Vous êtes sur la page 1sur 8

Sistema Neuro-Hormonal

Resumos Cincias Naturais


9 ano 2011/2012

Resumos Cincias Naturais 9 ano

1. Sistema Neuro-Hormonal
O bom funcionamento dos diversos sistemas que constituem o organismo humano s possvel devido aco coordenada de dois sistemas, o nervoso e o endcrino. O sistema nervoso possibilita actividades como ver, pensar, sentir emoes, comunicar e executar movimentos ou sentir dor. Uma das funes do sistema nervoso defender a integridade do organismo e prevenir eventuais leses. O sistema endcrino intervm principalmente no metabolismo (conjunto de todas as reaes qumicas que ocorrem no corpo).

1.1. Como constitudo o sistema nervoso?

Pgina | 1

Resumos Cincias Naturais 9 ano

1.2. Clulas nervosas


O sistema nervoso constitudo por milhes de neurnios (fig.1). Um neurnio tpico constitudo por um corpo celular, onde se podem observar o ncleo, e dois tipos de prolongamentos: as dendrites e o axnio. Os axnios esto, muitas vezes, revestidos por uma estruturaprotectora, a bainha de mielina. Na parte final dos axnios pode observar-se um conjunto de ramificaes, conhecido por arborizao terminal. Os axnios e certas dendrites associam-se para formar nervos. Os nervos fazem parte do sistema nervoso perifrico.

Fig 1 Estrutura bsica de um neurnio

Fig 2 Estrutura de um nervo

Pgina | 2

Resumos Cincias Naturais 9 ano

1.2.1. Tipos de neurnios


Existem vrios tipos de neurnios e consequentemente vrios tipos de nervos tais como:

Os neurnios tm a capacidade de receber e transmitir mensagens de e para outros neurnios ou outras clulas. Estas mensagens designam-se por impulsos ou influxos nervosos e so de natureza eletroqumica.

1.3. Propagao do impulso nervoso


O impulso nervoso transmitido de um neurnio no nervo para outro, no Sistema Nervoso Central. O impulso nervoso propaga-se entre as dentrites de um neurnio e a arborizao terminal de outro. As clulas no se tocam. Essa regio de contacto chama-se sinapse. A chegada do impulso nervoso faz com que as vesculas se fundam com a membrana pr-sinptica. Os neurotransmissores so libertados na fenda sinptica e ligam-se a recetores localizados na membrana ps-sinptica, localizada em outra clula. a ao destes neurotransmissores que responsvel pela passagem do impulso para a clula seguinte. Os neurotransmissores deixam de estar ligados aos recetores e so desmontados por enzimas.

Pgina | 3

Resumos Cincias Naturais 9 ano

2. Sistema Nervoso Central (SNC)


O sistema nervoso central (SNC) um centro de comando, constitudo pelo encfalo e pela medula espinal.

2.1. Constituio do encfalo


O encfalo, o rgo mais volumoso do sistema nervoso, est protegido pelos ossos do crnio e por trs membranas, as meninges. O encfalo divide-se em dois hemisfrios cerebrais, separados por um sulco profundo. Em cada hemisfrio podem distinguir-se pregas sinuosas conhecidas por circunvolues. Entre as partes que constituem o encfalo destacam-se o crebro, onde se encontra o hipotlamo, o cerebelo e o bolbo raquidiano.

No crebro localiza-se o hipotlamo, rgo importante no controlo da temperatura corporal, do apetite, da sede, dos ciclos sexuais, e de emoes como o medo e a raiva.

2.2. Constituio da medula espinal


A espinal medula uma estrutura longa e frgil que comea na extremidade do bolbo raquidiano e se prolonga pelo interior da coluna vertebral, onde est protegida pelas vrtebras e pelas meninges. A medula espinal responsvel pela conduo dos impulsos nervosos entre os rgos perifricos e o encfalo e vice versa.

Pgina | 4

Resumos Cincias Naturais 9 ano

3. Sistema Nervoso Perifrico (SNP)


O sistema nervoso perifrico determina funes voluntrias e outras que so involuntrias. 3.1. Constituio do SNP
O SNP constituido pelos gnglios nervosos (aglomerados de corpos celulares de neurnios) e pelos nervos cranianos e raquidianos, cuja funo enviar continuamente ao encfalo e medula espinal informaes sobre o que se passa no organismo, transportando as suas respostas. Nervos cranianos: so nervos que transmitem mensagens de e para o encfalo. Enervam, os orgos sensoriais situados na cabea e os msculos da face. Nervos raquidianos: so nervos que transmitem mensagens de e para a medula espinal. Emergem entre as vrtebras e ramificam-se para chegar a muitos dos orgo internos.

3.2. Diviso do Sistema Nervoso Perifrico


O sistema nervoso perifrico divide-se em dois outros sistemas devido s formas de atuao dos mesmos: O sistema nervoso somtico responsvel pelos atos ou movimentos voluntrios. O sistema nervoso autnomo regula processos involuntrios.

3.3. Atos Voluntrios e Involuntrios


Atos voluntrios: movimentos determinados pela nossa vontade consciente e comandados pelo crebro. Ex: correr, escrever e ler. Atos involuntrios: movimentos no determinados pela nossa vontade que ocorrem em resposta a estmulos internos ou externos (sinais fsicos ou qumicos que originam uma reao no organismo). Ex: bater do corao, produo de sucos digestivos.

3.4. Diferena entre o ato reflexo e o arco reflexo


Ato reflexo ou reflexo a resposta involuntria a um estmulo externo e o arco reflexo o trajeto seguido pelos impulsos nervosos que permitem a execuo de um ato reflexo.

Pgina | 5

Resumos Cincias Naturais 9 ano Reflexos inatos ou instintos reflexos que j nascem com as pessoas. Reflexos condicionados ou adquiridos reflexos adquiridos ao longo da vida, atravs de uma aprendizagem.

3.5. Sistema Nervoso Automno


O sistema nervoso automno, responsvel pelo controlo das funes vitais, pode ser dividido em: Sistema Simptico um sistema de alerta que coloca o corpo em condies de enfrentar situaes de emergncia; Sistema Parassimptico mantm o organismo numa situao de menor consumo de energia.

Pgina | 6

Resumos Cincias Naturais 9 ano

4. Sistema Endcrino
O sistema nervoso controla o sistema endcrino atravs da ao do hipotlamo sobre a hipfise, glndula que, por sua vez, controla o funcionamento de todas as outras. Hormonas substncias qumicas que tm a capacidade de influenciar a atividade de rgos e de tecidos (rgos-alvo ou tecidos-alvo).

Pgina | 7

Vous aimerez peut-être aussi