Vous êtes sur la page 1sur 43

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAO FSICA

LUCAS LEONARDO

O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE ANLISE DO JOGO ATRAVS DA COMPREENSO JOGO

Campinas 2005

LUCAS LEONARDO

O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE ANLISE DO JOGO ATRAVS DA COMPREENSO JOGO

Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) apresentado Faculdade de Educao Fsica da Universidade Estadual de Campinas para obteno do ttulo de Bacharel em Treinamento Esportivo.

Orientador: Rodrigo Aparecido Azevedo Leito

Campinas 2005

FICHA CATALOGRFICA ELABORADA BIBLIOTECA FEF - UNICAMP

L553d

Leonardo, Lucas. O desenvolvimento de modelos de anlise do jogo atravs da compreenso do jogo / Lucas Leonardo. - Campinas, SP: [s.n], 2005.

Orientador: Rodrigo Aparecido Azevedo Leito. Trabalho de Concluso de Curso (graduao) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas.

1. Jogos em grupo. 2. Metodologia. 3. Teoria dos jogos. I. Leito, Rodrigo Aparecido Azevedo Leito. II. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educao Fsica. III. Ttulo.

LUCAS LEONARDO

O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE ANLISE DO JOGO ATRAVS DA COMPREENSO JOGO

Este exemplar corresponde redao final do Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) defendido por Lucas Leonardo e aprovado pela Comisso julgadora em: 22/11/2005.

Prof. Ms. Rodrigo Aparecido Azevedo Leito Orientador

Prof. Dr. Paulo Csar Montagner Banca Examinadora

Campinas 2005

Dedicatria

Dedico este trabalho a meus pais, por serem os maiores exemplos de dedicao e perseverana que j conheci. Papai e mame, amo muito vocs.

Agradecimentos
Agradecer em um espao como este uma tarefa muito difcil, pois no gostaria que ningum fosse esquecido. Mesmo assim, gostaria de aproveitar esse espao em que no preciso me deter regras acadmicas, citaes e apuds para que eu possa eternizar pessoas que para mim j so eternas. Agradeo muito a DEUS, um cara com o qual andei meio brigado por um tempo, mas que voltou para minha vida com muita fora e muita presena e que finalmente aprendi a amar e respeitar verdadeiramente. Agradeo muito ao meu orientador, Rodrigo Leito, principalmente pela pacincia que teve para me orientar, tarefa nada fcil, pois devido correria da minha vida, quase nunca estava nos locais de nossas reunies nas horas marcadas. Leito, valeu pela fora e pela excepcional orientao! Muito Obrigado! Agradeo a todos aqueles que passaram em minha vida de maneira marcante. Meu primeiro melhor amigo, Felipe Bergamo, pessoa a qual perdi contato aps meus 10 anos de idade, mas que me lembro perfeitamente de nossa amizade. Meus amigos, eternos, Felipe Papais e Rafael Alcaraz, pessoas com as quais vivi grandes momentos de minha vida, e que mesmo distantes, mas graas ao ORKUT, ainda consigo manter contato. Agradeo aos meus amigos com os quais vivi uma adolescncia mpar e maravilhosa, Daniel (Dandan), Leandro, Miguel e Guilherme (galerinha do prdio l de Sorocaba), pessoal com o qual aprontei muito e fui muito feliz. Agradeo aos meus grandes amigos Rafael Belaz, Vinicio, Mauro, Caetano, Hlio, Samuca, Tadao, galera do colgio tambm l de Sorocaba. Meu grande amigo e professor de educao fsica, que h muito no vejo, Silmar, um cara com o qual aprendi a amar essa profisso que hoje pretendo seguir, um cara especial, que acabou se tornando um amigo e pessoa fundamental para meu crescimento como ser humano. Agradeo aos meus dois grandes professores do voleibol, Clvis Antnio Granado e Adlson Zambom (Xupa), duas escolas de voleibol, dois aprendizados fantsticos em minha vida, pessoas que me motivaram muito a seguir esse caminho e que so para mim exemplos de perseverana e de vitria. Agradeo muito a um cara que considero um irmo em minha vida, Baiano (Ricardo Benevides), voc no imagina o quanto considero nossa amizade como uma das coisas mais importantes de minha vida, no toa que divido quarto com voc h trs anos la na CASAZUL! A toda galera que passou pela inesquecvel CASAZUL desde que me mudei para l: Baiano (j citado), Paulo, Lus, Pink, Penetra, Zaz, Marcelo, Guima, Gabarro, Marcel, Pocot, Catuaba, Coiso e em especial, sem dvida nenhuma, ao Japoneis (Marcelo Masato Inoue), um cara formidvel, que por de trs daquele jeito

Vegeta de ser e, que como eu, odeia poodles, um dos caras mais amveis que j tive a oportunidade de conhecer! Agradecimentos tambm Tia Nice, que com seus maravilhosos lanches universitrios agasalhou meu estomago em alguns dias que eu ficava sem o bandejo. Agradeo tambm ao Krigor (Seu Agnel), o cortador de grama oficial da CASAZUL. Poxa, no poderia me esquecer deste que foi um dos grandes modelos que segui em minha vida acadmica e pessoa que me abriu muitas portas, Eduardo Lopes Salomo Magilono, o Tio. Valeu por tudo cara! Carioca e Clodoaldo, dois caras loucos, insanos, mas que de um tempo pra c se tornaram duas pessoas determinantes em minha vida! Agradeo a toda galera do Handebol da FEF, Joninha, Vanessona, Rodrigo, Pizani, Diego, Tulu, Juba, J, Thoms, Tuca e Carlinha, galera, aquele abrao pra todo mundo! No posso de deixar de agradecer ao pessoal do 02 Diurno da FEF uma galera nica com a qual convivi meus anos de faculdade. Duda, Mazzuco e Caipira, agradeo em especial a vocs por serem muito espeicais nesse momento da minha vida! Aos professores da FEF, Csinha, Roberto, Heloisa Reis, Jocimar e Hermes: valeu pelas oportunidades, pelos puxes de orelha e, sobretudo, pela confiana que depositaram em mim. No poderia esquecer tambm de pessoas que, com sua simplicidade e amizade, conquistaram meu respeito: Seu Orlando, Tia Norico, Beeroth, Helinho e Tio do Ginasinho, sem eles a FEF no andaria de jeito nenhum! Agradeo e muito, no a uma pessoa, mas a uma instituio pela qual dei meu sangue e suor, agradeo LAU, um sonho meu e do Tio, com a qual pude ascender como ser humano, com a qual conquistei muitos amigos, e como de costume, alguns inimigos. Agradeo ao Prof. Tadeu Jorge e Prof. Carlos Anjos por apoiarem as iniciativas da LAU e permitirem que eu e todos ns os envolvidos na consolidao do Esporte Universitrio da UNICAMP pudssemos aprender tanto. A galerinha que me ajudou muito na LAU Mateus, Iper, Carlinha (de novo hein?!), Igor, Glenda, Sandrinha. Agradeo muito galera do vlei da Computao, Estatstica e Matemtica, Sor e Mirella (meus eternos capites), Tatiana Carla, Tatiana Ourofino, Sandrinha (de novo), Paty, Luana, Carol, Camila, Dani, Irina, Natlia, Gi, Ana, Filipe, Felipe, Ale, Bchner, Renzo, Marco, Lotufo, Igor, Chopinho, Farofa, Samuel, Par, Claudio, Lucinao (computao), Joarez, Zeca (Zeca Neles!), Bruno, Vinicius, Japa, Luciano (curso), Ari e Hugo. No posso deixar de falar de uma pessoa como a Liu, figura eternizada da FEF, que mesmo com algumas briguinhas acabei por nutrir uma boa e saudvel amizade. Agradeo s madrugadas que tanto me acolheram em meus estudos e trabalhos, talvez o nico perodo em que eu podia sentar em paz e colocar verdadeiramente a mo na massa.

Desculpem a todos que j citei, mas agora vem o momento dos agradecimentos especialmente especiais. Tathy, eu agradeo muito a DEUS por t-la colocado em minha vida, com voc pude aprender finalmente a valorizar uma relao a dois. Voc uma pessoa simplesmente linda, fantstica, meiga, determinada e principalmente... Apaixonante. Amo voc, e cada dia eu sinto que esse sentimento se renova dentro de mim. Obrigado por surgir em minha vida. Joju, minha irm, saiba que voc para mim um grande exemplo de que possvel dar certo na vida. Agradeo muito, aos meus queridos pais, pessoas exemplares, que mostram pra mim o valor da batalha diria e o quo grande a fora interior e de ns seres humanos. Pessoas que inacreditavelmente lutaram contra todos os problemas que a vida lhes colocou, lutaram, ainda lutam, sem nunca perderem a esperana na vida. Papai e mame, vocs so os maiores exemplos de minha vida, e no escondo de ningum o quanto os amo. Digo a todos nestas pginas, para finalizar meus agradecimentos, que meu objetivo de vida ser to competente e amoroso quanto voc, meu querido pai, e batalhador e corajoso quanto voc, minha amada me.

LEONARDO, Lucas. O desenvolvimento de modelos de anlise do jogo atravs da compreenso do jogo. 2005. 42f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao Bacharelado em Treinamento Esportivo) Faculdade de Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

RESUMO
O presente estudo tem como objetivo a busca de um corpo terico norteador para o desenvolvimento de modelos de anlise do jogo para os jogos desportivos coletivos, com finalidade de discutir o problema apontado por Dufour (1991) apud Garganta (2001) relativo dificuldade na delimitao de categorias a serem analisadas nos jogos. Para isso, buscou-se uma releitura, sob a tica da anlise do jogo, de autores da pedagogia do esporte que tm como proposta o ensino dos jogos desportivos coletivos desvinculando-os do modo de fazer (gesto tcnico) e considerando os razes do fazer (ttica) como o meio pelo qual deve-se basear o processo de ensino-aprendizagem. Assim, observou-se que o desenvolvimento de modelos de anlise do jogo pode ser estabelecido com base nos autores da pedagogia do esporte e sob a contextualizao dos jogos a partir da teoria do jogo. Assim, deve-se buscar como categorias bases para a elaborao do modelo de anlise do jogo tanto as relaes entre os princpios do jogo enumerados por Bayer (1992), sendo os princpios de ataque: (i) manuteno da posse de bola, (ii) progresso ao campo adversrio e (iii) finalizao visando marcar um ponto; e princpios de defesa: (iv) recuperao da posse de bola, (v) impedir a progresso adversria e (vi) proteo do alvo, como as regras de ao (mecanismos responsveis por operacionalizar os princpios do jogo) de cada modalidade esportiva, fazendo da dimenso da tcnica mais um instrumento de anlise do jogo (ao qual a agregao de valores e ndices de eficincia ou eficcia referentes no sero categorias a serem relevadas no momento da elaborao do modelo de anlise do jogo). No modelo proposto, a tcnica ser qualificada e quantificada apenas no fim de todo o processo de anlise do jogo, j que anlises baseadas nos aspectos referentes aos princpios do jogo e das regras de ao (dimenso ttica do jogo) possibilitam o acesso anlise dimenso tcnica e sua classificao com relao aos aspectos de eficincia e eficcia, sendo o caminho inverso buscar anlise da ttica do jogo apenas com base nas anlises da tcnica bastante complicado. Dessa forma, a proposta desse trabalho centraliza-se no desenvolvimento de modelos anlise do jogo cuja estrutura para a coleta dos dados considere os princpios do jogo e as regras de ao como as categorias a serem analisadas nessa fase do processo, sendo os princpios do jogo, as regras de ao e tambm os gestos tcnicos os elementos analisados aps a coleta dos dados.

Palavras-Chaves: Anlise do Jogo, Metodologia, Jogos Desportivos Coletivos

LEONARDO, Lucas. The development of match analysis models through comprehension of game. 2005. 42f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Bacharelado em Treinamento Esportivo)-Faculdade de Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

ABSTRACT
The present study has as objective the search of a guider theoretical body for the development of match analysis models for the collective sports games, with purpose to argue the problem pointed for Dufour (1991) apud Garganta (2001) relative to the difficulty in the delimitation of categories to be analyzed in the games. So, it was reinterpreted the pedagogic sports authors, under the optics of the match analysis, who have as proposal the education of the collective sports games disentailing them of the how to do (gesture technician) and considering the reasons of do (tactical) as the way for which must be based the teach-learning process. Thus, it was observed that the development of match analysis models could be established with base in these authors and under the context of the games from the theory of the game. Thus, it must be searched as categories bases for the elaboration of the match analysis model in such a way the relations between the principles of the game enumerated by Bayer (1992), being the attack principles: (i) maintenance of the ball ownership, (ii) progression to the field adversary and (iii) finishing aiming at to mark a point; and defense principles: (iv) recovery of the ball ownership, (v) to hinder the progression adversary e (vi) protection white it, as the rules of action (responsible mechanisms for systemize the principles of the game) of each sporting modality, making of the dimension of the technique plus an instrument of analysis of the game, to which the aggregation of values and indices of referring efficiency or effectiveness will not be categories to be stood out at the moment of the elaboration of the model of analysis of the game. In the considered model, the technique qualified and will be quantified only in the end of all the process of analysis of the game, since analyses based on the referring aspects to the principles of the game and the rules of action (tactical dimension of the game) make possible the access to the analysis dimension technique and its classification with relation to the efficiency aspects and effectiveness, being the inverse way - to only search analysis of the tactics of the game on the basis of the analyses of the technique - sufficiently complicated. Thus, the proposal of this work is centered in the development of match analysis models whose structure for the data collection considers the principles of the game and the rules of action as the categories to be analyzed in this phase of the process, being the principles of the game, the rules of action and also the gestures technician the elements to be analyzed after the data collection.

Keywords: Match Analysis, Methodology, Sports Games

LISTA DE FIGURAS E TABELAS


Figura 1 Figura 2 Modelo Pendular Proposto por Daolio (2002) Proposta para Elaborao de Modelos de Anlise de Jogo (Baseado em Daolio, 2002) 26 35 17

Tabela 1 - Anlise dos Princpios do Jogo - Retirado de Bayer (1992, p.53)

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS


FEF UNICAMP JDC Faculdade de Educao Fsica Universidade Estadual de Campinas Jogos Desportivos Coletivos

SUMRIO

1. Introduo ................................................................................................................................ 13 2. Justificativa .............................................................................................................................. 22 3. Objetivos................................................................................................................................... 23 4. Elementos para a Anlise do Jogo ......................................................................................... 24 5. Cincia? .................................................................................................................................... 33 6. Concluses ................................................................................................................................ 34 7. Referncias Bibliogrficas ...................................................................................................... 36

13

1. Introduo
1.1. A Teoria do Jogo
Quando o tema jogo discutido observa-se a existncia de inmeras formas com as quais este pode ser tratado, principalmente pela maneira ampla como esse termo utilizado. Para Freire (2002), o jogo deve ser compreendido pelas suas manifestaes, sendo que o ato de jogar que revela o jogo. Assim, no so considerados jogos atividades ou situaes especficas apenas pelo fato de serem chamados jogo, comumente ou culturalmente. O jogo, tratado de maneira geral, deve ser entendido como um sistema complexo dotado de subjetividade em detrimento da objetividade, inserido num ambiente (contexto) tambm complexo (SCAGLIA, 2003; LEITO, 2004). Dessa forma, segundo Scaglia (2003, p.49) com esse sentido de totalidade e complexidade, inseridos num ambiente que lhe prprio que o jogo deve ser entendido. Verifica-se, portanto, de acordo com esses autores que a compreenso do jogo remete-se a aspectos relacionados sua complexidade e ao ambiente em que este se encontra, ou seja, s diferenas culturais1 encontradas em diferentes contextos, aspectos esses que influenciam diretamente na forma em que o jogo concebido. Logo, no possvel generalizar esse termo apenas por ser usado de maneira cotidiana para variadas manifestaes. Para Freire (2002), existe no jogo uma lgica inexorvel, comum a todos os jogos e, portanto, ao se conhecer essa lgica, permite-se um maior entendimento do jogo, possibilitando tambm uma interveno mais precisa neste. A compreenso desta lgica encontrada nos jogos est relacionada diretamente com possibilidade do acesso ao bom jogo. Mas ser este um fator determinante para a conquista da vitria?

Ver em DAOLIO, J. Da Cultura do Corpo. Campinas, 4 ed., Papirus, 1999.

14

No h dvidas que a compreenso da lgica do jogo est diretamente ligada a uma maior facilidade da conquista da vitria, no entanto, nunca deve ser esquecido outro fator que permeia qualquer manifestao do jogo: a imprevisibilidade; capaz de fazer com que mesmo uma equipe ou pessoa que domine por completa a lgica do jogo possa ser vencida. Logo, o bom acesso ao jogo, mesmo possuindo uma estreita relao com a compreenso de sua lgica, no deve permitir que seja deixado de lado a imprevisibilidade, pelo fato desta ser uma caracterstica determinante no desenvolvimento do jogo. Caso isso venha a ocorrer, ser observado como resultado a formao de jogadores incapazes de reagir a situaes imprevistas ao contexto normal do jogo. Pensando na compreenso da lgica do jogo, autores da Teoria do Jogo como Ditx, Nalebuff (2001) apud Leito (2004), buscam descrev-la a partir da classificao de duas categorias de jogo: os jogos de estratgias seqenciais e os jogos de estratgia simultnea.

1.1.1.

Jogos de Estratgia Seqencial

Neste tipo de jogo, os jogadores adversrios e de uma mesma equipe movem-se em uma seqncia determinada, estando cada um deles consciente das aes anteriores dos outros. Um bom exemplo desse tipo de jogo seria os jogos de tabuleiros e cartas. Leito (2004) afirma que nesta categoria de jogo o jogador deve antecipar o futuro e raciocinar sobre o passado e cada jogador deve procurar perceber o modo como os outros jogadores vo reagir sua jogada, como ele prprio vai por sua vez reagir, e assim por diante. O jogador antecipa as conseqncias das suas decises iniciais, e utiliza essa forma para definir a sua melhor opo em cada momento. Quando pensa no modo como os outros vo reagir sua jogada, como ele prprio vai por sua vez reagir, o jogador deve pensar e colocar-se na posio dos outros jogadores, no devendo impor a eles a sua prpria linha de raciocnio.

15

Em princpio, qualquer jogo seqencial que termine aps uma seqncia finita de jogadas pode ser completamente resolvido. Para determinar a melhor estratgia de cada jogador deve-se considerar qualquer resultado possvel. Certos jogos simples, podem ser resolvidos desta forma, no constituindo, portanto, grande desafio. Mas no caso de muitos outros jogos, como o xadrez, os clculos so demasiados complexos para funcionarem na prtica mesmo com o auxlio de computadores. Assim, os jogadores antecipam algumas das jogadas seguintes e procuram avaliar as posies que da resultem com base na experincia. (DITIX; NALEBUFF, 2001).

1.1.2.

Jogos de Estratgia Simultnea

Em jogos de estratgia simultnea os jogadores adversrios e de uma mesma equipe agem ao mesmo tempo, cada um deles ignorando2 as aes dos outros devido existncia de um crculo lgico de aes (DITIX; NALEBUFF, 2001 apud Leito, 2004; HORSANYI;
SELTEN, 1988 apud LEITO, 2004).

Este crculo de aes se caracteriza pelo fato de que os jogadores agem ao mesmo tempo, fazendo com que cada um deles esteja consciente de que existem outros jogadores que, por sua vez, esto simultaneamente conscientes, e assim por diante.
O raciocnio o seguinte: Eu penso que ele pensa que eu penso... Por conseguinte, cada qual dever colocar-se, em sentido figurado, na pele de todos e tentar calcular o resultado. A melhor jogada de cada um parte integrante deste clculo global. (DITIX; NALEBUFF, 2001).

Segundo Leito (2004, p.30),


Este raciocnio circular conduz a uma concluso por meio de um conceito de equilbrio desenvolvido por Nash (1951). Segundo este autor, a melhor estratgia para cada jogador aquela que leve ao melhor de si e para todos os jogadores do grupo ao mesmo tempo.

Segundo Ditix, Nalebuff (2001) e Horsanyi, Selten (1988) citados por Leito (2004), isso leva concluso de que quando em jogo, cada jogador deve procurar um conjunto de escolhas, sendo que essas escolhas reflitam as estratgias pessoais para cada jogador, as quais sejam a melhor para si enquanto todos os outros jogadores tambm joguem baseados nas suas

Este ignorar diz respeito ao fato de que um jogador no deve esperar a definio de uma jogada para reagir a esta, mas deve agir simultaneamente a toda jogada e lance do jogo, como se os jogadores exercessem a todo o tempo um exerccio de previso de eventos futuros das aes de seus companheiros e adversrios e reagisse em funo dessa previso.

16

melhores estratgias, ou seja, [...] cada um escolhe a sua melhor reao quilo que os outros fazem (LEITO, 2004 p.30,31). A cerca da busca da melhor opo, verifica-se que Ditix, Nalebuff (2001) apud Leito (2004, p.31) dizem que:
Por vezes, a melhor opo de uma pessoa sempre a mesma, independente daquilo que os outros fazem. A isto chamamos uma estratgia dominante para esse jogador. Outras vezes, um jogador tem uma opo uniformemente m uma estratgia dominada no sentido em que qualquer outra opo melhor para ele independente daquilo que os outros faam. A procura de um equilbrio dever comear pela procura de estratgias dominantes.

1.2. Os Jogos Desportivos Coletivos


Observando as caractersticas relacionadas lgica dos tipos de jogo anteriormente citados (jogos de estratgias simultneas e jogos de estratgias seqenciais) e os JDC, verifica-se que existe a possibilidade de observar este ltimo tanto luz das caractersticas dos jogos de estratgias simultneas quanto seqenciais. Observando caractersticas dos JDC que podem ser relacionadas com os jogos de estratgias seqenciais, pode-se observar a realizao de jogadas ensaiadas, nas quais as aes de cada jogador tm uma reposta determinada de outros jogadores para a realizao da jogada. Imaginando os JDC como um jogo de estratgias simultneas, verifica-se que estes tm como caracterstica marcante a relao entre vrias pessoas adversrias e de uma mesma equipe em movimentao durante o mesmo tempo. Cada ao individual gera respostas a fim de gerar um equilbrio entre as aes da mesma equipe, porm visando gerar desequilibro nas aes da outra equipe, que por fim, visa ter equilbrio coletivo entre suas aes. Trata-se de um emaranhando de aes individuais selecionadas a fim de encontrar a melhor ao individual que reflita em um benefcio coletivo, atravs da relao desta ao com as aes dos outros jogadores da equipe e adversrios criando assim um crculo lgico de aes. Dessa forma, verifica-se que essas aes e suas relaes esto diretamente relacionadas com a imprevisibilidade do jogo, pois so atitudes individuais que geram respostas

17

individuais, mas convergem para a busca da melhor soluo coletiva para uma determinada situao. Assim, a questo da imprevisibilidade gera na concepo do jogo desportivo coletivo o surgimento da complexidade, como sendo a interao entre diversos jogadores adversrios e da mesma equipe - com finalidade de causar desequilbrio da relao ataque/defesa do sistema inicial do jogo e, para a obteno de vantagem durante a partida, atravs do desenvolvimento de aes criativas e da interao entre seus companheiros (GARGANTA, 2001; GARGANTA, CUNHA E SILVA, 1999 apud SANTOS 2004; LEITO, 2004). Assim, o jogo desportivo coletivo se desenvolve atravs de uma relao complexa dentro de um determinado contexto com um grande nmero de opes a serem tomadas individualmente gerando respostas coletivas e, logo, passvel da imprevisibilidade. Isso faz com que para uma mesma situao, seja possvel a verificao de inmeras possibilidades, porm todos os componentes de uma mesma equipe devero interagir visando como finalidade o xito do grupo, seja nos aspectos defensivos, seja nos aspectos ofensivos. Neste sentido, ao realizar a anlise funcional dos jogos desportivos coletivos, Bayer (1992) descreve essas possveis relaes demonstrando o grau de complexidade dos jogos esportivos coletivos a partir da classificao de seis princpios que, segundo o autor, regem as modalidades coletivas3 (Tabela 1).

Tabela 1. Anlise dos Princpios do Jogo - Retirado de Bayer (1992, p.53).


Ataque Conservao da Bola Progresso dos jogadores e da bola at a meta contrria Defesa Recuperao da Bola Impedir a progresso dos jogadores e da bola at minha meta Proteo de minha meta ou campo

Ataque meta contraria para marcar o ponto

O autor destaca que as relaes entre os princpios do jogo sofrem algumas variaes no caso especfico do voleibol.

18

De acordo com Bayer (1992), existe uma perspectiva dialtica nos jogos desportivos, pois duas situaes chave, que se interagem, relacionam estes seis princpios aos objetivos do jogo: se minha equipe est em posse da bola, sou atacante; se minha equipe est sem a posse da bola, sou defensor. Outro fator importante relacionado posse de bola est no fato de que, quando em sua posse, uma equipe no deve deixar que o adversrio a obtenha antes que seja conquistado um ponto. Dessa forma, relacionando essa perspectiva dialtica relacionada posse de bola nos jogos desportivos coletivos com as relaes existentes entre os seis princpios do jogo (tabela 1), observa-se que uma equipe estando em posse de bola, deve conserv-la, evitando as aes adversrias que objetivam recuper-la, atravs de sua progresso at a meta adversria, sofrendo combate da equipe adversria que visa impedir essa progresso, tendo como objetivo principal marcar um ponto (ou gol) contra as aes adversrias que protegem seu campo. Observando as modalidades coletivas e tambm e reinterpretando a tabela 1, verifica-se que essa relao dialtica como descreve Bayer (1992), possui mais profundidade, do que a descrio anterior. Analisando as setas duplas existentes entre uma ao de ataque e uma de defesa, pode-se concluir que existem no jogo estratgias ofensivas mesmo em momentos defensivos e aes defensivas, mesmo em momentos em que a equipe est com a posse de bola. Assim, mesmo quando estando com a posse de bola e, portanto, atacando, a equipe deve estar organizada taticamente visando xito defensivo, como o caso da manuteno da posse de bola. Exemplo disso o caso do lbero do voleibol, que mesmo com a sua equipe em posse de bola4, este dever estar em ao defensiva para que a bola, no caso de um ataque gerando bloqueio adversrio, no caia no cho de sua equipe, gerando um ponto para a equipe adversria.

Segundo Bayer (1992) a relao da posse de bola no voleibol deve ser caracterizada de maneira particular se comparada com os demais jogos esportivos coletivos, j que essa posse se d sem do domnio total da bola sendo realizada atravs da circulao da bola, podendo ser feita atravs de no mximo trs aes.

19

O mesmo vale para as aes defensivas, que muitas vezes, como por exemplo, numa marcao presso quadra toda no basquetebol, so as aes responsveis por agredir a equipe adversria com a posse de bola, tendo como caracterstica principal a ofensividade.

1.3. Anlise do Jogo


De acordo com Garganta (2001), existem na literatura, diversas denominaes para o estudo do jogo, dentre elas destacam-se observao do jogo (game observation), anlise do jogo (match analysis) e anlise notacional (notational analysis). No entanto, segundo Garganta (2001, p.57),
[...] a expresso mais utilizada na literatura anlise do jogo (Garganta, 1997) considerando-se que engloba diferentes fases do processo, nomeadamente a observao dos acontecimentos, a notao dos dados e a sua interpretao (Franks & Goodman, 1986; Hughes, 1996).

Em se tratando do tema anlise do jogo, muitos trabalhos podem ser encontrados, no s em literatura, mas tambm quando se observa a utilizao dos chamados scouts por equipes, no s de rendimento esportivo, mas tambm em trabalhos de categorias de base. De acordo com vrios autores que tratam do assunto, a anlise do jogo uma ferramenta capaz de fornecer informaes importantes sobre o jogo, dando possibilidades de aumentar o conhecimento acerca do jogo, tornando possvel entender as relaes e caractersticas de fatores ofensivos e defensivos, capaz tambm de mostrar ndices relacionados eficcia desportiva e til no auxilio da elaborao de planos de treinamento mais vantajosas equipe (FRANKS & GOODMAN, 1986 apud SANTOS 2004; HUGHES, 1996 apud SANTOS 2004; JANEIRA, 1998 apud SANTOS, 2004; PAIVA DA SILVA, 2000 apud SANTOS, 2004; HUGHES & FRANKS, 1997; GARGANTA, 1998, 2001; LEITO 2001, 2004; SANTOS 2004). Segundo Leito (2004, p.10) dentre os principais fatores que fundamentam o estudo do jogo est no fato de que:
[...] ao longo de uma seqncia de eventos que esta ou aquela equipe promove, podem ser detectados padres de jogo. Entender o que acontece, como, quando, onde e por qu dentro de uma partida essencial para que se consiga modificar esta ou aquela situao em um jogo ou em uma equipe.

20

No entanto, muitas vezes, a estruturao desses modelos de anlise do jogo no se feita a partir de uma base terica slida, mas sim a partir da experincia dos analisadores e da comisso tcnica, sendo que, nem sempre esses dados so analisados da maneira mais completa, ou ento, esse modelo desenvolvido pode vir a ser estruturado de maneira que no contemple as necessidades da equipe. Acerca disso, Leito (2001) trata em seu trabalho sobre as diferentes maneiras de se analisar um mesmo conjunto de dados coletados, citando dois exemplos possveis para a anlise do jogo baseada em dados obtidos em uma partida de futebol. Uma anlise feita de forma descontextualizada, verificando apenas a questo dos nmeros quantificados e relacionando-os com as aes tcnicas realizadas, a partir de ferramentas estatsticas visando demonstrar os nveis de eficincia dos jogadores. Outra anlise realizada de maneira qualitativa, a partir dos mesmos dados quantitativos analisados estatisticamente, ou seja, h uma descrio mais detalhada das aes do jogo, levando em considerao as aes adversrias e a evoluo dessas aes ao longo do jogo, sendo possvel a obteno, por parte daquele que usufrui tais descries, de uma viso mais clara do jogo e da participao mais ou menos relevante dos jogadores. Observa-se, pois, que no havendo a preocupao por parte daquele que analisa o jogo em considerar a presena da complexidade (TEODORESCU, 1984; SCAGLIA, 2003; GARGANTA, CUNHA E SLIVA, 1999 apud SANTOS, 2004; LEITO, 2004) e da imprevisibilidade (GARGANTA, 2001; LEITO 2004), aspectos relacionados ttica do jogo, acabam por ser realizadas anlises que sejam pouco confiveis e que no contemplem suas funes e objetivos. Dessa forma, Leito (2001, p.07) aponta que:
Se supormos que essas anlises estatsticas estejam realmente bem estruturadas e fundamentadas, ainda assim so muito mais teis como ferramentas de anlises tcnicas do que anlises tticas, fortalecendo a idia de que a anlise tcnica isolada falha, devendo ser dada ateno para a verificao das variaes tticas do jogo.

Neste mesmo sentido, Santos (2004, p.02) cita que:


[...] inicialmente, a grande quantidade de pesquisas realizadas na rea da observao e anlise do jogo privilegiava aspectos hierarquicamente secundrios sua expresso, por exemplo: aptido fsica, capacidades motoras e habilidades tcnicas (Morino, 1985; Garganta, 1999; Tani, 2002). A conseqncia imediata desta opo foi uma exgua informao produzida acerca da componente nuclear dos JDC, qual seja, a vertente organizacional, materializada na dimenso estratgico-tctica do jogo.

21

No entanto, em se tratando da anlise do jogo visando a fuga destes aspectos secundrios (Santos, 2004) em detrimento da busca de anlises da dimenso ttica do jogo, verifica-se que esse processo referente aos estudos sobre anlise do jogo ainda no conseguiu sanar alguns pontos de conflito, referentes, por exemplo, aos aspectos relacionados com a definio de categorias de ao a serem analisadas (DUFOUR, 1991 apud GARGANTA, 2001). Acerca disso, Garganta (2001) alerta a necessidade de se estabelecer inicialmente os propsitos que fazem a anlise do jogo ser realizada, ou seja, procurando delimitar quais problemas do jogo, e tambm tendo delimitado sob quais procedimentos tericos e metodolgicos ser construdo o modelo de anlise do jogo. Neste sentido, Grhaigne (1992) em Garganta (2001, p.64) afirma que:
[...] na ausncia de um modelo terico que garanta o enquadramento e a interpretao dos dados obtidos, deparamos com uma massa de nmeros com fraco poder informativo.

Pode-se observar, portanto, que devido ausncia de uma metodologia que preencha a lacuna referente a uma base terica para a construo de modelos de anlise do jogo, muitos desses podem vir a ser falhos, pois estes passam pela possibilidade de serem desenvolvidos de maneira aleatria e desprovidos da capacidade de anlise dos contedos do jogo. Outro fator importante do preenchimento dessa lacuna est relacionado ao fato de que uma base terica norteadora para o desenvolvimento de modelos de anlise do jogo possibilita queles que se utilizam desse instrumento para beneficio do seu sistema de treinos, a capacidade de desenvolv-los de forma autnoma, fugindo da procura de modelos prontos, pois este passa a ter contato com fundamentao capaz de solucionar falhas na elaborao de seu prprio modelo de anlise de jogo.

22

2. Justificativa
Em diversos estudos sobre a anlise do jogo observa-se que de maneira geral os autores classificam-na como uma ferramenta capaz de possibilitar resultados capazes de serem empregados na interveno do planejamento pedaggico e de treinamento. Porm, para a elaborao dos modelos de anlise do jogo, verifica-se, de acordo com Dufour (1991) apud Garganta (2001) que as bases que fundamentam essas propostas encontram dificuldades relacionadas, por exemplo, com a definio de categorias de ao a serem analisadas nesses modelos. A dificuldade a cerca da elaborao de modelos de anlise do jogo, pautadas, por exemplo, no ponto supracitado, faz com que em muitos trabalhos o leitor se questione de que bases metodolgicas e tericas so e podem ser utilizadas na elaborao de um modelo de anlise do jogo, j que muitas vezes essas no so claras, impossibilitando ao leitor a autonomia para o desenvolvimento de seus prprios modelos de anlise do jogo. Porm com bases tericas slidas, torna-se possvel o desenvolvimento de tais modelos fazendo com que este possa ser desenvolvido de maneira a ter qualidade e funcionalidade. Pensando sobre os JDC de uma maneira geral, tais anlises devem ser baseadas em autores que tratam, sobretudo, de estudos que visam abordar aspectos relacionados compreenso do jogo, pois com a busca do entendimento dos aspectos tticos do jogo, torna-se possvel a elaborao de modelos de anlise do jogo atravs da compreenso do jogo, no se limitando apenas a anlises de cunho tcnico, fsico e motor, como cita Santos (2004). Assim, um trabalho que busca, atravs da fundamentao em bases tericas claras e acessveis que tratam a compreenso do jogo, tornar possvel que tcnicos e estudiosos do jogo desenvolvam sua prpria maneira de analisar o jogo, tendo como pressuposto uma teoria capaz de nortear o desenvolvimento desses modelos de anlise, torna-se um trabalho de grande utilidade para os estudiosos da rea.

23

3. Objetivos
O presente estudo tem como objetivo principal estabelecer, por meio de uma base terica fundamentada em autores que tratam do jogo e da pedagogia do esporte sob a perspectiva de sua compreenso, uma base norteadora para o desenvolvimento de modelos de anlise do jogo. Trata-se, portanto, de um trabalho no s de reviso bibliogrfica, mas que visa o desenvolvimento de uma proposta a partir da qual ser possvel estabelecer possibilidades para a soluo de um dos pontos que causam maior dificuldade no momento de estabelecer um modelo de anlise do jogo: delimitar as categorias a serem analisadas (DUFOUR, 1991 apud GARGANTA, 2001). Assim, sendo estabelecidas as bases tericas para a elaborao dos modelos de anlise do jogo, torna-se possvel tambm solucionar o problema apontado por Grhaigne (1992) apud Garganta (2001), quando o autor afirma que a ausncia de um modelo terico para a interpretao dos dados faz com que esses dados no passem de uma massa de nmeros carter informativo. No se trata de um trabalho com modelos elaborados a serem apresentados ao leitor, mas sim de um trabalho no qual tcnicos e estudiosos do jogo possam consultar idias capazes de auxiliar na construo de modelos de anlise do jogo.

24

4. Elementos para a Anlise do Jogo


Como j descrito no corpo do presente trabalho, delimitar as categorias a serem analisadas (DUFOUR, 1991 apud GARGANTA, 2001) apontado como um dos principais problemas para a elaborao de modelos de anlise do jogo. Talvez estes aspectos sejam o ponto central de discusso do presente trabalho, j que se busca proporcionar aos interessados pela anlise do jogo a possibilidade do desenvolvimento autnomo de modelos capazes de cumprir esta funo de maneira a levar em considerao aspectos relacionados ttica do jogo, propondo uma fuga da anlise pura e simples de tcnicas e fundamentos isolados, tendo como base para isto referenciais tericos, devido preocupao de que este trabalho tenha um carter acadmico. Torna-se difcil encontrar em literatura trabalhos que apontem com exatido a soluo para o presente problema, visto que a conceituao terica para este ponto passa pela dificuldade de ser a anlise do jogo um trabalho extremamente relacionado com a prtica. Assim, um corpo terico que conceitue a estruturao desses modelos de maneira pontual e determinada no pode ser encontrado to claramente em literatura e, de certa forma, nem o deveria, pois difcil imaginar que um trabalho seja capaz de fornecer a receita perfeita para o desenvolvimento destes modelos. Dessa forma, para o presente trabalho, buscaram-se autores que tratam da pedagogia do esporte e da interveno no ensino dos JDC, tentando encontrar em seus trabalhos uma luz para a questo referente dificuldade de delimitao terica para a elaborao de modelos de anlise do jogo e das categorias a serem analisadas. Para isso foi necessria uma (re)interpretao das obras, sem que houvesse o foco principal da leitura na viso pedaggica, a qual estes trabalhos tratam, mas buscou-se a anlise dessas propostas sob a tica da busca de elementos capazes de fundamentar um trabalho sobre anlise do jogo. Logo, em cada obra lida tinha-se a preocupao da busca das categorias necessrias para a elaborao de modelos de anlise do jogo, havendo sempre o cuidado de no haver afastamento das idias centrais dos autores tratados, realizando, assim relaes diretas entre as idias encontradas nos trabalhos e a possibilidade de relacion-las com a anlise do jogo.

25

4.1. A Busca de um Corpo Terico


Buscando a possibilidade de relacionar trabalhos da rea da pedagogia do esporte e ensino dos JDC com o tema do presente trabalho, foi possvel destacar alguns obras como fontes teis para a proposta central do trabalho, destacando-se Bayer (1992), Garganta (1995) e Daolio (2002). Observando aspectos relacionados ao trabalho de Bayer (1992) verifica-se que o autor descreve um modelo em que so encontrados seis princpios que regem os jogos coletivos (tabela 1). A leitura desta tabela sob a tica do processo de ensino-aprendizagem mostra uma anlise funcional dos jogos coletivos, sendo possvel, atravs da interpretao desta tabela, o desenvolvimento de inmeras possibilidades pedaggicas para o ensino dos esportes coletivos, com destaque ao fato de que essas relaes so encontradas em grande parte das manifestaes esportivas coletivas5. Assim, este trabalho torna-se muito til para permear aes pedaggicas e de treinamento esportivo, sob a premissa da compreenso ttica do jogo. Alunos e atletas que compreendam as possibilidades de relacionar dialeticamente cada um dos seis princpios enumerados nesta obra tero maiores possibilidades de ter um bom acesso pratica esportiva atravs da compreenso ttica do jogo, logo, compreendendo a sua lgica e comportando-se e agindo de maneira inteligente durante o jogo. Neste ponto, torna-se importante tambm a anlise da obra de Daolio (2002) sob a tica do processo de ensino-aprendizagem. Daolio (2002) destaca que o processo de ensino-aprendizagem deve respeitar a lgica representada pelo modelo pendular por ele desenvolvido (Figura 1).

Como j citado no presente trabalho, Bayer (1992) destaca que, no caso do Voleibol, se tornam necessrias algumas adaptaes referente s relaes destes seis princpios.

26

Princpios Operacionais

Processo

De
Regras de Ao

Ensino Aprendizagem

Gesto Tcnico

Figura 2. Modelo Pendular Proposto por Daolio (2002) Neste modelo, Daolio (2002), baseado na obra de Bayer, destaca o fato de que os Jogos Desportivos Coletivos devem concebidos como detentores de uma matriz funcional geral, representada pela relao dos seis princpios descritos por Bayer (1992). Isto se confirma pelo fato de que no presente modelo os princpios operacionais referentes aos seis princpios enumerados por Bayer (1992) possuem um movimento pendular muito pequeno, pressupondo que estes princpios so menos variveis para diferentes modalidades esportivas. Assim, devido a essa caracterstica, estes princpios devem ser abordados na fase inicial de um processo de ensino-aprendizagem, pois dessa forma, possvel uma abordagem baseada nos aspectos gerais e comuns maioria dos JDC, possibilitando assim a transferncia do ensinado para as mais variadas manifestaes esportivas coletivas. Ainda nessa fase inicial, deve ser implementado o ensino das regras de ao do jogo, que segundo Daolio (2002) so os mecanismos necessrios para que os princpios operacionais possam ser operacionalizados. possvel observar, no modelo pendular, que estas regras de ao ganham um grau maior de variao entre as modalidades esportivas coletivas, atravs do movimento pendular

27

mais amplo das regras de aes em relao aos princpios operacionais, sendo esta a justificativa de uma abordagem posterior dessa categoria do JDC no processo de ensino-aprendizagem. As regras de aes se caracterizam pela necessidade de movimentao com e sem bola visando, a criao de linhas de passe ou o desmarque com relao ao adversrio (Daolio, 2002), aspectos esses que sofrem variaes de modalidade para modalidade, conforme mostra a maior pendulao desta categoria no modelo elaborado por Daolio (2002). Os Gestos Tcnicos somente sero abordados em uma fase mais avanada do processo de ensino-aprendizagem dos JDC, pois, como mostra o modelo pendular, os gestos tcnicos possuem uma maior amplitude no movimento pendular, caracterizando que entre as modalidades esportivas coletivas os gestos tcnicos tambm so mais especficos e, portanto, devem ser enfatizadas num perodo mais avanado. Na realidade, as aes tcnicas esto presentes em todo o processo, pois no possvel a realizao do jogo sem que haja a execuo tcnica, porm est no enfatizada no princpio do processo de ensino-aprendizagem, estimulando, dessa forma, a criatividade e tambm uma aprendizagem que valorize as aes baseadas na compreenso do jogo. Observa-se, portanto, que o trabalho de Daolio (2002) tem como pressupostos a interveno pedaggica nos JDC atravs da compreenso dos aspectos tticos do jogo, sendo preconizada a aprendizagem a partir das daquilo que segundo Garganta (1995) denominam-se as razes do fazer (ttica) e no do modo de fazer (tcnica), ou seja, por meio da nfase nos princpios operacionais e nas regras de ao do jogo. Neste sentido, Garganta (1995, p.21) destaca que:
[...] o jogo uma unidade e, como tal, o domnio de diferentes tcnicas (passe, conduo, remate, etc.) embora se constitua como um instrumento sem o qual muito difcil jogar e impossvel jogar bem, no permite necessariamente o acesso ao bom jogo.

4.2. Reflexes
A leitura de tais autores pode ter gerado algumas dvidas quanto possibilidade de adequao das idias desenvolvidas em suas obras para com a elaborao de modelos de anlise de jogo.

28

Na realidade, conforme j tratado, foram necessrias reflexes sobre essas obras para que se tornasse possvel uma aproximao destas com os objetivos do presente trabalho. Estas reflexes tiveram como principal preocupao a manuteno da estrutura de idias desenvolvidas pelos autores supracitados.

4.2.1.

Primeiras Aproximaes

Ao buscar apontar categorias passveis de serem analisadas em modalidades esportivas coletivas sem que haja a delimitao de uma ou outra modalidade, inicia-se a primeira aproximao de idias entre os autores estudados e os objetivos do presente trabalho, pois como demonstra Bayer (1992) e apiam-se Daolio (2002) e Garganta (1995), possvel observar a existncia de uma matriz comum aos JDC. Ao ser interpretada a tabela 1 do presente trabalho verifica-se a possibilidade de uma prtica transfervel com base nos princpios comumente encontrados nos JDC. Isto pode ser exemplificado com a seguinte descrio: Imaginem um jogo disputado entre duas equipes; quando em posse de bola, as equipes devem, atravs da manuteno desta posse, progredir meta adversria a fim da realizao de um ponto; quando estiverem sem posse de bola, as equipes devem procurar retom-la atravs de aes que impeam o avano adversrio sua meta, buscando defender seu alvo. Se for perguntado aps tal descrio: Qual jogo desportivo coletivo est sendo descrito? Com certeza a resposta ser uma grande incgnita, uma vez que as relaes dos princpios do jogo apontados por Bayer (1992) podem ser empregadas diversas manifestaes esportivas coletivas. Dessa forma, a proposta do presente trabalho deve nortear a possibilidade de definio de categorias de anlise do jogo capaz de abordar os JDC de uma maneira geral, pensando essas modalidades como detentoras de uma matriz funcional comum.

29

4.2.2.

Definio das Categorias de Anlise Os Princpios do Jogo e as Regras de Ao

Um modelo de anlise do jogo pode ser concebido de mais de uma forma, com objetivo de analisar todo o jogo ou parte dele, sendo exemplo disso a busca de anlises mais focadas em partes do processo ofensivo ou defensivo da equipe. No entanto, seja qual for o objetivo especfico da anlise este modelo no pode deixar de abordar aspectos relacionados a um ou mais princpios do jogo (Bayer, 1992). Assim, apoiando-se em Bayer (1992), ao se determinar aspectos como a (i) manuteno da posse de bola, (ii) progresso de bola e equipe (iii) e finalizao ao alvo adversrio (quando no ataque); (iv) retomada da posse de bola, (v) dificultao da progresso adversria e (vi) defesa do alvo (quando na defesa), e relacionar cada um dos princpios ofensivos e defensivos correspondentes (manuteno da posse de bola e recuperao da posse de bola; progresso ao campo adversrio e a tentativa de impedir a progresso da equipe adversria; finalizao a fim de marcar um ponto e proteo do alvo), torna-se possvel delimitar categorias bsicas para a elaborao de modelos de anlise do jogo, a partir das quais, outros parmetros podem surgir, secundariamente, mas no menos importantes. Essa afirmao converge com a proposta de Daolio (2002), visto que assim como em seu modelo pedaggico desenvolvido, no qual a abordagem dos princpios operacionais o primeiro estgio dentro de uma seqncia do processo de ensino-aprendizagem, a elaborao de um modelo de anlise do jogo deve ter como categorias iniciais a serem delimitadas para a anlise do jogo as relaes existentes (parte delas ou todas elas) entre os seis princpios do jogo, visto que so caractersticas comuns grande parte do JDC, logo, fundamentais para a anlise do jogo. Estas relaes podem ser ou no contempladas integralmente na elaborao do modelo, visto que, muitas vezes torna-se necessria uma anlise mais especfica de um ou outro princpio e tambm dos princpios do jogo que interagem diretamente com aquele inicialmente delimitado. Um exemplo pode ser dado ao fato de que um modelo de anlise do jogo pode ser desenvolvido com a inteno de analisar os aspectos relacionados progresso da equipe atacante e da bola meta adversria. No entanto, seria necessria para isso, ao menos, a

30

caracterizao do padro defensivo da equipe adversria atravs das aes que visam impedir a progresso da bola e da equipe atacante. Desta forma, estaria sendo estabelecida, para a anlise do jogo, uma relao entre o princpio da progresso da equipe e da bola ao campo adversrio e a resposta adversria realizada atravs da tentativa de impedir a progresso da outra equipe e da bola at o seu campo, respeitando a seta dupla que liga ambos princpios, conforme a tabela 1 demonstra. No entanto, os princpios do jogo para serem desenvolvidos em um JDC, devem ser realizados atravs de aes entre os membros da prpria equipe e atravs das aes de oposio entre estas. Para isso, segundo Daolio (2002) so necessrias a realizao de regras de ao. Desta forma, apoiando-se na seqncia do processo de ensino-aprendizagem apontado por Daolio (2002), para a elaborao de um modelo de anlise do jogo, faz-se necessrio, aps serem apontados quais princpios do jogo sero analisados e quais relaes entre estes princpios sero consideradas, a determinao de uma maneira de delimitar as regras de ao utilizadas pelas equipes nas situaes determinadas. As regras de ao determinam a dimenso ttica do jogo, ou seja, as atitudes tomadas pelos jogadores frente s aes realizadas pelos outros jogadores (considerando os JDC como detentores de caractersticas predominantemente baseadas nas estratgias seqenciais) adversrios e da mesma equipe como desmarques, criao de linhas de passe, movimentao com e sem bola; sendo possvel, com a anlise desses aspectos, verificar se, dentro dessa caracterstica voltada para a simultaneidade de respostas frente s aes adversrias e da mesma equipe, torna-se possvel verificar de padres relacionados a estratgias individuais e coletivas.

4.2.3.

A Dimenso da Tcnica

Conforme a proposta do trabalho, haveria a partir da leitura dos autores citados, a manuteno do eixo de idias por eles defendidas em seus trabalhos, para que assim, estes possam ser referenciais tericos slidos para o desenvolvimento de modelos de anlise do jogo. Parafraseando Garganta (1995, p.14), quando este cita que Nesta perspectiva (mecanicista) ensina-se o modo de fazer (tcnica) separado das razes do fazer (tctica),

31

criticando tal metodologia pedaggica, pode-se dizer que este trabalho tem como caracterstica a anlise do jogo desvinculada o modo de fazer (tcnica) como um meio central dessa anlise, buscando atravs da anlise das razes do fazer (ttica) a forma de interpretar as aes do jogo, pois em anlises baseadas nos aspectos referentes s razes do fazer (princpios do jogo e das regras de ao) torna-se possvel o acesso anlise e qualificao dos modos de fazer (tcnica). Assim, a anlise da tcnica torna-se uma conseqncia das anlises gerais do jogo, no sendo realizada a sua classificao atravs da hierarquizao de notas e atributos, passando esta a ser considerada parte do processo de contextualizao e compreenso do jogo. Dessa forma, como nas propostas de Bayer (1992), Garganta (1995) e Daolio (2002) a dimenso da tcnica no ser esquecida, visto que o jogo se trata de uma unidade na qual a dimenso tcnica se faz presente, mas esta no estar sendo enfatizada como um meio de anlises cujo modelo de anlise do jogo se basear. Assim, em modelos de anlise do jogo pautados nessa linha terica, uma ao tcnica no dever ser classificada, no momento da anlise, como um passe errado ou deficiente; ou como uma finalizao errada ou certa, pois para isso dever ser levada em considerao a observao de outros fatores, como, por exemplo, a ao adversria, a verificao da ao ttica da prpria equipe, para que, assim, seja possvel interpretar se essa era realmente a melhor opo para o momento. Portanto, antes de ser analisada como errada, uma finalizao a gol dever ser analisada como propcia ou no para aquele determinado contexto do jogo. Logo, a anlise da tcnica ser realizada no fim do processo de anlise do jogo, seguindo as idias dos autores tratados, quando esses, sob a tica da pedagogia dos JDC, afirmam que o ensino da tcnica (modo de fazer) no deve ser enfatizado no princpio do processo de ensino-aprendizagem, devendo ser dada nfase para tal categoria numa fase mais avanada desse processo, portanto, posterior ao perodo cuja nfase do ensino encontra-se na dimenso da compreenso do jogo e de suas relaes (razes do fazer). Assim, com base no modelo desenvolvido por Daolio (2002) figura 2 - os modelos de anlise do jogo devem possuir uma estrutura similar para seu desenvolvimento, tendo como categorias de anlise do jogo os princpios do jogo. Aps serem delimitados quais princpios sero analisados e quais as relaes entre os eles sero consideradas, devem ser

32

classificadas quais as regras de ao sero relevadas para a contextualizao das anlises. A classificao da tcnica far parte das anlises realizadas posteriormente.

4.2.4.

Contextualizao das Anlises Espao e Cronologia das Aes.

Para a estruturao de modelos como esse se tornam necessrios que sejam relevados aspectos relacionados ao espao em que ocorrem as aes, bem como o fator cronolgico em que ocorrem as aes. Leito (2004) demonstra em seu trabalho a preocupao com os aspectos relacionados ao espao de jogo (anexo C), bem como com relao ao tempo de jogo. No presente trabalho os aspectos tratados geralmente como tempo de jogo sero tratados como cronologia das aes dentro da partida, uma vez que nem todos os JDC desenvolvem-se por tempo de jogo, como no caso do voleibol, jogo em que o andamento da partida se desenvolve baseada na marcao de um nmero limitado de pontos desvinculado de um tempo mximo de jogo. Na anlise de aes tticas, a delimitao de espaos e zonas de ao torna-se necessria assim como a determinao do aspecto relacionado ao andamento das sucessivas aes do jogo, pois se torna impensvel analisar a movimentao e as respostas a essas, sem que seja levada em considerao o local e o momento em que isto ocorre. Modelos de campograma Anexos A, B e C ou tabelas podem ter essa caracterstica espacial e temporal, basta ser desenvolvida tendo como preocupao tais aspectos.

33

5. Cincia?
O que se entende por cincia? Este captulo no tem por finalidade principal responder esta questo, uma vez que para isso seria necessria a realizao de uma outra pesquisa profunda o bastante a ponto de, talvez, vir a respond-la6. Na realidade este questionamento tem por finalidade sugerir que seja realizada uma breve reflexo sobre o tema do trabalho, a anlise do jogo, sob a tica da cincia. Como se pde observar no presente estudo, um dos objetivos principais para a elaborao do mesmo foi a busca de fazer com que, aqueles que possuem interesse na realizao da anlise do jogo, pudessem encontrar neste trabalho um meio norteador que fornea uma proposta capaz de colaborar para a elaborao de modelos de anlise do jogo mais aptos e proveitosos. Houve, portanto, para o desenvolvimento deste trabalho uma preocupao clara com a busca de dar respostas atravs de uma proposta elaborada para que dvidas sobre a construo dos modelos de anlise do jogo fossem, pelo menos em parte, respondidas. Dessa forma, numa primeira leitura do presente trabalho, fica clara a preocupao com relao aos aspectos cientficos da construo de modelos de anlise do jogo, numa tentativa de tornar este assunto, e principalmente este processo, dotado de um carter acadmico. Isto diz respeito principalmente ao fato de que muitos trabalhos encontrados em literatura tratam a anlise do jogo atravs de um grande conjunto de dados coletados que nem sempre mostram atravs de qual processo esses dados foram coletados e quando mostram, no fundamentam a forma como os modelos foram elaborados, ou seja, no discutindo luz da cincia a construo dos modelos de anlise do utilizados nesses trabalhos. Na realidade no se deve cometer o erro de imaginar que este trabalho retira a capacidade cientfica dos processos de anlise do jogo realizados por tcnicos, professores e treinadores, mesmo que a construo de seus modelos de anlise do jogo seja feita apenas atravs do conhecimento esportivo de cada um deles e sem uma base terica definida.
6

Ver em GARGANTA, J. Futebol e cincia. Cincia e Futebol. In. Efdeportes Revista Digital. Buenos Aires, n.40, Setembro. 2001.

34

Claro que isso cincia. No h como negar que isso produo de conhecimento que pode ser til no s para aquele que desenvolveu esse processo, mas tambm para outros treinadores, tcnicos e professores. Na realidade a cincia se inicia somente a partir da aplicao de idias e este trabalho s pde ser desenvolvido graas a iniciativas que no necessariamente tiveram um aporte terico para sua realizao. Dessa forma, pode-se dizer, sem dvidas, que graas construo da cincia realizada por tantos treinadores e tcnicos que muitas vezes foi realizada sem um fim acadmico, mas que sempre tiveram como caracterstica principal a busca de respostas, que hoje este trabalho, com a preocupao de tornar acadmica a discusso sobre a o processo de construo de modelos de analise do jogo, pde ser realizado.

6. Concluses
No presente trabalho verificou-se que a partir de uma leitura sob a tica da anlise do jogo, as obras que tratam do ensino dos JDC tendo como pressuposto a compreenso das suas relaes tticas, podem ser referenciais a partir dos quais idias para a construo de modelos autnomos de anlise do jogo podem ser concebidas. No entanto, para que seja possvel essa leitura sob a perspectiva da anlise do jogo, faz-se necessrio que estas obras tenham seus eixo de idias bem compreendido, para que assim, tais modelos possam ser desenvolvidos de maneira crtica e bem fundamentados. Logo, estas obras tambm precisam ser lidas sob sua tica inicial, o ensino dos JDC com base nas caractersticas relacionadas com as razes do fazer e no com o modo de fazer. Assim, atravs da interpretao de pontos chave de seus trabalhos conclui-se que para a elaborao de modelos de anlise do jogo, deve-se ter como pressuposto inicial a delimitao de quais sero os princpios do jogo (Bayer, 1992) a as suas relaes, respeitando a setas da tabela 1, que mostram quais as relaes possveis de serem realizadas entre estes princpios.

35

Aps a delimitao destes princpios, deve-se realizar a anotao dos jogos atravs da utilizao das possveis regras de ao do jogo, com a preocupao de delimitar as regies em que tais aes ocorrem e tambm a cronologia das aes, para que as anlises estejam contextualizadas com o andamento do jogo. A tcnica ser mais um instrumento de anlise do jogo, porm, a agregao de valores e ndices de eficincia ou eficcia referentes tcnica no sero categorias norteadoras no processo da elaborao do modelo de anlise do jogo. No modelo proposto, a tcnica ser qualificada e quantificada apenas no fim de todo o processo de anlise do jogo, j que anlises baseadas nos aspectos referentes aos princpios do jogo e das regras de ao (dimenso ttica do jogo) possibilitam o acesso anlise da dimenso tcnica e sua classificao com relao aos aspectos de eficincia e eficcia, sendo o caminho inverso buscar anlise da ttica do jogo apenas com base nas anlises da tcnica bastante complicado. Observa-se, portanto, que para a elaborao de modelos de anlise de jogo pautados na presente proposta, deve-se seguir do seguinte modelo:
CATEGORIAS DE ANLISE DO JOGO
CRONOLOGIA ATAQUE LOCAL DEFESA

PRINCPIOS DO JOGO

MANUTENO DA POSSE DE BOLA

PROGRESSO AO CAMPO ADVERSRIO

FINALIZAO AO ALVO ADVESRIO

PROTEO DO ALVO

IMPEDIR PROGRESSO AO CAMPO ADVERSRIO

RECUPERAO DA POSSE DE BOLA

Processo de Construo de modelos de anlise do jogo

REGRAS DE AO

GESTO TCNICO DADOS A SEREM ANLISADOS

Figura 2. Proposta para Elaborao de Modelos de Anlise de Jogo (Baseado em Daolio, 2002)

36

7. Referncias Bibliogrficas
BAYER, C. La Enseanza de los Juegos Deportivos Colectivos. 2. ed. Barcelona: Hispano Europea, 1992. DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princpios operacionais aos gestos tcnicos modelo pendular a partir das idias de Claude Bayer. In: Revista Brasileira de Cincia e Movimento, Braslia v.10, n.4, p.99-104, Outubro. 2002. ___________. Da cultura do corpo. 4. ed. Campinas: Papirus, 1999. DITX, A. & NALEBUFF, B. Teoria dos Jogos. Enciclopdia de Economia. Cascais: Principal, 2001 apud LEITO, R.A.A. Futebol Anlises qualitativas e quantitativas para verificao e modulao de padres e sistemas complexos do jogo. 2004. (__f.). Tese de Mestrado Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2004. DUFOUR, W. Observation techniques of motor behavior scouting of soccer and computerization. In Comunicao escrita apressentada no Second World Congress on Science and Futball. Eindhoven, 1991 apud GARGANTA, J. A Anlise da performance nos jogos desportivos Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v.1 n.1, p.57-64, Janeiro. 2001. FRANKS, I. & GOODMAN, D. A systematic approach to analysing sports performance. In J. Sport Science, n.4, p.49-59, 1986 apud GARGANTA, J. A Anlise da performance nos jogos desportivos Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v.1 n.1, p.57-64, Janeiro. 2001. FRANKS, I. & GOODMAN, M. A systematic approach to analysing sports performance. In J. Sport Science, n.4, p.49-59, 1986 apud SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2005. Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2005. FREIRE, J. B. O Jogo, entre o riso e o choro. So Paulo: Autores Associados, 2002. GARGANTA, J. Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In. Graa, A. & Oliveira, J. (Eds.). O ensino dos Jogos Desportivos. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP. Porto. Portugal, 1995. _____________. Modelao Tctica do Futebol. Estudo da organizao da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. 1997. (__f.). Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 1997 apud GARGANTA, J. A Anlise da performance nos jogos desportivos Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v.1 n.1, p.57-64, Janeiro. 2001.

37

____________. A Anlise da performance nos jogos desportivos Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v.1 n.1, p.57-64, Janeiro. 2001. ____________. Futebol e cincia. Cincia e Futebol. In. Efdeportes Revista Digital. Buenos Aires, n.40, Setembro. 2001 _____________. Analisar o Jogo nos Jogos Desportivos Colectivos. In Horizonte. Porto, n.83, p.7-14. Janeiro.1998 apud SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2005. Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2005. GARGANTA J. & CUNHA E SILVA, P. O Jogo de Futebol: Entre o caos e a regra. In Horizonte. n.91. p. 5-8. 1999 apud SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2005. Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2005. GRHAIGNE, J. LOrganisation du Jeu en Football. Editions Actio. Joinville-le-Pont, 1992 apud GARGANTA, J. A Anlise da performance nos jogos desportivos Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v.1 n.1, p.57-64, Janeiro. 2001. HORSANYI & SELTEN, R. A general theory of equilibrium selections in games. Cambridge: MIT press, 1988 apud LEITO, R.A.A. Futebol Anlises qualitativas e quantitativas para verificao e modulao de padres e sistemas complexos do jogo. 2004. (__f.). Tese de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2004. HUGHES, M. Notational Analysis. In: Science and Soccer, London, p.343-361, 1996 apud GARGANTA, J. A Anlise da performance nos jogos desportivos Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v.1 n.1, p.57-64, Janeiro. 2001. HUGHES, M. Notational Analysis. In: Science and Soccer, London, p.343-361, 1996 apud SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2005. Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2005. HUGHES, M. & FRANKS, I. Notational Analysis of Sports. London: E & FN Spon, 1997 JANEIRA, M. A Metodologia da Observao em Basquetebol. Uma viso integradora. In IV World Congress of Notational Analysis of Sport (livro de resumos). Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 1998 apud SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2005. Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2005. LEITO, R.A.A. Futebol Ttico: anlises qualitativas como ferramentas de avaliao. 2001. (46f.). Monografia (Bacharelado em Treinamento Esportivo) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2001.

38

LEITO, R.A.A. Futebol Anlises qualitativas e quantitativas para verificao e modulao de padres e sistemas complexos do jogo. 2004. (__f.). Tese de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2004. PAIVA DA SILVA, J. A Importncia dos Indicadores do Jogo na Discriminao da Vitria e Derrota em Andebol. 2000. Trabalho de Sntese para Provas de Aptido Pedaggicas e Cientficas (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2000 apud SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2005. Tese de Doutorado (no publicado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2005. SCAGLIA, A. J. O Futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os ps: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. (__f.). Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2003. TEODORESCU, L. Problemas de Teoria e Metodologia nos Jogos Desportivos. Lisboa: Livros Horizontes, 1984.

39

ANEXOS

40

ANEXO A: Campograma das Zonas de Finalizao do Handebol (SANTOS, 2004)

5 8 4 3 2 1 7

41

ANEXO B: Campograma das Zonas de Recuperao de Bola do Handebol (SANTOS, 2004)

4 sentido do ataque

42

ANEXO C: Campograma com Zonas e Faixas de Ao Delimitadas e Sentido do Ataque (LEITO, 2004).

Vous aimerez peut-être aussi