Vous êtes sur la page 1sur 2

A QUESTO AGRRIA: A m distribuio de terra no Brasil tem razes histricas, e a luta pela reforma agrria envolve aspectos econmicos,

polticos e sociais. A questo fundiria atinge os interesses de um quarto da populao brasileira que tira seu sustento do campo, entre grandes e pequenos agricultores, pecuaristas, trabalhadores rurais e os sem-terra. Montar uma nova estrutura fundiria que seja socialmente justa e economicamente vivel dos maiores desafios do Brasil. Na opinio de alguns estudiosos, a questo agrria est para a Repblica assim como a escravido estava para a Monarquia. De certa forma, o pas se libertou quando tornou livres os escravos. Com seu privilgio territorial, o Brasil jamais deveria ter o campo conflagrado. Existe mais de 355 milhes de hectares prontos para a agricultura no pas, uma rea enorme que equivale aos territrios de Argentina, Frana, Alemanha e Uruguai somados, mas s 72 milhes so utilizados, ou seja, 20% dessa terra tem algum tipo de plantao, enquanto os Estados Unidos detm 270 milhes de hectares e utiliza 175 utilizados (65% das terras arveis). No Brasil cerca da metade dessa terra destina-se criao de gado. O que sobra o que os especialistas chamam de terra ociosa. Nela no se produz 1 litro de leite, uma saca de soja, 1 quilo de batata ou um cacho de uva. Por trs de tanta terra toa esconde-se outro problema agrrio brasileiro. Na verdade o problema agrrio no pas est na concentrao de terra, uma das mais altas do mundo, e no latifndio que pouco produz. Em comparao com os vizinhos latino-americanos, o Brasil um campeo em concentrao de terra. No sai da liderana nem se comparado com pases onde a questo explosiva, como ndia ou Paquisto. Juntando tanta terra na mo de poucos e vastas extenses improdutivas, o Brasil montou o cenrio prprio para atear fogo ao campo. a que nascem os conflitos, que nos ltimos vinte anos fizeram centenas de mortos. HISTRIA O problema agrrio brasileiro se agravou em 1850, quando acabou o trfico de escravos e o Imprio, sob presso dos fazendeiros, resolveu mudar o regime de propriedade. At ento, ocupava-se a terra e pedia-se ao imperador um ttulo de posse. Dali em diante, com a ameaa de os escravos virarem proprietrios rurais, deixando de se constituir num quintal de mo-de-obra quase gratuita, o regime passou a ser o da compra, e no mais de posse. "Enquanto o trabalho era escravo, a terra era livre. Quando o trabalho ficou livre, a terra virou escrava", diz o professor Jos de Souza Martins, da Universidade de So Paulo. Na poca, os Estados Unidos tambm discutiam a propriedade da terra. S que fizeram exatamente o inverso. Em vez de impedir o acesso terra, abriram o oeste do pas para quem quisesse ocup-lo - s ficavam excludos os senhores de escravos do sul. Assim, criou-se uma potncia agrcola, um mercado consumidor e uma cultura mais democrtica, pois fundada numa sociedade de milhes de proprietrios.

Movimentos do campo e propostas de reforma Sem expresso poltica Os movimentos camponeses assumiam em geral formas msticas - como nas guerras messinicas de Canudos (1896-97) e Contestado (1912-16) - ou evoluam para o banditismo - como o cangao no Nordeste. A revoluo de 30 estimulou o surgimento de associaes de trabalhadores rurais, que comearam a substituir, pouco a pouco, os movimentos precedentes. Em 1955, surgiu em Pernambuco a primeira das Ligas Camponesas. Essas associaes passaram a solapar a hegemonia do PSD e UDN - que representavam os proprietrios fundirios - sobre o eleitorado rural. No fim dos anos 50, o PTB avanou sobre o campo e adotou a defesa da reforma agrria. O problema adquiriu ento expresso poltica. Em maro de 1963, o ento presidente Joo Goulart (PTB) enviou ao Congresso seu projeto de reforma. O PSD, que integrava a base governista, votou contra o projeto. O PTB insistiu, porm, na reforma. Diante disso, o PSD passou para a oposio. Em 13 de maro de 1964, Goulart assinou decreto desapropriando terra. No dia 31 de maro, foi deposto. Uma tentativa de classificar as propriedades em funo de sua dimenso foi realizada em 1964, no nosso pas, pelo Estatuto da Terra. Essa classificao tem por base a noo de mdulo rural, que se refere a uma rea de propriedade familiar adequada, ou seja: "Um imvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e pela sua famlia, lhes absorva toda a fora de trabalho, garantindo-lhes subsistncia e o progresso social e econmico.... O mdulo rural no possui uma dimenso nica, ele fixado de acordo com a regio e com o tipo de explorao. Assim, por exemplo, numa rea de So Paulo onde os solos so frteis, a dimenso de um mdulo rural ser bem menor que numa do Amazonas, onde os solos sejam menos frteis e maiores as distncias em relao ao mercado. Com base nesse conceito de mdulo rural, o Estatuto da Terra dividiu os imveis rurais do Brasil em quatro categorias: minifndio, latifndio por dimenso (extenso), latifndio por explorao (produo) e empresa rural. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Tambm conhecido pela sigla MST, um movimento social brasileiro de inspirao marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertao), cujo objetivo a realizao da reforma agrria no Brasil.O MST teve origem na dcada de 1980. Defendem eles que a expanso da fronteira agrcola, os mega-projetos, dos quais as barragens so o exemplo tpico - e a mecanizao da agricultura contriburam para eliminar as pequenas e mdias unidades de produo agrcola e concentrar a propriedade da terra.

Vous aimerez peut-être aussi