Vous êtes sur la page 1sur 5

GRFICO DE PARETO

Para estudarmos o grfico de Pareto, precisamos antes compreender o Princpio de Pareto. No sculo passado, o economista Vilfredo Pareto observou que relativamente, o Dr. Juran mostrou que este princpio universal, muito freqentemente observado tambm nos problemas de qualidade. Para relacionarmos esse princpio ao nosso trabalho, veja a seguinte afirmao de um gerente: 80% do nosso trabalho direcionado para apenas 20% dos nossos clientes! Da podemos concluir que estes clientes so vitais para essa empresa. O Dr. Juran se refere a eles como os poucos vitais. Com relao a todos os outros clientes, que constituem a maioria (e que so responsveis pelos 20% restantes do trabalho), chama-os de muitos teis. Dessa forma, quando falamos dos princpios de Pareto, tornou-se usual a expresso poucos vitais e muitos teis. Em qualidade, freqentemente nos referimos a um processo como um conjunto de causas que geram um efeito. Da mesma forma, podemos dizer que um problema efeito indesejado de um conjunto de causas. Assim, se aplicamos o princpio de Pareto anlise e soluo de problemas, temos que um nmero pequeno de causas responsvel pela maior parte do problema. E, se bloquearmos esse pequeno nmero de causas, resolveremos uma grande parte do problema, o que, na prtica, corresponde a uma melhoria bastante significativa. O que o Grfico de Pareto O grfico de Pareto uma forma especial de grfico de barras que tem a seguinte aparncia:

O evento que ocorre com maior freqncia representado na extrema esquerda e os demais representados em forma decrescente para a direita. usual colocar a freqncia no eixo vertical esquerdo e a freqncia acumulada relativa no eixo vertical direito. Com base nesta, desenha-se uma curva cumulativa de porcentagem, a partir da barra maior. A visualizao dessa curva permite concluir, com maior facilidade, sobre quais so as causas (dispostas barra a barra) que correspondem aos poucos vitais.

Para que serve o Grfico de Pareto? O grfico de Pareto deve ser utilizado sempre que temos que estabelecer prioridades a partir de um nmero variado de informaes e dados. Ajuda a dirigir nossa ateno e esforos para problemas verdadeiramente importantes, aumentando nossas chances de obteno de bons resultados. Assim, considerando o processo de melhoria da qualidade, o grfico de Pareto utilizado nas seguintes situaes: Na seleo de problemas que sero como projetos de melhoria de qualidade; Na identificao do problema, que o primeiro passo do MASP; Na identificao das causas fundamentais de problema; Na comparao entre o antes e o depois de uma ao corretiva. Etapas para a construo do Grfico de Pareto Vamos construir juntos um grfico de Pareto e, isso, trabalharemos com o exemplo do futebol, j usado anteriormente. A cada etapa de construo do grfico, vamos inserindo os dados sobre as causas da no realizao de um gol de forma a identificarmos as principais entre elas. Selecionar a unidade de medida e os tipos de eventos a serem observados. No nosso exemplo, usamos como padro de comparao a freqncia dos fatos que podem ser considerados como causas da no-realizao do gol. Quanto aos eventos, observamos: passe errado, chute a gol errado, falta sofrida, impedimento, erro do juiz, queda do jogador e defesa do goleiro. Selecionar um perodo de tempo para conduzir a observao. No nosso caso, observarmos trs jogos, durante 90 minutos. Coletar os dados necessrios sobre cada evento. Quando fomos ao campo, observamos o seguinte: 6 impedimentos, 10 faltas sofridas, 52 passes errados, 26 chutes errados a gol, 2 erros do juiz, 1 queda do jogador, 1 defesa do goleiro. Colocar os dados em ordem decrescente e som-los. No nosso exemplo, os dados ficam da seguinte forma:

Desenhar os eixos do grfico, registrando no vertical as unidades de medida em questo. Estas devem variar de zero at um ponto igual ou ligeiramente superior ao total geral obtido. Veja como fica o nosso exemplo:

No eixo horizontal, listar os eventos da esquerda para a direita em ordem decrescente da freqncia. Os itens de menor importncia podem ser combinados na categoria outros, que colocada no extremo direito do eixo. Desenhar um retngulo (cuja altura representada a sua freqncia) acima de cada tipo de evento. Vejamos como fazer em nosso exemplo: Desenhar e identificar o eixo vertical direito como freqncia acumulada relativa. As unidades devem variar de zero a 100%, este alinhando-se como o total geral do eixo esquerdo. Deve-se, ento, calcular a freqncia acumulada e a freqncia acumulada relativa. Vejamos:

Voltamos ao grfico, a partir do vrtice superior direito da maior barra e da esquerda para o direita, ascendendo, adicione a linha de porcentagem acumulada dos tipos de eventos. Veja como fica o nosso exemplo:

O objetivo da anlise de Pareto separar os poucos vitais e os muitos teis. A maneira mais fcil de fazer isso localizar o que chamado de ponto de equilbrio na inclinao da curva e representa o limite entre os poucos vitais e os muitos teis. Dessa forma, a interpretao desse grfico consiste no seguinte: existem cinco eventos ou causas da no realizao de um gol. Mas o passe errado e o chute errado a gol so responsveis por 80% dos gols no realizados. Devemos trabalhar sobre estes dois itens (poucos vitais) porque representam o maior ganho potencial para os nossos esforos.

Alguns pontos importantes sobre o Grfico de Pareto escolher sempre uma medida til para o eixo vertical esquerdo. As mais comuns so freqncia e custo. A maioria dos problemas exige mais que um grfico de Pareto, cada um explorando um aspecto diferente do problema. Definir que grfico de Pareto so necessrios antes de se comear a coletar dados. Se os grficos de Pareto no proporcionarem informaes suficientes para obter solues, pelo menos podem sugerir como continuar a investigao. No deixar de usar o bom senso - eventos mais freqentes ou de maior custo no so sempre os mais importantes. Por exemplo dois acidentes fatais requerem maior ateno que 100 cortes no dedo.

BIBLIOGRAFIA
SENAI.DN/RJ Mtodo e Ferramentas da Qualidade. SENAI-DR/SP. Rio de Janeiro, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi