Vous êtes sur la page 1sur 2

Coloque em linhas gerais a Poltica Caf-com-leite:

Luiz Carlos Prestes x Getlio Vargas, distines de pensamento para a poltica do Brasil, quais fatores LCP no se aliou com Getlio para a Revoluo de 1930?

(UNIFENAS) - Republicanos civis e militares unem-se para derrubar a Monarquia, que cai em 1889. A Repblica que ento se instala, I. assiste com o Marechal Deodoro, seu primeiro presidente, a prticas autoritrias de governo, entre as quais a dissoluo do Congresso; II. foi marcada pela intensa atuao dos cafeicultores de uma Constituinte voltada para os seus interesses; III. permite a continuidade dessa unio apesar das profundas diferenas entre civis e militares IV. nasceu Velha, pois a economia era sobretudo agrcola, continuando as populaes rurais na dependncia das oligarquias; V. passou, com a eleio de Prudente de Morais em 1894, a ser controlada pelos mineiros, controle que se prolonga at 1930. So incorretas as afirmativas: A) I, III e IV; B) I e II; C) I e IV; D) III e IV; E) IV. III e I.

. (PUC) A Repblica criou uma cidadania precria, porque calcada na manuteno da iniqidade das estruturas sociais acentuou as distncias entre as diversas regies do pas, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da poltica dos governadores ou dando continuidade geografia oligrquica do poder que desde o imprio, dilua o formalismo do Estado e das instituies. (Saliba, Elias Thom, Razes do Riso: representao humorstica na histria brasileira; Belle poque aos primeiros tempos do rdio. So Paulo, Cia das Letras, 2002. p.67) O fragmento do texto acima refere-se aos primeiros tempos da Repblica no Brasil. correto afirmar que implantao da Repblica: A) renovou as instituies polticas, ampliando o poder do Estado e dissolvendo os poderes locais. B) alterou radicalmente a estrutura social do Imprio, devido ascenso da burguesia e declnio da aristocracia. C) introduziu um modelo federalista, que permitiu maior autonomia local e integrao nacional. D) manteve os desnveis sociais presentes no Imprio e no ofereceu ampliao significativa dos direitos de cidadania. E) centralizou agudamente o poder nas mos dos governadores, diminuindo as atribuies das instituies polticas e do Presidente da Repblica.

Explicite alguns pontos da Constituio de 1891:

O eu foi a poltica de Encilhamento?

Cite pelo menos 05 presidentes da Repblica Velha:

O que foi a Revoluo Bolchevique de Outubro na Rssia?

Quais os anos das principais greves gerais no Brasil dentro do perodo proposto?

O medo do comunismo no Brasil, qual o ano de fundao do PCB e quais as ideias deste?

Proclamada a Repblica inicia-se um novo perodo na Histria poltica do Brasil: A Repblica Velha ou Primeira Repblica. A respeito dos primrdios da Repblica correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da Repblica foram respectivamente a)Repblica Oligrquica e Hermes da Fonseca b)Repblica da Espada e Deodoro da Fonseca c)Repblica da Espada e Floriano Peixoto d)Repblica Oligrquica e Prudente de Morais e)Repblica da Espada e Campos Sales.
(MACKENZIE) - Em 3 de outubro eclodiu a revoluo de 1930, pondo fim Repblica Velha. Dentre as causas deste episdio histrico destacamos: a) a vitria da oposio nas eleies e o temor de revanchismos nas oligarquias derrotadas; b) a dissidncia das oligarquias nas eleies de 1930, fortalecendo a Aliana Liberal, derrotada, contudo, pela fraude da mquina do governo; c) o programa da Aliana Liberal no identificado com as classes mdias urbanas; d) a slida situao econmica do ncleo cafeeiro no incio da dcada de trinta; e) o apoio dos jovens militares, tenentistas, poltica oligrquica nos anos vinte.

O coronelismo foi uma pea importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade poltica da maioria da populao, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como: a)Sistema de poder cujo grupo poltico que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manuteno dos privilgios aos seus respectivos Estados. b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses polticos utilizando prticas fraudulentas para vencer as eleies. c)Sistema de poder no qual o coronel era uma pea secundria e sua participao era ofuscada pela Comisso de Verificao, pois na prtica era esta quem declarava os candidatos eleitos. d)Sistema de poder baseado no coronel o lder poltico local, grande proprietrio de terras que usava jagunos para formar os currais eleitorais, atravs de prticas de intimidao ao eleitor. e)Sistema de poder poltico que arregimentava grande nmero de seguidores a partir de suas pregaes religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

(PUC) A base da economia brasileira durante a Primeira Repblica foi o caf e isto se deveu: a) mudana de regime poltico, liberdade de ao dada aos proprietrios pela Constituio e aos assalariados italianos; b) Ao incentivo dado aos plantadores de caf, aceitao do nosso produto pela Inglaterra e libertao dos escravos; c) decadncia da industrializao, Guerra de Secesso dos Estados Unidos e decadncia da minerao; d) qualidade das terras, ao clima favorvel, imigrao europia e aceitao do nosso produto no mercado externo. Proclamada a Repblica inicia-se um novo perodo na Histria poltica do Brasil: A Repblica Velha ou Primeira Repblica. A respeito dos primrdios da Repblica correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da Repblica foram respectivamente a)Repblica Oligrquica e Hermes da Fonseca b)Repblica da Espada e Deodoro da Fonseca c)Repblica da Espada e Floriano Peixoto d)Repblica Oligrquica e Prudente de Morais e)Repblica da Espada e Campos Sales. Explique Oligarquia:

Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA. A) O seu principal lder foi Antnio Conselheiro. B) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustia e a misria persistente na regio. C) Caracterizou-se como um movimento de carter messinico. D) A Guerra de Canudos foi tema do livro Os Sertes, do escritor Euclides da Cunha. E) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronis da regio. Proclamada a Repblica inicia-se um novo perodo na Histria poltica do Brasil: A Repblica Velha ou Primeira Repblica. A respeito dos primrdios da Repblica correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da Repblica foram respectivamente a)Repblica Oligrquica e Hermes da Fonseca b)Repblica da Espada e Deodoro da Fonseca c)Repblica da Espada e Floriano Peixoto d)Repblica Oligrquica e Prudente de Morais e)Repblica da Espada e Campos Sales. O que foi a Repblica da Espada e qual o perodo deste?

O que aconteceu em 1929 nos EUA? Explique a respeito:

(UFS) -O Brasil a partir da primeira Guerra Mundial (1914/1918) e em decorrncia de seus efeitos, sofreu diversas transformaes, dentre elas: a) o incremento da poltica de incentivo poduo de soja; b) o fim do monoplio estatal sobre as atividades extrativistas; c) a acelerao do processo de industrializao no eixo So Paulo/Rio de Janeiro; d) a eliminao das barreiras alfandegrias entre zona rural e zona urbana; e) o aprofundamento do fenmeno da ruralizao no eixo Norte/Nordeste.

(PUC) O tenentismo constituiu um dos elementos bsicos: a) Da revoluo brasileira de 1930; b) Da guerra contra Rosas e Oribe; c) Da guerra do Paraguai; d) Da Questo Militar do II Reinado; e) n.d.a.

Vous aimerez peut-être aussi