Vous êtes sur la page 1sur 24

/23

Componentes
Eduardo Luidy Paulo Trigueiro Nlio Fernandes Jos Anderson Andr Silva Joo Gabriel

2 /23

Cronograma
Introduo. Conceitos iniciais. Requisitos funcionais. Requisitos no-funcionais. Classificao dos requisitos.
Funcionalidade / Usabilidade / Confiabilidade / Desempenho / Suportabilidade.

O + do FURPS.
Restries de design / Requisitos de implementao / Requisitos de interface / Requisitos fsicos.

Concluso. Bibliografia.
3 /23

Introduo
Uma frase comum em empresas de TI : Ns no temos tempo de especificar os requisitos. Se no comearmos a codificar agora, no iremos entregar o produto a tempo.
Prazos utpicos (mais projetos em menos tempo = $$$); Falta de planejamento; Falta de documentao;

As consequncias:
Aplicaes com rendimento abaixo do esperado. Maior tempo de codificao do que o esperado. Aplicaes que operam no Internet Explorer mas no funcionam no Mozilla Firefox. Aplicaes que travam ou requerem boots regulares nas mquinas. Desnimo dos desenvolvedores.

4 /23

Introduo
Para evitar estes problemas era necessrio um modelo que auxiliasse na identificao dos requisitos de um sistema, na sua organizao e classificao.
Modelo McCall - 1977

FURPS - Modelo de categorizao de requisitos proposto por Robert Grady, da Hewlett Packard. Baseado no modelo McCall.

5 /23

Conceitos Iniciais
O que ? um sistema para classificao de requisitos. O acrnimo (FURPS) representa categorias que podem ser usadas na definio destes requisitos, assim como representa atributos de Qualidade de Software, sendo parte do Rational Unified Process (RUP).
Requisitos: Uma condio ou capacidade necessitada por um usurio para resolver um problema ou alcanar um objetivo;

6 /23

Requisitos Funcionais
Descrio das diversas funes que os usurios querem ou precisam que o software oferea. Eles definem a funcionalidade desejada do software.
o software deve possibilitar o clculo dos gastos dirios, semanais, mensais e anuais com pessoal". "o software deve emitir relatrios de compras a cada quinze dias" "os usurios devem poder obter o nmero de aprovaes, reprovaes e trancamentos em todas as disciplinas por um determinado perodo de tempo.

7 /23

Requisitos No-funcionais
Qualidades de um software, como manutenibilidade, usabilidade, desempenho, custos, etc.
"a base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usurios autorizados". "o tempo de resposta do sistema no deve ultrapassar 30 segundo". "o software deve ser operacionalizado no sistema Linux" "o tempo de desenvolvimento no deve ultrapassar seis meses".

8 /23

Classificao de Requisitos

Funcionalidade Functionality

Usabilidade Usability

Confiabilidade Reliability

Desempenho Performance

Suportabilidade Supportability

9 /23

Funcionalidade (Functionality)
Reflete todos os requisitos funcionais do sistema (o que o cliente quer). Contm as regras de negcio do sistema. Os requisitos funcionais podem incluir:
Conjuntos de recursos; Habilidades; Segurana.

10 /23

Usabilidade (Usability)
Abrange a rea de interao entre o usurio e o sistema, na forma de procurar a facilidade e tornar intuitivivo a sua utilizao. Requisitos que visam garantir uma boa esttica, sem falhas visuais (como ausncia de imagens) e acessibilidade.

11 /23

Usabilidade (Usability) (2)


Os requisitos de usabilidade podem incluir:
Fatores Humanos (facilidade de uso). Esttica (boa apresentao). Consistncia na interface (sem falhas visuais). Ajuda on-line e contextual. Assistentes e agentes (wizards). Documentao do usurio (manuais). Materiais de treinamento (vdeos, tutoriais).

12 /23

Confiabilidade (Reliability)
So requisitos relacionados a previso de falhas, busca da consistncia do sistema e capacidade.
Dentre esses requisitos esto:
Disponibilidade (24/7). Exatido (comportamento do sistema a um caso especifico, relacionado a falhas). Possibilidade de recuperao (como o sistema se recupera de um erro fatal). Tempo mdio entre falhas (MTBF) (parmetro para teste de confiabilidade).

13 /23

Desempenho (Performance)
Est fortemente relacionada a velocidade e capacidade do sistema, para que atenda aos requisitos funcionais.
Dentre eles esto:
Velocidade (tempo de resposta). Disponibilidade (relacionado a quanto o sistema capaz de responder em um determinado tempo). Taxa de transferncia (melhorar velocidade). Tempo de recuperao (resposta a falhas). Uso de recursos (diminuir a necessidade de recursos visando melhorar o desempenho).

14 /23

Suportabilidade (Supportability)
Os requisitos de suporte podem incluir a capacidade de expandir o programa (extensibilidade), adaptabilidade e servios, bem como a capacidade de teste, compatibilidade, capacidade de configurao, a facilidade com que podem identificar problemas .
Exemplos: Possibilidade de testes (teste pr-desenvolvidos). Adaptabilidade (facilidade de funcionamento em ambientes semelhantes mas no idnticos). Compatibilidade (sistemas multi-plataformas). Possibilidade de configurao. Instalao e atualizao (como instalar e manter atualizado o sistema). Internacionalizao (sistema com multi-linguagem).

15 /23

O + do FURPS
O + do acrnimo engloba outros requisitos nofuncionais que devem ser lembrados: Requisitos de Design. Requisitos de Implementao. Requisitos de Interface. Requisitos Fsicos.

16 /23

Requisitos de design
Design se refere ao projeto do sistema. So requisitos que definem os padres, polticas e limites do projeto do sistema tais como:
Uso de UML na descrio do projeto. Ferramentas de modelagem a serem utilizadas. Processo de desenvolvimento a ser adotado pelo sistema. Requisitos de arquitetura do sistema.

17 /23

Requisitos de implementao
So limites impostos a implementao do sistema, tais quais:
Linguagem de programao. Padres obrigatrios (Design Patterns). Poltica de integridade de banco. Limite de recursos (Quais bibliotecas podem ser utilizadas, ou frameworks). Ambientes operacionais (Windows, Linux, MAC, multiplataforma. Em celulares: Blackberry, IPhone, Smart Phone).

18 /23

Requisitos de interface Especifica ou restringe as funcionalidades inerentes a interface do sistema com usurio.
Fazem parte desses requisitos:
Protocolos de comunicao (Webservices, RPC, CORBA, Socket). Restrio de formatos (comunicaao via XML, Bytearray, Json). Tempo da iterao (time-out, horrio de comunicao).

19 /23

Requisitos Fsicos
Indica os requisitos fsicos do sistema (relacionado a Hardware) tais como: Requisito de hardware (que maquina precisa para rodar o sistema). Requisitos de rede (largura de banda e confiabilidade). Requisito de Localizao do hardware (ter uma sala antichamas e climatizado a exatos 16 C?). Exemplo: Requisitos que visam fazer o JAVA swing funcionar num AMD K6 500 com 64 mega de ram e 500 mega HD.

20 /23

Concluso
O FURPS+ auxilia tanto na organizao quanto na definio dos requisitos, pois como define o escopo de cada caracterstica j conseguimos ter idia de muitos tipos de requisitos em potenciais para o sistema. Apesar de ser um modelo usado em sistemas no geis visto por muitos como til nesse novo ramo de metodologia.

21 /23

Concluso
FURPS
Funcionalidade (Functionality). Usabilidade (Usability). Confiabilidade (Reliability). Desempenho (Performance). Suportabilidade (Supportability). Restries de design. Requisitos de implementao. Requisitos de interface. Requisitos fsicos.
Requisitos Funcionais

Requisitos No-Funcionais

22 /23

Bibliografia
Robert Grady 1992. Practical Software Metrics for Project Management and Process Improvement. Prentice-Hall. http://qualidadebr.wordpress.com/2008/07/10/furps/ Acessado em 23/03/10 http://qahouse.blogspot.com/2009/09/furps.html Acessado em 23/03/10 http://www.ibm.com/developerworks/rational/library/3975.html Acessado em 23/03/10 http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/requirem/co_req.htm Acessado em 24/03/10 http://www.ibm.com/developerworks/rational/library/4706.html Acessado em 24/03/10

23 /23

McCall 1977

/23 24/23

Vous aimerez peut-être aussi