Vous êtes sur la page 1sur 5

Captulo 8

Vcuo

8.1 - Introduo (em construo)

8.1.1 - Unidades
A medida do vcuo geralmente expressa em milmetros de mercrio (mmHg), que numericamente igual unidade de presso torr (10 torr = 10 mmHg). Esta unidade se refere aos experimentos feitos em 1643 por Evangelista Torricelli, que notou que o mercrio dentro de um tubo emborcado em um vaso se mantinha cerca de 760mm de altura no nvel do mar (presso atmosfrica normal), diminuindo esta altura quando levado ao pico de uma montanha onda a presso do ar menor. Quanto menor a presso do ar, mais baixa fica a coluna de mercrio. No vcuo perfeito, a presso seria 0 (zero) torr. Acontece que o vcuo perfeito uma situao ideal e a tecnologia atual dificilmente passa dos 10-9 torr, sendo o 10-13 o recorde atual, um vcuo equivalente ao do espao interestelar. Muitos textos utilizam o militorr (mtorr), que um milsimo de torr (0,001 torr ou 10-3 torr) ou seja, um micron (mlsimo de milmetro) de mercrio. Outra unidade comum o mbar (milibar = 0,001 bar), que igual a 0,75 torr. 1 atmosfera = 760 mmHg = 760 torr = 1013,25 mbar Como se pode ver, a unidade bar aproximadamente igual a uma atmosfera. A unidade do SI para presso o Pascal (Pa). pouco usada na literatura relativa ao vcuo, mas se for encontrada, basta dividir o nmero de Pascais por 133,3 para obter o valor em torr.
Figura 2.1

8.1.2 - Os equipamentos para obteno e utilizao do vcuo


Quando a finalidade do vcuo apenas mecnica, como a laminao com fibra de vidro, a filtragem vcuo ou o

vacuum-forming, uma bomba e um tubo tudo que se precisa. Quando o objetivo obter um volume de vcuo dentro do qual se possa realizar experimentos, o conjunto geralmente consiste de uma bomba mecnica, uma bomba de difuso, uma cmera de vcuo, um medidor de vcuo, a tubulao apropriada e uma vlvula de ar para permitir a entrada de ar no sistema. A bomba mecnica faz o bombeamento de fundo, que somado ao trabalho da bomba de difuso, resulta no alto vcuo esperado. O sistema pode no ter uma bomba de difuso, mas a bomba mecnica, sozinha, dificilmente esta ultrapassa um vcuo de 1 mTorr, que aproximadamente a fronteira entre o mdio vcuo e o alto vcuo.

8.1.3 - Baixo vcuo, mdio vcuo e alto vcuo


No existe uma diviso oficial entre os vcuos, nem fronteiras ntidas entre os fenmenos que ocorrem em vrios nveis de ausncia de ar, mas a prtica define trs reas de estudo com caractersticas bem diferentes: O baixo vcuo situa-se entre a presso atmosfrica e cerca de 10 torr. o vcuo "mecnico" usado para vacuum-forming, para laminao de fibra de vidro, para destilao vcuo etc. Pode ser obtido com equipamentos mecnicos rudimentares. O mdio vcuo vai de 1 torr at 10-3 torr (0,001mmHg). Este o nvel de vcuo que permite as descargas eltricas luminosas e outros fenmenos atmicos e moleculares. A maior parte das utilizaes do mdio vcuo envolvem justamente esta conduo eltrica, como a deposio metlica por sputtering, a criao de plasma, e a gerao de luz para iluminao e formao de raios laser. Presses menores que 10-3 torr so chamadas de alto vcuo. Os gases deixam de ter o comportamento viscoso de um fluido e passam a ter um comportamento chamado molecular. A consequncia mais imediada disso que as bombas mecnicas convencionais no produzem mais bons resultados, devendo ser auxiliadas por equipamentos chamados "bombas de difuso". O alto vcuo tambm um isolante eltrico e trmico. Os vasos de Dewar (garrafas trmicas) e os tubos de imagem dos televisores exigem alto vcuo para um bom funcionamento.

8.1.4 - Os problemas
O maiores inimigos da obteno de mdio e alto vcuo so os vazamentos e os gases liberados pelas superfcies.

Os vazamentos Os gases liberados pelas superfcies Este um problema menos intuitivo do que os vazamentos. causado por dois fenmenos: a presso de vapor dos lquidos (e at de alguns slidos) e a liberao de gases adsorvidos pelos materiais slidos. A presso de vapor a presso que existir em um espao fechado onde foi feito um vcuo perfeito (terico) e foi colocado um pouco deste lquido. No caso da gua temperatura ambiente, esta presso de cerca de 17 torr. Fica claro pela prpria definio que nenhum ambiente fechado com um volume qualquer de gua lquida dentro dele poder ter uma presso menor que cerca de 17 torr temperatura ambiente. Alguns slidos, geralmente compostos orgnicos, tambm apresentam presses de vapor significativas. Ainda que no exista uma superfcie lquida dentro da cmera de vcuo, preciso lembrar que vrios materiais esto impregnados de lquidos com presses de vapor significativas. O principal problema vm da umidade (gua) absorvida pelos materiais, mas o aumento da presso tambm pode vir dos aditivos usados na fabricao dos plsticos, das graxas usadas para lubrificao e vedao e at de alguns metais como o mercrio, o zinco, o chumbo e o cdmio. Os materiais com baixa presso de vapor e, portanto, mais apropriado para a construo de equipamentos de vcuo so: vidro, cobre, alumnio, ao inoxidvel, prata, algums plsticos e algumas borrachas sintticas. Como a presso de vapor proporcional temperatura, vrios outros materiais so aceitveis, como o lato contendo zinco ou alguns plsticos, dependendo presso final esperada e da temperatura de trabalho. Gases adsorvidos Os gases possuem a propriedade de aderir superfcie de materiais em um fenmeno chamado adsoro. Este fenmeno se manifesta com maior intensidade em materiais como o carvo ativado, mas existe em maior ou menor escala em todas as superfcies de um equipamento para obteno de vcuo. Estas molculas aderidas superfcie vo se soltando aos poucos, aumentando a presso do ambiente evacuado. O procedimento usual para a degasificao das superfcies aplicar o vcuo e aquecer todo o equipamento, mantendo a bomba de vcuo ligada durante todo o perodo de aquecimento. O calor faz com que as molculas se soltem, sendo ento retiradas pela bomba. Materiais porosos, fibrosos ou pulverulentos devem ser evitados dentro da cmera de vcuo, pois possuem grande superfcie, capaz de adsorver grandes quantidades de gs.

8.1.5 - Os materiais
(segundo as referncias bibliogrficas [1] e [2]) Borracha natural - utilizada nos tubos das bombas, nos trechos de mdio vcuo. Plsticos - a maioria limitada por uma grande absoro de gua e por aditivos plastificantes, alm de baixa resistncia s altas temperaturas. Tubos de PVC substituem os de borracha nas ligaes com as bombas. Polietileno tem boas qualidades no vcuo, pois limpo e absorve pouca gua. Elastmeros sintticos - so as borrachas sintticas. So usadas nas juntas e nos o-rings de vedao. De modo geral no apresentam problemas. Epxis - os adesivos normais, encontrados nas lojas de ferragens no contm solventes que prejudiquem a manuteno do vcuo. So timos adesivos entre vidro e metais. Graxas - existem graxas especiais para trabalho em alto vcuo. Costumam causar muita sujeira, se espalhando por toda parte. Ceras - uma mistura de partes iguais de cera de abelha e breu apresenta boas propriedades para uso em vcuo, servindo para vedao e suporte de peas. Evidentemente, no resistem ao aquecimento. Vidro - todos os tipos funcionam bem no vcuo, desde que devidamente limpos e secos. Metais - Ao inoxidvel o padro para equipamentos modernos de alto vcuo. Os tubos e conexes de cobre para gua quente do bons resultados. Solda - para os tubos e conexes de cobre, pode-se usar solda de estanho puro ou estanho. Solda-prata recomendada onde se precisa de muita resistncia, mas preciso um maarico gsoxignio para trabalhar com este material.

8.1.6 - Os tubos
Quando se trabalha com mdio e alto vcuo muito difcil retirar o gs residual com tubos finos. Alm do comportamento molecular do gs, a diferena de presso entre a cmera de vcuo e o vcuo criado dentro da bomba muito pequena. A resistncia do tubo passagem do gs passa a ter uma importncia crucial no rebaixamento da presso. O bombeamento final deve ser feito atravs de tubos largos e curtos. Se todos os outros fatores forem constantes, a condutncia (oposto da resistncia) de um tubo varia com a quarta potncia

do dimetro. Ou seja, um tubo de 2 cm de dimetro conduz 16 vezes mais que um tubo de 1 cm de dimetro. Resumindo: existe uma srie de frmulas e dedues matemticas que explicam que virtualmente impossvel atingir alto-vcuo ligando a cmera bomba atravs de uma mangueirinha de 1/4". Referncias: [1] - Jornal "The Bell Jar" sobre tcnicas de vcuo e tpicos relacionados - compilao dos 5 primeiros anos - 1992 a 1996, publicada em 1999 por Stephen P. Hansen; [2] - Procedures in Experimental Physics - John Strong Lindsay Publications Inc.

AVISO: Este texto uma leitura proporcionada por www.centelhas.com.br. Seu contedo, assim como todo o contedo do site, propriedade intelectual do autor e no pode ser copiado ou modificado sem sua autorizao. No autorizado o uso comercial deste trabalho. Entretanto, permitido o download e a distribuio deste arquivo sem modificaes para uso pessoal. Nem o autor nem os administradores do site assumem qualquer responsabilidade sobre o uso das informaes deste texto. Muitos precedimentos aqui descritos so potencialmente perigosos. A execuo de qualquer destes procedimentos no deve ser tentada por quem no tem o conhecimento e a habilidade necessria. Este texto um trabalho em desenvolvimento e pode conter erros e lacunas. Verifique no site a existncia de verses mais atualizadas.

Vous aimerez peut-être aussi