Vous êtes sur la page 1sur 12

As crianas comeam a aprender coisas sobre o universo da linguagem desde que entram em contato com o mundo social e comeam

a elaborar hipteses sobre a escrita. A funo da escola de favorecer o desenvolvimento da competncia lingstica e comunicativa das crianas. Nosso movimento para construo do conhecimento da leitura escrita parte das hipteses dos alunos. Dessa compreenso, as crianas partem para a apropriao das estruturas e convenes grficas utilizadas na escrita. O aluno sempre solicitado a participar como leitor-autor. Para isso, temos os seguintes objetivos principais: Diferenciar o desenho da escrita, das marcas grficas que so para ler daquelas que no tem essa funo; Descobrir que a escrita um sistema grfico, isto , uma representao da linguagem e do que se fala; Expressar-se em diferentes situaes. Em carter privado, ou seja a famlia e os amigos, ou em pblico, apresentao de um trabalho escolar; Saber expressar-se de diferentes maneiras, ou seja, usar uma linguagem adequada para cada ambiente; Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado, representando nome dos objetos e pessoas; Percebam a unidade sonora das letras, compreendendo sua funo fontica para construrem a escrita atravs dos sons; Desenvolver ritmo e sonorizao atravs de rimas, msicas e instrumentos; Ser capaz de identificarem a linguagem como instrumento de divulgao de valores, raa, credo, etnia ou classe; Fazer competncia dos seguimentos falados com os seguimentos escritos da Lngua Portuguesa; Conhecer competncias bsicas grficas e gramaticais; Ouvir com ateno, sabendo ser coerente com o assunto em discusso, respeitando as opinies alheias; Narrar fatos, respeitando a estrutura de uma histria com comeo, meio e fim; Descrever cenrios, objetos e personalidades; Possibilitar o acesso diversidade de textos: histrias em quadrinhos, parlendas, canes, poesias, quadrinhas, trava-lnguas, contos de fada, mitos e lendas, textos populares, dicionrios, rtulos, jornais, revistas,e outros,

A matemtica est presente na vida da criana desde muito cedo. Logo que nascem elas estabelecem relao entre objetos, suas semelhanas e diferenas e distinguem suas caractersticas. Mesmo antes de entrar para a escola, aprendem matemtica, a partir de suas prprias aes, medida que buscam solues para resolver situaes do cotidiano. O papel do professor promover situaes nas quais as crianas possam por em prtica os conhecimentos que j tm e ajud-las a organizar melhor suas informaes e estratgias, proporcionando tambm condies para construo do novos conhecimentos. Para isso foi determinado alguns objetivos principais:

Estabelecer aproximaes a algumas noes matemticas presentes no seu cotidiano, com contagem, relaes espaciais, etc; Reconhecer e valorizar nmeros, as operaes numricas, a escrita e valores desses nmeros como ferramentas necessrias para seu cotidiano; Comunicar idias matemticas, hipteses, processos utilizados e resultados encontrados em situaes-problema relativa s quantidades, ao espao fsico e medida, utilizando linguagem oral e a linguagem matemtica; Ter confiana em suas prprias estratgias e na sua capacidade para lidar com situaes matemticas novas, utilizando seus conhecimentos prvios.

O ser humano cresce em um ambiente social e a interao com outras pessoas fundamental para seu desenvolvimento
Levy S. Vigotsky

O trabalho com cincias naturais, em muitas prticas, configura-se como busca de informaes sobre assuntos relacionados biologia, em geral seres vivos e o corpo humano. Outras prticas promovem atividades para uma formao moral, estimulando atitudes relacionadas sade e higiene. Os objetivos traados para o ensino das cincias naturais e sociais so: Compreender a natureza como um conjunto dinmico, entendendo que ser humano faz parte desse conjunto e atua sobre ele. Deve tambm ter atitudes positivas em relao ao ambiente, como evitar o desperdcio da gua; Utilizar conceitos bsicos associados matria, transformao, espao, tempo, sistema, equilbrio e vida; Formular questes, propor solues para problemas reais, oferecendo oportunidades para que a criana relacione o conhecimento cientfico ao mundo real; Valorizar o trabalho em grupo, para aprender a respeitar os demais e saber trabalhar e conviver coletivamente; Entender a sade como um bem individual que deve ser garantido pela sociedade; Ler e interpretar desenhos, maquetes e fotografias; Estabelecer relaes entre identidade individual, social e coletiva, relacionando o particular e o geral, construindo as noes de semelhanas, diferenas e continuidade; Conhecer a famlia e reconhecer seu papel na comunidade; Reconhecer e valorizar o papel da escola; Desenvolver noes de cidadania, conhecendo os direitos e deveres; Conhecer e comparar diversas formas de moradia; Identificar alguns documentos histricos e fontes de informao, discernindo suas funes; Saber observar sua comunidade lida com diversas manifestaes da natureza, como exemplo a direo de um rio; Ser capaz de usar a ilustrao quanto a linguagem oral para descrever e observar diversas paisagens; Conhecer e comparar ambientes da cidade: zona rural e zona urbana, suas caractersticas e propriedades; Identificar diversas formas de profisso e as funes exercidas por profissionais do nosso cotidiano; Identificar e conhecer as funes dos meios de comunicao e as diversas formas do homem se locomover no espao. Desde o nascimento, a criana interage com o meio e faz parte das modificaes que nele ocorrem.

A filosofia est presente em nosso dia-dia e de suma importncia para o exerccio da cidadania, pois sem reflexo filosfica nossas atitudes podem ser direcionadas por regras impostas e sem sentido, comprometendo nossa conscincia com prejuzos inclusive psquicos. A neurose sem dvida um dos reflexos de nossa existncia impensada. Dessa forma, a filosofia est cada vez mais viva e deve fazer parte de nosso mundo como ferramenta imprescindvel para uma postura crtica perante as situaes que se apresentam, alis cada dia mais complexas e difceis de se entender, da porque a popularizao da filosofia como cincia e modo de reflexo da vida moderna deve ser incentivada e desenvolvida por todos. Pense nisso. A desestruturao da famlia, a desestabilizao emocional, a permanente ameaa dos vcios, a falta de perspectivas, e outros males do sculo, tm provocado significativa mudana de valores nos homens e, muitas vezes, conduzido inverso de valores. escola, como um dos alicerces e talvez, um dos mais importantes redutos morais da sociedade, cabe a misso de preservar a formao do indivduo em sua totalidade, visando ao bem-estar coletivo. Apesar das dificuldades, na educao que a unidade se torna extremamente necessria. Isso porque, para os que trabalham com a educao, tal qual concebida, unidade no quer dizer homogeneidade, mas resultado da harmonia entre os componentes heterogneos. O indivduo, desde a infncia, deve aprender que o acesso liberdade o caminho a seguir. Entretanto, o homem s pode ser livre se for responsvel. A permanncia na escola deve oferecer essa lio indispensvel. Assim, normas rgidas que impem a disciplina, dispensam o aluno de assumir as conseqncias de seus atos. Portanto, formar e informar novas geraes exigem, acima de tudo, equilbrio e maturidade.

Ac ria ent preci na s ela ender a s qu da uje e his sua ita tr ia!

Presente em vrias unidades escolares da rede pblica de ensino, o laboratrio de informtica deve servir como fonte de conhecimento, estabelecendo relaes entre os diversos eixos da matriz curricular, promovendo a interdisciplinaridade. Assim, estruturado em um ambiente de busca de conhecimento, tem como objetivo encorajar o uso de tecnologias de informao e comunicao, possibilitando a criao de novos relacionamentos nas escolas, instigando a aprendizagem e levando informaes atuais e seguras a todos os que participam da vida escolar, colocando o mundo no espao de aprendizagem. O professor de informtica deve criar situaes educacionais em o aluno possa explorar contedos significativos por meio de recursos tecnolgicos, possibilitando diferentes formas de abordagem sobre temas especficos relacionados aos assuntos de sala de aula.

Objetivos Na Fase Inicial do Ensino Fundamental (1 ano), a informtica educativa busca: incentivar a utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao nas atividades cotidianas; desenvolver a percepo visual e auditiva, a coordenao motora, a memorizao, a convivncia em grupo, a inter-relao de pensamentos, idias e conceitos, a utilizao das linguagens como meio de expresso e comunicao. propiciar, como elemento articulador de contedos curriculares, a aquisio de novos conhecimentos. desenvolver a habilidade para organizar informaes, levantar hipteses e pensar estrategicamente. desenvolver a capacidade de expresso por meio da criao, edio e exposio dos prprios projetos interdisciplinares, integrando textos, imagens, ferramentas de desenho e pintura, animaes, efeitos especiais, recursos de som e vdeo. ensinar valores importantes para a formao do Cidado do Futuro.

Competncias
Uso da nomenclatura bsica; Uso adequado do mouse e teclado; Uso de sites adequados para complementar as aulas; Uso de atividades ldicas como forma de aprendizagem; Desenvolvimento da percepo visual e auditiva, a coordenao motora e memorizao; Desenvolvimento das habilidades para organizar informaes, levantar hipteses e pensar estrategicamente;

Habilidades a serem desenvolvidas


Saber fazer uso das tecnologias de informao e comunicao nas atividades cotidianas na escola ou em casa; Fazer uso das nomenclaturas adequadas quando tiver que comunicar sobre o que estiver utilizando no PC; Utilizar de forma autnoma o mouse e teclado; Saber escolher sites para suas pesquisas no seu cotidiano; Usar de forma segura os equipamentos com total habilidades de manuseio; Saber relatar passo a passo os caminhos utilizados para sua pesquisa; Interao com seu grupo de forma cooperativa, trabalhando coletivamente; Valorizao das tecnologias;

Eixo/contedos
O Computador e seus perifricos; Os softwares adequados pesquisas escolares; A internet e os sites de relacionamentos; Nomenclaturas; Relacionamento em grupo;

A metodologia da rea de Arte deve levar em conta as fases de desenvolvimento cognitivo de quem vai aprender. Segundo

Piaget, as crianas entre 6 e 10 anos de idade esto saindo do estgio pr-operacional e entrando no estgio representacional, comeando assim a se interessar mais pelo mundo a seu redor do que por si mesma. Isso concede-nos parmetros sobre o que elas so capazes de fazer: dominar alguns instrumentos de arte; criar smbolos e representaes; compreender o processo de expresso e criao. A arte deve ser entendida como conhecimento e linguagem. Por meio da arte, temos acesso aos sentimentos e aos pensamentos das comunidades de qualquer poca, povo, cultura ou pas. A arte uma linguagem, cujo sistema de representao utiliza principalmente signos no verbais (cor, luz, forma, som, gesto, movimento, etc.) com os quais o artista/aluno, com alguma inteno, compe uma obra atribuindo significado a esses elementos. Assim, o professor um alfabetizador artstico/esttico, o mediador entre arte e aluno. Seu objetivo maior ser tornar seus alunos leitores e produtores de textos visuais, pictricos, musicais, cnicos e gestuais, conhecedores, portanto, de uma parcela da produo artstica realizada desde que o ser humano habita o planeta. Espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competncias de sensibilidade e de cognio em Artes Visuais, Dana, Msica e Teatro, diante de sua produo e no contato com o patrimnio artstico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade. O aluno poder desenvolver seu conhecimento esttico e sua competncia artstica nas diversas linguagens da rea Arte, para que possa progressivamente, apreciar,desfrutar, valorizar e emitir juzo sobre os bens artsticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da histria e da contemporaneidade.

O objetivo principal da educao fsica escolar do 1 ano em nossa rede dar a oportunidade para que todos os alunos desenvolvam suas potencialidades, de forma democrtica e no seletiva, visando a seu aprimoramento como seres humanos. Nesse sentido, cabe ressaltar que os alunos que apresentam deficincias fsicas no devem ser privados das aulas de Educao Fsica. Independentemente de qual seja o contedo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as caractersticas dos alunos em todas as suas dimenses (cognitiva, corporal, afetiva, tica, esttica, de relao interpessoal e insero social). Seja num jogo recreativo, pr-desportivo ou numa dana, o aluno deve aprender, alm das tcnicas de execuo, a discutir as regras e estratgias, apreci-los criticamente, ressignific-los e recri-los. A educao fsica escolar deve permitir que se vivenciem diferentes prticas corporais advindas das mais diversas manifestaes culturais e se enxergue como essa variada combinao de influncias est presente na vida cotidiana, contribuindo para a adoo de uma postura no-preconceituosa e discriminatria diante das manifestaes e expresses dos diferentes grupos tnicos e sociais e das pessoas de que dele fazem parte. Outro aspecto fundamental o conhecimento sobre o prprio corpo, seu processo de crescimento e desenvolvimento, que so construdos concomitantemente com o desenvolvimento de prticas corporais, ao mesmo tempo que do subsdios para o cultivo de bons hbitos de alimentao, higiene e atividade corporal e para o desenvolvimento das potencialidades corporais do indivduo, permitindo compreend-los como direitos humanos fundamentais. Sugerimos que o professor adote uma viso ampla da educao fsica escolar, transitando pelos diversos contedos propostos ( jogos, atividades rtmicas e expressivas, conhecimentos sobre o corpo), dentro de um contexto cooperativo, social e de autonomia.

Competncias
Respeito s diferenas. Respeito prpria produo, do outro produo artstica em geral. Desenvolvimento da autonomia na orientao espacial e temporal. Cuidado na utilizao de materiais de trabalho e organizao pessoal. Uso do dilogo como forma de resoluo de problemas e/ou conflitos. Cuidado com o prprio corpo e dos colegas no contato com o suporte e materiais de artes. Respeito e valorizao do seu prprio corpo como forma de expresso Desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, ateno e prontido bem como noes de valores. Valorizao das prprias produes, de outras crianas e da produo de arte em geral. Valorizao, sensibilizao familiarizao com a linguagem musical. Valorizao dos sons do ambiente, do cotidiano, percebendo o que pode ser mais saudvel, levando qualidade de vida. Valorizao da voz e do corpo como instrumentos de comunicao. Valorizao dos elementos da cultura popular brasileira.

Habilidades a serem desenvolvidas


Observao das formas produzidas; Experimentao e utilizao de materiais e tcnicas diversas (pincis, lpis, giz de cera, papis, argila, tintas diversas). Explorao do espao, observando proporo. Explorao das competncias corporais e de criao dramtica. Utilizao da expresso como forma de comunicao. Experimentao e articulao entre as expresses corporais e plsticas. Explorao de texturas observando seus efeitos na produo artstica. Explorao e experimentao de sucatas na criao de montagens tridimensionais. Observao do fazer artstico por meio do uso de materiais diversos e suas reaes. Uso do movimento do corpo como forma de expresso. Experimentao de materiais diversificados bem como o conhecimento de suas possibilidades nas produes individuais e grupais. Explorao e uso das cores nas produes artsticas. Interao com teatro de fantoches. Reconhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo e suas funes. Experimentao das aes bsicas do movimento ( socar, pontuar, sacudir, torcer, deslizar, flutuar, pressionar ). Interao com msicas de diferentes gneros, estilos, pocas e culturas. Audio, observao e demonstrao das propriedades do som (durao) por meio de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e sonorizao de histrias.

Eixo/contedos
TEATRO Jogos Dramticos Expresso corporal, gestual, facial e plstica Fantoches ARTES VISUAIS Elementos da composio visual o Cores, texturas, formas bidimensionais e tridimensionais. Montagem e colagem DANA Percepo corporal Aes bsicas do movimento MSICA Som e silncio. Formao de repertrio Manifestaes folclricas: jogos, canes, brinquedos cantados, parlendas, danas, etc. Identificao da propriedade do som: durao.

Plano de Curso Anual - 1 ano Apresentao, Objetivos Principais, Habilidades, Competncias e Eixo/Contedos: Linguagem .............................................................................................................................................04 Matemtica.............................................................................................................................................07 Cincias Naturais e Sociais .................................................................................................................10 Arte................................................................................................................................................. ........13 Educao fsica....................................................................... ........................................................... ....15 Informtica Educativa............................................................................................................................18 Filosofia .............................................................................................. ................. ................................20

SEDUC Secretaria Municipal de Educao, Esporte e Lazer

Escola Municipal Andrade Figueira


Ano letivo 2012 Plano de Curso do 1 ano do Ensino Fundamental Classe de Alfabetizao Autoria: Professora

Luciana de Oliveira Bastos Abreu

Orientao Pedaggica: Aline Direo: Ana Maria, Luciana e Neide

Vous aimerez peut-être aussi