Vous êtes sur la page 1sur 3

Relatrio de observao A observao foi realizada no ms de outubro de 2010, na casa de F., 8 anos, sob a superviso de sua me, E.

, e de sua av. Aps passar um perodo com F., percebi que somente um dia no seria o suficiente para analis-la. Dessa forma, optei estar com a criana pelo perodo de 1:30h na primeira visita e 2h na segunda. Nos dois dias F. se mostrou introspectiva, e sem nenhum interesse em ter um contato maior comigo. No primeiro dia, ficamos na sala assistindo a um filme na TV ao longo de 40 minutos, e aps esse tempo F. optou por brincar com suas bonecas. No segundo dia a menina j estava brincando quando cheguei sua casa, e assim permaneceu durante a maior parte do tempo. Como filha nica e com poucos amigos, segundo sua me, F. parece estar acostumada a passar a maior parte do tempo brincando sozinha. muito independente, tomando iniciativa a respeito de qualquer coisa que esteja necessitando, chegando inclusive a se preocupar com o horrio de seu remdio!

Entrevista com a me A entrevista com E., me de F., foi um pouco complexa devido ao fato desta ter pouca instruo e no saber ao certo como responder s perguntas. Atravs de uma conversa descontrada, aos poucos E. relatou toda a sua histria, contando inclusive detalhes a respeito de sua vida em famlia, do casamento, entre outros. Gravidez E. engravidou aos 18 anos, quando estava iniciando um namoro. Aps apenas trs meses de relacionamento, E. recebeu a notcia de sua inesperada gravidez, o que lhe trouxe muitos problemas logo de incio. Sua famlia evanglica e no aceita o sexo antes do casamento. Quando F. nasceu, os pais acabaram se separando por um tempo, o pai resolveu voltar a morar no Rio de Janeiro e E. continuou em Salvador, sua cidade natal. O contato se dava atravs de telefonemas e cartas, havendo pouco contato pessoal no primeiro ano de vida de F. Aps morarem por dois anos em cidades diferentes, os pais de F. voltaram a morar juntos no Rio de Janeiro. O relacionamento instvel, conforme relato da me. O casal tem muitos desentendimentos e o pai em alguns momentos mandou E. voltar com a filha para a casa dos seus pais.

Sentimento em relao maternidade E. parece ter um sentimento dbio em relao maternidade. Ao mesmo tempo que ama a filha, no quer abrir mo de continuar a ter a vida de uma jovem com 26 anos. Dessa forma, acaba deixando a filha sempre aos cuidados da sogra, j que todos moram na mesma casa. Pelo que pude perceber, a criana desenvolveu uma independncia muito grande, inclusive em situaes nas quais os pais deveriam estar presentes.

Participao paterna A participao paterna bem restrita, apesar de morarem todos juntos. A me reclama que o pai s est presente para dar broncas na filha e para criticar o que ela faz de errado. Nas questes do dia-a-dia me e av que esto com F. Nos finais de semana, E. relata que o pai gosta de sair a noite para boates e bares, e que os programas com F. ficam em segundo plano.

Avaliao do desenvolvimento Anlise Psicossexual Sigmund Freud Segundo Freud, F. est na fase da latncia, compreendida entre 7 e 12 anos. Acredito que F. no esteja adequada ao desenvolvimento padro desta fase. A menina prefere ficar isolada e no participar de brincadeiras e atividades em grupo, diferente do que Freud afirma em relao a essa fase. H dificuldade na afetividade, sendo F. uma criana que prefere no ter contato fsico com adultos, sendo difcil at mesmo dar-lhe um beijo quando cheguei a casa dela.

Anlise Intelectual Jean Piaget Pela teoria de Piaget F. est na fase de operaes concretas, compreendida entre 6 e 12 anos. Parece-me no ter havido estmulos suficientes para que F. pudesse adquirir os esquemas de forma compatvel. Verifica-se certa dificuldade em sua linguagem (mesmo aps tratamento com uma fonoaudiloga) e no aprendizado, F. aprendeu a ler somente aos sete anos, o que raro atualmente.

F. parece um pouco perdida, precisando de mais orientao, de um adulto que possa estar mais presente nas questes que ocorrem em sua rotina.

Anlise Psicossocial Erick Erickson Para Erickson, F. estaria na fase da realizao/inferioridade Segundo a me, F. sente-se inferior aos primos que moram no Rio de Janeiro, j que a famlia do pai se difere socialmente da sua famlia de Salvador. Acredito que, dessa forma, F. esteja se sentindo mais inferiorizada do que realizada. Pensei tambm que esse fato pode estar contribuindo para seu isolamento e sua restrio em relao ao outro, se tornando uma criana insegura e ansiosa.

Aps todas as avaliaes pertinentes, chego concluso de que F. tem alguns problemas em seu desenvolvimento social, intelectual e psicossexual. F. precisa de ateno, compreenso e equilbrio no seu dia-a-dia, o que ficou bem claro ser inexistente. Acredito que posteriormente os pais vo ter problemas com essa criana, e que a mesma ainda sofrer muito devido a falta de cuidado que hoje esses adultos tm com ela. Finalizo acrescentando que F. iniciou um tratamento com uma psicloga indicada pela Escola, mas sua me e sua av no acreditaram ser necessrio dar continuidade ao mesmo.

Vous aimerez peut-être aussi