Vous êtes sur la page 1sur 6

Escola Martim de Freitas

Cincias Naturais

O aumento dos conhecimentos de reas da biologia, como, a gentica, microbiologia e outras, permitiu o aprofundamento da biotecnologia. A biotecnologia pode ser aplicada na agricultura, produo de alimentos, reas da sade. O que a Biotecnologia? um conjunto de tcnicas que usa seres vivos, clulas ou molculas, ou processos biolgicos com o fim de encontrar a soluo de problemas e formar produtos de utilidade. Ex: Produo de alimentos fermentados: po, cerveja, vinho, iogurte, queijo Hoje em dia a biotecnologia pode ser til no nosso dia-a-dia. Ex: Produo de biocombustveis (milho), Tratamento de resduos slidos e de guas residuais A biotecnologia tambm muito til na medicina Ex: Testes de Gravidez, diagnsticos de doenas, tratamento de cancros e antdotos. Depois de se descobrir o ADN, todas as reas da gentica e da biologia molecular foram ultrapassadas, e surgiu biotecnologia moderna. O que a Biotecnologia Moderna? Manipulao do ADN por meio de tcnicas muito variadas de engenharia gentica. Engenharia Gentica uma fonte de conhecimentos novos mdicos e biolgicos, que pode ser utilizada para diagnsticos, prognsticos e tratamentos medicinais. Tambm fundamental em aplicaes variadas industriais, agrcolas e ambientais.

Escola Martim de Freitas

Cincias Naturais

Esta importante Engenharia, j provocou grandes discrdias na opinio da sociedade, mais precisamente em duas reas em que aplica estas extraordinrias tcnicas: Produo de Organismos geneticamente modificados Clonagem em animais

Organismos geneticamente modificados So organismos, que atravs da Engenharia gentica, foram geneticamente modificados. Estas tcnicas tm sido aplicadas em seres vivos e reas diversas, como na medicina, na agricultura e na produo animal. Medicina A juno de genes humanos com bactrias permitiu que as bactrias passassem a produzir as substncias que os genes humanos introduzidos criavam. Conseguindo assim, fazer com a que a bactria em vez de fazer mal ao organismo, passe a contribuir para o seu bemestar e funcionamento correcto. Agricultura A biotecnologia mudou a tradicional agricultura, melhorando a obteno de plantas, tornando-as mais resistentes, (pragas e ao clima) mais produtivas e de maior durao. Hoje em dia as pesquisa nesta rea esto focadas na produo de organismos geneticamente modificados, com caractersticas mais saudveis e nutricionais. Proporcionando assim uma melhoria na alimentao rica em protenas, vitaminas, e outras substancias. Produo animal Esta rea ainda est ser investigada, mas espera se que a engenharia gentica venha a ter aplicaes no melhoramento animal. J decorrem varias investigaes para a produo de animais com genes de outras
2

Escola Martim de Freitas

Cincias Naturais

espcies que lhes fornea caractersticas teis, como o crescimento mais acelerado, a reduo da gordura, e a maior resistncia a doenas. Riscos Apesar da produo de Organismos Geneticamente Modificados ser ptima e muito til, existem riscos associados manipulao de organismos.
Riscos para a sade Humana
probabilidade de resistncia a alguns antibiticos podem conter substncias que causam alergias

Riscos Ambientais
Insectos e pragas podem desenvolver resistencia a toxinas probabilidade de OGM se cruzarem com espcies silvestres (efeitos desconhecidos)

Riscos Sociais
dependncia de agricultores a grandes multinacionais produtoras de sementes Pode se impedir a utilizao desta tecnologia em pases menos desenvolvidos.

Clonagem o processo de criar clulas ou organismos idnticos geneticamente a outros que j existem, sem existir introduo de gmetas. Objectivo criar uma cpia de um animal existente.

Como? O ncleo de um ovcito removido e substitudo por um ncleo de uma clula do indivduo que se pretende clonar.

Escola Martim de Freitas

Cincias Naturais

Depois o embrio implantado no tero de uma fmea dessa espcie, e l que vai correr a gestao. O embrio ir ter um patrimnio gentico idntico ao do doador do ncleo celular. Um animal que nasceu atravs da clonagem, foi a ovelha Dolly. Em 97, cientistas escoceses transmitiram a realizao do primeiro clone de um mamfero adulto. O seguinte esquema mostra como a Dolly foi gerada

Ovcito

Ovcito sem ncleo

embrio

Individuo a clonar (doador)

Ncleo da clula somtica retirada do doador

Fuso

Clone

Ovelha Dolly

Em mdia as ovelhas vivem entre 11 a 12 anos, a Dolly foi abatida com 6 anos, pois manifestou doenas associadas ao envelhecimento. Mas a Dolly no foi o nico mamfero a ser clonado, tambm se clonaram ratos, porcos, vacas, Entre estes clones todos realizados at hoje, menos de 5% levam ao nascimento de clones vivos e alguns deles nascem com deformaes e a taxa de mortalidade muito elevada. Mas, pensa se que futuramente e clonagem pode vir a ser um mtodo muito interessante de produzir animais. Riscos Actualmente a clonagem de plantas e animais no gerou grandes questes morais, mas contudo, muitas pessoas tem receio que a clonagem possa por em causa a biodiversidade com consequncias desconhecidas. 4

Escola Martim de Freitas

Cincias Naturais

Quanto clonagem Humana, pe se em questo muitas perguntas e questes a nvel moral e biolgico. Questes como, a probabilidade de que no haja individualidade, ou seja, as pessoas deixam de ser nicas.

A perda de variabilidade gentica da nossa espcie. Envelhecimento precoce O aparecimento do grande n de malformaes.

Escola Martim de Freitas

Cincias Naturais

Escola Martim de Freitas

Ana Lusa Caetano So Bento do 9A, n2

Vous aimerez peut-être aussi