Vous êtes sur la page 1sur 10

A ORGANIZAO DO ESPAO E AS PRTICAS PEDAGGICAS NA EDUCAO INFANTIL: PROCESSOS HUMANIZADORES

BARROS, Flvia Cristina Oliveira Murbach de UNESP Marlia - SP flaviacro@ig.com.br RAIZER, Cassiana Magalhes UNESP Marlia - SP cassiana@uel.br SINGULANI, Renata Aparecida Dezo S.M.E Santa Cruz do Rio Pardo -SP rsingulani@bol.com.br Eixo Temtico: Educao da Infncia Agncia Financiadora: no contou com financiamento Resumo O presente texto fruto das nossas experincias de pesquisa1 em nvel de mestrado na escola da infncia. Atuando em diferentes cidades, culturas, saberes e contextos, percebemos que nossas inquietaes sobre a organizao do espao e sobre as prticas pedaggicas estavam muito prximas. Entendemos que cada criana nica e que suas aes dependem diretamente do lugar onde esto inseridas assim como das vivencias que so oferecidas a elas. Partindo dessas inquietaes nos questionamos: Como organizar o espao enquanto elemento mediador da criana com a cultura? E ainda, quais prticas pedaggicas podem contribuir para uma educao humanizadora? Como o educador pode fazer parte desse processo? Para tentar responder tais questionamentos, o presente texto buscar por meio da soma de nossas experincias educacionais e a Teoria-Historico-cultural, refletir sobre a organizao do espao da escola da infncia assim como as prticas pedaggicas ali inseridas, a fim de repensar propostas que visam uma educao humanizadora. O espao da Educao Infantil, desde que planejado intencionalmente, pode ser um grande aliado da educadora no seu fazer pedaggico e pode contribuir para que as crianas se apropriem das formas mais elaboradas da cultura, desenvolvendo as qualidades humanas. Pensar no espao para a criana pequena significa coloc-la como protagonista do processo educativo, como um sujeito de direitos e de desejos, que se apropria e constri cultura. Nesse sentido, o estudo evidenciou a importncia da organizao do espao como elemento mediador da criana com a cultura, bem como a

Ver in: Cad o brincar? Da Educao Infantil para o Ensino Fundamental. BARROS, F. C. O. M. de. Dissertao de Mestrado, 2008 UNESP- Assis; As crianas gostam de tudo-o-que-no-pode: crianas em novas relaes com a monitora e a cultura no espao da creche. SINGULANI, R. A. D. Dissertao de Mestrado, 2009 UNESP - Marlia; RAIZER, C. M. Portflio na Educao Infantil: Desvelando possibilidades para a avaliao formativa. Dissertao de Mestrado, 2007 -UEL Londrina.

7536

relevncia do professor como aquele que organiza intencionalmente o espao, promovendo o mximo desenvolvimento das crianas.

Palavras-chave: Educao infantil. Espao. Prticas pedaggicas. Teoria histrico-cultural. Introduo Atualmente muito se tem discutido sobre Educao Infantil e prticas pedaggicas, assim como as prprias questes do desenvolvimento infantil. Segundo a Teoria HistricoCultural, o espao atua como mediador no processo de aquisio dos bens culturais e, sua reorganizao nas escolas de educao infantil significa criar possibilidades de ampliao da cultura, como tambm estreitar a relao criana-educador e criana-criana. Mas, cabe questionar: Como organizar o espao enquanto elemento mediador da criana com a cultura? E ainda, quais prticas pedaggicas podem contribuir para uma educao humanizadora? Para tentar responder a estes questionamentos o presente texto busca oferecer atributos tericos e metodolgicos para a reorganizao do espao da escola da infncia priorizando a criana, suas necessidades e redirecionando as prticas pedaggicas para uma educao humanizadora. Para que a educao seja instrumento do processo de humanizao, o trabalho educativo

[...] o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educao diz respeito, de um lado, identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivduos da espcie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. (SAVIANI, 1997, p.17).

O que desenvolvemos na escola da infncia resultado de nossos saberes sobre criana, por isso reflete a cultura do educador e o modo como a concebe. Nesse sentido, Mello esclarece:

7537

Se as concepes que temos so essenciais na definio do modo como atuamos, parece que temos a uma forte razo para refletir sobre como ns, educadores, percebemos a criana, como entendemos suas possibilidades e capacidades, a forma como pensamos que ela aprende. Tais concepes a concepo de criana, de processo de conhecimento e maneira como entendemos a relao desenvolvimento-aprendizagem e a relao aprendizagem-ensino orientam nossa atitude ao organizar a prtica pedaggica que desenvolvemos. Uma anlise do que estamos fazendo verdadeiramente pode comear ento, por a: perguntando-nos que conceito de criana tem orientado nossa prtica ou orienta as prticas de um modo geral, e como isso tem determinado as prticas da educao da infncia (2000, p.84).

Assim, a nossa concepo sobre o espao precisa tambm ser revisitada. Ao falar da questo do espao na Educao Infantil, parece que fixamos as discusses apenas na estrutura fsica ou arquitetnica. Quando na realidade a discusso se pauta em um ambiente que possa oferecer a criana, condies para seu desenvolvimento fsico, social e cultural. De acordo com Barros (2008, p.66)

O espao para a Educao Infantil deve contemplar as necessidades e interesses sociais, e os profissionais da rea devem ter o cuidado de observar a cultura, as diversidades, as condies de vida das crianas, adequando-as s suas especificidades [...].

Para que isso ocorra, necessrio que o ambiente educativo que recebe a criana pequena seja elaborado, assim como os prprios objetivos pedaggicos, por meio de um olhar sobre as verdadeiras necessidades infantis. Rinaldi (2002, p. 77) aponta que:

O ambiente escolar deve ser um lugar que acolha o indivduo e o grupo, que propicie a ao e a reflexo. Uma escola ou uma creche antes de mais nada, um sistema de relaes em que as crianas e os adultos no so apenas formalmente apresentados a organizaes, que so uma forma da nossa cultura, mas tambm a possibilidade de criar uma cultura. [...] essencial criar uma escola ou creche em que todos os integrantes sintam-se acolhidos, um lugar que abra espao s relaes.

Compreendemos que essa seja uma questo relevante a ser estudada, pois muitas escolas de Educao Infantil tm seus espaos organizados sob uma concepo tradicional da criana, onde considerada como um sujeito incapaz, frgil, dependente e que precisa da proteo constante dos adultos. Outras, ainda, apresentam-se organizadas sem considerar as especificidades das crianas pequenininhas. Nesse sentido:

7538

As instituies de educao infantil devero ser espaos que garantam o imprevisto (e no a improvisao) e que possibilitaro o convvio das mais variadas diferenas, apontando para a arbitrariedade as regras (da o jogo e a brincadeira serem to importantes, iniciando o exerccio da contradio, da provisoriedade e da necessidade de transformaes). (FARIA 2000, p. 70)

Entendemos que seja fundamental organizar esses espaos os de modo a possibilitar s crianas pequenininhas um amplo contato com os objetos da cultura, bem como fazer dele um local onde as crianas tenham-nos disponveis para serem manipulados a qualquer momento, onde possam fazer suas escolhas, realizar vrias experincias e atividades que sejam significativas para elas. Nesse sentido, quanto mais s educadoras disponibilizarem a cultura para as crianas, mais enriquecedoras sero suas experincias e mais condies elas tero de se desenvolver como ser humano. Para isso, torna-se necessrio haver a preocupao com a organizao do espao para propiciar a ampliao das vivncias sociais pelas crianas. De fato [...] como organizadora, a educadora responsvel pelo uso do espao, pela disposio dos mveis, pelo conforto dos lugares para sentar, pela aparncia da sala e por manter coisas limpas e em bom estado, em cooperao com demais funcionarias (GOLDSCHMIED e JACKSON 2006, p.38). Essas so as condies bsicas que favorecem um melhor aproveitamento do espao e dos bens culturais que a educadora, em consonncia com as crianas, pode oferecer a toda a turma e sair do confinamento de um espao que muitas vezes continua domstico e transformar-se em espao voltado para a vida, o mundo, a apropriao da cultura. (OLIVEIRA, et al, 2008, p. 86). Um espao organizado de forma a disponibilizar s crianas pequenininhas uma variedade de objetos da cultura, permite a elas enriquecer suas experincias, realizar atividades mais interessantes e significativas, e estabelecer com os adultos uma nova relao, alm de possibilitar a formao das funes psicolgicas superiores, tais como memria, ateno, a linguagem , pensamento, imaginao, que buscam organizar a vida psquica e conseqentemente o desenvolvimento do individuo. O PAPEL DO ESPAO NA EDUCAO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL Para Vigotski (1995), que tem nos seus estudos os fundamentos tericos de Marx, as qualidades humanas no so dadas ao homem ao nascer, ou seja, no so transmitidas

7539

biologicamente, mas so adquiridas atravs do convvio com os outros seres humanos. A apropriao das qualidades humanas ocorre pela interao do sujeito com outros humanos e pela apropriao da cultura criada historicamente. Compreendemos por cultura o conjunto de toda a produo humana, material e no-material, presente na sociedade. De acordo com os estudiosos da Teoria Histrico-Cultural, para que o ser humano se aproprie das qualidades humanas presentes na sociedade, visto que elas no so inerentes ao nascer, faz-se necessrio a mediao do outro mais experiente para lhe ensinar a funo social dos objetos da cultura. Para Duarte (1993), o que possibilita o desenvolvimento histrico a relao entre apropriao e objetivao, na qual o homem se apropria das foras naturais, transforma-a pela objetivao e atividade humana, criando, assim, novas necessidades, e que [...] as aptides e caracteres especificamente humanos no se transmitem de modo algum por hereditariedade biolgica, mas adquirem-se no decurso da vida por um processo de apropriao da cultura criada pelas geraes precedentes (LEONTIEV, 1978, p. 267). Portanto, para a teoria histrico-cultural, o homem se torna humano atravs das relaes que estabelece com outros humanos, pelas suas reais condies de vida e pela sua atividade sobre os objetos da cultura, reproduzindo para si as qualidades humanas presentes na sociedade e criadas ao longo da histria. Trazendo essas questes para a Educao Infantil, compreendemos que, quando planejado intencionalmente, o espao da Educao Infantil pode ser um aliado do educador no seu trabalho com as crianas, garantindo a elas um amplo contato com os bens culturais e o enriquecimento de suas experincias. Pensar a organizao do espao requer, tambm, considerar as relaes que so ali estabelecidas, envolvendo as crianas e os adultos. Para a Teoria Histrico-Cultural, no basta que os objetos da cultura estejam presentes no espao, mas fundamental a mediao do adulto, ou parceiro mais experiente, para ensinar aos menores a funo social dos mesmos. Com as crianas pequenininhas, a educadora pode exercer o papel de mediadora da relao da criana com a cultura, organizando intencionalmente o espao, a fim de favorecer uma experincia cultural mais rica e estabelecer com elas uma relao humanizadora, de modo a potencializar as qualidades humanas. Entendemos que a organizao dos espaos da creche ou da pr-escola pode ser um espelho da concepo de criana dos profissionais que nela atuam. A partir da leitura de alguns pesquisadores da infncia citados nesse trabalho, foi possvel compreender a criana como um sujeito de direitos, com caracterstica prpria e

7540

portadora de um modo de aprender que lhe peculiar a sua pouca idade. Para Tonucci (2005) a criana de hoje competente, ativa, curiosa, e com uma capacidade ilimitada para aprender, que merece ser vista e respeitada pelo que e no pelo que vir a ser. Essas leituras deram embasamento para se pensar na organizao de espaos para crianas de zero a seis anos que contemple a diversidade cultural, as suas vrias linguagens afetiva, ldica, oral, artstica, musical entre outras - que lhes possibilitem realizar atividades significativas e estabelecer com as pessoas, adultos ou crianas, uma nova relao. Algumas pesquisas demonstram2 o quanto, por meio de um trabalho de formao continuada efetivo e de um acompanhamento constante da direo em relao ao trabalho das educadoras, possvel transformar o espao que atenda crianas pequenas em um lugar aconchegante, interessante, provocador, que respeite as caractersticas prprias das crianas, que lhes possibilite estabelecerem um amplo contato com os bens culturais, assim como uma nova relao com as educadoras e seus pares, levando-as a realizar atividades mais interessantes. Portanto, o modo pelo qual as educadoras organizam e dispem os objetos e brinquedos no espao, fundamental para ampliar ou limitar o contato das crianas com a cultura. Algumas intervenes planejadas pelas educadoras so fundamentais para ampliar esse contato das crianas com os objetos da cultura, entre elas: prateleiras baixas, cesta dos tesouros, instalaes com material reciclado, painel de fotos e figuras, construo e confeco de almofades de espuma, centopias e livros de plstico. Tais intervenes, pensadas intencionalmente e em conjunto pelas profissionais, contribuem para que as crianas estabeleam um contato mais direto com os objetos que foram disponibilizados pelas educadoras, podendo pegar, manusear e experimentar sem o controle constante do adulto, possibilitando ainda, o desenvolvimento da ateno, da percepo, do autocontrole da vontade, da habilidade de manipulao e coordenao dos movimentos corporais, passando a ter a liberdade de brincar com os brinquedos do seu interesse, podendo inclusive trocar quando sentissem vontade. Para enriquecer o espao, alguns brinquedos podem ser confeccionados pelas educadoras, como: as caixas de papietagem, os almofades, as centopias, as garrafas e os

Ver in: As crianas gostam de tudo-o-que-no-pode: crianas em novas relaes com a monitora e a cultura no espao da creche. Singulani, R. A. D. Dissertao de Mestrado, 2009.

7541

pneus encapados. Esses objetos enriquecem as experincias das crianas, na medida em que permitem uma maior liberdade de ao com eles, com os quais podem inventar novos usos. Alm da acessibilidade aos brinquedos, de grande importncia a quantidade de objetos oferecidos, que possibilita as crianas brincarem juntas, sem disputa. fundamental que o espao constitua uma identidade para a criana. Por isso, a relevncia da sua participao na escolha dos nomes dos espaos, na organizao dos objetos e pertences. As marcas da criana vo deixando cada vez mais dela aquele espao. Algumas maneiras de organizar o espao: (a) colar fotos das crianas no espao da escola; (b) escolher juntamente com as crianas um nome para a turma selecionar um desenho que represente esse nome; (c) brinquedos e materiais organizados em cantos de interesse: canto da fantasia, artes, msica e casinha; (d) materiais acessveis altura das crianas; (e) exposio dos seus desenhos; (f) pesquisas que as crianas ou o professor realizaram; (g) ganchos de sacolas ao alcance das mos das crianas; (h) espao com almofadas e livros; (i) espao com cadeiras e mesas; (j) espelho; (k) espaos esconderijos (lenis, caixas); (l) elementos naturais e outros. O espao da sala agora mais rico de objetos e brinquedos, alm de propiciar s crianas a realizao de experincias mais interessantes, traz maior tranqilidade ao ambiente. Nesse sentido, O ambiente contemplar processos e produtos, que devero ser planejados pelas (os) professoras (es) e por todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com as crianas, organizando o espao e o tempo. (FARIA, 2000, p. 71), o que valoriza o ambiente como algo que tambm educa. A reorganizao do espao, alm de garantir o contato da criana com a cultura reflete em outras mudanas, que se referem nova relao da educadora com a criana e a melhor utilizao do tempo. Essa nova relao estabelecida entre a educadora e a criana inicia-se no momento em que a profissional se dedica a planejar intencionalmente o espao, a selecionar os brinquedos e materiais, a organiz-los nas prateleiras, a construir os cantos, a expor as fotos e trabalhos da turma na altura dos pequenos, enfim, a organizar o espao pensando nas crianas. O envolvimento da educadora com as crianas amplia, quando ela passa a participar junto com as crianas das brincadeiras. Essa atitude, alm de demonstrar um maior envolvimento das educadoras nas atividades e brincadeiras das crianas, faz com que elas substituem sua postura de expectadoras pela de envolvimento e parceria. A organizao do espao nessas perspectivas faz com que educadores e crianas, possam brincar juntos, estabelecendo entre si um vnculo maior. As crianas, na maioria das

7542

vezes, mostram-se satisfeitas por terem as educadoras brincando junto a elas e, querem cada vez mais compartilhar essa rica troca de experincias. Alm de participar das brincadeiras das crianas, as educadoras passam a envolv-las mais no guardar e cuidar dos brinquedos, no os guardando sozinhas, mas convidando as crianas para participarem com ela dessa atividade. Tambm no os deixam misturados, mas no momento de guardar orientam as crianas a classific-los, para mant-los em ordem. Essa atitude de cuidado das educadoras, alm de ser um bom modelo para as crianas, tambm contribui para aumentar a quantidade de brinquedos na instituio, pois eles no ficaro jogados e misturados, mas guardados em ordem para serem reutilizados. Ao organizar o espao de maneira adequada, o educador est contribuindo tambm para uma melhor utilizao do tempo da criana na creche. Pois, com os brinquedos dispostos em locais acessveis para as crianas, elas podem se relacionar com eles no momento em que sentir vontade, sem precisar esperar que a educadora lhe oferea algum objeto para brincar. Alm da oportunidade de estabelecer uma relao direta com os objetos e materiais, as crianas podero escolher o brinquedo que mais lhe interessa, no sendo obrigadas a brincar com que a educadora escolhe e lhe oferece. Assim, a criana passa a substituir o tempo de espera pelo de ao, escolha e aprendizagem. O olhar mais atento das educadoras para com as crianas contribui para que possam planejar e ao mesmo tempo reorganizar um espao, de forma a atender as necessidades e desejos dos pequenininhos. Esse novo lugar em que as crianas so consideradas sujeitos capazes, inteligentes e ativos, contribui tambm para o desenvolvimento da sua autodisciplina. Em vrias situaes, as educadoras ao no realizar as aes pelas crianas, mas permitirem que elas as realizem sozinhas; passaram a dar oportunidade para que as crianas se tornassem independentes e capazes. Outra situao que demonstra o novo lugar ocupado pelas crianas a atividade de higiene pessoal, que muitas vezes feita pela educadora. fundamental que seja propiciado um ambiente em que a criana realize essas atividades de forma autnoma, no realizando para ela e sim com ela. Essa atitude requer que a educadora respeite o tempo da criana, ao realizar a atividade de higiene, pois como aprendizes, possuem outro ritmo que precisa ser respeitado pelos adultos.

7543

CONSIDERAES FINAIS O espao da Educao Infantil, desde que planejado intencionalmente, pode ser um grande aliado da educadora no seu fazer pedaggico e pode contribuir para que as crianas se apropriem das formas mais elaboradas da cultura, desenvolvendo as qualidades humanas. Pensar no espao para a criana pequena significa coloc-la como protagonista do processo educativo, como um sujeito de direitos e de desejos, que se apropria e constri cultura. Mesmo vivendo experincias em cidades diferentes, as angstias e inquietaes so muito prximas. Resgatamos os diferentes olhares e ampliamos nosso referencial partindo da constatao da importncia de uma teoria que subsidie a prtica. Somente com reflexes constantes, leituras e aprimoramento, as prticas pedaggicas na escola da infncia podero tornar-se humanizadoras. Considerando a necessidade de rever a concepo de criana presente nas creches e escolas de Educao Infantil, assim como a forma de organizao dos espaos para as crianas, buscou-se contribuir para orientar o planejamento intencional dos espaos, possibilitando um novo olhar, bem como uma nova concepo de educao de crianas de zero a seis anos. Repensar espao na Educao Infantil repensar o desenvolvimento infantil em uma perspectiva direcionada a apropriao dos objetos da cultura construdos historicamente, em um movimento em que as habilidades humanas vo sendo construdas de forma dialgica entre o homem e social. Sendo um processo social a necessidade de mediadores fundamental, o que incumbe educadores como pea chave. Assim, a escola de Educao Infantil como espao de mltiplas dimenses, sentimentos, afetos e culturas, precisa se organizar em consonncia com as necessidades das crianas possibilitando a abertura de outros espaos em que as mltiplas linguagens infantis ali se desenvolvam. Evidenciamos, portanto, a importncia da organizao do espao como elemento mediador da criana com a cultura, bem como a relevncia do professor como aquele que organiza intencionalmente o espao, promovendo o mximo desenvolvimento das crianas. REFERNCIAS

7544

BARROS, F. C. O. M. de. Cad o brincar? Da Educao Infantil para o Ensino Fundamental. 2008. 220f. Dissertao (mestrado em Psicologia) Faculdade de Cincias e letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, SP, 2008. DUARTE, N. A individualidade para si: contribuies a uma teoria histrico-social da formao do indivduo. Campinas: Autores Associados, 1993. FARIA, A. L. G. de. O espao fsico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educao infantil. In: FARIA, Ana Lucia Goulart de; PALHARES, M. (Org.). Educao infantil ps LDB. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 67-97. GOLDSCHMIED, L.; JACKSON, S. Educao de 0 a 3 anos: o atendimento em creches. Traduo Marlon Xavier. Porto Alegre: Artmed, 2006. LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Traduo Manuel Dias Duarte. 3 ed. Lisboa: Horizonte Universitrio, 1978. MELLO, S. A. Linguagem, conscincia e alienao: o bvio como obstculo ao desenvolvimento da conscincia crtica. Marlia: UNESP -Publicaes, 2000. OLIVEIRA, Z. R. de. [et al.]. Creches: crianas, faz de conta & Cia. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. RAIZER, C. M. Portflio na Educao Infantil: Desvelando possibilidades para a avaliao formativa. 2007. 169f. Dissertao (mestrado em Educao) Universidade Estadual de Londrina, PR, 2007. RINALDI, C. Reggio Emilia: a imagem da criana e o ambiente em que ela vive como princpio fundamental. In: GANDINI, L; EDWARDS, C. (Org.). Bambini: a abordagem italiana educao infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. SAVIANI, D. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997. SINGULANI, R. A. D. As crianas gostam de "tudo-o-que-no-pode": crianas me novas relaes com a monitora e a cultura no espao da creche. 2009. 185f. Dissertao (mestrado em Educao) - Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista, Marlia, SP, 2009. TONUCCI, F. Quando as crianas dizem: agora chega! Traduo Alba Olmi. Porto Alegre: Artmed, 2005. VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: Madrid: Visor Distribuiciones, 1995.

Vous aimerez peut-être aussi