Vous êtes sur la page 1sur 33

Sistema Solar

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Representao esquemtica do Sistema Solar, mostrando os Sol e osplanetas.

O Sistema Solar constitudo pelo Sol e por um conjunto de objetos astronmicos que se ligam ao Sol atravs da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante h 4,6 bilhes de anos atrs. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa est contida dentro de oito planetas relativamente solitrios,[e] cujas rbitas so quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclptica. Os quatro menores planetas (Mercrio, Vnus, Terra e Marte) so conhecidos como planetas telricos ou slidos, encontram-se mais prximos do Sol e so compostos principalmente de metais e rochas. Os quatro maiores planetas (Jpiter, Saturno, Urano e Netuno) encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telricos, sendo tambm chamados de planetas gasosos. Os dois maiores, Jpiter e Saturno, so compostos em sua maior parte de hidrognio e hlio. Urano e Netuno, conhecidos tambm como "planetas ultraperifricos", so cobertos degelo, sendo s vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando tambm em sua composio gua, amnia e metano. O Sistema Solar tambm o lar de outras duas regies povoadas por objetos menores. O cinturo de asteroides est situado entre Marte e Jpiter e sua composio se assemelha dos planetas slidos. Alm da rbita de Netuno, encontram-se os "objetos transnetunianos", com uma composio semelhante a dos planetas gasosos. Dentro destas duas regies, existem outros cinco corpos individuais. So eles: Ceres, Pluto, Haumea, Makemake e ris, denominados de planetas anes.[e] Alm de milhares de corpos pequenos nestas duas regies, vrias outras populaes de pequenos corpos que viajam livremente entre as regies, como cometas, centauros. O vento solar, fluxo de plasma do Sol, responsvel por criar uma bolha no meio interestelar conhecida como heliosfera, que se estende at a borda do disco disperso. A hipottica nuvem de Oort, que atua como fonte de cometas durante um longo perodo, pode estar a uma distncia de aproximadamente dez mil vezes maior do que a heliosfera.

Seis dos planetas e trs planetas anes so orbitados por satlites naturais,[b] normalmente conhecidos como "luas", depois da Lua da Terra. Os planetas gasosos so cercados por anis planetrios compostos de poeira e outras partculas.
ndice
[esconder]

1 Descoberta e explorao 2 Estrutura

o o

2.1 Tabela resumida do Sistema Solar 2.2 A dimenso astronmica das distncias no espao

3 Sistema Solar interior

3.1 Planetas telricos

3.1.1 Mercrio 3.1.2 Vnus 3.1.3 Terra 3.1.4 Marte

3.2 Cintura de asteroides

4 Os planetas anes 5 As luas e os anis 6 Corpos menores

o o o o o

6.1 Asteroides 6.2 Centauros 6.3 Transneptunianos 6.4 Meteoroides 6.5 Cometas

7 Regio transneptuniana

7.1 Cintura de Kuiper

7.1.1 Pluto e Caronte 7.1.2 Haumea e Makemake

7.2 Disco disperso

7.2.1 ris

8 Regies mais distantes

o o

8.1 Heliopausa 8.2 Nuvem de Oort

8.2.1 Sedna

8.3 Fronteiras

9 Contexto galctico

9.1 Vizinhana

10 Formao e evoluo 11 Ver tambm 12 Notas 13 Referncias 14 Ligaes externas

[editar]Descoberta

e explorao

Durante milhares de anos, a humanidade, com poucas e notveis excees, no reconheceu a existncia do Sistema Solar. As pessoas acreditavam que a Terra era estacionria no centro do universo e categoricamente diferente dos objetos que se moviam no cu. Embora o filsofo grego Aristarco de Samos tenha afirmado sobre uma possvel reordenao heliocntrica no universo,[1]Nicolau Coprnico foi o primeiro a desenvolver um sistema matemtico de previso heliocntrica. No sculo XVII, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Isaac Newton desenvolveram uma compreenso fsica que levou aceitao da ideia de que a Terra e os outros planetas so regidos pelas mesmas leis fsicas que regem o planeta Terra.

[editar]Estrutura
As rbitas dos planetas do Sistema Solar se encontram ordenadas a distncias do Sol crescentes de modo que a distncia de cada planeta aproximadamente o dobro do que o planeta imediatamente anterior. Esta relao vem expressada matematicamente atravs da Lei de TitiusBode, uma frmula que resume a posio dos semieixos maiores dos planetas em unidades astronmicas (UA). Em sua forma mais simples se escreve: onde a ser complicada. Nesta formulao, a rbita de Mercrio se corresponde com (k=0) e semieixo maior 0,4 UA, e a rbita de Marte (k=4) se encontra em 1,6 UA. Na realidade, as rbitas se encontram em 0,38 e 1,52 UA. Ceres, o maior asteroide, encontra na posio k=8. Esta lei no se ajusta a todos os planetas (por exemplo, Netuno, que est mais acerca do que prediz esta lei). No momento no h uma explicao da Lei de Titius-Bode e muitos cientficos consideram que se trata to s de uma coincidncia. = 0, 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, ainda que pode chegar

[editar]Tabela

resumida do Sistema Solar

As distncias dos planetas de Mercrio a Saturno, incluindo-se um buraco para os asteroides, segue aproximadamente a Lei de Titius-Bode.

Nome

Dimetro Distncia mdia Massa do planeta (km) ao Sol (km) (Terra = 1)

Sol 1 392 000

332 946

Mercrio

4 880

57 910 000

0,1

Vnus

12 104

108 208 930

0,9

Terra

12 756

149 597 870

Marte

6 794

227 936 640

0,1

Jpiter

142 984

778 412 010

318

Saturno

120 536

1 426 725 400

95

Urano

51 118

2 870 972 200

15

Netuno

49 572

4 498 252 900

17

[editar]A

dimenso astronmica das distncias no espao

Para uma noo da dimenso astronmica das distncias no espao deve-se fazer clculos e usar um modelo que permita uma percepo mais clara do que est em jogo. Por exemplo, um modelo reduzido em que o Sol estaria representado por uma bola de futebol (de 22 cm de dimetro). A essa escala, a Terra ficaria a 23,6 metros de distncia e seria uma esfera com apenas 2 mm de dimetro (a Lua ficaria a uns 5 cm da Terra, e teria um dimetro de uns 0,5 mm). Jpiter e Saturno seriam berlindes com cerca de 2 cm de dimetro, respectivamente a 123 e a 226 metros do Sol. Pluto ficaria a 931 metros do Sol, com cerca de 0,36 mm de dimetro. Quanto estrela mais prxima, a Proxima Centauri, essa estaria a 6332 km do Sol, enquanto a estrela Srio a 13 150 km. Se o tempo de uma viagem da Terra Lua, a cerca de 257 000 km/hora, fosse de uma hora e um quarto, levar-se-ia cerca de trs semanas terrestres para se ir da Terra ao Sol, 3 meses se ir a Jpiter, sete meses para Saturno e cerca de dois anos e meio a chegar a Pluto e deixar o nosso sistema solar. A partir da, a essa velocidade, levar-se-ia 17 600 anos at chegar estrela mais prxima, e 35 000 anos at Srio.

[editar]Sistema

Solar interior

O Sistema Solar interior corresponde regio onde se localizam os planetas e asteroides.[2] composto principalmente de metais e silicato. Os objetos do Sistema Solar esto relativamente prximos do Sol. O raio de toda esta regio menor do que a distncia entre Jpiter e Saturno.

[editar]Planetas

telricos

Ver artigo principal: Planeta telrico

Planetas telricos. Da esquerda para a direita: Mercrio, Vnus, Terra e Marte(tamanhos e distncias interplanetrias fora de escala).

Os planetas telricos ou planetas interiores so densos, tm uma composio rochosa, e neles no existem anis. So compostos principalmente de minerais, como o silicato, que forma o manto e a crosta desses planetas, e metais, como oferro e o nquel, que formam seus ncleos. Trs dos quatro planetas tm uma atmosfera significativa, todos tm impactos decrateras e caractersticas de uma superfcie tectnica, tais como rift e vulces. O termo "planeta interior" no deve ser confundido com "planeta inferior", este termo designa os planetas que esto mais prximos do Sol do que a Terra, ou seja,Mercrio e Vnus.

[editar]Mercrio
Ver artigo principal: Mercrio (planeta) Mercrio est a 0,4 unidades astronmicas do Sol e o menor dos oito planetas do Sistema Solar (0,055 massas terrestres). No possui nenhum satlite natural. Suas caractersticas geolgicas so conhecidas. O planeta possui impactos de crateras e escarpas, provavelmente produzidas durante um perodo de contrao no incio de sua histria.[3] Sua atmosfera quase insignificante, sua superfcie e composta de tomos ejetados pelo vento que vem da energia solar.[4] Seu ncleo, composto principalmente de ferro, relativamente grande e seu manto fino. Hipteses explicam que suas camadas mais externas foram descascadas por um impacto gigante.[5][6]

[editar]Vnus

Ver artigo principal: Vnus (planeta) Vnus est a 0,7 unidades astronmicas do Sol, quase do tamanho da Terra (equivalente a 0,815 massas terrestres). Assim como a Terra, Vnus possui um manto composto de silicato em torno de um ncleo de ferro. Entretanto, o planeta muito mais seco do que a Terra e sua atmosfera cerca de noventa vezes mais densa. Assim como Mercrio, no possui satlites naturais. o planeta mais quente do Sistema Solar, com temperaturas que podem chegar at 480 C, provavelmente devido quantidade de gases de efeito estufa presentes em sua atmosfera.[7] No h evidncias definitivas atuais de que tenham sido detectadas atividades geolgicas em Vnus, mas no possui campo magntico, que poderia evitar o esgotamento das substncias da atmosfera. Isso faz com que atmosfera seja regularmente abastecida por erupes vulcnicas.[8]

[editar]Terra
Ver artigo principal: Terra Situa-se a uma unidade astronmica a partir do Sol e o mais denso dos planetas telricos, conhecida pela sua atividade geolgica. Acredita-se que a Terra o nico lugar que tenha vida nouniverso.[9] a nica hidrosfera lquida entre os planetas telricos, assim como o nico planeta onde placas tectnicas tm sido observadas. A atmosfera terrestre diferente se comparada a dos outros planetas, entre elas a presena de 21% de gs oxignio, capaz de gerar vida.[10] Seu nico satlite natural a Lua, um dos grandes satlites de um planeta do sistema solar.

[editar]Marte
Ver artigo principal: Marte (planeta) Marte se situa a 1,5 unidades astronmicas do Sol, menor que a Terra e Vnus (sua massa corresponde a 0.107 massas terrestres). Sua atmosfera composta principalmente de dixido de carbono, com uma presso superficial de 6,1 milibares (aproximadamente 0,6 da presso superficial terrestre).[11] Existem no planeta vastos vulces como o Olympus Mons e aberturas de valescomo o Valles Marineris, o que mostra que a atividade geolgica pode ter persistido recentemente ou a dois mil anos atrs.[12] A sua cor avermelhada provm do xido de ferro (ferrugem) em seusolo.[13] Possui dois satlites naturais (Fobos e Deimos), provavelmente asteroides capturados.[14]

[editar]Cintura

de asteroides

Ver artigo principal: Cintura de asteroides

Imagem do cinturo de asteroides e dos asteroides troianos.

Asteroides so geralmente pequenos corpos do Sistema Solar compostos principalmente por minerais rochosos e metlicos refratrios, com algum gelo.[15] O Cinturo de asteroides ocupa a rbita entre Marte e Jpiter, entre 2,3 e 3,3 AU do Sol. Se pensa ser os restos da formao do Sistema Solar que no se aglutinaram por causa da interferncia gravitacional de Jpiter.[16] O tamanho dos asteroides varia de algumas centenas de quilmetros at o nvel microscpico. Todos os asteroides exceto o mais largo, Ceres, so classificados como pequenos corpos do Sistema Solar, mas alguns asteroides como o Vesta e Hygiea podem ser reclassificados como planetas anos se for mostrado que eles adquiriram equilbrio hidrosttico.[17] O cinturo de asteroides contm dezenas de milhares, possivelmente milhes, de objetos acima de um quilmetro de dimetro.[18] Apesar disso, a massa total do cinturo de asteroides dificilmente ultrapassaria mais de mil vezes a da Terra.[19] O cinturo de asteroides muito espaadamente povoado; sondas espaciais passam rotineiramente atravs dele sem incidentes. Asteroides com dimetro entre 10 e 104 m so chamados de meteoroides.[20]

[editar]Os

planetas anes

Planeta ano um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilbrio hidrosttico (aproximadamente esfrico), porm no possui uma rbita desimpedida, orbitando com milhares de outros pequenos corpos celestes. Ceres, que at meados do sculo XIX era considerado um planeta principal, orbita numa regio do sistema solar conhecida como cinturo de asteroides. Por fim, nos confins do sistema solar, para alm da rbita de Netuno, numa imensa regio de corpos celestes gelados, encontram-se Pluto e o recentemente descoberto ris. At 2006, considerava-se, tambm, Pluto como um dos planetas principais. Hoje, Pluto, Ceres, ris, Makemake e Haumea so considerados como "planetas anes".

[editar]As

luas e os anis

Satlites naturais ou luas so objetos de dimenses considerveis que orbitam os planetas. Compreendem pequenos astros capturados da cintura de asteroides, como as luas de Marte e dos planetas gasosos, at astros capturados da cintura de Kuiper como o caso de Trito no caso de Neptuno ou at mesmo astros formados a partir do prprio planeta atravs do impacto de um protoplaneta, como o caso da Lua da Terra. Os planetas gasosos tm pequenas partculas de p e gelo que os orbitam em enormes quantidades, so os chamados anis planetrios, os mais famosos so os anis de Saturno.

[editar]Corpos

menores

A classe de astros chamados "corpos menores do sistema solar" inclui vrios objetos diferenciados como so os asteroides, os transneptunianos, os cometas e outros pequenos corpos.

[editar]Asteroides
Os asteroides so astros menores do que os planetas, normalmente em forma de batata, encontrando-se na maioria na rbita entre Marte e Jpiter e so compostos por partes significativas de minerais no-volteis. A regio em que orbitam conhecida como Cintura de asteroides. Nela localiza-se tambm um planeta

ano, Ceres, que tem algumas caractersticas prprias de asteroide,mas no um asteroide. Estes so subdivididos em grupos e famlias de asteroides baseados em caractersticas orbitais especficas. Nota-se que existem luas de asteroides, que so asteroides que orbitam asteroides maiores, que, por vezes, so quase do mesmo tamanho do asteroide que orbitam. Os asteroides troianos esto localizados nos pontos de Lagrange dos planetas, e orbitam o Sol na mesma rbita que um planeta, frente e atrs deste. As sementes das quais os planetas se originaram so chamadas de planetsimos: so corpos subplanetrios que existiram durante os primeiros anos do sistema solar e que no existem no sistema solar recente. O nome tambm usado por vezes para referir os asteroides e os cometas em geral ou para asteroides com menos de 10 km de dimetro.

[editar]Centauros
Ver artigo principal: Centauro (astronomia) Os centauros so astros gelados semelhantes a cometas que tm rbitas menos excntricas e que permanecem na regio entre Jpiter e Netuno, mas so muito maiores que os cometas. O primeiro a ser descoberto foi Quron, que tem propriedades parecidas com as de um cometa e de um asteroide. O maior centauro conhecido, 10199 Chariklo, tem um dimetro aproximado de 250 km. [21] Quron, por sua vez, foi reclassificado como cometa (95P) uma vez que desenvolveu uma coma assim como um cometa ao se aproximar do Sol. [22]

[editar]Transneptunianos
Os transneptunianos so corpos celestes gelados cuja distncia mdia ao Sol encontra-se para alm da rbita de Neptuno, com rbitas superiores a 200 anos e so semelhantes aos centauros. Pensa-se que os cometas de curto perodo sejam originrios desta regio. Os planetas anes Pluto e ris encontram-se, tambm, nesta regio.

O primeiro transnetuniano foi descoberto em 1992. No entanto, Pluto, que j era conhecido h quase um sculo, orbita nesta regio do sistema solar.

[editar]Meteoroides
Corpos celestes menores do que os asteroides so chamados meteoroides.Eles so constitudos por rocha e ferro ou apenas rocha.Muitos meteoroides so apenas pedaos de asteroides ou cometas.

[editar]Cometas
Ver artigo principal: Cometa

Cometa Hale-Bopp

Cometas so corpos menores do Sistema Solar, tipicamente com poucos quilmetros de tamanho, compostos basicamente de gelos volteis. Eles tm rbitas altamente excntricas, geralmente com um perilio dentro da rbita de um dos planetas interiores e um aflio bem depois de Pluto. Quando um cometa entra no Sistema Solar interior, sua proximidade do Sol causa a sublimao e ionizao do gelo na superfcie, criando uma coma: uma longa cauda de de gs e poeira s vezes visvel a olho nu. Cometas de curto perodo tem rbitas de menos de duzentos anos enquanto de longo perodo tem de mais mil anos. Acredita-se que os de curta durao foram formados no cinturo de Kuiper, enquanto os de longo perodo, como

por exemplo o Hale-Bopp, foram formados na nuvem de Oort. Muitos grupos de cometas, tais como os Kreutz Sungrazers, foram formados da diviso de um nico corpo.[23] Alguns cometas com rbitas hiperblicas podem ter sido formados fora do Sistema Solar, mas determinar sua rbita precisa difcil.[24] Cometas antigos que j perderam todos os gases volteis pelo aquecimento do Sol so algumas vezes categorizados como asterides.[25]

[editar]Regio

transneptuniana

A rea aps Netuno, ou a "regio transneptuniana", ainda amplamente inexplorada. Parece consistir de forma preponderante de pequenos planetas (o maior tendo um quinto do dimetro da Terra e a massa menor que a da Lua) compostos basicamente de rocha e gelo. Esta regio algumas vezes conhecida como o "Sistema Solar exterior", embora outros usem o termo para se referir a regio alm do cinturo de asterides.

[editar]Cintura
Ver artigo principal: Cintura de Kuiper

de Kuiper

Disposio de todos os objetos conhecidos do cinturo de Kuiper, posicionados em relao aos quatro planetas exteriores.

A cintura de Kuiper, ou cinturo de Kuiper, um grande anel de detritos semelhantes ao cinturo de asteroides, onde o gelo a sua principal composio. Estende entre trinta e cinquenta unidades astronmicas do Sol. Contm muitos dos pequenos corpos do Sistema Solar. Entretanto, muitos dos maiores corpos da cintura de Kuiper, como Quaoar, Varuna e Orcus, so classificados como planetas anes. Estima-se que mais de cem mil corpos do cinturo de Kuiper tenham dimetro superior a cinquenta quilmetros, embora sua massa seja correspondente a apenas um dcimo ou um centsimo da massa da Terra.[26] Alguns objetos do cinturo tm inmeros satlites,[27] e alguns outros tm rbitas que o levam fora da classificao do plano da eclptica.[28] O cinturo de Kuiper pode dividido a grosso modo em um cinturo "clssico" e os ressonantes, que tem a rbita ligada a Netuno (e.g. duas vezes para cada trs de Netuno, ou uma para cada duas). A primeira ressonncia comea dentro da prpria rbita de Netuno. O cinturo clssico consiste de objetos que no tem ressonncia com Netuno, e se extendem por aproximadamente 39,4 47,7 UA.[29] Membros do cinturo clssico so classificados como cubewanos, aps o primeiro do tipo ter sido descoberto, (15760) 1992 QB1, e esto situados primordiamente em um rbita de baixa excentricidade.[30]

[editar]Pluto e Caronte

Comparao entre ris, Pluto, Makemake,Haumea, Sedna, Orcus, 2 007 OR10, Quaoar, e aTerra (todos em escala)

Pluto (39 AU em mdia), um planeta ano, o maior objeto conhecido no cinturo de Kuiper. Quando descoberto em 1930, foi considerado o nono planeta; isto foi alterado em 2006 com a adoo formal da definio de planeta. Pluto tem uma rbita consideravelmente excntrica inclinada em 19 graus em relao ao plano eclptico e variando de 29,7 UA a partir do Sol no perihlio (dentro da rbita de Netuno) para 49,5 UA no aflio. Caronte, a maior lua de Pluto, algumas vezes descrita como parte de um sistema binriocom Pluto, uma vez que os dois corpos orbitam um centro de massas de gravidade sobre suas superfcies (i.e., eles parecem "orbitar um ao outro"). Alm de Caronte outras duas luas menores, Nix e Hidra, orbitam o sistema. Pluto tem uma ressonncia orbital de 3:2 com Netuno, o que significa que Pluto orbita duas vezes ao redor do Sol a cada trs rbitas completas de Netuno. Objetos do cinturo de Kuiper que tambm tm esta ressonncia so denominados plutinos.[31]

[editar]Haumea e Makemake
Haumea (43.34 AU em mdia) e Makemake (45.79 AU em mdia), embora sejam menores que Pluto, so os maiores objetos conhecidos no cinturo "clssico", ou seja, no esto em ressonncia com a rbita de Netuno. Haumea tem o formato de um ovo e possui duas luas enquanto Makemate o objeto mais brilhante do cinturo de Kuiper depois de Pluto. Originalmente denominados 2003 EL61 e 2005 FY9 respectivamente, eles foram recategorizados como planetas anes em 2008.[32] Suas rbitas esto mais inclinadas que a de Pluto, com 28 e 29 respectivamente.[33]

[editar]Disco
Ver artigo principal: Disco disperso

disperso

Acredita-se que o disco disperso, que sobrepe o cinturo de Kuiper mas se estende muito mais alm, seja a fonte de cometas de curto perodo e que objetos da regio tenham sido ejetados em rbitas errticas pela influncia gravitacional da migrao de Netuno. A maioria dos objetos do disco disperso tem o

perihlhio dentro do cinturo de Kuiper mas o aflio esto a mais de 150 UA do Sol. A rbita destes objetos so altamente inclinadas em relao ao plano elptico, e alguns so quase perpendiculares a este. Alguns astrnomos consideram que o disco disperso seja meramente outra rego do cinturo de Kuiper, e descrevem os objetos do disco disperso como "objetos do cinturo de Kuiper dispersos."[34] Alguns astrnomos tambm classificam os centauros como objetos internos do cinturo de Kuiper junto com os objetos externos do disco.[35]

[editar]ris
ris o maior objeto conhecido do disco disperso e causa debate se deve ser classificado como um planeta uma vez que sua massa 25% superior a de Pluto[36] e com quase o mesmo dimetro. o mais massivo dos planetas anes conhecidos e tem uma lua, Disnomia. Assim como Pluto, sua rbita altamente excntrica com um perihlio de 38.2 UA (aproximadamente a distncia de Pluto do Sol) e um aflio de 97.6 UA, de forma inclinada ao plano eclptico.

[editar]Regies

mais

distantes
O ponto em que o Sistema Solar termina e o espao interestelar comea no precisamente definido, uma vez que as fronteiras externas so formadas por duas foras distintas: o vento e a gravidade solar. O limite exterior da influncia do vento solar definido como aproximadamente quatro vezes a distncia de Pluto do Sol; esta heliopausa considerada o comeo do meio interestelar.[37] Entretanto acredita-se que a esfera de Hill do Sol, o alcance efetivo de seu domnio gravitacional, se estende por mil vezes esta distncia.[38]

[editar]Heliopausa

Representao da Voyager entrando naheliosheath.

A Heliosfera dividia em duas regies separadas. O vento solar viaja a uma velocidade aproximada de 400 km/s at

colidir com o vento interestelar; o fluxo de plasma no meio interestelar. A coliso ocorre na zona de choque terminal, que est a cerca de 80100 UA a partir do Sol no sentido do meio interestelar e cerca de 200 UA a partir do meio interestelar no sentido do Sol. Neste ponto o vento diminui drasticamente, condensa e se torna mais turbulento,[39] formando uma grande estrutura oval conhecida como heliosheath. Acreditavase que esta estrutura foesse parecida e se comportasse como a cauda de um cometa, se extendo por mais de 40 UA no sentido do vento entretanto evidncias da sonda CassiniHuygens e do satliteInterstellar Boundary Explorer tem sugerido que esta de fato no formato de uma bolha devido a ao de contrao do campo magntico do meio interestelar.[40] Tanto a Voyager 1 quanto Voyager 2 relataram ter passado pela zona de choque terminal entrando na heliosheath a uma distncia de 94 e 84 UA a partir do Sol, respectivamente.[41][42] A fronteira externa da heliosfera, a Heliopausa, o ponto em que o vento solar finalmente termina e comea o espao interestelar mdio.[37]

O aspecto e a forma da margem externa da heliosfera parecem ser afetados pela dinmica dos fluidos da interao com o meio interestelar[39] assim como pelo campo magntico solar prevalece sobre o sul, e.g. distorcendo o norte da heliosfera que se estende por 9UA alm do hemisfrio sul. Alm da heliopausa, a cerca de 230 UA reside o bow shock, um "rastro" de plasma deixado pelo Sol a medida que este viaja pela Via Lctea.[43] Nenhuma espaonave ultrapassou ainda a heliopausa, portanto impossvel saber com certeza as condies do espao interestelar. A expectativa de que as sondas do Programa Voyager iro ultrapassar a heliosfera em algum ponto dentro da prxima dcada e transmitir dados importantes sobre os nveis de radiao e vento solar de volta para a Terra.[44] o quo bem a heliosfera protege o Sistema Solar dos raios csmicos ainda pouco entendido. Uma equipe financiada pela NASA tem desenvolvido um conceito de "Vision Mission" dedicado a enviar sondas para a heliosfera.[45][46]

[editar]Nuvem
Ver artigo principal: Nuvem de Oort

de Oort

Representao artstica da nuvem de Oort, osHills Cloud e o cinturo de Kuiper belt

A hipottica nuvem de Oort uma nuvem esfrica com mais de um trilho de objetos glaciais que acredita-se ser a fonte de todos os cometas de longos perodos que cercam o Sistema Solar a uma distncia aproximada de 50,000 UA (em torno de 1 ano-luz), e possivelmente at a distncia de 100,000 UA. Acredita-se que seja composta de cometas que foram ejetados do Sistema Solar interior pela interao gravitacional dos planetas externos. Os objetos da nuvem de Oort se movem muito devagar, e podem ser perturbados por eventos infrequentes tais como colises, efeitos

gravitacionais de uma estrela em trnsito, ou a mar galctica, a fora de mar exercida pela Via Lctea.[47][48]

[editar]Sedna
90377 Sedna (525.86 UA em mdia) um grande objeto avermelhado parecido com Pluto com uma orbita gigante altamente elptica que tem 76 Ua no perilio e 928 UA no aflio e leva 12050 de perodo orbital. Michael E. Brown, que descobriu o objeto em 2003, afirma que este no pode ser parte do disco disperso ou do cinturo de Kuiper pois seu perilio muito distante para ser afetado pela migrao de Netuno. Ele e outros astrnomos consideram que seja o primeiro objeto de uma nova populao, que pode tambm incluir o objeto 2000 CR105, que tm um perihlio de 45 UA e um aflio de 415 AU com um perodo orbital de 3420 anos.[49] Brown denominou esta populao como "Nuvem de Oort interior", podendo ter sido formada por um processo similar, embora esteja mais

prxima do Sol.[50] Sedna parecido com um planeta ano, embora seu formato ainda no tenha sido determinado com certeza.

[editar]Fronteiras
Ver artigo principal: Vulcanoide, Planeta X e Nmesis Muito do nosso Sistema Solar ainda desconhecido. Estimase que o campo gravitacional solar supera a forma das estrelas prximas num raio de dois anos-luz (125 mil UA). Estimativas inferiores para o raio da nuvem de Oort, por outro lado, no o colocal a mais de 50,000 UA.[51] Apesar de descobertas tais como de Sedna, a regio entre o cinturo de Kuiper e a nuvem de Oort, uma rea com dezenas de milhares de unidades astronmicas de raio est virtualmente nomapeada. Existem tambm estudos em desenvolvimento para a regio entre Mercrio e o Sol,[52] e objetos ainda podem ser descobertos nas

regies no-mapeadas do Sistema Solar.

[editar]Contexto

galctico

Locazizao do Sistema Solar dentro daVia Lctea.

O Sistema Solar est localizado em uma galxia denomina da Via Lctea, uma galxia espiral barrada, com um dimetro de cerca de cem mil anos-luz, contendo cerca de 200 bilhes de estrelas.[53] A nossa estrela, o Sol, est residida em um dos braos exteriores da Via Lctea em espiral, conhecida como Brao de rion.[54] O Sol se localiza entre vinte e cinco e vinte e oito mil anos-luz do centro

galctico,[55] e sua velocidade dentro da Via Lctea de cerca de duzentos e vinte quilmetros por segundo, levando cerca de 225250 milhes de anos at completar uma revoluo. Essa revoluo conhecida como o ano galctico do Sistema Solar. O pice solar, que a direo do caminho do Sol no espao interestelar, localiza-se prximo constelao de Hrcules, na atual direo de uma estrela brilhante, conhecida como Vega.[56] O plano da eclptica do Sistema Solar est em um ngulo de aproximadamente sessenta graus em relao ao plano galctico.[f] Acredita-se que a localizao do Sistema Solar na nossa galxia tenha sido um fator na evoluo da vida terrestre. Sua rbita no circular e,

sim, elptica, com uma velocidade quase igual a dos braos espirais, o que significa que passa por eles apenas raramente. Os braos espirais so o lar de uma concentrao muito maior de supernovas potenci almente perigosos, que deram longos perodos de estabilidade interestelar na Terra at a vida evoluir.[57] O Sistema Solar est fora do entorno de estrelas movimentadas do centro galctico. Prximo ao centro, empuxos gravitacionais de estrelas prximas chegam a perturbar corpos na nuvem de Oort e enviar muitos cometas no interior do Sistema Solar, que acabam produzindo catastrficas consequncias para a vida na Terra. A intensa radiao do centro galctico tambm pode interferir com o desenvolvimento de

uma vida complexa.[57] Mesmo com a atual localizao do Sistema Solar, alguns cientistas tm a hiptese de que uma supernova recente pode ter prejudicado a vida nos ltimos 35 mil anos, pelo fato de ter arremessado pedaos expulsos do ncleo estelar para o Sol como gros de poeira radioativa e maiores, os corpos de cometa.[58]

[editar]Vizinhana
A vizinhana galctica prxima do Sistema Solar conhecida como Nuvem Interestelar Local, uma area de densas nuvens de uma outra forma esparsa conhecida como Bolha Local, uma cavidade em forma de ampulheta no meio interestelar com aproximadamente 300 anos-luz de comprimento. Esta bolha repleta de plasma de alta temperatura o que sugere ser o produto

de uma supernova recente.[59] Existem relativamente poucas estrelas dentro de uma distncia de dez anos-luz do Sol. A estrela mais prxima o sistema triplo de estrelas Alpha Centauri, que est a 4,4 anos-luz de distncia. Alpha Centauri A e B so um par de estrelas parecidas com o Sol, enquanto a pequena an vermelha Alpha Centauri C (tambm conhecida como Proxima Centauri) orbita este par a uma distncia de 0,2 anos-luz. As prximas estrelas perto do Sol so as ans vermelhas Estrela de Barnard (a 5,9 anosluz), Wolf 359 (7,8 anos-luz) e Lalande 21185 (8.3 anos-luz). A maior estrela numa distncia de dez anosluz Srius, uma estrela na sequncia principal estelar com aproximadamente o dobro da massa solar

e orbitada por uma an branca chamada Srius B, situada a 8,6 anosluz. As estrelas restantes dentro de dez anos-luz so o sistema binrio de ans vermelhas Luyten 726-8 (8,7 anos-luz) e a an vermelha solitria Ross 154 (9,7 anos-luz).[60] A estrela mais prxima parecida com o Sol Tau Ceti, que dista 11,9 anos-luz de distncia e tem uma massa de aproximadamente 80% da solar, mas com apenas 60% da luminosidade solar.[61] O planeta extrasolar mais prximo do Sistema Solar est situado na estrela Epsilon Eridani que ligeiramente mais escura e vermelha que o Sol, distando 10,5 anos-luz de distncia. Existe um planeta confirmado Epsilon Eridani b, que tem aproximadamente 1,5 vezes a massa de Jpiter e tem um

perodo orbital de 6,9 anos terrestres.[62]

Uma srie de cinco mapas estelares que mostram a localizao da Terra no Sistema Solar, do Sol na vizinhana, na rea prxima da via Lctea, e no local do grupo de Galxias, e no supercluster de galxias.

[editar]Formao

e evoluo

Linha de tempo projetada para o Sol.

Ver artigo principal: Formao e evoluo do Sistema Solar O Sistema Solar foi formado pelo colapso gravitacional de uma nuvem molecular h 4,568 bilhes de

anos.[nota 1] Esta nuvem inicial tinha provavelmente vrios anos-luz de dimetro e deu origem a vrias estrelas.[64] Como a regio que se tornaria o Sistema Solar, conhecida como a nvoa prsolar,[65] colapsou, a conservao do momento angular a fez girar mais rpido. O centro, onde a maioria da massa se agrupou, tornou-se progressivamente mais quente que o disco a volta com uma quente e densa protoestrela ao centro.[66][67] Neste ponto de sua evoluo, acredita-se que o sol tenha sido umaEstrela T Tauri. Estudos das estrelas T Tauri demonstra que elas algumas vezes so

acompanhadas de um disco de matria prplanetrio com 0,0010.1 massas solares, com a grande maioria da massa da nvoa na prpria estrela.[68] Os planetas foram formados pela acreo dest e disco.[69] Dentro de 50 milhes de anos, a presso e a densidade do hidrognio no centro da protoestrela tor naram-se grandes o suficiente para comear a fuso termonuclear.[70] A temperatura, velocidade de reao, presso, e densidade aumentaram at que o equilbrio hidroesttico foi alcanado, com a energia termal contendo a fora da contrao gravitacional. Neste ponto o sol

se tornou uma estrela completa da sequncia principal.[71] O Sistema Solar como ns conhecemos ir durar at o Sol comear a sair da sequncia principal do diagrama de HertzsprungRussell. Como o Sol queima seu suprimento de hidrognio combustvel, a energia que mantm o ncleo tende a decrescer, causando o colapso do mesmo. O aumento da presso aquece o ncleo, que queima mais rpido e como resultado, o Sol est se tornando mais brilhante a uma taxa de aproximadamente dez porcento a cada 1,1 bilho de anos.[72]

Daqui a aproximadamente 5,4 bilhes de anos, o Hidrognio no ncleo ir ter sido completamente convertido em Hlio, terminando a fase da sequncia principal. Com o trmino da reao de hidrognio, o ncleo ir se contrair ainda mais, aumentando a presso e a temperatura, causando a fuso que inicia o processo do Hlio. O Hlio no ncleo queima a uma temperatura muito maior, e a energia de sada ser muito maior que durante o processo do hidrognio. Neste perodo, a camada externa do solar ir se espandir a aproximadamente 260 vezes o atual dimetro e a

estrela se tornar uma gigante vermelha. Por causa deste aumento da rea de superfcie, esta ir ser consideravelment e mais fria do que na sequncia principal (2600 K a mais fria).[73] Eventualmente, o Hlio no ncleo ir se exaurir numa taxa muito mais rpida do que o hidrognio, e a fase de combusto ser apenas uma frao de tempo comparada com a do Hidrognio. O sol no massivo o suficiente para comear a fuso de elementos mais pesados, e as reaes nucleares no ncleo iro definhar. Suas camadas externas cairo no espao deixando uma an branca, um objeto extraordinariament

e denso, com metade da massa original do Sol porm com apenas o tamanho da Terra.[74] As camadas externas ejetadas iro formar o que conhecido como anebulosa planetria, retornando parte do material que formou o Sol para o meio interestelar.

Vous aimerez peut-être aussi