construo do saber de futuros enfermeiros.

DIREITO DO TRABALHO O direito, globalmente, se ocupa de relaes entre pessoas fsicas ou jurdicas com o propsito de produzir determinados efeitos no conjunto social. O Direito do Trabalho se ocupa de um tipo especfico dessas relaes, mais precisamente com a disciplina das relaes jurdicas estabelecidas por empregados e empregadores, nos planos do interesse individual ou coletivo. natural, portanto, que o estudo especfico do Direito Individual do Trabalho tenha incio pela anlise desses dois sujeitos, em sua relao de interesse individual, e do ambiente no qual se desenvolve a empresa. O empregado, centro do sistema tutelar do Direito do Trabalho encaixa-se no gnero trabalhador, cujo conceito pode ser assim formulado: aquele que emprega sua energia pessoal, em proveito prprio ou alheio, visando a um resultado, determinado. Empregador a pessoa fsica ou jurdica que utiliza, em carter permanente, a energia pessoal de empregados mediante retribuio e subordinao, visando a um fim determinado. A empresa deve ser vista, na prtica trabalhista, como o ambiente onde encontram os dois sujeitos da relao individual de emprego, que ajustada em funo de seu desenvolvimento. O contrato individual de emprego o ajuste tcito ou expresso pelo qual o empregador utiliza a energia pessoal e permanente de empregado, mediante subordinao e retribuio a fim de realizar os fins da empresa. no contrato individual de trabalho que se encontram as normas relativas ao salrio, durao de trabalho, frias, fundo de garantia, estabilidade, etc.

DURAO DE TRABALHO costume tratar-se como durao de trabalho aquilo que, na verdade, visa assegurar ao empregado um equilbrio racional entre o tempo de atividade para a empresa e o de repouso pessoal, ou seja, entre o desgaste e a restaurao da fonte orgnica de energia. Transportados da rea de enfermagem jurdica, os repousos sugerem uma trplice finalidade: fsica, social e econmica. De acordo com a extenso de cada repouso no tempo, associa-se mais diretamente com um desses fins. Os de curta durao praticamente se esgotam na recuperao orgnica, os de mdia durao se voltam mais para a satisfao social, os de longa durao (frias) para o resultado econmico da manuteno do nvel produtivo do empregado. Diante disto, obrigatrio: A concesso de um intervalo de no mnimo 1 hora e de no mximo 2 horas, para repouso ou alimentao em trabalho contnuo, cuja jornada exceda a 6 horas. Para trabalhos cuja jornada exceda a 4 horas e no ultrapasse 6 horas obrigatrio um interalo de15 minutos. A mulher tem direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um para amamentar o prprio filho, at que este complete seis meses de idade. Esse tempo pode ser dilatado a critrio da autoridade competente, quando a sade do filho exigir. O funcionrio tem direito a, no mnimo, um dia (24 horas) de descanso por semana, remunerado e preferencialmente no domingo, exceto quando a atividade profissional exija trabalho aos domingos. Nesse caso, o funcionrio ter direito

a pelo menos um domingo a cada sete semanas. No caso da mulher, deve haver um descanso dominical a cada 11 dias. Alm das folgas a que o funcionrio tem direito de acordo com a durao semanal do trabalho, devem ser includas tambm as folgas referentes aos feriados civis e religiosos. Durao Horria e Diria de Trabalho Em acordo, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Servios de Sade no Estado de Gois e o Sindicato dos Enfermeiros de Gois atravs da Conveno Coletiva de Trabalho estabeleceram as seguintes clusulas em relao Durao Horria e Diria do Trabalho bem como a Remunerao. Clusula 2a 1 - Nenhum empregador poder contratar ou remunerar os enfermeiros, com salrio inferior aos seguintes valores: I - Jornada de 36:00 (trinta e seis) horas semanais: R$ 674,92 (seiscentos e setenta e quatro reais e noventa e dois centavos). II - Jornada de 44:00 (quarenta e quatro) horas semanais: R$ 954,52 (novecentos e cinqenta e quatro reais e cinqenta e dois centavos). Clusula 3a Ficam asseguradas aos enfermeiros, gratificaes de funo nos seguintes termos: I - 20% (vinte por cento) do salrio base, para aqueles que exercem funo de chefia-geral. II -10% (dez por cento) do salrio base, para aqueles que exercem funo em: UTI, Centro Cirrgico, Unidade de Hemodilise ou CCIH. III - 05% (cinco por cento) do salrio base, para aqueles que exercem funo em psiquiatria. Clusula 8 Adicional noturno - o trabalho realizado no horrio das 22:00 (vinte e duas) horas s 05:00 (cinco) horas ser remunerado com adicional de 20% (vinte por cento) sobre a hora diurna. Clusula 10a Horas Extras - As horas extraordinrias sero remuneradas com acrscimo de 50% (cinqenta por cento), sobre a hora normal. Condies em que ausncia do funcionrio no considerada falta ao servio, no havendo, portanto, prejuzo do salrio: At 15 dias, em caso de doena devidamente comprovada, ou seja, mediante atestado fornecido por mdico da instituio de previdncia social a que estiver filiado o empregado. At dois dias consecutivos, em caso de falecimento do cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que declarada em sua carteira de trabalho e Previdncia Social, viva sob sua dependncia econmica. At trs dias consecutivos em virtude do casamento. Por cinco dias, para os homens em caso de nascimento do filho. Durante o perodo de licena gestante que corresponde a120 dias. Por 15 dias, como prorrogao da licena gestante, mediante atestado mdico, quando a me amamenta e na instituio no tem creche. Por 15 dias, em caso de aborto no criminoso. Se a falta estiver fundamentada na lei sobre acidente do trabalho.

LEGISLAO DO EXERCCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM DECRETO REGULAMENTADOR DO EXERCCIO PROFISSIONAL A Lei de n 7498 de 25 de junho de 1986 que dispe sobre o exerccio da enfermagem foi regulamentado pelo decreto de n 94406, de 08 de junho de 1987 pelo ento presidente da Repblica Jos Sarney. Que usando de suas atribuies conferidas pela Constituio faz valer j existente. A Lei em questo descreve as categorias que esto aptas a exercer assistncia de enfermagem, de acordo com a formao especfica de cada uma. So descritas as seguintes categorias: Enfermeiro Tcnico de Enfermagem Auxiliar de Enfermagem Parteira Tambm atribui ao conselho Federal de Enfermagem (COFEN) competncia para autorizar e fiscalizar o exerccio da profisso em todo o territrio nacional e ainda determinar as atividades a ser realizadas por cada categoria.

A lei possui 17 artigos, dos quais citaremos: Art 1o "O exerccio da atividade de enfermagem, observadas as disposies da Lei n 7948 de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitao privativo do Enfermeiro, Tcnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e s ser permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva regio." Art 2o "As instituies e servios de sade incluiro atividade de enfermagem no seu planejamento e programao." Art 8o - Trata das funes do Enfermeiro e divide em dois itens. I - So funes privativas do Enfermeiro: a) Direo do rgo de enfermagem e chefia de servio e de unidade de enfermagem. d) Consultoria, auditoria e emisso de parecer sobre matria de enfermagem. e) Consulta de enfermagem. f) Prescrio da assistncia de enfermagem. II - Como integrante da equipe de sade: a) Participao no planejamento, execuo e avaliao da programao de sade. c) Prescrio de medicamentos previamente estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade. e) Preveno e controle sistemtico da infeco hospitalar, inclusive como membro das respectivas comisses. h) Prestao de assistncia de enfermagem gestante, parturiente, purpera e ao recm-nascido. r) Participao em bancas examinadoras, em matrias especficas de enfermagem, nos concursos para provimento de cargos ou contratao de enfermeiros ou pessoal tcnico e auxiliar de enfermagem. Art 9o - D aos titulares de diploma ou certificado de Obstetra ou de Enfermeira Obsttrica as seguintes incumbncias: I - Prestao de assistncia parturiente e a parto normal. II - Identificao das distcias obsttricas e tomada de providncia at a chegada do mdico. III - Realizao de episiotomia e episiorrafia, com aplicao de anestesia local, quando necessrio. Art 10 e 11 - Trata respectivamente das funes atribudas aos tcnicos e auxiliares de enfermagem. Art 13 - As atividades relacionadas nos artigos 10 e 11 somente podero ser exercidas sob superviso, orientao e direo do enfermeiro. Art 15 - Na administrao pblica em todas as esferas ser exigida como condio essencial para provimento de cargos e funes e contratao de pessoal de enfermagem, de todos os graus, a prova de inscrio no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva regio.

CDIGO DE TICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), representado pelo seu presidente Gilberto Linhares Teixeira adota resoluo de n 240/2000 que aprova o cdigo de tica dos profissionais de Enfermagem. Dentre outras questes importantes aborda:

DIREITOS: - Recusar-se a executar atividades que no sejam de sua competncia legal; - Ser informado sobre o diagnstico provisrio ou definitivo de todos os clientes que estejam sobre sua assistncia; - Recorrer ao CRE, quando impedido de cumprir o presente cdigo e a Lei do Exerccio Profissional; - Participar de movimentos reivindicatrios por melhores condies de assistncia, de trabalho e remunerao; - Suspender suas atividades individual ou coletivamente quando a instituio pblica ou privada para a qual trabalhe no oferecer condies mnimas pra o exerccio profissional, ressalvadas as situaes de urgncia e emergncia, devendo comunicar imediatamente sua deciso ao CRE. - Associar-se, exercer cargo e participar das atividades de entidades de classe; - Atualizar seus conhecimentos tcnicos, cientficos e culturais.

RESPONSABILIDADES: - Assegurar ao cliente uma assistncia de Enfermagem livre de danos decorrentes de impercia, negligncia ou imprudncia; - Promover e/ou facilitar o aperfeioamento tcnico, cientfico e cultural do pessoal sob sua orientao e superviso; - Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.

DEVERES: - Cumprir e fazer cumprir os preceitos ticos e legais da profisso; - Exercer a enfermagem com justia, competncia, responsabilidade e honestidade; - Prestar assistncia de enfermagem clientela, sem discriminao de qualquer natureza; - Garantir a continuidade da assistncia de enfermagem - Respeitar e reconhecer o direto do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem-estar; - Manter segredo sobre fala, sigilosa de que tenha conhecimento em razo de sua atividade profissional, exceto nos casos previstos em lei. - Respeitar o ser humano na situao de morte e ps-morte - Colocar seus servios profissionais disposio da comunidade em casos de emergncia, epidemia e catstrofe, sem pleitear vantagens pessoais; - Comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem fatos que infrinjam preceitos do presente Cdigo e da Lei do Exerccio Profissional; - Comunicar formalmente ao CRE fatos que envolvam recusa ou demisso de cargo, funo ou emprego, motivado pela necessidade do profissional em preservar os postulados ticos e legais da profisso.

ALGUMAS RESOLUES IMPORTANTES DO COFEN Atividades executadas pelo Atendente de Enfermagem Em sua resoluo de n 186, o COFEN dispe sobre as atividades elementares de enfermagem executadas pelo Atendente de enfermagem e assemelhados. Segue-se abaixo a relao dessas atividades: HIGIENE E CONFORTO DO PACIENTE: - Anotar, identificar e encaminhar roupas e/ou pertences dos clientes; - Preparar leitos desocupados. TRANSPORTE DO CLIENTE: - Auxiliar a equipe de enfermagem no transporte de clientes de baixo risco; - Preparar macas e cadeiras de rodas. ORGANIZAO DO AMBIENTE: - Arrumar, manter limpo e em ordem o ambiente do trabalho; - Colaborar, com a equipe de enfermagem, na limpeza e ordem da unidade do paciente; - Buscar, receber, conferir, distribuir e/ou guardar o material proveniente do centro de material; - Receber, conferir, guardar e distribuir a roupa vinda da lavanderia; - Zelar pela conservao e manuteno da unidade comunicando ao Enfermeiro os problemas existentes; - Auxiliar em rotinas administrativas do servio de enfermagem. CONSULTAS EXAMES OU TRATAMENTOS: - Levar aos servios de diagnstico e tratamento, o material e os pedidos de exames complementares e tratamentos; - Receber e conferir os pronturio do setor competente e distribui-los nos consultrios; - Agendar consultas, tratamentos e exames, chamar e encaminhar clientes; - Preparar mesas de exames. BITO: - Ajudar na preparao do corpo aps o bito. A Consulta de Enfermagem A resoluo do COFEN de n 159, de 19 de abril de 1993, que trata da consulta de Enfermagem resolve que, em todos os nveis de assistncia sade,seja em instituio pblica ou privada, a consulta de enfermagem deve ser, obrigatoriamente desenvolvida na assistncia de enfermagem. Parmetros para dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem A resoluo do COFEN-189 que estabelece parmetros para dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas instituies de sade. De acordo com esta resoluo o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem dever basear-se em

caractersticas relativas: 1- instituio/empresa: - Misso; - Porte; - Estrutura organizacional e fsica; - Tipos de servios e/ou programas; - Tecnologia e complexidade dos servios e/ou programas; - Poltica de pessoal, de recursos materiais e financeiros; - Atribuies e competncias dos integrantes dos diferentes servios e/ou programas; - Indicadores hospitalares do Ministrio da Sade. 2- Ao servio de Enfermagem: - Fundamentao legal do exerccio profissional; - Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem e Resolues COFEN e CORENs. Dinmica das unidades nos diferentes turnos; Modelo gerencial; Modelo assistencial; Mtodos de trabalho; Jornada de Trabalho; Carga horria semanal; Nveis de formao dos profissionais; Padres de desempenho dos profissionais;

- ndice de Segurana Tcnica (IST) no inferior a 30%. - ndice da proporo de profissionais de Enfermagem de nvel superior e de nvel mdio; - Indicadores de avaliao da qualidade da assistncia, com vista adequao quanti/qualitativa do quadro de profissionais de Enfermagem; 3- A clientela: - Sistema de Classificao de Pacientes (SCP); - Realidade sociocultural e econmica. Para efeito de clculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas: - 3,0 horas de Enfermagem, por cliente, na assistncia mnima ou autocuidado; - 4,9 horas de Enfermagem, por cliente, na assistncia intermediria; - 8,5 horas de Enfermagem, por cliente, na assistncia semi-intensiva; - 15,4 horas de Enfermagem, por cliente, na assistncia intensiva. A distribuio percentual, do total de profissionais de Enfermagem, dever observar as seguintes propores, observando o Sistema de Classificao de Pacientes (SCP): - Para assistncia mnima e intermediria, 27% de Enfermeiros (mnimo de seis) e 73% de Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. - Para assistncia semi-intensiva, 40% de Enfermeiros e 60% de Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem; - Para assistncia intensiva, 55,6% de Enfermeiros e 44,4% de Tcnicos de Enfermagem; Direo-geral de unidades de sade Sobre a direo-geral de unidades de sade por enfermeiros, o COFEN-194 dispe que o Enfermeiro pode ocupar, em qualquer esfera, cargo de direo-geral nas instituies de sade, pblicas e privadas cabendo-lhe ainda, privativamente, a direo dos servios de Enfermagem. Solicitao de exames de rotina e complementares Quanto solicitao de exames de rotina e complementares por Enfermeiro, a resoluo do COFEN-195 resolve que o Enfermeiro pode solicitar exames de rotina e complementares quando no exerccio de suas atividades profissionais. Obrigatoriedade de haver Enfermeiro em todas as unidades onde so desenvolvidas aes de Enfermagem durante todo o perodo de funcionamento da instituio de sade

A resoluo do COFEN-146 resolve que todas as instituies onde haja unidade de servio que desenvolva aes de Enfermagem devero ter Enfermeiro durante todo o perodo de funcionamento da unidade. Em todas as unidades de servio onde so desenvolvidas aes de Enfermagem, dever haver Enfermeiro em nmero que deve ser definido de acordo com a estrutura e finalidade das mesmas, levando em conta o grau de complexidade das aes a serem executadas pela Enfermagem. Responsabilidade tcnica na chefia de Enfermagem A resoluo do COFEN-168 dispe sobre a responsabilidade tcnica na chefia de Enfermagem. Seguem abaixo alguns pontos interessantes dessa resoluo. Todo Enfermeiro responsvel tcnico que se afastar por um perodo superior a 30 dias de licena, obrigatoriamente comunicar ao COREN para procedimento de sua substituio. O responsvel tcnico que deixar de comunicar ao COREN em 15 dias o seu desligamento da chefia do servio de enfermagem, fica automaticamente passvel de notificao escrita, com registro no seu pronturio. Na hiptese da escassez de profissionais Enfermeiros, um Enfermeiro poder assumir a responsabilidade tcnica por at dois Servios de Enfermagem, obrigando-se o profissional a uma jornada mnima de trabalho de 4 horas dirias e mxima de 6 horas no perodo diurno a critrio do COFEN. Instrumentao Cirrgica Sobre a instrumentao cirrgica, a resoluo do COFEN-214/98 considera que a Instrumentao cirrgica uma atividade de Enfermagem, no sendo, entretanto, ato privativo da mesma. O profissional de Enfermagem, atuando como Instrumentador Cirrgico, por fora de Lei, subordina-se exclusivamente ao Enfermeiro responsvel tcnico pela unidade. Atuao de Enfermeiros na Assistncia Mulher no Ciclo Gravdico Puerperal A realizao do parto normal sem distcia, segundo a resoluo do COFEN-223/99 da competncia de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem, Obsttrica e na Sade da Mulher. A esses profissionais, compete ainda: - Assistncia de Enfermagem gestante, parturiente e purpera; - Acompanhamento da evoluo e do trabalho de parto; - Execuo e assistncia obsttrica em situao de emergncia. Ao Enfermeiro Obstetra, Obstetriz, Especialistas em Enfermagem Obsttrica e Assistncia sade da Mulher, alm dessas atividades, compete; - Assistncia parturiente e ao parto normal; - Identificao das distcias obsttricas e tomada de todas as providencias necessrias, at a chegada do mdico, devendo intervir, de conformidade com sua capacitao tcnico-cientfica, adotando os procedimentos que entender imprescindveis, para garantir a segurana do binmio me/filho; - Realizao de episiotomia, episiorrafia e aplicao de anestesia local, quando couber; - Emisso do Laudo de Enfermagem para autorizao de internao hospitalar, constante do anexo da portaria SAS/MS 163/98. Cumprimento de Prescrio Medicamentosa/Teraputica Distncia Segundo a resoluo do COFEN-225/2000 vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescries medicamentosas/teraputicas oriundas de qualquer profissional de sade atravs de rdio, telefonia ou meios eletrnicos, onde no conste a assinatura dos mesmos. No se aplica ao artigo que assim dispe os casos de urgncia na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Caso ocorra essa situao, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem dever elaborar um relatrio circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situao de urgncia que o levou a praticar o ato.

CONCLUSO A partir do momento em que o profissional de enfermagem toma conhecimento de sua lei, amplia-se a segurana em suas aes e a possibilidade de estar sempre exercendo suas atividades dentro daquilo que lhe cabe, evitando possveis implicaes legais posteriores. H uma profunda necessidade de cumprir as leis sancionadas tanto dando direitos, como deveres, poderes e limites s aes de enfermagem. Tambm bom para o enfermeiro ter participao, ainda que indireta na elaborao dessas leis que venham a beneficiar a categoria de enfermagem, dando-lhe o devido respeito, elevando a categoria de Enfermagem perante a

sociedade como um profisso reconhecida e merecedora da confiana da populao a qual ela serve. Este trabalho, orientado pela professora Madalena Lacerda nos ampliou os conhecimentos na rea de leis trabalhistas, dando-nos mais segurana e embasamento para a atuao na Enfermagem em toda a nossa vida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COREN-GO. Documentos bsicos de enfermagem - Principais leis e resolues que regulamentam o exerccio profissional de enfermagem, tcnicos e auxiliares de enfermagem. COREN-GO. Legislao do exerccio profissional da enfermagem

Vous aimerez peut-être aussi