Vous êtes sur la page 1sur 5

Aluno: Wesley Matheus de Oliveira Matrcula: 2011006923 2 Perodo Cincias Sociais Poltica II Fichamento Livro: A Paz Perptua Autor:

r: Immanuel Kant Obra: contexto e organizao Obra publicada inicialmente na Prssia (atual Alemanha) no ano de 1795, o resultado de toda uma vida de estudo e reflexo crtica da humanidade. Motivado por acordos, armistcios, que representaram o fim das guerras revolucionrias Francesas contra a primeira Coalizo, episdio conhecido por Paz de Basilia, ocorrido em 5 de Abril de 1795, Immanuel Kant (1724-1804) constri um tratado com premissas bsicas para se chegar ao estgio de pacificao entre os estados gerais, A Paz Perptua. Obra de extensa influncia teoria poltica e jurdica internacional at os dias de hoje, onde Kant no s ressalta o alcance da paz, mas esboa a criao de um rgo responsvel por promover a unio entre as naes, papel que hoje regido pela Organizao das Naes Unidas (ONU). O texto imita a forma dos tratados de paz do direito internacional pblico dos sculos XVII e XVIII. Estruturando-se em: um tratado preliminar, contendo as condies para o trmino da guerra; e um tratado definitivo, para celebrao de um futuro de paz definitivo. Os dois modelos so unidos em um nico tratado, que contm artigos preliminares (clusulas negativas paz) e artigos definitivos(clusulas positivas paz). Seguindo a tradio dos tratados internacionais anexa ainda, um artigo secreto, uma garantia e dois apndices. Problemtizao da Guerra Kant problematiza as causas da guerra, perodo de tempo em que existe lutas ou a vontade de guerrear, luz do conceito de estado de natureza de Hobbes, hipottica para os

homens, mas real na tica interestatal,


que pela inexistncia de um poder comum capaz de manter os homens numa atitude de respeito, tem a condio do que denominamos guerra: uma guerra de todos contra todos. (THOMAS HOBBES, O Leviat, cap. XIII)

Considerando como causa primria da guerra a natureza que utiliza dessa, de maneira desptica, para distribuir o homem, pela extenso terrestre. Mas o foco de Kant no instaura-se apenas sobre o homem, mas tambm sobre a associao de homens que constituem um estado nao que d-se da seguinte maneira:
ordenando-se uma multido de seres racionais, que no todo exigem leis universais para sua conservao, das quais, porm cada um est inclinado a eximir-se em segredo, e estabelecer sua constituio de modo que, embora tentem uns contra os outros em suas disposies privadas, as contenham uns aos outros de modo que o resultado em sua conduta pblica seja justamente o mesmo como se no tivssem nenhuma das tais ms disposies.

estado que por sua vez estabelecido para ordem interna, mediante o uso da fora e consequente direito pblico, e segurana externa dado que cada povo encontra um outro povo que o incomoda, seja por divergncias morais ou disputas de recursos e assim o declara guerra. Alm da causa natural Kant taxa a batalha como fato inerente ao homem por ser tratada como motivo de honra, guerreiros so enaltecidos pela sociedade. Mediante a ausncia do conflito, ele provocado para evidenciar a dignidade, permeada pela coragem e honra do guerreiro. - Soluo problemtica levantada Diante das causas naturais da guerra, imposta como moral e garantida pela liberdade qual a soluo para obteno da paz perptua? De acordo com o terico, para extrair-se o estado de paz entre os homens do de guerra, necessrio que os homens no abstenham-se do conceito de direito, tanto em suas relaes privadas, quanto nas pblicas, direito expresso em trs categorias: estatal, internacional e cosmopolita, competindo s repblicas, democracias de hoje, o controle das foras dos homens, coagindo-os a serem bons cidados, embora no seja moralmente bons.

Entretanto, no basta ingressar no estado cvil: dever do cidado construir nesse estado civl uma repblica, na qual as leis jurdicas sejam postas pela comunidade. Democracia Representativa de leis racionais A idia do direito internacional pressupe a existncia de estados vizinhos e independentes. Embora essa situao seja condicionante ao estado de guerra, pois o desejo de cada Estado(ou de seu governante) o de transpor ao estado de paz permanente, de modo que ele sempre que possvel, domine o mundo inteiro, melhor, de acordo com o pensador, que a de uma monarquia universal, oriunda de estado que sobressaiu-se sobre os vizinhos. A natureza utiliza da diversidade das lnguas e religies para manter os estados separados, mas pelo esprito comercial ela os une, esprito amplamente essencial subsistncia de todos, de invivel manuteno nos perodos de guerra. Considerando essa constante relao entre os estados, h ,sempre, a possibilidade iminente de conflitos, contudo h a necessidade de se criar uma constituio, tal qual os homens fizeram para abandonar o estado de natureza e constiturem o estado civil, assim cada um teria o direito assegurado. Formulando-se uma liga dos povos, pela qual constituiriam um Congresso, que regulamentaria as aes, impondo-se como autoridade diante dos infratores e solucionando conflitos pelo direito. Nessas condies os Estados menores teriam o mesmo nvel de segurana dos grandes Estados, uma vez que tal segurana, no dependeria de seu poderio particular, mas do poder unificado de todos, organizando segundo o direito cosmopolita, que pode ser entendido como aquele que conduz a possvel unio de todos os povos com o propsito de se estabelecer certas leis universais para seu possvel comrcio e deve ser limitado s condies de hospitalidade universal entende-se por hostilidade o direito de um estrangeiro chegar terra do outro e no ser tratado hostilmente. condio para a paz uma liga, composta por todos os Estados, institudos por constituies republicanas, pois acredita Kant, ser esse o nico regime governamental capaz de garantir a liberdade de seus cidados, lembrando que a Repblica para Kant equipara-se a nossa democracia moderna e seu conceito de liberdade, responsvel por conferir dignidade ao homem, estrutura-se sobre a autonomia. Para o pensador alemo, no suficiente que homens individuais desejem o estabelecimento de um acordo que leve paz perptua, mas que todos os homens juntos desejem tal acordo. Diferenciando unidade distributiva da vontade de todos, da unidade coletiva da vontade de todos.

Pela liga instituiria-se uma federao, federalismo de estados livres, pela qual ningum perde sua soberania, mas todos a garantem atravs do reconhecimento e da proteo da liberdade de cada um segundo o direito das gentes. Apesar de considerar a constituio republicana, princpio poltico segundo o qual o poder executivo (o governo) est separado do poder legislativo, como a nica completamente em acordo com o direito dos homens, classifica-a como invivel, devido as inclinaes egostas dos mesmos que impossibilitam sua instituio. Mas antes de tais medidas necessrio cumprir com artigos preliminares que, de acordo com o pensador, no so a soluo para o problema das guerras mas oferecem, condies para o estabelecimento das repblicas e liga dos povos baseada em um direito cosmopolita. Seguem abaixo: 1 Nenhum tratado de paz deve ser tomado como tal se tiver sido feito como reserva secreta de matria para uma guerra futura. 2 Nenhum Estado pode ser adquirido por outro Estado por, herana, troca, compra ou doao. 3 Exrcitos permanentes devem aparecer completamente com o tempo. 4 No deve ser feita nenhuma dvida pblica em relao a interesses externos do Estado. 5 Nenhum Estado de imiscuir-se com emprego de fora na constituio e no governo de outro Estado. 6 Nenhum Estado deve-se utilizar de algum meio, durante a guerra, que possa inviabilizar uma futura confiana mtua e a consequente paz entre os Estados, como envenenadores, assassinato de prisioneiros de guerra). Pontuais O filsofo explana a relao entre os intelectuais e o poder., apoiando a existncia de um canal aberto entre os pensadores e os detendores do poder. Mas isso no implica em dizer que o estado deve dar preferncia ao conselho do filsofo frente s sentenas do jurista, mas somente que o escute. Kant contrape a idia de Plato apresentada em A Repblica, de que o governo ideal estaria assentado sobre o cetro de um rei-filsofo. Para ele no de se esperar que reis filosofem ou que filsofos tornem-se reis, mas tampouco

de se desejar, pois a posse do poder corrompe inevitavelmente o livre julgamento da razo. O Desafio resultado da obra de Kant o de proceder a uma considerao jurdica da poltica internacional e a uma considerao tica do direito que no recaia sobre a moral, garantindo a resoluo de conflitos por processos polticos e jurdicos. Em suma, a obra aponta o imperativo pelo qual se deve sair do estado de natureza e viver em uma sociedade juridicamente ordenada e organizada, paz perptua, pelos caminhos da razo pura e da justia:
Visai primeiramente ao reino da razo pura e prtica e justia, assim ser dado por si mesmo vosso fim (o benefcio da paz perptua)

- Justia ligada idia de publicidade , visto que todas as aes relativas aos direitos de outros homens cujas leis no conciliarem com a publicidade, ou consentimento pblico, so injustas. Julgando que:
a questo no mais saber se a paz perptua ou no um absurdo, e se nos enganamos em nosso juzo terico se supomos a primeira, mas que temos de atuar com vistas ao seu estabelecimento(...)

Mesmo ciente de que a perpetuao da ausncia de conflitos no se realiza em sua plenitude no mundo dos fenmenos, isenta-a da perda de valor por no se dar na realidade sensvel. Referncia Bibliogrfica A Paz Perptua de Kant, Karina Salgado, Editora Mandamentos. Paz Perptua de Kant Filosofia do direito internacional e das relaes internacionais, Soraya Nour, Editora Martins Fontes. Paz Perptua, Immanuel Kant, Editora L&PM. O Leviat, Thomas Hobbes, Editora Martin Claret

Vous aimerez peut-être aussi