Vous êtes sur la page 1sur 5

HIDROCARBONETOS AROMTICOS

1- Introduo a hidracarbonetos: Os hidrocarbonetos naturais so compostos qumicos constitudos por tomos de carbono ( C ) e de hidrognio ( H ), aos quais se podem juntar tomos de oxignio ( O ), nitrognio( N ) e enxofre ( S ), dando origem aos compostos orgnicos, classificados de acordo com seus grupos funcionais. Os hidrocarbonetos em geral so insolveis em gua, mas se solubilizam prontamente em substncias orgnicas como o ter e a acetona.So conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes caractersticas fsicas so uma consequncia das diferentes composies moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: "ardem", isto , oxidamse facilmente libertando calor. Graas a sua capacidade de decompor-se em dixido de carbono e vapor d"gua, em presena de oxignio, com desprendimento de grande quantidade de energia, torna-se possvel a utilizao de vrios hidrocarbonetos como combustveis.. Os principais hidrocarbonetos so: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e aromticos.

2- Hidrocarbonetos aromticos: So hidrocarbonetos cclicos com ligaes simples e duplas alternadas no mesmo anel de seis membros, tambm so denominados arenos. Os aromticos mais simples so lquidos e os mais complexos so slidos. Possuem cheiro agradvel e so solveis em solventes apolares. Alguns dos maiores exemplos do hidrocarboneto aromtico so:

BENZENO C6H6
- ORIGEM E USO Benzeno,, tambm conhecido como benzol, um lquido incolor com um odor doce. Benzeno evapora no ar muito rapidamente e dissolve-se levemente na gua. O benzeno altamente inflamvel. O benzeno foi descoberto e isolado de alcatro de carvo em 1800 e hoje produzido industrialmente a partir da destilao do petrleo bruto, da destilao de hulha e produo de coque e por sntese qumica a partir de hidrocarbonetos lineares. utilizado como matria-prima para sntese de outros compostos orgnicos (p.e. estireno, fenis, ciclohexano, etc.) e como aditivo nos combustveis para veculos, substituindo, em parte, o chumbo.

Deste modo e atendendo sua volatilidade, o benzeno entra em contato com o homem principalmente atravs do ar, em ambientes industriais especficos ou na atmosfera urbana, resultante de fugas de combustveis ou da sua queima incompleta. - TOXICOLOGIA O benzenismo definido como um conjunto de sinais , sintomas e complicaes , decorrentes da exposio aguda ou crnica ao hidrocarboneto aromtico, benzeno. O benzeno um irritante moderado das mucosas e sua aspirao em altas concentraes pode provocar edema pulmonar. Os vapores so, tambm, irritantes para as mucosas oculares e respiratrias. A absoro do benzeno provoca efeitos txicos para o Sistema Nervoso Central causando, de acordo com a quantidade absorvida, efeitos na medula ssea, que provocam alteraes na imunidade humoral e celular, narcose e excitao, sonolncia, tonturas, cefalia, nuseas, vmitos, taquicardia, arritmias, dificuldade respiratria, tremores, convulses, perda da conscincia e morte. - ACIDENTE PROVOCADO PELO BENZENO

TOLUENO C7H8 O tolueno trata-se de um liquido inflamvel, que pode reagir se aquecido ou misturado com a agua mas no violentamente. um solvente aromtico de

alta pureza e uma de suas principais caractersticas a rpida evaporao que, combinada a um excelente poder de solvncia, o recomenda para uma gama variada de aplicaes.

- ORIGEM E USO Esta substncia ficou conhecida no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outras colas. A inalao involuntria do toluol causa danos ao organismo e pode levar a dependncia. Esta molcula esta naturalmente presente no leo cru e produzido atravs do refinamento de petrleo e como subproduto da produo de estireno (hidrocarboneto aromtico no saturado. A sua polimerizao juntamente com agentes de expanso d origem ao isopor.) O tolueno esta presente nas colas, gasolina, solventes, agentes de limpeza entre outros. Grandes quantidades de tolueno so introduzidas no ambiente anualmente atravs da gasolina e na produo de processos de refinamento. tambm utilizado nas formulaes de lascas e na fabricao de esmaltes sintticos, tintas de fundo (primers) e tintas de acabamento de secagem rpida. - TOXICOLOGIA Deve ser mantido distante de fontes de ignio e classificado como um produto que altera o comportamento (pode causar dependncia qumica).Deve-se evitar a inalao de seus vapores e um contato prolongado do lquido com a pele. A exposio aguda ao tolueno pode produzir, dependendo da concentrao, depresso ou excitao do Sistema Nervoso Central, nuseas, vmito, diarria, dificuldade respiratria, convulso, anestesia, distrbios hidro-eletroltico, coma e morte. Os efeitos crnicos do tolueno em geral so descritos em relao ao abuso, em indivduos cheiradores de cola. Podendo causar alterao de personalidade, tremores, labilidade emocional, e perda de memria. Pode ainda ocorrer arritmia e miocardiopatia em cheiradores .

- ACIDENTE PROVOCADO PELO TOLUENO

NAFTALENO C10H8

O naftaleno, vulgarmente conhecido como naftalina, um hidrocarboneto ar omtico (possui propriedadessemelhantes s do benzeno) cuja molcula co nstituda por dois anis benznicos, tem um odor degradante no muito agradvel e que arde com chama luminosa. Slido altamente voltil que sofre sublimao, ou seja, a naftalina passa do estado slido para o gasoso em contato com o ar. A substncia txica para os organismos aquticos. Poluente marinho.

- ORIGEM E USO Os fortes odores exalados pela substncia so capazes de eliminar qualquer micro-organismo indesejvel. A naftalina um agente qumico de ao repelente e inseticida. por isso que bolinhas de naftalina combatem a presena de traas em roupas de l e armrios fechados. Ele tambm usado para fazer tintas, resinas e agentes de curtimento de couro. A naftalina ocorre de forma natural no petrleo, mas nesse caso se apresenta em pequenas quantidades. possvel conseguir quantidades considerveis de tal substncia atravs da destilao do alcatro da hulha. A indstria petroqumica obtm naftalina atravs de um processo denominado de reforming (modificao cataltica de hidrocarbonetos alifticos).

- TOXICOLOGIA A exposio a naftalina pode irritar os olhos, a pele e o aparelho respiratrio e causar dores de cabea, confuso mental e leses no fgado e nos rins. A naftalina pode contribuir para a destruio dos glbulos vermelhos, provocando anemia hemoltica, cujas manifestaes vo da fadiga insuficincia renal. Uma exposio prolongada tambm pode aumentar o risco de cataratas.

- ACIDENTE

PROVOCADO PELA NAFTALINA

Gmeas de 18 anos foram atendidas com alteraes neurolgicas. Duas gmeas de 18 anos foram atendidas no hospital de Marselha, na Frana, com alteraes neurolgicas e uma forma incomum de alergia. Umas das pacientes apresentava alteraes de equilbrio ao caminhar e dificuldades de raciocnio. Todos os exames neurolgicos realizados foram negativos e as informaes eram de que a leso de pele tinha um ms de durao. Os medicos franceses

descobriram a causa do problema das duas irms por acaso: foi encontrada nos pertences de uma delas uma bolsa contendo bolas de naftalina. Umas das irms vinha cheirando as bolas de naftalina nos ltimos quatro meses. As bolas de naftalina contem em sua composio a substancia PARADICLOROBENZENO, que funciona como uma droga quando inalada. Como os jovens no costumam relatar espontaneamente a utilizao de drogas, a descrio da associao entre leses de pele e neurolgicas deve servir como alerta para as consequncias medicas desse uso.

Vous aimerez peut-être aussi