Vous êtes sur la page 1sur 7

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ

Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 1 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: Cdigo interno de identificao: Nome da empresa: Endereo: Telefone: Fax:

XILENO. 1.001.665 PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. RUA GENERAL CANABARRO 500 (021) 3876-2320 (021) 3876-4991

IDENTIFICAO DE PERIGOS

PERIGOS MAIS IMPORTANTES - Perigos fsicos e qumicos: - Perigos especficos: EFEITOS DO PRODUTO - Efeitos adversos sade humana: - Principais sintomas: Produto que altera o comportamento. Por inalao prolongada pode provocar dor de cabea, nuseas, tonteiras e sonolncia. Lquido inflamvel. Produto inflamvel e nocivo.

COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES

>>>PREPARADO Natureza qumica: Sinnimos: Registro CAS: Hidrocarboneto aromtico. Dimetilbenzeno, xilenos mistos, xilol. [1330-20-7]

Ingredientes ou impurezas que contribuam para o Orto-xileno (CAS 95-47-6): 20 a 23 % (v/v) perigo: Meta-xileno (CAS 108-38-3): 43 a 46 % (v/v) Para-xileno (CAS 106-42-3): 20 a 22 % (v/v) Etil benzeno (CAS 100-41-4) 9 a 12 % (v/v) Outros hidrocarbonetos aromticos: 2 a 5 % (v/v) Benzeno (CAS 71-43-2): < 0,1 % (%v/v)

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalao:

Remover a vtima para ar fresco, mantendo-a quieta e confortavelmente agasalhada. Ministrar respirao artificial, se necessrio. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros / minuto. Encaminhar a um mdico

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 2 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Contato com a pele: Retirar roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com gua e sabo, abundantemente, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Encaminhar a um mdico imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Lavar com gua corrente abundantemente, pelo menos por 20 (vinte) minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. No provocar vmitos. Se a vtima estiver consciente, lavar sua boca com gua limpa e faz-la ingerir gua. Encaminhar a um mdico imediatamente, levando o rtulo do produto sempre que possvel. Em caso de contato com a pele e os olhos no friccione as partes atingidas. Depressor do Sistema Nervoso Central (SNC).

Contato com os olhos:

Ingesto:

Notas para o mdico:

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO

Meios de extino apropriados: Perigos especficos: Mtodos especiais:

Neblina dgua, espuma para hidrocarboneto, p qumico e dixido de carbono (CO2). Vapores podem deslocar-se at uma fonte de ignio e provocar retrocesso de chamas. Resfriar com neblina de gua, os recipientes que estiverem expostos. Remover os recipientes da rea do fogo, se isso puder ser feito sem risco. Em ambientes fechados, usar equipamento de resgate com suprimento de ar.

Proteo dos bombeiros:

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precaues pessoais - Remoo de fontes de ignio: Eliminar todas as fontes de ignio, impedir centelhas, fagulhas, chamas e no fumar na rea de risco. Isolar o vazamento de todas as fontes de ignio. No se aplica (produto lquido).

- Controle de poeira:

- Preveno da inalao e do contato com a pele, Usar botas, roupas e luvas impermeveis, culos de mucosa e olhos: segurana hermticos para produtos qumicos e proteo respiratria adequada. Precaues ao meio ambiente: Estancar o vazamento se isso puder ser feito sem risco. No direcionar o material espalhado para quaisquer sistemas de drenagem pblica. Evitar a possibilidade

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 3 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

de contaminao de guas superficiais e mananciais. Restringir o vazamento menor rea possvel. O arraste com gua deve levar em conta o tratamento posterior da gua contaminada. Evitar fazer este arraste. Mtodos para limpeza - Recuperao: Recolher o produto em recipiente de emergncia, devidamente etiquetado e bem fechado. Conservar o produto recuperado para posterior eliminao. Absorver com terra ou outro material absorvente. No dispor em lixo comum. No descartar no sistema de esgoto ou em cursos dgua. Confinar, se possvel, para posterior recuperao ou descarte. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental vigente. Contactar o rgo ambiental local, no caso de vazamento ou contaminao de guas superficiais, mananciais ou solos.

- Neutralizao: - Disposio:

Nota:

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO Medidas tcnicas: Providenciar ventilao local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas antifaiscantes. Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto. Manipular respeitando as regras gerais de segurana e higiene industrial. Manter as roupas contaminadas em ambiente ventilado e longe de fontes de ignio, at que sejam lavadas ou descartadas.

- Preveno da exposio do trabalhador: Orientaes para manuseio seguro: Medidas de higiene:

ARMAZENAMENTO Medidas tcnicas: Estocar em local com solo impermevel, isento de materiais combustveis e com dique de conteno para reter o produto em caso de vazamento.

Condies de armazenamento - Adequadas: Acondicionar em tanques corretamente projetados e aprovados, ou em recipientes metlicos, tais como tambores de 200 l e latas bem fechadas, temperatura ambiente sob presso atmosfrica, em local bem ventilado, distante de oxidantes, fonte de ignio e de calor.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 4 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

Produtos e materiais incompatveis:

Oxidantes fortes, concentrado.

como

cloro

lquido

oxignio

CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia:

Manipular o produto em local com boa ventilao natural ou mecnica, de forma a manter a concentrao de vapores inferior ao Limite de Tolerncia.

Parmetros de controle - Limites de exposio ocupacional Valor limite (Brasil, Portaria MTb 3214/78, NR 15-Anexo Xilenos: Limite de tolerncia mdia ponderada 11): (48 h/semana) = 340 mg/m3 (78 ppm) Limite de tolerncia valor mximo = 146 mg/m3 (117 ppm) Grau de insalubridade: mdio - Indicadores biolgicos (Brasil, Portaria Mtb 24/1994, Xilenos: IMBP: 2,5g/L (cido multihiprico, urina). NR7 Quadro 1): - Valor limite (EUA, ACGIH) - Valor limite (EUA, NIOSH) Equipamento de Proteo Individual - Proteo respiratria: Baixas concentraes: usar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos. Altas concentraes: usar equipamento de respirao autnoma ou conjunto de ar mandado. culos ou proteo facial em atividades que haja risco de lanamento ou respingos do produto. Luvas de PVC em atividades em contato direto com o produto. Manter chuveiros e lava-olhos de emergncia nos locais onde haja manipulao do produto. Xilenos: TLV TWA: 100 ppm TLV STEL: 150 ppm Xilenos: IDLH: 1.000 ppm

- Proteo dos olhos: - Proteo das mos: Precaues especiais:

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS

Aspecto - Estado fsico: - Cor: - Odor: pH: Lquido lmpido Incolor. Caracterstico de hidrocarboneto aromtico. NA

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 5 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

Temperaturas especficas - Ponto de ebulio: - Ponto de fulgor: Temperatura de ignio: Limites de explosividade no ar - Superior (LSE): - Inferior (LIE): Presso de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade - Na gua: - Em solventes orgnicos: Taxa de evaporao: Limite de odor: Viscosidade: Limite de odor: Desprezvel. Solvel. 0,79 (Acetato de n-Butila = 1). 20 ppm. 0,724 cSt @ 25oC. 20ppm. 7,0% 1,0% < 10 mmHg 3,7 0,8662. 143oC @ 101,325 kPa (760mmHg) 31oC (Mtodo: Vaso Fechado) 567C

10

ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Condies especficas - Instabilidade: Materiais / substncias incompatveis: Estvel sob condies normais de uso. Oxidantes fortes concentrado. como cloro lquido e oxignio

11

INFORMAES TOXICOLGICAS

Toxicidade aguda - Inalao: - Ingesto: Sintomas: Xilenos: Xilenos: CL50 (rato) = 5.000 ppm DL50 (rato)= 4.300 mg/kg

Por inalao prolongada pode provocar dor de cabea, nuseas, tonteiras e sonolncia. Em altas concentraes, perda da conscincia, podendo evoluir at a morte.

Efeitos locais - Inalao: Pode provocar irritao das vias areas superiores.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 6 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

- Contato com a pele: - Contato com os olhos: - Ingesto: Toxicidade crnica - Contato com a pele: Informaes adicionais:

Da irritao queimadura local. Irritao queimadura, com eventual leso da crnea. Pode ser aspirado para os pulmes e provocar pneumonia qumica.

Dermatite por ressecamento. Causa fadiga fcil, perda do apetite, insnia e emagrecimento como efeitos crnicos. Pode ocorrer grave leso pulmonar, se inalado em altas concentraes. Se aspirado, pode provocar pneumonia qumica.

12

INFORMAES ECOLGICAS

Mobilidade Impacto ambiental Ecotoxidade - Efeitos sobre organismos aquticos:

Voltil Seus vapores so prejudiciais ao meio ambiente.

Produto txico vida aqutica, mesmo em baixas concentraes. Pode transmitir qualidades indesejveis gua prejudicando seu uso. Pode afetar o solo e, por percolao, degradar a qualidade das guas do lenol fretico.

- Efeitos sobre organismos do solo:

13

CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO

Meios de tratamento e disposio - Produto: - Resduos: - Embalagens usadas: 14 INFORMAES SOBRE TRANSPORTE O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. Descartar em instalao autorizada. Descartar em instalao autorizada.

Regulamentaes nacionais Vias terrestres (Resoluo ANTT n. 420) Nmero ONU: 1307 Nmero apropriado para embarque: XILENOS Nmero do isco: Risco Subsidirio: Grupo de embalagem: III Provises especiais: 102 Quantidade isenta: 333Kg 30 Classe/sub-classe do risco: 3

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: XILENO Data: 16/03/2010 N. FISPQ: Verso: 4 Pgina 7 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

15

REGULAMENTAES

Etiquetagem Classificao conforme NFPA: Incndio: 3 Sade: 2 Reatividade: 0 Outros: Nada consta. Rotulagem obrigatria (auto classificao) para preparaes perigosas: aplicvel (CEE 215-535-7) NOCIVO (Xn) R11 R20/21 pele. R38 Frases de segurana: S02 S25 16 OUTRAS INFORMAES Seo 14: Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos do Ministrio de Transporte (Resoluo 420 de 12 de fevereiro de 2004). As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicao os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informaes referem-se a um produto especfico e podem no ser vlidos quando este produto estiver sendo usado em combinao com outros. A Petrobrs Distribuidora esclarece que os dados por ela coletados so transferidos sem alterar seu contedo ou significado. Substncia inflamvel. Nocivo quando inalado e em contato com a Irritante para a pele. Manter longe do alcance de crianas. Evitar contato com os olhos.

Regulamentao conforme CEE: Classificaes / smbolos: Frases de Risco:

Referncias bibliogrficas:

Nota:

Vous aimerez peut-être aussi