Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ECONOMIA PIMES DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILIERIA COMTEMPORNEA PROF.

F. JOO POLICARPO ALUNA: ANGLICA DA T. HENRIQUE RESUMO: AUGE E DECLNIO DO PROCESSO DE SUBSTITUIO DE IMPORTAES NO BRASIL

O captulo estudado apresenta a viso de Maria da Conceio Tavares, o modelo de desenvolvimento na Amrica Latina (AL) a partir do processo de substituio de importaes na primeira parte do texto e, o caso do Brasil na segunda parte. A partir de uma perspectiva histrica sobre o perodo de ciclo de industrializao substitutiva, principalmente no perodo ps-guerra. Inicialmente a autora comenta as caractersticas do modelo exportador, mostrando o papel do setor externo para as economias perifricas, com as exportaes possuindo papel relevante na composio da Renda nacional e as importaes como fonte de suprimentos dos vrios tipos de bens e servios necessrios ao atendimento da demanda interna. Ou seja, o modelo de crescimento adotado at ento era um modelo voltado para fora. O desenvolvimento do setor exportador proporcionou um crescimento de atividades industriais de baixo nvel de produtividade. Porm, essa reduzida atividade juntamente com a agricultura de subsistncia eram insuficientes para dinamizar a atividade interna, deixando o crescimento econmico atrelado a demanda externa. O papel das importaes, alm de ter que suprir as necessidades de alimentos e matriasprimas, deveriam fornecer bens de consumo finais e praticamente o total de bens de capital necessrios ao processo de investimento induzido pelo crescimento da renda. A problemtica desse modelo est vinculada a diviso internacional do trabalho imposta pelos pases centrais as quais se diferenciavam dos pases perifricos. Uma vez que h, para os pases da AL, uma clara diviso entre do trabalho social, pois h uma separao entre a capacidade produtiva destinada ao mercado externo em relao a produo do mercado interno.

Devido as constantes crises ocorridas no perodo de 1914 a 1945 os governos tomaram medidas para proteger suas economias contra o desequilbrio externo. Essas medidas se basearam em restries e controle das importaes, elevao da taxa de cmbio e financiamentos de estoques. No entanto, essas medidas no tiveram o intuito de estimular a atividade interna. Segundo a autora o processo de industrializao que se iniciou nesse perodo encontrou apoio na manuteno da renda interna resultante das polticas realizadas no perodo. A autora chama a ateno para o plano de desenvolvimento implantado no perodo que recebeu o nome de Processo de Substituio de Importaes (PSI), o qual pode ser entendido como um processo parcial e fechado que respondendo as restries do comrcio exterior, procurou imitar o desenvolvimento industrial dos pases centrais. importante, destacar esse processo no visava diminuir o quantitativo de importaes global, isso ocorria devido s restries ao setor externo. No entanto, a medida que esse processo avana h uma elevao na demanda por bens intermedirios e de capital importados. Assim, preciso deixar claro que o PSI um processo de desenvolvimento interno que se orienta sob o impulso de restries externas e se manifesta atravs da ampliao e diversificao da capacidade produtiva industrial. Como resposta ao desequilbrio externo inicia-se uma expanso da oferta domstica, como normalmente ocorre, por bens de consumo finais, uma vez que a tecnologia utilizada de menor potencial de capital, como tambm, por que a reserva de mercado maior. As crticas referentes ao PSI dizem respeito aos altos custos dos bens produzidos que limitaria a competividade das indstrias nacionais frente s estrangeiras. E, tambm, a falta de politicas econmicas, atravs de um planejamento, utilizando-se de todo arsenal de politicas disponveis de forma coordenada. Quando de refere ao caso Brasil, a autora faz uma anlise sobre o modelo agroexportador, apontando as caractersticas do estrangulamento externo que tambm levou ao Brasil a adotar o PSI atravs do aumento da participao do Governo atravs de investimentos e a entrada de capital estrangeiro privado e oficial. Para Maria da Conceio Tavares, a dinmica da acumulao no PSI estava determinada endogenamente pelo investimento, assim, o papel do setor exportador era essencial prpria acumulao desse modelo, pois enquanto no modelo exportador o

setor externo era um indutor do crescimento econmico, no perodo de industrializao por substituio de importao o setor externo representava um obstculo manuteno da lgica de reproduo do capital. Dessa forma, o esgotamento do PSI mostrava a incapacidade dinmica entre os dois setores. A autora destaca que, esse esgotamento no se tratava de estagnao da economia brasileira e sim de uma crise econmica. importante chamar a ateno para o fato de que o PSI foi desequilibrado em trs nveis de convergncia, a saber, setorial, regional e social. Pois, em termos setoriais, a nfase estava no setor secundrio nas indstrias de transformao, o setor tercirio tambm se beneficiou quando se analisa os investimentos em infra-estrutura, porm em proporo inferior. O setor agrcola permaneceu quase que com sua estrutura inalterada. O aumento dos desequilbrios regionais corresponde quase sempre ao fato de que existe uma concentrao das atividades produtivas em determinadas regies incentivadas por incentivos do governo. Com relao ao desequilbrio social, a autora alerta que parece ter havido um agravamento observado por indicadores de crescimento marginal das populaes, nas cidades, at os diferenciais nos nveis de renda, algo que no deveria existir em um processo de desenvolvimento econmico. A mesma, afirma que, esse desequilbrio repousa na incapacidade dos setores dinmicos da economia gerar novas fontes de emprego em ritmo de absorver a massa populacional crescente. Assim, seria preciso existir uma combinao de transformaes internas, como a melhoria das exportaes tradicionais e a conquista de mercados para os produtos industriais dos setores mais dinmicos, para que houvesse alm de um estmulo ao setor capitalista, o governo poderia intensificar seus planos de investimento na indstria, melhorando a infra-estrutura e aumentando a participao relativa do setor primrio nas regies subdesenvolvidas. Esta politica de investimento junto a medidas de cunho social geraria uma melhor distribuio de renda.

Vous aimerez peut-être aussi