Vous êtes sur la page 1sur 3

Gesto e Desenvolvimento sustentvel

Unesp Campus Experimental de Registro


Prof. Dr. Francisca Alcivania de Melo Silva Juliana Soares Trettel

Resenha do texto: Possibilidades e alternativas do desenvolvimento rural sustentvel


Costabeber, Jos Antnio Caporal, Francisco Roberto

O desenvolvimento rural sustentvel no texto avaliado conforme orientaes derivadas da Agroecologia (cincia que proporciona princpios para mudanas mais ajustadas e compatveis para obteno de patamares crescentes de sustentabilidade agrcola e rural). A Agricultura familiar tem no texto uma importncia dado pelo qual a mesma tida como a mais adequada forma de organizao para potencializar o desenvolvimento agrcola rural. O Estado tem uma importante responsabilidade de desenvolver processos de desenvolvimento Rural, pois, existe uma necessidade de novas descobertas cientificas e de produo tecnolgica no meio. Deixando assim nas mos das Universidades, Escolas Agrrias e institutos de Pesquisa o seu papel. Em correlao com histrico e muitas inter relaes , conclui-se que o desenvolvimento a realizao de potencialidades sociais, culturais e econmicas de uma sociedade, estando em perfeita sintonia com o seu entorno ambiental e com seus valores polticos e ticos, defendendo o Desenvolvimento Rural Sustentvel (DRS) como um processo gradual de mudana, o qual tem em sua consolidao processos educativos e participativos que envolvem as populaes rurais, o que leva a explorar as multidimenses da sustentabilidade. As estratgias que devem ser orientadas ao DRS possuem seis dimenses: ecolgica, econmica, social (primeiro nvel), cultural, poltica (segundo nvel) e tica (terceiro nvel).

A sustentabilidade um tema muito complexo, por isso no existe um cansenso sobre um conceito operacional e acordos entre correntes distintas as quais vem abordando essa temtica desde diferentes campos do conhecimento. De modo simplificado podemos dizer que na perspectiva ecotecnocrtica as mudanas na agricultura estariam representadas pelo estabelecimento de formas de intensificao verde que, embora manifestando um certo tipo de ecologizao, continuariam prximas ao padro tecnolgico dominante. Nesse caso, o modelo convencional de produo agrcola estaria se adaptando incorporao de uma nova gerao tecnolgica da Revoluo Verde. Para os que abraam a perspectiva ecossocial, as mudanas na agricultura devero se materializar no estabelecimento de formas alternativas de produo que, buscam uma maior aproximao e integrao entre conhecimentos ecolgicos, sociais, econmicos e culturais, levando em conta distintas dimenses que do sentido a um conceito mais amplo de sustentabilidade e afastando-se gradualmente daquelas bases cientficas e tecnolgicas que at agora tm apoiado o modelo agroqumico convencional. As alternativas do desenvolvimento rural sustentvel so divididas em: Agroecologia (correspondente a um enfoque cientfico destinado a apoiar a transio dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agricultura sustentveis), e a agricultura familiar, a qual ao mesmo tempo, unidade de produo, de consumo e de reproduo e, portanto, funciona mediante uma lgica de produo combinada de valores de uso e de mercadorias, objetivando sua reproduo. Obviamente, se trata de uma lgica diferente daquela que impulsiona a agricultura capitalista. As estratgias de apoio ao desenvolvimento sustentvel rural so: opo pela agricultura familiar (produo e consumo de alimentos nas e para as prprias comunidades rurais); a aposta em novas formas de comercializao (de sua eficincia depende a maior ou menor capacidade de resistncia da agricultura familiar conforme avana as relaes capitalistas na agricultura); a dimenso local do desenvolvimento. O texto demonsta em suma que as possibilidades de alcanar o DRS esto determinadas pela forma que se interpreta o tema desenvolvimento, e as alternativas para construir o DRS esto limitadas a capacidade de estabeleciemntos de estratgias e planos , visto que depende tambm do Estado e de suas polticas, juntamente com estudos das Universidades e entidades de pesquisa. A agricultura familiar tem um

grande enfoque devido ao seu meio de desenvolvimento ser o que causa um menor dano na biodiversidade e meio ambiente e no pode se manter fora das peloticas publicas. H um grande enfoque tambm na agroecologia pois essa a base cientifica do precesso que quer construir.

Vous aimerez peut-être aussi