Vous êtes sur la page 1sur 5

Plano de Ensino - 2012

Nome do centro: 1 Identificao Nome do curso: Nome e cd. disciplina: Nmero de crditos : Carga horria terica: Terica: Carga horria prtica: Carga horria Total: Semestre: Pr-requisitos

Centro de Cincias Exatas e Sociais Aplicadas

Cincia da Computao Estrutura de Dados 4 30h 42h 72h 4 Algoritmos

Competncia(s) da disciplina

Identificao de decises para resolver problemas, atuando de forma a construir e desenvolver argumentaes lgicas. Resoluo de hipteses e concluses para desenvolver a capacidade para formular problemas na matemtica, visando facilitar sua anlise e soluo.

Expressar-se corretamente utilizando a linguagem da rea computacional, com o objetivo de projetar e construir software.

2 Ementa Sero apresentados os conceitos de tipo de dados, tipo abstrato de dados (TAD), listas lineares, pilhas, filas (utilizando alocao esttica e dinmica) e algoritmos recursivos utilizando mtodos de Classificao de Dados (ordenao) e conceitos e desenvolvimento de algoritmos sobre rvores e suas variaes.

Plano de Ensino - 2012

3 Objetivos

O objetivo da disciplina fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de organizar o desenvolvimento e a formulao de algoritmos para trabalhar e organizar os dados de forma estruturada. Permitir que a codificao de programas computacionais sejam estruturados de forma inteligncia e diretiva, focando principalmente o estudo e resoluo de problemas que utilizem estrutura de dados complexas.

4 Contedo Programtico Componente Terico Unidade 1 Introduo (6 horas)

Apresentao da Disciplina. Abstrao de dados, Tipo de dados e Tipo Abstrato de Dados (TAD). Estrutura Condicional e de Repetio Reviso sobre Estrutura Condicional, Estrutura de Repetio Vetor, Matriz, Funes, Ponteiro, Struct e Alocao de Memria

Unidade 2 Estrutura de Dados Esttica e Dinmica (6 horas)

Lista, Pilha e Fila. Listas Encadeada, Pilha e Fila. Lista Duplamente Encadeada. Lista Circular Encadeada. Lista Circular Duplamente Encadeada.

Unidade 3 - Recursividade (6 horas)

Conceituao de Recursividade

Unidade 4 Mtodos de Classificao de Dados (6 Horas). Classificao por Insero. Classificao por Seleo. Classificao por Troca. Mtodo da Bolha - BubbleSort. Mtodo QuickSort.

Classificao por Intercalao.

Plano de Ensino - 2012

Unidade 5 rvores (6 horas).

Conceitos de rvores. Conceitos de rvores binrias. Incluso, busca e remoo. rvore AVL

Componente Prtico

Unidade 1 Introduo a Linguagem C++(10 horas) Declarao de Variveis; Implementao de Vetores, Matrizes, Ponteiro, Struct e Alocao de Memria em Linguagem C

Unidade 2 Estruturas de Dados Estticas e Dinmicas (8 horas) Implementao de Lista, Pilha e Fila; Inserir, Imprimir e Excluir Elementos Implementao de Lista, Pilha e Fila; Definio das estruturas de Dados; Inserir, Imprimir e Excluir Elementos;

Listas Duplamente Encadeadas: Definio das Estruturas de Dados; Inserir, Listar, Excluir, Alterar e Pesquisar dados;

Listas Circulares: Definio das Estruturas de Dados; Inserir, Listar, Excluir, Alterar e Pesquisar dados;

Listas Circulares Duplamente Encadeadas: Definio das Estruturas de Dados;

Inserir, Listar, Excluir, Alterar e Pesquisar dados

Unidade 3 Recursividade (8 horas) Desenvolvimento de Algoritmos Recursivos.

Unidade 4 Mtodos de Classificao de Dados (8 horas). Implementao dos mtodos. Insero de dados. Seleo de dados. BubbleSort.

Plano de Ensino - 2012

QuickSort. MergeSort.

Resoluo de exerccios sobre recursividade

Unidade 5 rvores (8 horas). Implementao. Incluso, busca e remoo em rvores binrias. rvore AVL.

5 Metodologia

Atividades metodolgicas. o o o Desenvolvimento de programas. Concluses sobre o contedo. Identificao de como aplicar o contedo na prtica.

Recursos didticos. o o o Laboratrio de informtica equipado com computadores. Projetor multimdia. Software compilador C++.

6 Avaliao Instrumento

Objetivo (Conceitual, Procedimental, Atitudinal) Conceitual

Contexto (Individual ou Coletivo) Individual

Valor (Peso) 7,0

Duas provas individuais e sem consulta com datas prestabelecidas, sendo oferecida uma terceira com carter substitutivo referente ao contedo do bimestre perdido. Anlise do nvel dos trabalhos realizados. Aplicao do QUIZ para verificao das Atividades Prvias.

Procedimental Atitudinal

Individual ou em grupo Individual

2,0 1,0

Plano de Ensino - 2012

7 Bibliografia Bsica TENENBAUM, A. M.; LANGSAM, Y.; AUGENSTEIN, M. J. Estruturas de Dados Usando C. So Paulo: Makron Books, 1995. SCHILDT, H. C Completo e Total. So Paulo: Makron Books, 1996. PEREIRA, S.L. Estruturas de Dados Fundamentais: Conceitos e aplicaes. So Paulo: rica, 1996. Complementar MIZRAHI, V. V. Treinamento em linguagem C++. Mdulo I. So Paulo: Makron Books, 2004. GUIMARES, ngelo de Moura. Algoritmos e Estruturas de Dados. 1 Tcnicos e Cientficos, 1985. Ed. Rio de Janeiro: LTC: Livros Ed., So Paulo:

MORAES, Celso Roberto. Estrutura de Dados e Algoritmo: uma abordagem didtica. 1 Berkeley, 2001.

HOLZNER, Steven. Fundamentos de Estruturas de Dados. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1987. HOROWITZ, Ellis. Fundamentos de Estruturas de Dados. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1987. SZWARCFITER, Jaime Luz. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1994.

Vous aimerez peut-être aussi