Vous êtes sur la page 1sur 23

Trabalho e ao: o debate entre Bakunin e Marx e sua contribuio para uma sociologia crtica contempornea Work and

action: the discussion between Bakunin and Marx and your contribuition for a contemporary critical sociology
Andrey Cordeiro Ferreira Doutor em Antropologia Social (UFRJ) Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) andrey2099@yahoo.com.br

Resumo
O presente artigo desenvolve uma reflexo sobre a confrontao poltica e terica entre Bakunin e Marx, focando suas diferentes concepes de trabalho e revoluo. Considera que os estudos de sociologia do trabalho partem de um universo de problemas econmico-filosficos que tem claros e importantes efeitos polticos, e que as diferenas na interpretao da natureza (econmica, ideolgica) do proletariado e do papel a ser desempenhado pelo campesinato derivavam de diferentes conceptualizaes de trabalho. Ao retomar o debate clssico entre Karl Marx, que colocava a centralidade no desenvolvimento econmico que geraria a classe revolucionria (o proletariado industrial) e Mikhail Bakunin, que enfatizava a vontade (liberdade) e ao como fatores determinantes do processo revolucionrio e entendia que a somente a aliana operrio-camponesa poderia levar liquidao do capitalismo, dentro da Associao Internacional dos Trabalhadores no sculo XIX, o artigo procura demonstrar que tais diferenas influenciaram no curso da histria e nos debates do movimento operrio e socialista internacional, alm de terem sido fundamentais para a histria das teorias sociais e para a formao da classe trabalhadora em todo o mundo. Ao final discute como certos pressupostos fundamentais (definio de trabalho, definio de classes sociais e concepo de histria) podem ser determinantes para uma sociologia crtica do trabalho nos dias de hoje. Palavras-chave: Anarquismo. Bakuninismo e marxismo. Associao Internacional dos Trabalhadores.

Abstract
The present article thinks about Bakunin-Marx political and theoretical confrontation, focusing theirs different conceptions of the revolution and labor. We understand that the sociology of the labor studies starting from economical-philosophical questions that has significant political effects and that the interpretation of class condition and action (economic, ideological) of the proletariat and peasant derived of different concepts of labor. In addition, this confrontation have been fundamental for the history of the social theories and for the working class development around the world. The article seeks to demonstrate how these differences (between Marx and Bakunin) influenced the history of the international working class and socialist movement, and to determine the contributions of theirs confrontation to contemporary sociology of labor and working class organization. Key-Words: Anarchism. Bakuninism and Marxism. International Workers Association.

Introduo
Os estudos de sociologia do trabalho partem de um universo de problemas econmico-filosficos que tem claros e importantes efeitos polticos. As diferenas na interpretao da natureza (econmica, ideolgica) do proletariado e do papel a ser

desempenhado pelo campesinato derivavam de diferentes conceptualizaes de trabalho. O debate entre Karl Marx e Mikhail Bakunin dentro da Associao Internacional dos Trabalhadores no sculo XIX foi fundamental para a histria das teorias sociais e para a formao da classe trabalhadora em todo o mundo. De um lado, Marx que colocava a centralidade no desenvolvimento econmico que geraria a classe revolucionria (o proletariado industrial); de outro, Bakunin, que enfatizava a vontade (liberdade) e ao como fatores determinantes do processo revolucionrio e entendia que a somente a aliana operrio-camponesa poderia levar liquidao do capitalismo. Essas diferenas influenciaram no curso da histria e nos debates do movimento operrio e socialista internacional. Um exemplo notrio est na caracterizao crtica da formao social da URSS, por exemplo, em que as posies bakuninistas so identificadas como precursoras de uma crtica que depois seria realizada no interior do prprio marxismo: Fora do mbito prprio do marxismo mas nos marcos do movimento operrio do sculo passado cabe destacar, em primeiro lugar as crticas anarquistas (sobretudo as de Mikhail Bakunin) ao socialismo autoritrio de Marx (Fernandes,2000, 1997). Nesse sentido, apesar do autor no aprofundar o debate, ele sinaliza para como muitos dos temas do sculo XX remetem necessariamente a concepo bakuninista e ao debate na AIT. Apesar disso, esse debate no foi ainda adequadamente analisado, nem suas implicaes prticas e ideolgicas para o pensamento socialista e para lutas operrias e camponesas pelo mundo dimensionadas. Isso se deu por uma srie de razes: o fato de o prprio debate ter sido episdico, descontnuo, s vezes indireto e mesmo semiclandestino; alm da crise precoce da prpria AIT e seu desenvolvimento contraditrio; a pouca sistematizao do pensamento de Bakunin. O objetivo deste artigo retomar esse debate clssico visando estabelecer como certos pressupostos fundamentais (definio de trabalho, definio de classes sociais e concepo de histria) podem ser determinantes para uma sociologia crtica do trabalho nos dias de hoje. Daremos destaque a um item fundamental: a diferenciao da definio de campesinato e seu papel, o que expressava diferentes conceitos de trabalho.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

As razes de classe e polticas do debate filosfico: a tradio dezembrista russa e a tradio do radicalismo alemo.

Autores de diversas orientaes tericas no Brasil e em outras partes do mundo tm estudado a histria do movimento operrio passando ao largo das polmicas entre Bakunin e Marx, e ao invs de apreci-las de um ponto de vista cientfico tem normalmente se posicionado dentro da prpria polmica entre Bakunin e Marx, e eventualmente, outras correntes. Esse posicionamento, apesar de ser legitimo do ponto de vista terico, contraria a prpria perspectiva do materialismo histrico a partir do momento em que no se coloca a confrontao das idias como parte de uma realidade histrica, mas toma-se um conjunto de idias como a prpria realidade. Isto acontece com autores que possuem uma produo importante, como o caso de Jos de Paulo Netto.
Na verdade, entre as insurgncias de 1848 e a comuna de Paris, as vanguardas proletrias se moveram no interior de um confuso espectro ideolgico, onde se mesclavam idias mutualistas, cooperativistas, anarquistas e terroristas. A tentativa de unificar minimamente o movimento operrio atravs da Associao Internacional dos Trabalhadores (depois conhecida como Primeira Internacional) levada a cabo por Marx entre 1864 e 1871 se frustrou justamente em razo das divises oriundas do sectarismo que imperava entre os representantes daquelas correntes (Netto, 1985, p.35).

Na afirmao acima podemos dizer que existe certa narrativa acerca da histria da Primeira Internacional, em que o sectarismo atribudo aos no marxistas o fator principal para o insucesso. No nosso entendimento essa abordagem no explica satisfatoriamente as razes para a crise da Internacional 1 (uma vez que diversificao e sectarismo existiram em contextos diversos e no levaram a extino de organizaes e movimentos, sendo a Rssia talvez o melhor exemplo histrico disso). Por outro lado existe outro elemento que ns devemos destacar na afirmao de Jos Paulo Netto. a caracterizao do que ele chama de confuso (e ns chamaramos de complexo) quadro ideolgico existente no momento em que Marx e Bakunin vo conformar seus respectivos projetos polticos e no cenrio no qual iro se confrontar. Anarquismo, comunismo, socialismo, blanquismo, mutualismo eram todas categorias profundamente imbricadas entre si.
1

Jacques Droz, aponta por exemplo, as contradies de classe entre os diferentes proletariados, as orientaes distintas de franceses, ingleses e alemes que muitas vezes passavam ao largo do conflito entre Marx e Bakunin, e a cooptao crescente dos proletariados para o nacionalismo, questes de ordem muito mais significativa para o fim da AIT do que propriamente a disputa de correntes (Droz, 1972, p.819). Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

Mas a nossa hiptese, ao contrrio da que implicitamente sugerida por Jos Paulo Netto e outros autores, no considera que as diferenas de conscincia impediram a unificao do socialismo, mas ao contrrio, foram as diferentes experincias e trajetrias de atividade prtica e insero de classe que foram determinantes para a formulao dos projetos polticos e para as diferenas filosficas. Assim, sendo coerentes com as prprias proposies de Marx e Bakunin,
2

iremos

destacar como a origem de classe e as atividades concretas dos homens produzem as condies de sua existncia e determinam a formas e possibilidades de desenvolvimento de sua conscincia. No nosso entendimento, as razes da ciso do movimento operrio esto ligadas as diferentes experincias de insero de Bakunin e Marx nas respectivas estruturas de classes e forma como eles reagiram e interpretaram essas estruturas e como desenvolveram suas atividades. Isto porque em termos de idias pelo menos no sentido mais geral as fontes so relativamente as mesmas: o hegelianismo de esquerda, o socialismo francs e a teoria do valor trabalho da economia poltica inglesa. Ou seja, buscar explicar de forma determinista a oposio entre Bakunin e Marx nas suas referencias filosficas leva apenas a buscar as diferenas onde elas se mostram exatamente menores. Inclusive, o prprio Bakunin ir reivindicar, com ressalvas, a economia marxista e O Capital. 3 No faremos aqui uma histria biogrfica, pois j existem inmeros trabalhos desse tipo. Mas nos propomos ao contrrio, a fazer uma interpretao do tipo etnogrfica, antropolgica, das trajetrias e contextualiz-las historicamente, buscando nas prprias atividades materiais de Marx e Bakunin, elementos de significao da suas conscincias, ou seja, dos seus projetos polticos. Nesse sentido, podemos estabelecer os seguintes registros: Karl Marx nasce em uma famlia de origem judaica germanizada. Seu pai tinha renunciado a condio de judeu, para atender a uma das condies impostas pelo Estado alemo para acesso administrao pblica. Marx nasce ento num contexto em que a presena do Estado se fazia sentir dentro do seu universo familiar, determinando inclusive suas identidades. Marx inicia seus estudos na Universidade de Berlim em 1836, onde encontrar em algumas ocasies posteriormente como tambm estudante, o prprio Mikhail Bakunin. A partir de 1843, Marx inaugura uma de suas duas atividades profissionais: assume a
2

Estamos nesse sentido seguindo dois dos documentos mais importantes de Marx e Bakunin: A ideologia Alem e Federalismo, Socialismo e Anti-teologismo. 3 Droz comenta esse fato. Alm disso, existem escritos de Bakunin em que ele afirma sua adeso as teses de O Capital, apesar e apontar enclaves idealistas na sua proposio. Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

redao do Jornal Gazeta Renana, tornando-se um periodista e jornalista ao longo de toda sua trajetria; ademais, vai continuar sua atividade como pesquisador e intelectual, que se desenvolve paralelamente sua atividade poltica nos grupos comunistas que se formam naquele contexto. Essas atividades profissionais e militantes marcaro toda sua trajetria at o final de sua vida, em 1883 (Netto, 1985 e Giannotti, 2009). Mikhail Bakunin nasce na Rssia em 1814. Filho de Alexander Bakunin e neto de Mikhail Vasilievich Bakunin (que fora conselheiro de Estado na corte de Catarina II). A famlia de Bakunin, era uma famlia da nobreza russa, com diversos homens cumprindo carreiras de Estado, seja na administrao, seja no exrcito. Em 1828 Mikhail Bakunin foi enviado a So Petersburgo para se preparar para a Escola de Artilharia. A principal atividade profissional de Bakunin nos seus primeiros anos de vida foi a atividade militar, cadete e oficial do Exrcito Russo. Em 1834 foi enviado Misk na Polnia, para cumprir papel na ocupao daquele pas, como parte do seu servio militar (Carr, 1972, p.23). Depois de um ano de servio militar, volta a seu pas e simulando uma doena pede demisso do exrcito, o que s no foi considerado ato de desero e punido com priso em razo da influencia da famlia. A partir de 1836 Bakunin se desloca para Moscou para estudar filosofia, onde toma contato com o hegelianismo (Carr, op.cit, p. 24). O perodo entre 1838 e 1844, ser o perodo em que Bakunin se torna estudante de filosofia, compartilhando inclusive, em diversos momentos, espaos e contatos em comum com Marx.
4

Mas o marco principal da sua

biografia a participao na insurreio de Dresden, em 1849. Depois de um perodo de priso de oito anos e exlio, Bakunin retoma as atividades j como organizador de grupos conspirativos no incio dos anos 1860, e depois membro da AIT at o final de sua vida em 1876. Logo, Bakunin foi militar e estudante, mas no chegou a se consolidar como intelectual em termos de atividade profissional. Depois num longo perodo como preso poltico e subtrado ento dessas atividades, tornan-se um militante profissional. Dessa maneira podemos aqui propor dois elementos fundamentais de caracterizao: as atividades de trabalho respectivamente de Marx e Bakunin estavam ambas relacionadas a contextos no-produtivos e eram influenciadas por diferentes
4

Por exemplo, em 1841 o Governo Prussiano promove uma aula magna na Universidade Berlim com Schelling: Na aula magna, da universidade, aglomeraram-se oitocentos alunos, dentro os quais Soren Kierkegaard, Jacob Burckhardt, Friedrich Engels e Mikhail Bakunin. (...) Em defesa dos princpios do hegelianismo, Engels escreve tres artigos densos, Bakunin, outro ambos defendendo a necesidade de reconhecer uma racionalidade no mundo, o carter lgico e contraditrio dos fenmenos em oposio ao irracionalismo de Schelling. (Giannotti, 2009, p.29). Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

tradies nacionais e acontecimentos histricos. De um lado atividade militarconspirativa e de outro, a atividade periodista-intelectual e pblica. Essas duas atividades profissionais distintas sero condicionantes fundamentais das diferenas filosficas e tericas. A nossa hiptese que cada uma delas estava inserida dentro de tradies nacionais diferentes, a tradio dezembrista russa e a tradio republicana alem, moldadas por sua vez pela prpria estrutura econmica e social de cada pas. Nesse sentido, uma anlise sociolgica e materialista dessas trajetrias deve identificar exatamente as diferenas de super-estrutura e de acontecimentos que moldam as condies de classe das diferentes atividades. Podemos aqui utilizar uma proposio de Marcell Mauss, que exatamente a sua abordagem sociolgica do conceito de tradio. Segundo o autor, tradio aquilo que se transmite: mescla de religio, direito e tcnica (Mauss, 2001, p.114). Segundo o autor, ...no h grandes grupos de fenmenos sociais, sobretudo nessas sociedades arcaicas que no sejam antes de tudo fatos tradicionais. Pode-se definir como tais todos os fatos tcnicos, estticos, econmicos, mesmo morfolgicos. (Mauss, op.cit, p.115). Essa formulao de Mauss faz parte de algumas recomendaes para o estudo etnogrfico de sociedades arcaicas. Mas podemos depurar esse pressuposto de arcasmo, e considerar a tradio pelo aspecto que nos interessa, inclusive como um componente de sociedades complexas, como um modo de transmisso de formas de pensamento e conhecimento, normas e tcnicas. E o mais importante, o autor identifica duas formas principais, a tradio oral e a tradio mnemotcnica, a imitao de fazeres. (Mauss, 2001, p.116). Essa definio nos permite ver como as atividades e certas representaes coletivas so transmitidas de maneira informal e compem o contexto no qual os indivduos iro desempenhar suas atividades materiais. E isso nos permite incorporar a dimenso informal e experiencial da transmisso de certos pressupostos que aparecem depois dentro da ao e teoria poltica e que do sua historicidade. No caso de Marx, devemos enfatizar alguns fatos fundamentais da histria poltica da Alemanha. Podemos dizer que o predomnio do hegelianismo, que na sua verso conservadora pregava um culto do Estado forte, expressava tambm alguns dos dilemas da Alemanha. Depois das guerras napolenicas o sistema poltico imposto foi a Confederao Germnica. Os temas fundamentais foram falta de unidade nacional, de um parlamento nacional alemo, a falta de liberdades (de reunio, de imprensa). Todo o periodismo radical, radical, republicano alemo do perodo pr-1848-49 estava imerso nessas questes. A crtica da religio como fundamento da formas de crtica do
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

absolutismo foram parte do debate que os hegelianos de esquerda promoveram. Isso se relaciona ainda a outro aspecto da formao social. Na Alemanha se desenvolveu um modernismo reacionrio (Herf, 1993), que promovia a combinao do irracionalismo e romantismo pr-modernos com a apologia da tcnica e do industrialismo. O hegelianismo conservador nesse sentido tinha na defesa do Estado como realizao da razo a sntese desses elementos pr-modernos e modernos. 5 Essa tradio alem dava um grande peso as prprias transformaes das idias e da estrutura do Estado, que era visto na tradio hegeliana como encanao da razo (segundo alguns de seus principais comentaristas). A luta filosfica retratada ironicamente na Ideologia Alem mostra como na Alemanha a constituio de movimentos conspirativos tinha muito pouca densidade, sendo priorizada a luta filosfica e propagandstica, editorial. O tema da necessidade de formao de um governo e da unidade faziam parte de um contexto social e histrico mais geral, impregnado nas atividades jornalsticas e intelectuais. O contexto russo diferente. Ao contrrio da Alemanha, a Rssia no havia sido conquistada por uma fora de ocupao napolenica. Ao contrrio, foi na Rssia que Napoleo encontrou sua derrota. Ao contrrio da Alemanha do perodo 1815-1860 (que era uma confederao) a Rssia era um Imprio constitudo pela unidade forada e imposta aos povos eslavos. E aqui existe um acontecimento histrico que ser determinante para toda a evoluo da vida poltica russa: a revolta dos dezembristas de 1825. Como afirma Adam B. Ullam:
Lenin e o grupo que se reunira em volta dele s podem ser entendidos nos termos da Rssia na qual viviam e da tradio revolucionria local, que data de pelo menos 1825. Os dezembristas, aqueles rebeldes aristocratas que se levantaram contra a autocracia; os grandes revolucionrios do sculo como Bakunin, Chernyshevsky, Herzen e os conspiradores do grupo vontade do povo, que no fim perseguiram e assassinaram Alexandre II todos eles foram sua maneira, antecessores dos bolcheviques (Ulam, 1976, p.7).

Essa tradio revolucionria e conspirativa

emerge no contexto russo com

uma revolta militar de dezembro de 1825. Essa revolta foi protagonizada por sua vez pelas sociedades secretas de oficiais russos que se constituram na seqncia das guerras napolenicas, em que outro tipo de relao exrcito-povo foi experimentada. As
5

Falando de Hegel Giannotti afirma: Mas sua presena, alm de ser notada nos mais variados campos do saber, adquirira um cunho eminentemente poltico, pois tanto os conservadores, aliados da monarquia absoluta de Frederico Guilherme III, rei da Prssia, quanto os liberais que lutavam por uma monarquia constitucional capaz de assegurar as liberdades burguesas, apoiavam-se no princpio hegeliano de que o Estado constitui a manifestao histrica mais completa da razo. (...) Essa congerminao do passado e do presente converte o Estado numa espcie de silogismo, unificando a eternidade do pensamento com a ordem do tempo decorrido (Giannotti, 2009, p.20). 6 Essa tradio exaltada pelo prprio Lenin, Memria de Herzen (1912), em que reivindica a figura de Herzen e dos militantes de A Vontade do Povo como parte do campo revolucionrio e socialista. Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

aspiraes dos dezembristas (divididos em duas sociedades) eram vagas, a sociedade do norte defendia um tipo de monarquia constitucional e a do sul, uma radicalizao ao estilo jacobino. O mtodo da ao violenta o que unificou o movimento. A abolio da servido dos camponeses era um tema destacado, bem como o fortalecimento da polcia secreta dentro do seu programa (Ulam, op.cit, 36). O que os dezembristas inauguram na Rssia uma tradio de ataque militar frontal ao poder central do Estado e da conspirao. A revolta armada foi assim um fato fundamental, bem como a desobedincia dos militares e oficiais ao Estado Czarista. Devemos lembrar que Bakunin entrou no exrcito apenas trs anos depois da revolta e encontra na desobedincia e desligamento no autorizado do exrcito um modo para solucionar problemas pessoais, o que depois seria reformulado em termos polticos na denuncia do papel do Imprio Russo na Polnia. A desero seria um instrumento amplamente utilizado pelos soldados e oficiais na Primeira Guerra Mundial (ver Scott, 1986). Os principais problemas sociais que seriam transformados em programas polticos e teorias por Bakunin e Marx eram problemas que afetavam as classes sociais e ramos de atividade em seus respectivos contextos. Existiam tradies mais ou menos consolidadas que transmitiam certos conhecimentos dentro desses ramos de atividade. No caso de Marx, um setor intelectual radical da classe mdia alem que expressava as suas necessidades materiais sob a demanda da unificao pelo governo e das liberdades democrticas modernas, ao estilo das sociedades ocidentais (Inglaterra e Frana). No caso de Bakunin, a ruptura com a autoridade e a confrontao com o Estado, com nfase na atividade armada e conspirativa, caracterstica de parcelas de aristocratas militares russo do incio do sculo XIX. Essas necessidades produzidas pela condio e experincia material seriam formuladas terica e ideologicamente e se expressariam na diferena de posicionamento dentro da AIT e diante do conceito de revoluo. isso que discutiremos adiante. Podemos ento resumir nossa hiptese afirmando (e esperamos t-lo demonstrando minimamente com dados que a sustentem) que as diferenas de atividade, de posio de classe e contexto nacional esto na base da diferenciao entre Bakunin e Marx, que vo erigir (e criar, inovar) ao sintetizar suas experincias e interesses de classe especficos em programas e teorias universalizveis. O outro fator fundamental ser o seu posicionamento diante do socialismo francs e das revolues francesas. Ser nesse terreno que as semelhanas ideais (o hegelianismo de esquerda e a teoria do valor
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

trabalho) que aproximavam Marx e Bakunin, combinadas com as diferenas materiais anteriormente identificadas e as disputas pela direo da AIT iro adquirir pleno significado.

O conceito de liberdade e o conceito de trabalho: as vises do campesinato, da economia domstica e do proletariado no desenvolvimento histrico.
No possvel aqui em razo do estgio do desenvolvimento de nossas reflexes nem por restries de espao, aprofundar vrios itens do debate entre Marx e Bakunin. Iremos aqui destacar dois temas que consideramos como centrais: as diferentes conceituaes de trabalho e as diferenas diante da ao dos trabalhadores e suas respectivas fraes de classe. Cabe fazer entretanto uma advertncia sobre a diferena de edio e divulgao das respectivas obras, especialmente no contexto brasileiro. Enquanto a obra intelectual de Marx (e Engels) bem divulgada e conhecida no Brasil, contando com uma tradio consolidada e institucionalizada, o pensamento de Bakunin no conhecido seno de forma residual, com divulgao precria de textos de origem e autoria contestvel, uma vez que sofrem interveno direta dos organizadores das respectivas publicaes. No Brasil foram raras os textos completos efetivamente de autoria de Bakunin, na grande maioria dos casos tratam-se de textos compostos pelos editores que agrupavam frases e trechos de textos distintos sob um tema ou rtulo determinado. Nesse sentido, iremos aqui selecionar algumas referencias importantes em termos de comparao. A Ideologia Alem com certeza uma das obras de Marx em que so sintetizadas as propostas filosficas gerais, uma analtica histrica determinada e tambm conseqentemente alguns traos do projeto poltico marxista. A anlise do papel do Estado, do proletariado industrial e do campesinato esto contidas nas posies a referidas. Alm dessa obra, O 18 Brumrio de Lus Bonaparte, por sua vez, estabelece uma anlise sobre as contradies de classe na Frana e sobre o papel do campesinato, sendo retomada em diversos momentos como modelar em anlises marxistas, bem como textos como Princpios do Comunismo. Bakunin, por sua vez, ir produzir as suas obras efetivamente anarquistas apenas no final da dcada de 1860, com a publicao de Federalismo, Socialismo e Anti-teologismo, que assim como a ideologia alem, apresenta os fundamentos filosficos do bakuninismo (e nessa obra, Bakunin mostra tambm a persistncia de sua tradio hegeliana, ao estabelecer uma
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

10

dialtica entre economia e poltica, com a defesa da conversibilidade entre federalismo e socialismo, e na sua persistente crtica da religio e do absolutismo do Estado). Por outro lado, Bakunin tambm apresentaria algumas anlises sobre a luta de classes na Frana, mas especificamente, sobre a guerra Franco-Prussiana de 1870 nos textos intitulados A Revoluo Social em Frana e O Imprio Knuto-Germnico e outros. Podemos ento indicar como hiptese que um dos elementos principais da formulao de Marx, contida em A Ideologia Alem, exatamente o seu esquema de interpretao da evoluo histrica centrada nas condies materiais, que comea com a forma da propriedade tribal, passa pela estatal/comunal da antiguidade, pela feudal/estamental e por fim chega na propriedade burguesa capitalista. E nesse esquema os estgios da diviso do trabalho determinam as formas da propriedade (Marx e Engels, 2006, pp45-46). No corpo do texto Marx afirma que: De onde se segue que um modo de produo ou uma determinada fase industrial esto sempre ligados a uma determinada forma de cooperao e uma fase social determinada, e que essa forma de cooperao em si s uma fora produtiva; decorre disso que o conjunto das foras produtivas acessveis aos homens condiciona o estado social... (Marx e Engels, op.cit, p.55). Essa afirmao se relaciona a sua caracterizao da terceira relao fundamental que intervm no desenvolvimento histrico, que a reproduo humana atravs da famlia. Para o autor, a famlia a princpio a primeira e exclusiva relao social, sendo depois secundarizada no processo de desenvolvimento de novas necessidades e crescimento populacional (Marx, p.54). Esse elemento fundamental. Marx afirma de forma conclusiva em uma das notas do texto: Que a superao da economia isolada inseparvel da superao da famlia algo evidente por si s (Marx e Engels, p,55) . Essa observao de suma importncia, pois era seria retomada no ncleo da anlise de Marx sobre os camponeses e sua economia, e seria fundamental para a elaborao da idia do proletariado industrial como classe revolucionria que vai determinar toda a viso do marxismo do sculo XX. No 18 Brumrio de Lus Bonaparte, os autores fazem uma proposio que ser determinante para a histria dos debates polticos no sculo XIX e XX.
Os pequenos camponeses constituem uma imensa massa, cujos membros vivem em condies semelhantes mas sem estabelecerem relaes multiformes entre si. Seu modo de produo os isola uns dos outros, em vez de criar entre eles um intercmbio mtuo. Esse isolamento agravado pelo Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

11

mau sistema de comunicaes existente na Frana e pela pobreza dos camponeses. Seu campo de produo, a pequena propriedade, no permite qualquer diviso do trabalho para o cultivo, nenhuma aplicao de mtodos cientficos e, portanto, nenhuma diversidade de desenvolvimento, nenhuma variedade de talento, nenhuma riqueza de relaes sociais. Cada famlia camponesa quase auto-suficiente; ela prpria produz inteiramente a maior parte do que consome, adquirindo assim os meios de subsistncia mais atravs de trocas com a natureza do que do intercmbio com a sociedade. Uma pequena propriedade, um campons e sua famlia; ao lado deles outra pequena propriedade, outro campons e outra famlia. (Marx, 1984, [1852]).

Aqui fica claro a afirmao de um insulamento da economia camponesa. Por estarem centrados na idia de que a economia domstica corresponde a uma forma de cooperao restrita, e que a forma de cooperao uma fora produtiva que deve ser superada, os camponeses so associados em razo da sua relao de trabalho no exatamente a uma ao conservadora, mas a uma forma de propriedade e cooperao que entra em contradio com o comunismo (Marx e Engels, p.55). por isso, pelo fato do proletariado industrial ser o produto de uma diviso do trabalho mais complexa, que produz uma forma de trabalho mais complexa e mulplica relaes sociais, que o proletariado industrial estaria condicionado enquanto sujeito histrico a ser o portador do comunismo e seria a fora principal dessa revoluo.7 A anlise de Marx parte de sua concepo de histria como um proceso cumulativo, em que o desenvolvimento tcnico corresponde diviso do trabalho e socializao. Assim, a produo camponesa assemelhada em certa medida a imagem da comunidade primitiva (propriedade tribal) como composta de unidades isoladas e insuladas. Poderamos levantar ainda a hiptese de que essa idia est relacionada a um tema de combate dentro do hegelianismo e ao prprio contextto de emergencia de modernismo reacionrio em que o conceito idia famlia evocado como modelo para um Estado orgnico. Essa imagem da concorrencia e insulamento da economia domstica, e consequentemente da economia camponesa, estaria profundamente relacionada a justificativa da necessidade do Estado como instrumento de construo do comunismo, como parte da crtica a concepo conservadora centrada na famlia de unificao do Estado. Mas deixemos esse debate para adiante.

Em terceiro lugar, ela [a revoluo industrial] desenvolveu por toda a parte o proletariado na mesma medida em que desenvolveu a burguesia. Na proporo em que os burgueses se tornavam mais ricos, tornavam-se os proletrios mais numerosos. Uma vez que os proletrios somente por meio do capital podem ter emprego e o capital s se multiplica quando emprega trabalho, a multiplicao do proletariado avana precisamente ao mesmo passo que a multiplicao do capital (...) Deste modo, ela prepara, por um lado, com o descontentamento crescente e, por outro lado, com o poder crescente do proletariado, uma revoluo da sociedade pelo proletariado. (Marx, 1982, [1847]). Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

12

O manifesto filosfico-politico de Bakunin Federalismo, Socialismo e AntiTeologismo, em que declara sua viso materialista. Bakunin ir partir de um universo de questes tambm hegeliano em sua essncia e seu mtodo de construo. O tema da liberdade retomado e colocado num nvel de centralidade assim como a discusso crtica acerca da religio, tema to caro aos neo-hegelianos. Mas so incorporadas duas outras referencias importantes: em primeiro lugar o positivismo francs, em segundo lugar o socialismo francs proudhoniano. O conceito de liberdade de Bakunin extremamente complexo. Ele articula mltiplas dimenses, objetivas e subjetivas, e tem diversas transcries tericas e prticas. Mas no entanto podemos dizer que existem duas transcries ou significados. Um o significado ou transcrio filosfica e o outro o significado ou transcrio poltico-social. Desta maneira, podemos falar de um conceito de liberdade filosfico e um conceito de liberdade poltico-social, sendo que os dois guardam uma relao de continuidade, mas tambm, de alteridade. Falaremos aqui, primeiramente, do conceito filosfico. E o conceito de liberdade filosfico que est profundamente imbricado com o conceito de trabalho. Devemos recuperar aqui a sua teoria da realidade material. O mundo real e o mundo natural so o mundo da determinao-variao, das relaes de ao-reao, de um lado, e da luta pela vida, pela reproduo da prpria existncia, de outro. O mundo social, nas suas primeiras manifestaes histricas se apresenta no pensamento de Bakunin no como uma forma livre, mas como forma ultra-determinada, subordinada e dependente do mundo natural:
Y, sin embargo, existe en el seno de esa misma naturaleza una esclavitud de que el hombre debe libertarse bajo pena de renunciar a su humanidad: es la del mundo exterior que le rodea y que se llama habitualmente la naturaleza exterior. Es el conjunto de las cosas, de los fenmenos y de los seres vivos que le obsesionan, le envuelven constantemente por todas partes, sin los cuales y fuera de los cuales, es verdad, no podra vivir un solo instante, pero que, sin embargo, parecen conjurados contra l, de suerte que a cada instante de su vida est forzado a defender contra ellos su existencia. El hombre no puede existir sin ese mundo exterior, porque no puede vivir ms que en s y no puede alimentarse ms que a expensas suyas; y al mismo tiempo, debe salvaguardarse contra l, porque ese mundo parece querer devorarlo siempre a su vez. (Bakunin, 2003a, p. 11).

Aqui vemos o elemento, o pressuposto central do pensamento filosfico de Bakunin. O mundo social se apresenta primeiramente coagido pelo mundo e pelas foras naturais e materiais que impem ao homem um modo de vida determinado e aes determinadas. As necessidades e condies materiais de existncia, a carncia dos
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

13

meios de satisfaz-las, obriga os homens a lutarem e trabalharem para diminuirem a dependncia do mundo natural. As primeiras formas de sociedade so aquelas mais dependentes e subordinadas s imposies do mundo natural. A liberdade do homem no um fato dado, mas uma conquista, uma aquisio. A liberdade no e o ponto de partida do mundo social. E esta conquista se d por dois meios: o trabalho e o pensamento, a ao e o saber:
Es nicamente por el pensamiento por lo que el hombre llega a la conciencia de su libertad en ese medio natural de que es producto; pero es slo el trabajo que la realiza. Hemos observado que la actividad que constituye el trabajo, es decir, la obra tan lenta de la transformacin de la superficie de nuestro globo por la fuerza fsica de cada ser vivo, conforme a las necesidades de cada uno, se encuentra ms o menos desarrollada en todos los grados de la vida orgnica. Pero no comienza a constituir el trabajo propiamente humano ms que cuando, dirigida por la inteligencia del hombre y por su voluntad reflexiva, sirve a la satisfaccin, no slo de las necesidades fijas y fatalmente circunscritas de la vida exclusivamente animal, sino aun de las del ser pensante, que conquista su humanidad afirmando y realizando su libertad en el mundo. (Bakunin, 2003b, p.36). En el fondo, los puntos cardinales de la existencia humana ms retirada y de la existencia animal menos despierta, son y quedarn siempre idnticos: nacer, desarrollarse y crecer, trabajar para comer y beber, despus abrigarse y defenderse, mantener su existencia individual en el equilibrio social de su propia especie, amar, reproducirse, despus morir ... A estos puntos se aade, para el hombre, slo uno nuevo: pensar y conocer, facultad y necesidad que se encuentra sin duda en su grado inferior, pero ya muy sensible, en las especies de animales que por su organizacin son ms prximas al hombre, porque parece que en la naturaleza no hay diferencias cualitativas absolutas, y que las diferencias de cualidad se reducen, siempre en ltimo anlisis, a diferencias de cantidad, pero que en el hombre slo llegan a un grado de poder de tal manera imperativo y predominante, que a la larga transforman toda su vida. Como lo observ muy bien uno de los ms grandes pensadores de nuestros das, Ludwig Feuerbach, el hombre hace todo lo que hacen los animales, slo que debe hacerlo ms y ms humanamente. Esa es toda la diferencia, pero es enorme (1). Contiene toda la civilizacin con todas las maravillas de la industria, de la ciencia y de las artes; con todos los desenvolvimientos estticos, religiosos, filosficos, polticos, econmicos y sociales de la humanidad, en una palabra todo el mundo de la historia. El hombre crea ese mundo histrico por el poder de una actividad que volvereis a encontrar en todos los seres vivos, que contituye el fondo mismo de toda vida orgnica, y que tiende a asimilarse y a transformar el mundo exterior segn las necesidades de cada uno, actividad por consiguiente instintiva y fatal, anterior a todo pensamiento, pero que, iluminada por la razn del hombre y determinada por su voluntad reflexiva, se transforma en l y por l, en trabajo inteligente y libre. (Bakunin, 2003b, p.35).

A capacidade formal do pensamento e da linguagem , no entendimento de Bakunin, o elemento base que diferencia o homem e o mundo social do mundo natural. Simultaneamente, esta capacidade formal se apresenta como uma necessidade material, a necessidade do saber realizada pela atividade do trabalho. O trabalho uma categoria geral, constitutiva da atividade dos seres vivos, e passa a ser especificamente humano pelo pensamento.
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

14

A importncia do saber, do conhecimento central, pois ele guarda uma relao direta com seu conceito de liberdade (tanto o filosfico quanto poltico). O conceito filosfico de liberdade se estrutura sobre as idias de oposio e luta do mundo social ao mundo natural (entendido enquanto natureza exterior e no como causalidade universal). Esta luta a luta pela liberdade em oposio escravido imposta por este mundo natural. No entanto, esta liberdade sempre parcial e relativa; a liberdade no mais que o continuo processo de libertao frente s necessidades e restries materiais que o mundo exterior impe ao mundo social. E o nico meio de realizar essa libertao, pelo trabalho, ato fsico e intelectual. O homem s capaz de se libertar da dependncia, em relao ao mundo natural, pelo conhecimento desta natureza exterior, e pela aplicao destes saberes adquiridos ao mundo social, logo, pelo autoconhecimento, j que ele est integrado em ambos. O conhecimento, o saber, se apresenta como ferramenta que auxilia na libertao do homem. O saber ou conhecimento so o meio de realizao da liberdade, da independncia frente s imposies e necessidades do mundo exterior. O conceito filosfico de liberdade se define no pensamento de Bakunin da seguinte maneira:
Bien entendido, esa libertad de la voluntad humana en presencia de la corriente universal de la vida o de esa causalidad absoluta, de la que cada querer particular no es por decirlo as ms que un arroyo, no tiene otro sentido que el que le da la reflexin, en tanto que opuesta a la ejecucin mecnica o al instinto. El hombre percibe y comprende las necesidades naturales que, al reflejarse en su cerebro, renacen en ste, por un procedimiento fisiolgico reactivo, poco conocido an, como una sucesin lgica de pensamientos propios, y esa comprensin, en medio de su dependencia absoluta de ningn modo interrumpida, le d el sentimiento de la propia determinacin, de la voluntad reflexiva espontnea y de la libertad. A menos de un suicidio, parcial o total, ningn hombre llegar jams a liberarse de sus apetitos naturales, pero podr regularlos y modificarlos, esforzndose por conformarlos cada vez ms a lo que en las diferentes pocas de su desenvolvimiento intelectual y moral llamar lo justo y lo bello. (Bakunin, 2003b, p.35).

Desta maneira, temos as seguintes oposies: mundo social X natureza exterior, que uma traduo da oposio vontade X instinto. O pensamento humano se traduz sob estas duas formas, a de instinto (forma comum de expresso das aes animais, como reao a impulsos e necessidades orgnicas e materiais) e a de vontade. A liberdade, realizada por meio do conhecimento e do trabalho implica que o pensamento se desloca do instinto para a vontade, que homem deixa de agir por instinto (por determinaes meramente exteriores e interiores) para agir por meio da vontade, ou seja, deixa de reagir ou orientar sua aes por forcas que no compreende para agir pela compreenso das suas motivaes e determinaes. O que muito diferente da tese do
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

15

livre arbtrio que afirma a "independncia" do homem frente a determinaes sociais e naturais; para Bakunin, quando o homem exerce a vontade ele no esta fugindo a determinaes naturais e sociais, mas sim deixando de a condio de ser exclusivamente determinado para ser relativamente determinante e reflexivo, de si e do mundo social e natural de que faz parte. Liberdade Vontade. A Liberdade como Vontade sinnimo de exerccio consciente da ao, sendo a prpria essncia do conceito filosfico de liberdade e trabalho em Bakunin. O instinto representa a ao mecnica, produto ou reao a imposio de forcas materiais; a vontade a ao mediada pela reflexo, compreenso e deciso humanas; a ao que, pela compreenso das foras materiais, deixa de ser determinada por elas e passa por sua vez a determin-las. A definio do conceito de liberdade se d exatamente pela conjugao de todos estes elementos, sintetizados na oposio vontade versus instinto. A liberdade vontade, a ao refletida e consciente, que compreende os fatos e fenmenos reagindo a eles a partir desta compreenso, de maneira que o homem deixa de ser subordinado e determinado a este mundo exterior e passa a determin-lo, transform-lo de acordo com suas necessidades e vontades. E somente o trabalho, enquanto atividade de transformao do mundo material, realiza essa capacidade. Nesse sentido, ao examinar as condies para uma revoluo social na Frana durante a Guerra de 1870, ele aborda um problema que para ele era fundamental: a contradio campo-cidade, ou entre operrios e camponeses, que seria exatamente onde se manifestaria a luta entre as concepes de revoluo e trabalho:
El campesino considera al obrero como El criado e El soldado Del burgus y lo desprecia como tal. Y lo destesta hasta el punto de convertirse l mismo en el soldado y en servidor ciego de la reaccon. Tal es el antagonismo fatal que ha paralisado hasta aqu todos los esfuerzos revolucionarios de Francia y de Europa. El que quiera el triunfo de la revolucin social debe ante todo resolverlo ()Los obreros de las ciudades, para llegar a una conciliacin, deben antes darse bien contra ellos mismos de la natureza de los agravios que tienen contra los campesinos. (Bakunin, 1978, [1870], p. 171).

Em primeiro lugar, Bakunin considera que as divises entre camponeses e operrios se verificava no plano dos preconceitos, que a conscincia de um produzia acerca do outro imagens que impediam a unidade que do ponto de vista econmico e social era bvia. Ou seja, no existia uma diferena de classe entre o proletariado e o campesinato. por isso que ele aponta trs grandes preconceitos: 1) o preconceito da ignorncia ou inferioridade intelectual e religiosidade dos camponeses; 2) o preconceito da lealdade ao Imperador; 3) o preconceito que os camponeses so partidrios da
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

16

propriedade individual (Bakunin, ibdem). Iremos aqui considerar efetivamente apenas o ultimo item, por razo de espao. Nesse tema, Bakunin comenta em tom bem elementar que:
El ultimo y El principal elemento de los obreros contra los campesinos es la avaricia de estos ltimos, su grossero egosmo y su apego a la propriedade individual de la tierra. Los obreros que les reprochan todo eso debern preguntarse primeiro:Quien en la sociedad actual nos es avaro, en el sentido de que retiene con furor el poco bien que ha podido reunir y que le garantiza, en la anarqua econmica actual , y nesta sociedad que no tiene piedad para los que mueren de hambre, su existencia y la existencia de los suyos? () No se trata de ensalzar a los campesinos ni de denigrarlos, se trata de establecer una lnea de conduta revolucionaria que aparte la dificultad y que no slo impida que el individualismo de los campesinos los impulse al terreno de la reaccin, sino que al contrario, sirva para hacer triunfar la revolucin () Por suerte, hoy los acontecimientos mismos forzaran a los obreros a abrir los ojos ya a renunciar a ese sistema fatal, que han tomado de los jacobinos (Bakunin, 1978, pp.175-176).

O trecho acima mostra como os camponeses e os operrios eram separados por imagens preconceituosas derivadas da prpria condio de classe e experincia histrica francesa. Mas Bakunin adverte, criticando as tradies jacobinas do socialismo, que O terrorismo da cidade contra o campo seria a base da contra-revoluo e afirma ainda que a invaso Prussiana criou uma situao em que os operrios precisariam colocar o problema da organizao do campesinato. Ele coloca ainda que seria necessrio colocar a distribuio de terras e o fim da cobrana dos impostos e hipotecas como meio de aglutinar os camponeses em torno dos operrios. (Bakunin, op.cit, 183-184 e 186). Essas questes sero retomadas e esclarecidas em outros textos como Advertncia para o Imprio Knuto-Germnico. Bakunin tece alguns comentrios acerca das divises de classes sociais, em que se coloca a diferena de fundo entre as concepes marxista e bakuninista sobre o conceito de trabalho e sua relao com a viso do papel histrico-poltico das classes sociais e da sua prpria definio:
Desde hace muitos aos, me he entregado con una espcie de voluptuosidad amarga y cruel al estudio especial de esa impotencia intelectual y moral asombrosa de La burguesa atual. Y cuando hablo de la burguesa, comprendo igualmente con esta denominacin a toda la clase nobiliaria que, habiendo perdido en todo el continente de Europa y en grande parte en Inglaterra tos los rasgos distintivos que hicieron de ella antes una clase poltica y socialmente distinta, se ha aburguesado completamente hoy bajo la presion irresistible del movimiento capitalista actual. () Denomino pues, burgues a todo el que no es trabajador de las fabricas, de los talleres o de la tierra; y pueblo a toda la masa de los obreros propriamente dichos, lo mesmo que los campesinos que cultivan con sus brazos sea sua propia tierra sea la tierra de otro (Bakunin, 1980, p. 207)

Aqui temos um elemento fundamental: as definies de classe social so historicamente determinadas, e no logicamente determinadas: em ultima instncia, a
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

17

relao com o trabalho (e o capital) que define a condio de classe. Os camponeses e os trabalhadores rurais esto na mesma condio popular (e popular para Bakunin sinnimo de proletrio) de classe. O trabalho enquanto relao coloca-os na mesma condio: necessidade de superar as restries materiais impostas pelo mundo exterior, seja a natureza seja a ordem social capitalista. Para Bakunin o trabalho uma categoria histrica (vinculada explorao) e ontolgica, j faz parte do ser, sendo assim equivalente ao. 8 Essa afirmao tem conseqncias tericas e polticas importantes ao longo da histria, e ainda hoje permanecem fundamentais. No auge da polmica na AIT em 18722, Bakunin apresenta uma crtica do conjunto da teoria marxista em que apresenta, por excluso, a sua prpria perspectiva:
Sei muito bem que os socilogos da escola do Sr. Marx, tais como o Sr. Engels,vivo, ou como Lassale, falecido, por exemplo, objetar-me-o que o Estado no foi a causa dessa misria, dessa degradao e dessa servido das massas; que a situao miservel das massas, assim como o poder desptico do Estado, foram ao contrrio um e outro, os efeitos de uma causa mais geral, os produtos de uma fase inevitvel do desenvolvimento econmico da sociedade, de uma fase que do ponto de vista da histria, constitui um verdadeiro progresso, um imenso passo rumo ao que eles denominam revoluo social. Chegou-se ao ponto de Lassale no hesitar em proclamar bem alto que a derrota formidvel dos camponeses da Alemanha no sculo XVI, derrota deplorvel se o foi, e da qual data a escravido secular dos alemes e o triunfo do Estado desptico e centralizado que foi sua conseqncia necessria, constituram um verdadeiro triunfo para esta revoluo; visto que os camponeses, dizem os marxianos, so os representantes naturais da reao, enquanto o Estado militar e burocrtico moderno produto e acompanhamento da revoluo social que, a partir da segunda metade do sculo XVI, comeou a transformao lenta, mas sempre progressiva da economia feudal ou agrria na produo das riquezas, ou, o que quer dizer a mesma coisa, em explorao do trabalho popular pelo capital foi uma condio essencial dessa revoluo (Bakunin, 1989, p.83).

Esta afirmao emblemtica porque ela correlaciona todos os aspcetos anteriores (categoria de trabalho, definio de classes sociais) com uma concepo global de histria e um posicionamento tico-poltico diante dela. Bakunin profundamente crtico a concepo que chama de determinista na escola do socialismo alemo (apesar de se reconhecer tambm determinista, mas de determinaes relativas, e nao exclusivamente econmicas). A aliana operriacamponesa (como cone de uma aliana geral entre todos os componentes do proletariado, que para Bakunin era ainda mais diversificado, era elemento fundamental para evitar que as concepes jacobinistas provocassem ao tentar impor revoluo nos
8

No entraremos aqui na discusso de outro documento importante, e talvez o mais sistemtica de Bakunin, intitulado Consideraes Filosficas sobre o Fantasma Divino, a Natureza e o Homem em que proclama como base da sua concepo a unidade do ser e do fazer; qualquer coisa no seno o que ela faz. A ao assim o centro do sistema filosfico, e num certo sentido, equivalente geral da categoria trabalho. Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

18

campos por meio do terror, um fortalecimento da contra-revoluo. O campesinato e a economia domstica no seriam propensos ao conservadorismo porque o que o define no um modo de produo insulado que gera uma forma de cooperao social restrita e anti-comunista como em Marx. Ao contrrio, o aspecto principal que assim como o operariado urbano, os camponeses vivem do trabalho e sero forados a aprofundar a diviso do trabalho dentro de circunstancias especficas.
9

As necessidades materiais

obrigariam os camponeses cooperao econmica. No existe a pressuposio do insulamento da economia domstica e camponesa. E essa viso dada porque os camponeses so considerados como trabalhadores. E o Estado no visto como agente de universalizao e sntese se interesses, conseqentemente de socializao. O que Bakuin formula, mesmo de forma parcial que a categoria trabalho unifica uma dimenso histrica, da explorao pelo capital, com uma dimenso ontolgica (portadora por sua vez de uma outra dimenso, gneseolgica, j que o pensamento/conhecimento que qualifica e d a especificidade do trabalho humano). Ao mesmo tempo, ao definir o proletariado (termos ou povo, que para eles eram sinnimos) como a classe dos trabalhadores em geral, no campo e na cidade, ele estabelce as bases para uma unidade orgnica e horizontal entre esses setores dentro da revoluo social. Mas isso tem um duplo aspecto: de um lado o pensamento de Bakunin no alcancou o mesmo grau de coerencia que o de Marx, permaneceu semi-estruturado. Isso ao mesmo tempo impediu um maior aprofundamento e desenvolvimento de sua propria teoria, mas por outro lado deu um carter mais flexivel, aberto ou indeterminado a seus proprios pressupostos. Ao no ter uma teoria da histria plenamente encadeada, ele conseguiu atravs da dialtica instinto/vontade que e pela negaao do determiniso economico, estabelecer um modelo de anlise em que operariado urbano e o campesinato poderiam no somente ter papeis historicamente contrrios a sua condicao de classe, com vosilumbrou a necessidade de colocar sua unidade no somente do ponto de vista poltico, mas sociolgico.

O legado para uma sociologia crtica do trabalho e das classes sociais.

Bakunin argumenta que os camponeses, no caso da Frana, se realizasse uma guerra civil revolucionria em 1870, poderiam num primeiro momento entrar em lutas de comunas uma contra as outras, mas que esta cessaria sob a necessidade de diviso do trabalho e reproduo da vida familiar. Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

19

Essa recuperao histrica no tem como objetivo apenas esclarecer um aspecto ou episdio da histria do movimento operrio e socialista. Poderia ser esse o objetivo, mas no . E no o por uma motivao especificamente subjetiva. Ao contrrio, as razes so eminentemente objetivas, e nascem dos limites que a prpria sociologia do trabalho e o prprio desenvolvimento da revoluo socialista e do movimento proletrio recorrentemente encontram diante de si em momentos e captulos decisivos da sua histria. E nosso entendimento a superao desses limites no se faz com o sepultamento ou a desconsiderao desse debate, ao contrrio, mas com a sua recuperao e desenvolvimento ainda mais radical sob a forma da contradio e luta de idias, colocada agora num outro patamar histrico, uma vez que entre o contexto de tal debate (o da Primeira Internacional) e os dias de hoje, existem significativas experincias histricas. No campo terico, que o que nos interessa aqui, podemos dizer que existe uma dificuldade fundamental da forma como se constituiu a chamada sociologia do trabalho como disciplina ou campo de estudos, e a diviso de trabalho disciplinar dentro das cincias sociais postulada pelos socilogos conservadores da escola positivista, do qual o principal expoente foi Emille Durkheim. No que tange a sociologia do trabalho existe uma primeira debilidade que sua via estritamente idustrialista, que fragmenta em si mesma o estudo do trabalho como parte do universo do estudo da indstria. A sociologia do trabalho, de maneira geral desde suas origens, foi centrada no estudo dos trabalhadores na fbrica ou empresa ou das condies dos trabalhadores (mas operrios) na sociedade global (Castro, 2003, p.13). Ou seja, de maneira geral as correntes que partiram das vertentes conservadores ou marxistas, tenderam a igualar o estudo da sociologia do trabalho com o estudo da sociologia do trabalho industrial. Isto tem uma srie de conseqncias epistemolgicas, disciplinares e polticas. Um das principais que essa diviso do trabalho deixou por longo tempo o estudo do trabalho rural e do campesinato nas mos de tericos de orientao sociolgica conservadora, como mostra as caractersticas sociologia rural em suas origens. Ou ento tais estudos foram desenvolvidos dentro de paradigmas evolucionistas, positivistas altamente idealistas dentro da antropologia que efetivamente se constituiu como disciplina altamente especializa no estudo dos sistemas de trabalho e econmicos domsticos, que levantaram uma srie de dados empricos que desautorizam em grande medida os pressupostos da concepo industrialista da
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

20

sociologia e suas pretenses universalizantes. Combinadas com o relativismo moral e o fenmeno da burocratizao de partidos socialistas e comunistas na estrutura imperialista, durante o perodo colonial se colocaram vrios momentos em que a antropologia que tinha uma base ideolgica conservadora se colocava no campo da defesa das populaes colonizadas com alegaes relativistas, enquanto que as verses mais ortodoxas de marxismo acabavam apoiando o colonialismo ao ratificar uma anlise da necessidade do desenvolvimento industrial como condio preliminar do socialismo. Alm desse aspecto, existe outro, que a profundidade de massa de dados reproduzidos sobre as economias e sociedades domsticas e camponesas a partir de uma perspectiva impregnada pelo romantismo (seja derivada do modernismo reacionrio alemo, seja do populismo russo de Chayanov, seja ainda das escolas culturalistas da antropologia). O problema dessas correntes (quase sempre) que elas igualmente fragmentam e isolam as condies da economia domstica das condies do conjunto do proletariado, seno teoricamente, pelo menos politicamente. trabalho cientifico. A recuperao das posies bakuninistas permite uma superao desse debate e uma renovao tanto do marxismo quanto o desenvolvimento da prpria concepo de Bakunin. No afirmamos isso como uma proposta de conciliao ecltica de duas concepes polticas e tericas divergentes.
11 10

Assim, a diviso do

trabalho se desenrola entre um paralelismo de objetos que se acomoda a uma diviso do

Mas para sinalizar que preciso destruir

esta forma de diviso do trabalho cientifico, e nesse sentido, preciso incorporar em outro patamar a reflexo sobre o trabalho, quebrando a oposio entre trabalho urbanoindustrial e trabalho rural/domstico, e do pressuposto do seu carter inerentemente anti-socialista. Essa estratgia uma necessidade cognitiva e poltica, no quadro geral da concepo que reconhece a centralidade da luta de classes e da revoluo socialista, obviamente, luz da experincia e anlise crtica das revolues do sculo XX. Existe outro desdobramento terico-poltico desse debate. E este est no campo do estudo ao das classes sociais, da ao operria, camponesa e popular (no sentido bakuninista), ou estudos de sindicalismo e movimentos sociais. A afirmao da
10

Existem experincias dentro antropologia de tentar realizar apropriaes do marxismo e de uma anlise materialista em termos gerais. 11 Por outro lado, tambm no significa afirmar que no seja possvel afirmar que as duas posies tericas no possam incorporar conceitos e temticas da outra, como de fato j aconteceu, tanto pela reivindicao de Bakunin de vrios conceitos de O Capital como a apropriao por Marx da concepo federalista em A Guerra Civil em Frana. Existe espao assim para cooperao e intere-cmbio de idias e dentro de um luta e contradio geral de concepes acerca da histria, revoluo e trabalho. Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

21

concepo materialista de histria e da centralidade das foras produtivas colocou efetivamente um foco na determinao do ser pela sua condio, em que a ao do campesinato e do operariado eram em certa medida pr-determinadas pela sua posio na estrutura econmica. Entretanto, essa equao sempre foi resolvida de diferentes maneiras dentro do marxismo, ora ressaltando a determinao da condio estrutural sobre a ao histrica, ora destacando o papel da ao histrica mas preservando o pressuposto da propenso conversadora do campesinato e da economia domstica. Mas isso sempre se deu num quadro mais geral, que era exatamente a concepo da centralidade do desenvolvimento econmico-industrial e na idia de uma contradio entre os interesses particulares-universais e na forma de seu equacionamento. Isto fica muito claramente colocado na A Ideologia Alem em que os autores afirmam: ...a luta poltica dos interesses particulares, que constantemente e de modo real chocam-se com os interesses coletivos e ilusoriamente tidos como coletivos, torna necessrio o controle e a interveno prtica por meio do interesse geral ilusrio sob a forma de Estado (Marx & Engels, 2006,p. 61). No agora pelo aspecto exclusivo da avaliao do Estado que nos interessa tal discusso, mas do sujeito e da ao de classe. No nosso entendimento, essa formulao de Marx e Engels (no quadro de A Ideologia Alem) considera que o Estado uma fora necessria para conter externamente os impulsos anti-sociais e comunistas gerados pela persistncia da economia domstica, de um lado, e alienao industrial gerada pela intensificao da diviso do trabalho. Bakunin ao considerar o trabalho como atividade constitutiva da humanidade considera-o que quanto mais dirigido pelo pensamento (reflexo consciente) mais ele vence o instinto (reaes maquinizadas e automticas a impulsos exteriores) e estabelece a vontade/liberdade. Quando Bakunin ope liberdade X autoridade do Estado, ele est colocando o problema de como o sujeito se constitui pelo trabalho, que no s fonte de alienao, mas tambm de liberao. E o individualismo e a alienao no so caractersticas exclusivas e dadas pela estrutura econmica para atingir o proletariado e o campesinato por suas condies, mas so aspectos de todas as sociedades, inclusive se manifestando na prpria cincia e poltica atravs da metafsica. A liberdade/vontade elimina assim a exterioridade dos sujeitos em relao revoluo garantindo assim o que chama de espontaneidade das massas/espontaneidade revolucionria. Isso coloca outra possibilidade do estudo da ao de classe e do sindicalismo. Algo que permita um contraponto crtico as vises que oscilam entre condio de
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

22

classe/ao de classe, mas tambm as concepes neo-economicistas recobertas sob as teses autonomistas e auto-gestionrias ou mesmo anarco-sindicalistas. O problema da espontaneidade no na concepo bakuninista a ausncia de determinaes objetivas ou de organizao prvia, mas sim da contraposio entre vontade/instinto e do predomnio da primeira. A liberdade espontandeidade exatamente porque consciente e organizada. O estudo da ao das classes por outro lado adquire outra dimenso, no sentido em que o operariado e o campesinato ocupam um status equivalente, no existindo uma propenso maior para ao revolucionria ou contra-revolucionria em um ou outro setor. E o outro desdobramento que a partir disso temos outra concepo de agncia e de sujeito, j que em ltima instncia a alienao e pulverizao/concorrncia produzida e induzida pela diviso do trabalho no so suficientes para impedir a superao da oposio particular/geral. A recusa da concepo estatista se apresenta por reconhecer a possibilidade de outra soluo para a contradio entre particular/geral, que exatamente a idia de organizao de baixo para cima e da periferia para o centro.E o estudo da ao das classes sociais deixa de ser o estudo da presena ou ausncia de sua constituio enquanto sujeito poltico voltado para o Estado, e se pode estudar de outro ngulo as lutas econmicas e outras manifestaes de contradies sociais. Mas este um tema que no temos aqui como desenvolver. Nesse sentido, temos alguns campos de estudo fundamentais no somente para o esclarecimento de acontecimentos histricos, mas para a possibilidade de (pela contradio e dialtica entre duas concepes de trabalho e revoluo) fazer avanar o debate terico da sociologia do trabalho e prtico da luta socialista e revolucionria.

Referncias Bibliogrficas
BAKUNIN, Miguel. Consideraciones filosficas. 2 Edicin ciberntica, 2003a. Disponvel em: http://www.antorcha.net/ Acesso em: dez. 2008. ______. Deus e o Estado. So Paulo: Cortez, 1988. ______. Estatismo e Anarquia. So Paulo: Imaginrio, 2003. ______. Federalismo, socialismo y antiteologismo. 2 Edicin ciberntica, 2003b. Disponvel em: http://www.antorcha.net/ Acesso em: dez. 2008.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

23

______. Escritos contra Marx. Conflito de tits na Internacional. [s.l.]: Novos Tempos, 1989. ______.Obras de Bakunin La Revolucion Social en Francia I. Madri: Jucar, 1979. ______. Obras de Bakunin La Revolucion Social en Francia II. Madri: Jucar, 1980. ______. O Conceito de Liberdade. [Lisboa]: Edies 70, 1976. ______. Oeuvres Compltes. International Institute of Social History, Netherlands Institute for Scientific Information Services, Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, 2000. (CD-ROM). CARR, E. H. Bakunin. Barcelona-Mxico: Biografias Gandesa, Ediciones Grijalbo, 1972. DROZ, Jacques. Histria Geral do Socialismo. Vol. 3. Lisboa: Horizonte, 1972. FERNANDES, Lus. O Enigma do Socialismo Real: um balano crtico das principais teorias marxistas e ocidentais. Rio de Janeiro: Mauad, 2000. GIANNOTI, Jos Arthur. Marx alm do marxismo. Porto Alegre: L&PM, 2009. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alem: Feuerbach A contraposio entre as cosmovises materialista e idealista. So Paulo: Martim Claret, 2006. ______. O 18 de Brumrio de Louis Bonaparte. 2 ed. Lisboa: Avante!, 1984. ______. Princpios Bsicos do Comunismo. Lisboa: Avante!, 1982. MAUSS, Marcel. Fragmento de um Plano de Sociologia Geral. In: Ensaios de Sociologia. So Paulo: Perspectiva, 2001. NETTO, Jos Paulo. O que Marxismo. So Paulo: Brasiliense, 1985. ULAM, Adam B. Os Bolcheviques: histria poltica, intelectual e biogrfica da Revoluo Russa e de seus lderes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis , n. 4 , p. 1-23 , 2010.

Vous aimerez peut-être aussi