Vous êtes sur la page 1sur 4

Exerccios de Fsica

Processos de eletrizao
1) Em relao aos principais conceitos da eletrosttica, correto afirmar que a) um pndulo eletrosttico neutro atrado tanto por um corpo eletrizado negativamente como por um corpo eletrizado positivamente, devido induo. b) no processo de eletrizao por atrito de dois corpos condutores, um fio terra pode ser conectado entre esses dois corpos, permitindo a obteno de cargas mais elevadas. c) um corpo carregado eletricamente possui diferentes quantidades de cargas positivas e negativas, de modo que, aquele que nomeamos como positivamente carregado, possui eltrons em excesso. d) os conceitos de campo eltrico e de potencial eltrico so bastante semelhantes, visto que ambos envolvem o conhecimento da intensidade, da direo e do sentido de aplicao dos vetores de campo e de potencial eltrico. e) quando dois corpos carregados eletricamente, mesmo que de formatos distintos, se encostam, h uma partilha de cargas eltricas de tal modo que ambos fiquem com cargas de mesmo tipo e intensidade. 2) Em seu laboratrio, o Professor Ladeira prepara duas montagens - I e II -, distantes uma da outra, como mostrado na figura 1. Em cada montagem, duas pequenas esferas metlicas, idnticas, so conectadas por um fio e penduradas em um suporte isolante. Esse fio pode ser de material isolante ou condutor eltrico. Em seguida, o professor transfere certa quantidade de carga para apenas uma das esferas de cada uma das montagens. Ele, ento, observa que, aps a transferncia de carga, as esferas ficam em equilbrio, como mostrado na figura 2.Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que, aps a transferncia de carga, a) em cada montagem, ambas as esferas esto carregadas. b) em cada montagem, apenas uma das esferas est carregada. c) na montagem I, ambas as esferas esto carregadas e, na II, apenas uma delas est carregada. d) na montagem I, apenas uma das esferas est carregada e, na II, ambas esto carregadas. c) estvel e indiferente. d) estvel e estvel. e) estvel e instvel.

Prof. Panosso

4) Considere um basto de PVC carregado com um excesso de cargas positivas e trs esferas metlicas condutoras neutras e eletricamente isoladas do ambiente. Elas so postas em contato, lado a lado, alinhadas. O basto carregado aproximado de uma das esferas das extremidades, de maneira a estar posicionado na mesma linha, mas no a toca, conforme esquematicamente mostrado na Figura A. A seguir, a esfera do centro afastada das outras duas e s aps o basto afastado, como mostrado na Figura B. Aps afastar o basto e com as esferas em equilbrio eletrosttico: a) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas positivas, a esfera 2 ficou neutra e a esfera 3 ficou com um excesso de cargas negativas. b) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas negativas e as esferas 2 e 3 ficaram, cada uma, com um excesso de cargas positivas. c) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas positivas e as esferas 2 e 3 ficaram, cada uma, com um excesso de cargas negativas. d) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas negativas e cada uma das esferas 2 e 3 ficou neutra. e) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas negativas, a esfera 2 ficou neutra e a esfera 3 ficou com um excesso de cargas positivas.

3) Duas barras isolantes, A e B, iguais, colocadas sobre uma mesa, tm em suas extremidades, esferas com cargas eltricas de mdulos iguais e sinais opostos. A barra A fixa, mas a barra B pode girar livremente em torno de seu centro O, que permanece fixo. Nas situaes I e II, a barra B foi colocada em equilbrio, em posies opostas. Para cada uma dessas duas situaes, o equilbrio da barra B pode ser considerado como sendo, respectivamente (SITUAES DE EQUILBRIO - aps o sistema ser levemente deslocado de sua posio inicial Estvel = tende a retornar ao equilbrio inicial Instvel = tende a afastar-se do equilbrio inicial Indiferente = permanece em equilbrio na nova posio) a) indiferente e instvel. b) instvel e instvel.
www.professorpanosso.com.br

5) A mo da garota da figura toca a esfera eletrizada de uma mquina eletrosttica conhecida como gerador de Van de Graaf. A respeito do descrito so feitas as seguintes afirmaes: I. Os fios de cabelo da garota adquirem cargas eltricas de mesmo sinal e por isso se repelem. II. O clima seco facilita a ocorrncia do fenmeno observado no cabelo da garota. III. A garota conseguiria o mesmo efeito em seu cabelo, se na figura sua mo apenas se aproximasse da esfera de metal sem toc-la.

Exerccios de Fsica
Processos de eletrizao
Est correto o que se l em a) I, apenas. b) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. c) I e III, apenas.

Prof. Panosso
a) S o canudo se eletrizou, o papel toalha no se eletriza. b) Ambos se eletrizam, mas as cargas geradas no papel toalha escoam para o corpo do estudante. c) Ambos se eletrizam, mas as cargas geradas no canudo escoam para o corpo do estudante. d) O canudo e o papel toalha se eletrizam positivamente, e a parede tem carga negativa. e) O canudo e o papel toalha se eletrizam negativamente, e a parede tem carga negativa. 11) Duas pequenas esferas metlicas idnticas, E1 e E2, so utilizadas numa experincia de Eletrosttica. A esfera E1 est inicialmente neutra e a esfera E2, eletrizada positivamente com a -9 carga 4,8.10 C. As duas esferas so colocadas em contato e em seguida afastadas novamente uma da outra. Sendo a carga de um -19 -19 eltron igual a -1,6.10 C e a de um prton igual a +1,6.10 C, podemos dizer que: 10 a) a esfera E2 recebeu 1,5.10 prtons da esfera E1. 10 b) a esfera E2 recebeu 3,0.10 prtons da esfera E1. 10 c) a esfera E2 recebeu 1,5.10 eltrons da esfera E1. 10 d) a esfera E2 recebeu 3,0.10 eltrons da esfera E1. 10 e) a esfera E2 pode ter recebido 3,0.10 eltrons da esfera E1, 10 como tambm pode ter cedido 3,0.10 prtons esfera E1. 12) Uma estudante observou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal trs pndulos eletrostticos idnticos, eqidistantes entre si, como se cada um ocupasse o vrtice de um tringulo eqiltero, as esferas dos pndulos se atraram mutuamente. Sendo as trs esferas metlicas, a estudante poderia concluiu corretamente que a) as trs esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal. b) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma com carga de sinal oposto. c) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma neutra. d) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de sinais opostos e uma neutra. e) uma esfera estava eletrizada e duas neutras. 13) Considere quatro esferas condutoras idnticas, x, y, z e t com cargas eltricas respectivamente, +4Q, -2Q, +7Q e -4Q. Ligandose, por um fio condutor de capacidade desprezvel, uma dessas esferas, sucessivamente, s outras esferas numa ordem adequada, obtm-se uma esfera com carga eltrica -Q, usando somente trs esferas. As esferas usadas, em uma ordem conveniente, so: a) x, y e z b) x, z e t c) x, t e y d) y, z e t e) z, t e x 14) Duas esferas A e B, metlicas e idnticas, esto carregadas com cargas respectivamente iguais a 16C e 4C. Uma terceira esfera C, metlica e idntica s anteriores, est inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato desfeito e a esfera C colocada em contato com B. Supondo-se que no haja troca de cargas eltricas com o meio exterior, a carga final de C de a) 8C b) 6 C c) 4 C d) 3 C e) nula

6) Duas pequenas esferas idnticas A e B tm cargas -6 -6 respectivamente QA = -14 x 10 C e QB = 50 x 10 C . As duas so colocadas em contato e aps atingido o equilbrio eletrosttico so -19 separadas. Lembrando-se que a carga de um eltron 1,6 x 10 C, correto afirmar que, aps atingido o equilbrio, 14 a) 2 . 10 prtons tero passado de A para B. -19 b) 1,6 . 10 prtons tero passado de A para B. 14 c) 2 . 10 eltrons tero passado de A para B. -19 d) 1,6 . 10 eltrons tero passado de A para B. 14 e) 2 . 10 eltrons tero passado de B para A. 7) Em certos dias do ano, freqentemente tomamos pequenos "choques" ao fecharmos a porta do carro ou ao cumprimentarmos um colega com um simples aperto de mos. Em quais circunstncias mais provvel que ocorram essas descargas eltricas? a) Em dias muito quentes e midos, porque o ar se torna condutor. b) Em dias secos, pois o ar seco bom isolante e os corpos se eletrizam mais facilmente. c) Em dias frios e chuvosos, pois a gua da chuva tima condutora de eletricidade. d) A umidade do ar no influi nos fenmenos da eletrosttica, logo essas descargas podero ocorrer a qualquer momento. 8) A eletrizao que ocorre nas gotculas existentes nas nuvens, pode ser observada em inmeras situaes dirias, como quando, em tempo seco, os cabelos so atrados para o pente, ou quando ouvimos pequenos estalos, por ocasio da retirada do corpo de uma pea de l. Nesse contexto, considere um basto de vidro e quatro esferas condutoras, eletricamente neutras, A, B, C e D. O basto de vidro atritado, em um ambiente seco, com uma flanela, ficando carregado positivamente. Aps esse processo, ele posto em contato com a esfera A. Esta esfera , ento, aproximada das esferas B e C - que esto alinhadas com ela, mantendo contato entre si, sem tocar-se. A seguir, as esferas B e C, que estavam inicialmente em contato entre si, so separadas e a B aproximada da D - ligada terra por um fio condutor, sem toc-la. Aps alguns segundos, esse fio cortado. A partir da situao, correto afirmar que o sinal da carga das esferas A, B, C e D , respectivamente, a) +, +, +, -. b) -, -, +, +. c) +, +, -, -. d) -, +, -, +. e) +, -, +, +. 9) Considere dois corpos slidos envolvidos em processos de eletrizao. Um dos fatores que pode ser observado tanto na eletrizao por contato quanto na por induo o fato de que, em ambas, a) torna-se necessrio manter um contato direto entre os corpos. b) deve-se ter um dos corpos ligado temporariamente a um aterramento. c) ao fim do processo de eletrizao, os corpos adquirem cargas eltricas de sinais opostos. d) um dos corpos deve, inicialmente, estar carregado eletricamente. e) para ocorrer, os corpos devem ser bons condutores eltricos. 10) Em uma atividade experimental de eletrosttica, um estudante verificou que, ao eletrizar por atrito um canudo de refresco com um papel toalha, foi possvel grudar o canudo em uma parede, mas o papel toalha no. Assinale a alternativa que pode explicar corretamente o que o estudante observou.
www.professorpanosso.com.br

15) A figura a seguir mostra trs esferas iguais: A e B, fixas sobre um plano horizontal e carregadas eletricamente com qA =-12nC e qB =+7nC e C, que pode deslizar sem atrito sobre o plano, carregada com qC =+2nC. No h troca de carga eltrica entre as esferas e o plano. Estando solta, a esfera C dirige-se de encontro esfera A, com a qual interage eletricamente, retornando de encontro B, e assim por diante, at que o sistema atinge o equilbrio, com as esferas no mais se tocando. Nesse momento,

Exerccios de Fsica
Processos de eletrizao
as cargas A, B e C, em nC, sero, respectivamente: a) -1, -1 e -1 b) -2, -1/2 e -1/2 c) +2, -1 e +2 d) -3, zero e +3 e) -3/2, zero e -3/2

Prof. Panosso
mesmo tecido, aproximando-o do mesmo eletroscpio, evitando o contato entre ambos. As folhas do eletroscpio devero: a) manter-se com a mesma deflexo, independente da polaridade da carga do basto; b) abrir-se mais, somente se a carga do basto for negativa; c) abrir-se mais, independentemente da polaridade da carga do basto; d) abrir-se mais, somente se a carga do basto for positiva; e) fechar-se mais ou abrir-se mais, dependendo da polaridade da carga do basto. 20) Duas pequenas esferas metlicas idnticas, inicialmente neutras, encontram-se suspensas por fios inextensveis e isolantes.

16) Com relao ocorrncia de uma descarga eltrica na atmosfera, analise: I. objetos pontiagudos como o pra-raios esto mais propensos a dissipar cargas eltricas, pois, devido a sua forma, as cargas eltricas livres tendem a se acumular nesse local, em um processo conhecido como poder das pontas; II. o processo de acmulo de cargas na atmosfera assemelha-se ao processo de carga de duas placas condutoras paralelas que possuem um dieltrico entre elas. Quando o raio ocorre, diz-se que o dieltrico, no caso o ar, foi rompido, passando a conduzir; III. o interior de corpos metlicos, como um carro, constitui um ambiente seguro contra raios que neles incidam, devido ao fato de o campo eltrico no interior desses corpos ser nulo. correto o contido em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 17) Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo est ou no eletrizado, o pndulo eletrosttico, que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. Um aluno, ao aproximar um basto eletrizado do pndulo, observou que ele foi repelido (etapa I). O aluno segurou a esfera do pndulo com suas mos, descarregando-a e, ento, ao aproximar novamente o basto, eletrizado com a mesma carga inicial, percebeu que o pndulo foi atrado (etapa II). Aps tocar o basto, o pndulo voltou a sofrer repulso (etapa III). A partir dessas informaes, considere as seguintes possibilidades para a carga eltrica presente na esfera do pndulo:

Um jato de ar perpendicular ao plano da figura lanado durante certo intervalo de tempo sobre as esferas. Observa-se ento que ambas as esferas esto fortemente eletrizadas. Quando o sistema alcana novamente o equilbrio esttico, podemos afirmar que as tenses nos fios: a) aumentaram e as esferas se atraem; b) diminuram e as esferas se repelem; c) aumentaram e as esferas se repelem; d) diminuram e as esferas se atraem; e) no sofreram alteraes. 21) De acordo com o modelo atmico atual, os prtons e nutrons no so mais considerados partculas elementares. Eles seriam formados de trs partculas ainda menores, os quarks. Admite-se a existncia de 12 quarks na natureza, mas s dois tipos formam os prtons e nutrons, o quark up (u), de carga eltrica positiva, igual a 2/3 do valor da carga do eltron, e o quark down (d), de carga eltrica negativa, igual a 1/3 do valor da carga do eltron. A partir dessas informaes, assinale a alternativa que apresenta corretamente a composio do prton e do nutron: prton nutron a) d, d, d u, u, u b) d, d, u u, u, d c) d, u, u u, d, d d) u, u, u d, d, d e) d, d, d d, d, d 22) Trs esferas metlicas neutras, eletricamente isoladas do ambiente, esto encostadas umas nas outras com seus centros alinhados. Carrega-se um dos extremos de um basto de vidro positivamente. Este extremo carregado aproximado a uma das esferas ao longo da linha formada por seus centros (veja a figura abaixo para uma ilustrao).

Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades a) 1 e 3. b) 1 e 2. c) 2 e 4. d) 4 e 5. e) 2 e 5. 18) Duas esferas metlicas inicialmente eletrizadas com cargas de 10 C e -2 C so postas em contato. Aps o equilbrio eletrosttico, as esferas so separadas. Percebe-se que a primeira fica com carga de 5 C e a outra, com 3 C. correto afirmar que durante o contato a segunda esfera: a) recebeu 3 C de prtons. b) perdeu 2 C de eltrons. c) perdeu 5 C de eltrons. d) recebeu 5 C de prtons. e) perdeu 3 C de prtons. 19) Um basto de vidro atritado em certo tipo de tecido. O basto, a seguir, encostado num eletroscpio previamente descarregado, de forma que as folhas do mesmo sofrem uma pequena deflexo. Atrita-se a seguir o basto novamente com o
www.professorpanosso.com.br

Mantendo o basto prximo, mas sem que ele toque nas esferas, estas so afastadas umas das outras, sem que se lhes

Exerccios de Fsica
Processos de eletrizao
toque, continuando ao longo da mesma linha que formavam enquanto estavam juntas. Podemos afirmar que aps afastar-se o basto, as esferas ficam: a) duas delas com carga positiva e uma com carga negativa; b) duas delas neutras e uma com carga positiva; c) uma neutra, uma com carga positiva e uma com carga negativa; d) duas neutras e uma com carga negativa. 23) Um professor mostra uma situao em que duas esferas metlicas idnticas esto suspensas por fios isolantes. As esferas se aproximam uma da outra, como indicado na figura.

Prof. Panosso

26) Tm-se 4 esferas idnticas, uma carregada eletricamente com carga Q e as outras eletricamente neutras. Colocando-se, separadamente, a esfera eletrizada em contato com cada uma das outras esferas, a sua carga final ser de:

Trs estudantes fizeram os seguintes comentrios sobre essa situao. Ceclia - uma esfera tem carga positiva, e a outra est neutra; Helosa - uma esfera tem carga negativa, e a outra tem carga positiva; Rodrigo - uma esfera tem carga negativa, e a outra est neutra. Assinale a alternativa correta. a) Apenas Helosa fez um comentrio pertinente. b) Apenas Ceclia e Rodrigo fizeram comentrios pertinentes. c) Todos os estudantes fizeram comentrios pertinentes. d) Apenas Helosa e Rodrigo fizeram comentrios pertinentes 24) Trs esferas condutoras A, B e C tm o mesmo dimetro. A esfera A est inicialmente neutra e as outras duas esto carregadas com cargas QB = 1,2 C e QC = 1,8 C. Com a esfera A, toca-se primeiramente a esfera B e depois a C. As cargas eltricas de A, B e C, depois desses contatos, so, respectivamente: a) 0,6 C, 0,6 C e 1,8 C. b) 0,6 C, 1,2 C e 1,2 C. c) 1,0 C, 1,0 C e 1,0 C. d) 1,2 C, 0,6 C e 1,2 C. e) 1,2 C, 0,8 C e 1,0 C. 25) Trs esferas metlicas, M1, M2 e M3, de mesmo dimetro e montadas em suportes isolantes, esto bem afastadas entre si e longe de outros objetos. Inicialmente M1 e M3 tm cargas iguais, com valor Q, e M2 est descarregada. So realizadas duas operaes, na seqncia indicada:

GABARITO: 1) a; 2) c, 3) e; 4) e; 5) b; 6) c; 7) b; 8) e; 9) d; 10) b; 11) c; 12) d; 13) c; 14) b; 15) b; 16) e; 17) e; 18) c; 19) c; 20) c; 21) c; 22) c; 23) c; 24) d; 25) b; 26) b.

I. A esfera M1 aproximada de M2 at que ambas fiquem em contato eltrico. A seguir, M1 afastada at retornar sua posio inicial. II. A esfera M3 aproximada de M2 at que ambas fiquem em contato eltrico. A seguir, M3 afastada at retornar sua posio inicial. Aps essas duas operaes, as cargas nas esferas sero cerca de

www.professorpanosso.com.br

Vous aimerez peut-être aussi