Vous êtes sur la page 1sur 12

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11 a REGIO

Janeiro/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Tecnologia da Informao


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 09, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 5 referem-se ao texto seguinte.

A Amaznia, dona de uma bacia hidrogrfica com cerca de 60% do potencial hidreltrico do pas, tem a chance de emergir como uma regio prspera, capaz de conciliar desenvolvimento, conservao e diversidade sociocultural. O progresso est diretamente ligado ao papel que a regio exercer em duas reas estratgicas para o planeta: clima e energia. No se trata de explorar a floresta e deixar para trs terra arrasada, mas de aproveitar o valor de seus ativos sem qualquer agresso ao meio ambiente. Para isso, basta que o Brasil seja capaz de colocar em prtica uma ampla e bem-sucedida poltica socioambiental, a exemplo do que faz a indstria cosmtica nacional, que seduziu o mundo com a biodiversidade brasileira. marketing e conservacionismo tambm. Segundo o pesquisador Beto Verssimo, fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (Imazon), a floresta fundamental para a reduo global das emisses de gases de efeito estufa. "O Brasil depende da regio para produzir mais energia e no sou contra a expanso da rede de usinas aqui, mas preciso cautela, para no repetir erros do passado, quando as hidreltricas catalisaram ocupao desordenada, conflitos sociais e desmatamentos. Enfrentar o desmatamento da Amaznia crucial para o Brasil."
(Trecho de Dilogos capitais. CartaCapital, 7 de setembro de 2011, p. 46)

1.

No ltimo pargrafo, o pesquisador (A) (B) (C) (D) (E) lamenta o fato de ser necessrio desmatar a floresta para criar condies mais favorveis para a Amaznia, especialmente quanto ao fornecimento de energia eltrica. aponta para as dificuldades que surgiro com os novos projetos de construo de usinas hidreltricas na regio amaznica. defende a construo de novas usinas, por trazerem benefcios para toda a regio, ainda que seja necessrio desmatar grandes reas de floresta. alerta para a necessidade de um planejamento de aes, para evitar, como j tm acontecido, fatos comprometedores do desenvolvimento sustentvel da Amaznia. constata que, apesar da abundncia de recursos hdricos na regio amaznica, inaceitvel seu aproveitamento com a construo de novas usinas hidreltricas.

2.

marketing e conservacionismo tambm. (final do 1o pargrafo) O exemplo referente indstria de cosmticos retoma em linhas gerais a ideia contida em: (A) (B) (C) (D) (E) O progresso est diretamente ligado ao papel que a regio exercer em duas reas estratgicas para o planeta: clima e energia. ... mas de aproveitar o valor de seus ativos sem qualquer agresso ao meio ambiente. O Brasil depende da regio para produzir mais energia ... ... quando as hidreltricas catalisaram ocupao desordenada, conflitos sociais e desmatamentos. Enfrentar o desmatamento da Amaznia crucial para o Brasil.

3.

Para isso, basta que o Brasil seja capaz de colocar em prtica uma ampla e bem-sucedida poltica socioambiental ... (1 pargrafo) O emprego da forma verbal grifada na frase acima indica (A) (B) (C) (D) (E) restrio afirmativa anterior. condio da realizao de um fato. finalidade de uma ao futura. tempo passado em correlao com outro. hiptese passvel de se realizar.
TRT11R-Conhecimentos Gerais4
o

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


4. ... e no sou contra a expanso da rede de usinas aqui, mas preciso cautela ... (2o pargrafo) O segmento grifado acima denota (A) (B) (C) (D) (E) finalidade decorrente do prprio desenvolvimento do texto. ressalva em correlao com o sentido da afirmativa anterior. temporalidade necessria concretizao da ao prevista. causa que justifica o posicionamento do pesquisador. condio para a realizao da hiptese anterior a ele.

5.

A Amaznia, dona de uma bacia hidrogrfica com cerca de 60% do potencial hidreltrico do pas, tem a chance de emergir como uma regio prspera, capaz de conciliar desenvolvimento, conservao e diversidade sociocultural. O sentido geral do que se diz acima est retomado, com clareza e correo, em: (A) (B) (C) (D) (E) As riquezas naturais da regio amaznica e, especialmente, seu potencial hidreltrico propiciam a ela um futuro promissor, com um desenvolvimento aliado preservao de sua diversidade ambiental e cultural. Com a sua diversidade, o ambiente da Amaznia se dispe para alcanar sucesso, em parte nos recursos hidreltricos da regio, cerca de muito grandes, por sua conservao, e a prosperidade que vir. A regio que dever se tornar prspera, a Amaznia, que com seus recursos hidreltricos em potencial e a biodiversidade, ela vai ser capaz de concordar com a conservao e o desenvolvimento. A bacia hidrogrfica abundante na regio amaznica, com suas hidreltricas, vo permitir o desenvolvimento dessa mesma regio, em conjunto com a diversidade social e ambiental que ali se encontra. Todo o desenvolvimento da regio amaznica, com seus rios abundantes e potencial de construir hidreltricas, sero o fator do crescimento regional, com desenvolvimento da diversidade e do ambiente.

Ateno:

As questes de nmeros 6 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Na reunio em que foi eleito diretor-geral da Organizao para a Alimentao e a Agricultura (FAO) da ONU, o ex-ministro brasileiro Jos Graziano da Silva assegurou com sua experincia de gestor do programa de combate fome entre ns - que esta ser sua prioridade: enfrentar esse problema no mundo, para que at 2015 o nmero de carentes de alimentos no planeta, hoje em torno de 1 bilho, se reduza metade. " o desafio do nosso tempo", disse na ocasio o ex-secretrio da ONU, Kofi Anan, lembrando que um dos complicadores dessa questo, "o protecionismo dos ricos" sua produo de alimentos, s tem aumentado. E isso quando a prpria FAO alerta que os preos desses produtos continuaro a subir nos prximos dez anos. E que a produo precisar crescer 70% at 2050, para alimentar os 9,2 bilhes de pessoas que estaro no mundo nessa poca. Ele alertou tambm para os crescentes compra e arrendamento de terras em outros pases, por especuladores de fundos de alto risco de pases industrializados. Tudo acontece num cenrio paradoxal. Um relatrio da prpria FAO assegura que um tero dos alimentos produzidos no mundo, cerca de 1,3 bilho de toneladas anuais, se perde ou desperdiado. Os consumidores ricos desperdiam 222 milhes de toneladas de frutas e hortalias tanto quanto a produo de alimentos na frica. E assim vamos no mundo dos paradoxos. A produo de alimentos cresce, sobem os preos, "commodities" transformam-se em garantia para investimentos, juntamente com a compra de terras em pases mais pobres. Mas no se consegue sair de perto do nmero terrvel de 1 bilho de famintos no planeta, 40% da humanidade, vivendo abaixo da linha de pobreza.
(Trecho com adaptaes do artigo de Washington Novaes. O Estado de S. Paulo, A2, Espao Aberto, 1 de julho de 2011)

6.

A ideia central do texto est explicitada em: (A) (B) (C) (D) (E) O aumento do nmero de famintos nas regies pobres do planeta exige atitudes de autoridades em relao ao comrcio mundial de alimentos. A especulao econmica em torno de terras nos pases em desenvolvimento pe em risco a produo de alimentos. A ao prioritria da FAO, rgo da ONU, estar voltada para a reduo do nmero de pessoas que passam fome em todo o mundo. O aumento dos preos de alimentos decorrente da busca de lucros pelos pases mais ricos agrava a fome em todo o planeta. O desperdcio de alimentos, principalmente nos pases ricos, a razo primeira do aumento de preos em pases mais pobres. 3

TRT11R-Conhecimentos Gerais4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


7. O cenrio paradoxal a que o autor alude no 2 pargrafo se estabelece entre (A) o desperdcio de alimentos nos pases mais ricos e o incremento do comrcio mundial, para atender a toda a populao no planeta. a proteo dos pases ricos aos seus estoques de alimentos e o aumento da produo em todo o mundo, alavancada por altos investimentos no setor agrcola dos pases mais pobres. a especulao em torno da posse de terras para a agricultura nos pases mais pobres e o protecionismo dos ricos produo de alimentos, para controlar a alta dos preos no mercado internacional. a produo de alimentos nos pases mais ricos que s cresce, em razo dos enormes investimentos no setor, e a luta dos pases mais pobres para superar a falta de tecnologia na agricultura. o crescimento econmico e at mesmo o da produo de alimentos e os efeitos da fome que atinge grande parte da populao mundial, que vive em extrema pobreza.
o o

(B)

(C)

(D)

(E)

8.

O comentrio colocado entre os travesses no 1 pargrafo destaca a (A) (B) (C) (D) (E) informao que perde validade diante da constatao pela FAO do nmero de famintos no planeta. importncia das diversas funes dos especialistas ligados s atividades da FAO. escolha de um novo diretor-geral para a FAO, em razo da crise de alimentos no mundo. qualificao de quem traa a meta a ser perseguida pela FAO. repetio de dados para realar a amplitude de aes da FAO.

9.

E isso quando a prpria FAO alerta que os preos desses produtos continuaro a subir nos prximos dez anos. E que a produo precisar crescer 70% at 2050, para alimentar os 9,2 bilhes de pessoas que estaro no mundo nessa poca. (1 pargrafo) Considerando-se a maneira como o autor inicia o segmento transcrito acima, correto deduzir que se trata de (A) crtica ao posicionamento dos pases ricos, que vem dificultando tanto a oferta mundial de alimentos quanto sua aquisio por preos mais baixos. observao que se justifica pela busca de menores preos em um mercado de alimentos sempre sujeito concorrncia entre pases produtores e pases importadores. certeza de que a atuao da FAO vem sendo determinante para manter o equilbrio da oferta no mercado de alimentos, apesar do constante e progressivo aumento de preos. concluso de que a procura por terras destinadas produo de alimentos nos pases mais pobres poder ajudar a reduzir o nmero de famintos no mundo. constatao de que o desafio existente em torno do necessrio aumento da produtividade agrcola no mundo todo ser de difcil resoluo para a FAO.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

10.

O verbo que se mantm corretamente no singular, apesar das alteraes propostas entre parnteses para o segmento grifado, est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) o desafio do nosso tempo. (os desafios) E isso quando a prpria FAO alerta ... (os especialistas da prpria FAO) E que a produo precisar crescer 70% at 2050 ... (a produo de alimentos) Tudo acontece num cenrio paradoxal. (Todos os problemas) Um relatrio da prpria FAO assegura ... (Os dados de um relatrio)
TRT11R-Conhecimentos Gerais4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 11 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Ainda que existam estudos modernos levantando a hiptese de que a tragdia grega teria tido sua origem em rituais fnebres, danas mmicas de atores mascarados em homenagem a heris mortos, a tese geralmente aceita a de que nasceu dos cultos a Dionsios, deus do vinho e da fertilidade, das fontes da vida e do sexo. Duas figuras merecem ateno na fase primitiva do teatro grego: um tirano, Pisstrato, e um ator, Tspis. O primeiro oficializou o culto a Dionsios, mandou organizar as festas dionisacas urbanas e chamou Tspis para promov-las anualmente. De forma competitiva, passaram a ser realizadas durante seis dias na primavera. Para muitos, Tspis foi o primeiro ator. E tambm o responsvel por transformaes decisivas na libertao da dramaturgia das amarras da poesia. Aristteles deixou-nos o primeiro documento bsico de teoria teatral: Potica, dissecando a estrutura da tragdia e da comdia, caracterizando os gneros e suas diferenas, explicando suas origens e analisando seus elementos. Estudando a poesia dramtica em relao lrica e pica, acentua seu significado esttico, cvico e moral. Para Aristteles a arte imitao da natureza; o drama a imitao de aes, tendo por objetivo provocar compaixo e terror. A identificao do pblico com os personagens coloca o primeiro em estado de xtase e assim poder atingir a purgao dessas emoes.
(Fragmento adaptado de Fernando Peixoto. O que teatro, 4.ed., S.Paulo: Brasiliense, 1981, p.67 e 68)

11.

Segundo o autor, o surgimento da tragdia grega, (A) que se pensava estar ligado a Dionsios, passou a ser creditado a Aristteles, autor da Potica, em que expe a sua teoria teatral. no obstante a recuperao de nomes como os de Pisstrato e Tspis, permanece ainda uma verdadeira incgnita. em consenso finalmente obtido entre os estudiosos, relaciona-se aos cultos ao deus do vinho e das fontes da vida, Dionsios. em que pese a importncia de Dionsios, tem sido com maior frequncia vinculado aos rituais e encenaes fnebres em honra dos heris. a despeito de divergncia mais ou menos recente, costuma ser associado aos cultos a Dionsios, o deus do vinho e das fontes da vida.

(B) (C)

(D)

(E)

12.

O segmento cujo sentido est corretamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) dissecando a estrutura = aglutinando os elementos estruturais libertao da dramaturgia = extroverso dramtica purgao dessas emoes = emancipao desses sentimentos compaixo e terror = piedade e pavor levantando a hiptese = auferindo a convico

13.

... acentua seu significado esttico, cvico e moral. O verbo conjugado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) Ainda que existam estudos modernos levantando a hiptese... Duas figuras merecem ateno na fase primitiva do teatro grego... De forma competitiva, passaram a ser realizadas durante seis dias na primavera. Aristteles deixou-nos o primeiro documento bsico de teoria teatral... ... de que a tragdia grega teria tido sua origem em rituais fnebres... 5

TRT11R-Conhecimentos Gerais4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


14. Com relao pontuao empregada no texto, correto afirmar: (A) No segmento na fase primitiva do teatro grego: um tirano, Pisstrato, e um ator, Tspis, a retirada das trs vrgulas no implicaria prejuzo para a correo e o sentido original. Os dois-pontos empregados no incio do terceiro pargrafo poderiam ser substitudos por ponto e vrgula, sem prejuzo para a correo e o sentido original. No segmento coloca o primeiro em estado de xtase e assim poder atingir a purgao, a palavra assim poderia ser colocada entre vrgulas, sem prejuzo para a correo e a lgica. Em Para Aristteles a arte imitao da natureza, a colocao de uma vrgula imediatamente depois de Aristteles implicaria prejuzo para a correo e a lgica. No segmento a tese geralmente aceita a de que nasceu, a colocao de uma vrgula imediatamente depois da palavra aceita no implicaria prejuzo para a correo e a lgica.

(B)

(C)

(D)

(E)

15.

A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi corretamente realizada em: (A) (B) (C) (D) (E) Duas figuras merecem ateno = Duas figuras merecem-na poder atingir a purgao = poder lhe atingir dissecando a estrutura = dissecando-la provocar compaixo e terror = provoc-las mandou organizar as festas = mandou organizar-lhes

Raciocnio Lgico 16. Em um sbado, das 8:00 s 12:00 horas, cinco funcionrios de um tribunal trabalharam no esquema de mutiro para atender pessoas cujos processos estavam h muito tempo parados por pequenos problemas de documentao. Se, no total, foram atendidas 60 pessoas, cada uma por um nico funcionrio, correto concluir que (A) (B) (C) (D) (E) cada funcionrio atendeu 12 pessoas. foram atendidas 15 pessoas entre 8:00 e 9:00 horas. cada atendimento consumiu, em mdia, 4 minutos. um dos funcionrios atendeu, em mdia, 3 ou mais pessoas por hora. nenhum atendimento levou mais do que 20 minutos.

17.

Um analista esportivo afirmou: Sempre que o time X joga em seu estdio marca pelo menos dois gols. De acordo com essa afirmao, conclui-se que, necessariamente, (A) (B) (C) (D) (E) o time X marca mais gols em seu estdio do que fora dele. o time X marca menos de dois gols quando joga fora de seu estdio. se o time X marcar um nico gol em um jogo, este ter ocorrido fora de seu estdio. se o time X marcar trs gols em um jogo, este ter ocorrido em seu estdio. o time X nunca derrotado quando joga em seu estdio.
TRT11R-Conhecimentos Gerais4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


18. Uma senhora afirmou que todos os novelos de l guardados numa gaveta so coloridos e nenhum deles foi usado. Mais tarde, ela percebeu que havia se enganado em relao sua afirmao, o que permite concluir que (A) (B) (C) (D) (E) pelo menos um novelo de l da gaveta no colorido ou algum deles foi usado. pelo menos um novelo de l da gaveta no colorido ou todos eles foram usados. os novelos de l da gaveta no so coloridos e j foram usados. os novelos de l da gaveta no so coloridos e algum deles j foi usado. existem novelos de l brancos na gaveta e eles j foram usados.

19.

Se em um determinado ano o ms de agosto teve cinco sextas-feiras, cinco sbados e cinco domingos, ento o dia 13 de setembro desse ano caiu em (A) (B) (C) (D) (E) uma quarta-feira. uma quinta-feira. uma sexta-feira. um sbado. um domingo.

20.

Quando somente trs times (Arrankatoko, Kanelafina e Espantassapo) ainda tinham chances matemticas de ganhar o campeonato do bairro de 2011, trs torcedores fizeram as suas previses. Torcedor 1: O campeo ser o Arrankatoko ou o Kanelafina. Torcedor 2: O campeo ser o Kanelafina ou o Espantassapo. Torcedor 3: O campeo no ser o Kanelafina. Seja n o nmero de torcedores, dentre os trs citados acima, que acertaram suas previses aps o trmino do campeonato. Somente com as informaes fornecidas, (A) (B) (C) (D) (E) conclui-se que n = 0. conclui-se que n = 1. conclui-se que n = 2. conclui-se que n = 3. no se pode descobrir o valor de n.

21.

Esto representados a seguir os quatro primeiros elementos de uma sequncia de figuras formadas por quadrados.

1a
a

2a

3a

4a

Mantido o padro, a 20 figura da sequncia ser formada por um total de quadrados igual a (A) (B) (C) (D) (E) 80 84 88 96 100 7

TRT11R-Conhecimentos Gerais4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


22. Uma pessoa lanou um dado dez vezes. Somando os pontos obtidos em cada lanamento, ela totalizou 14 pontos. Ao longo das dez jogadas, o nmero mnimo de vezes que essa pessoa obteve a face 1 foi (A) (B) (C) (D) (E) 5 6 7 8 9

23.

Considere a adio abaixo, entre nmeros do sistema de numerao decimal, em que smbolos iguais indicam um mesmo algarismo e smbolos diferentes indicam algarismos diferentes.

Nessas condies, a multiplicao (

)x(

) igual a

(A) (B) (C) (D) (E)


8 8 6 6

24.

Uma av deseja dividir uma laranja j descascada em oito partes, para distribuir entre seus oito netos. Para isso, ela far cortes planos na fruta, todos eles passando pelo seu centro e atravessando-a totalmente. O nmero mnimo de cortes que essa av dever fazer igual a (A) (B) (C) (D) (E) 3 4 5 6 8

25.

Em uma sala com 200 pessoas, 90% so homens. Aps alguns homens se retirarem, tendo permanecido todas as mulheres, elas passaram a representar 20% do grupo. A quantidade de homens que saram da sala igual a (A) (B) (C) (D) (E) 20 40 80 90 100
TRT11R-Conhecimentos Gerais4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 26. Segundo Andrew S. Tanenbaum, numa conjugao de hardware, linguagens interpretadas e linguagens traduzidas, o computador pode ser dividido em uma mquina de seis nveis. Em um desses nveis, os objetos mais interessantes so denominados PORTAS, cada uma, contendo uma ou mais entradas para sinais digitais (representando 0 ou 1) e computando como sada alguma funo simples dessas entradas, como AND ou OR . Trata-se do nvel de arquitetura (A) (B) (C) (D) (E) 27. lgico digital. de microarquitetura. de conjunto de instrues. do sistema operacional da mquina. de linguagem de montagem. 31. Os endereos IP privados da classe B so os da faixa (A) (B) (C) (D) (E) 32. 126.000.000.255 128.100.255.255 172.16.0.0 172.100.0.0 192.168.0.0 a a a a a 127.255.255.255 128.255.255.255 172.31.255.255 172.168.255.255 192.168.255.255

_________________________________________________________

Em um sistema de deteco de intrusos, o responsvel por analisar todos os pacotes e tentar detectar os ataques do tipo DoS (denial of service), varredura de portas e outras tentativas de ataque o (A) (B) (C) (D) (E) SHA-1. HIDS. NIDS. NAS. AES.

_________________________________________________________

Em relao s redes de armazenamento de dados SAN e NAS, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) NAS fornece protocolos de arquivo. SAN fornece protocolos de camada. NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos. SAN disponibiliza sistema de arquivos. SAN rede de fibra ptica com um conjunto de comandos SCSI.

_________________________________________________________

33.

No modelo entidade-relacionamento, uma composio (por exemplo, pea composta de pea) representada como (A) (B) (C) (D) (E) cardinalidade nula. entidade associativa. relacionamento ternrio. autorrelacionamento. entidade fraca.

__________________________________________________________________________________________________________________

28.

No Windows Server 2008, a ferramenta de linha de comando utilizada para visualizar dados armazenados em um snapshot ou backup do Active Directory Domain Services (AD DS) ou Active Directory Lightweight Directory Services (AD LDS), se chama (A) (B) (C) (D) (E) Dsamain.exe Dsalst.exe Dsacls.exe Djoin.exe Dsaview.exe

34.

A clusula having, quando usada, estabelece uma condio sobre uma agregao obtida de (A) (B) (C) (D) (E) group by em uma clusula order by. order by em uma expresso insert. order by em uma expresso select. sum em uma expresso create. group by em uma expresso select.

_________________________________________________________

35.

_________________________________________________________

29.

Na distribuio Linux openSUSE, no arquivo de configurao /etc/exports do Network File System (NFS) verso NFSv4, para exportar um diretrio que no pertena rvore do diretrio root exportado e, para que seja acessado como se fosse um de seus filhos, necessrio informar sua localizao pela utilizao da opo (A) (B) (C) (D) (E) fsync. fsid. bind. crossmnt. no_subtree_check. 36.

Usado para combinar o resultado conjunto de duas ou mais instrues select, considerando que cada select deve ter o mesmo nmero de colunas, as quais devem ter tipos de dados similares. Alm disso, as colunas em cada instruo select devem estar na mesma ordem. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) like. union. format. join. between.

_________________________________________________________

Considere o cdigo SQL Server 2008: SELECT * FROM CLIENTES AS CLI JOIN PEDIDOS AS PED ON CLI.IDCLIENTE = P.IDPEDIDO Sendo idcliente e idpedido as chaves primrias respectivas de clientes e pedidos, o cdigo (A) (B) (C) (D) (E) no contm erros. contm um erro, apenas. contm dois erros, apenas. contm trs erros, apenas. contm quatro erros, apenas. 9

_________________________________________________________

30.

A alterao de propriedade de usurios e grupos para um determinado diretrio ou arquivo em Linux efetuada atravs da ferramenta de linha de comando (A) (B) (C) (D) (E) chmod. chown. stat. chgrp. df.

TRT11R-Tc.Jud.-Tecn.Informao-09

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


37. No mbito dos DWs, representa um armazenamento intermedirio que facilita a integrao dos dados de ambiente operativo antes da sua atualizao no DW. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) 38. ODS. ETL. Data Mart. Star Schema. Fact Table. 42. O descritor de implantao de um aplicativo web descreve as classes, os recursos e a configurao do aplicativo e como eles sero usados pelo servidor web para atender s solicitaes da web. Quando o servidor web recebe uma solicitao do aplicativo, ele usa o descritor de implantao para mapear o URL da solicitao para o cdigo que deve process-la. O descritor de implantao em aplicaes Java Servlet e Java Server Pages que utilizam o Tomcat o (A) (B) (C) (D) (E) 43. server.xml. apache-config.xml. manager.xml. context.xml. web.xml.

_________________________________________________________

A estrutura de dados chamada grafo consiste num conjunto de ns (ou vrtices) e num conjunto de arcos (ou arestas). Cada arco em um grafo especificado por um par de ns. Se os pares de ns que formam o arco forem pares ordenados, diz-se que o grafo (A) (B) (C) (D) (E) incidente. ponderado. adjacente. orientado. sucessor.

_________________________________________________________

NO uma tcnica tpica de teste de caixa preta: (A) (B) (C) (D) (E) teste de tabela de deciso. teste de todos os pares. teste de integrao. teste de caso de uso. tabelas de estado de transio.

_________________________________________________________

39.

No contexto de Programao Orientada a Objetos (OOP), sobre a relao de agregao e composio, ou relao todo-parte, considere:

_________________________________________________________

I. A relao de agregao expressa o ato ou resultado de formar um objeto usando outros objetos como seus componentes.

44.

Observe a Document Type Definition (DTD): <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <!DOCTYPE loja [ <!ELEMENT loja (produto+)> <!ELEMENT produto (nome, distribuidor+, cor?, marca*, (quantidade|peso))> <!ELEMENT nome (#PCDATA)> <!ELEMENT distribuidor (#PCDATA)> <!ELEMENT cor (#PCDATA)> <!ELEMENT marca (#PCDATA)> <!ELEMENT quantidade (#PCDATA)> <!ELEMENT peso (#PCDATA)> ]> O uso do asterisco no elemento marca indica: (A) (B) (C) (D) (E) nenhuma ou uma ocorrncia do elemento. nenhuma ou muitas ocorrncias do elemento. uma ou muitas ocorrncias do elemento. apenas uma ocorrncia do elemento. que a ocorrncia do elemento obrigatria.

II. Na relao de agregao, as partes s existem enquanto o todo existir.

III Na relao de composio, as partes so independentes da existncia do todo. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 40.

I, apenas. II, apenas. II e III, apenas. III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

Em HTML, elementos <Option> descrevem as possveis opes de escolha para uma lista criada pelo elemento <Select>. Dentre os atributos do elemento <Option>, INCORRETO dizer que consta o atributo: (A) (B) (C) (D) (E) label. name. disabled. selected. value.

_________________________________________________________

45.

_________________________________________________________

41.

Com a utilizao de Cascading Style Sheets (CSS), possvel configurar que a fonte de um elemento HTML seja exibida em itlico, essa configurao feita com a utilizao da propriedade (A) (B) (C) (D) (E) font-weight. font-variant. font-stretch. font-style. font-size.

Essa API permite que aplicaes Java EE acessem transaes de uma forma independente de implementaes especficas. Ela especifica interfaces Java padro entre um gerente de transao (transaction manager) e as partes envolvidas em um sistema de transaes distribudas: a aplicao transacional, o servidor Java EE, e o gerente que controla o acesso aos recursos compartilhados afetados pelas transaes. Define ainda a interface UserTransaction que as aplicaes podem utilizar para iniciar, confirmar ou anular transaes. A API citada no texto a (A) (B) (C) (D) (E) RESOURCE_LOCAL. JPA. JTA. JNDI. EJB.
TRT11R-Tc.Jud.-Tecn.Informao-09

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


46. Sobre o framework JavaServer Faces correto afirmar: (A) A grande limitao do JSF a dificuldade de integrao com outros frameworks como Spring, JPA e EJB. Expression Language (EL) a linguagem utilizada para apresentao de contedo em aplicaes que utilizam JSF. Sua principal limitao a impossibilidade de acessar valores e mtodos em beans gerenciados. Facelets uma parte da especificao JSF e tambm a tecnologia para implementar as regras de negcio em aplicaes que utilizam JSF. Disponibiliza as bibliotecas de tags core e html para criar as pginas que compem a interface do usurio. Define uma nica forma para realizar a validao de dados em formulrios JSP, por meio da implementao de uma classe de validao que estende a interface Validator. 49. No Hibernate, (A) SessionFactory um objeto de linha de execuo nica, compartilhado, que representa uma unidade de trabalho em particular com o banco de dados (sesso). Com ele possvel criar, remover, atualizar e recuperar objetos persistentes no banco de dados. as interfaces responsveis por executar operaes de criao, deleo, consulta e atualizao no banco de dados so EntityManagerFactory, EntityManager, EntityTransaction e QueryManager. A interface Transaction utilizada para representar uma unidade indivisvel de uma operao de manipulao de dados. O uso dessa interface em aplicaes que usam Hibernate obrigatrio. Uma consulta a banco de dados pode ser escrita na prpria linguagem orientada para objetos do Hibernate (HQL) ou em puro SQL. Objetos transientes so objetos em que suas instncias esto associadas a um contexto persistente, ou seja, tem uma identidade de banco de dados.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

47.

Com relao ao jCompany, correto afirmar: (A) Tem ancestrais em todas as camadas do MVC, realizando a comunicao "interface-controle-modelo/persistncia" atravs de administrao de pool de conexes e unidades lgicas de transao com o SGBD. Para desenvolver a parte decorativa do site, traz um assistente que possui look-and-fell com nomes como salmo, preto_e_branco etc. O nico inconveniente que essas configuraes no podem ser externadas em arquivos .css, sendo embutidas em bibliotecas de configurao com extenso .jcy. um gerador de cdigo automatizado de distribuio exclusivamente paga utilizado para criar a interface do Usurio utilizando CSS, Javascript, JSP e tag-libs. O jCompany Full-Stack Framework - Community & International Version, uma verso proprietria (de cdigo fechado) da parte framework do jCompany. No que diz respeito interface do usurio, seu ponto fraco no possuir gesto de layout para a obteno de layouts dinmicos. disponibilizados pela IDE NetBeans,

50.

Em relao aos aspectos do projeto de servios em SOA, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) O meio de acesso ao servio estabelecido no Contrato de Servio. Os servios tm controle sobre a lgica que os encapsulam. Servios so projetados para serem exteriormente descritos, e assim, serem encontrados e avaliados atravs de mecanismos de descobertas disponveis. A lgica dos servios pode exceder ao que est descrito no contrato. A lgica dividida no servio com a inteno de reso.

(B)

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

51.

Dado o intervalo de planilha Excel 2010 abaixo: A 7,500 25,450 50,720 180,326 B 7,5 25,45 50,72 180,326 C R$ 7,50 R$ 25,45 R$ 50,72 R$ 180,33 D R$7,50 R$25,45 R$50,72 R$180,33

(D)

(E)

1 2 3 4

_________________________________________________________

48.

So recursos EXCETO: (A)

Considerando que todos os valores foram digitados com trs casas decimais, as colunas A, B, C e D tm, respectivamente, os formatos nas categorias (A) (B) (C) (D) (E) 52. Nmero, Cientfico, Moeda e Especial. Nmero, Geral, Moeda e Contbil. Geral, Nmero, Moeda e Contbil. Geral, Cientfico, Contbil e Especial. Nmero, Geral, Contbil e Moeda.

Servidores GlassFish, Tomcat e JBoss embutidos e integrados, alm de drivers JDBC nativos para MySQL, Oracle, SQLServer e DB2. Sistema de depurao em tempo de desenvolvimento que mostra os erros de digitao, variveis e mtodos no declarados ou inexistentes. Importao automtica de pacotes quando um componente do pacote for utilizado e sugesto de instrues por meio do recurso auto-completar. Gerao de blocos de cdigos comumente utilizados como construtores, mtodos getters e setters e separao dos diversos tipos de componentes do cdigo por cores. Indentao automtica do cdigo e criao de interfaces grficas atravs do recurso de arrastar/soltar.

(B)

_________________________________________________________

(C)

Todos os servios pedidos e todos os servios que esto em desenvolvimento, no Portflio de servio do ITIL, compem (A) (B) (C) (D) (E) Retired services. Service pipeline. Service Design. Service catalogue. Service strategy. 11

(D)

(E)

TRT11R-Tc.Jud.-Tecn.Informao-09

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 09, Tipo 001


53. No CMMI, a representao estagiada NO possui o nvel de maturidade (A) (B) (C) (D) (E) 54. 0 = incompleto. 1 = inicial. 2 = gerenciado. 3 = definido. 4 = gerenciado quantitativamente. more likely to experience average speeds between 25Mbps and 50Mbps. When 4G is introduced nationally the average speeds are likely to drop to between 10Mbps and 15Mbps. This is faster than 3G, which averages between 1Mbps and 1.5Mbps, and compares well with the average household, fixed line broadband connection, which rose to just under 7Mbps this year. Live gaming against other players and video calling without delays will become possible from phones, because the speed at which new information loads onto the screen will be reduced from 1 second to 0.07 seconds.
(Adapted from www.guardian.co.uk, Sunday 13, November, 2011)

_________________________________________________________

O nvel de maturidade em que se encontra uma organizao permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define (A) (B) (C) (D) (E) seis nveis e a escala progride do nvel 0 at 5. cinco nveis e a escala progride do nvel 1 at 5. sete nveis e a escala progride do nvel G at A. sete nveis e a escala progride do nvel A at G. cinco nveis e a escala progride do nvel 5 at 1. 56.

According to the text, (A) (B) Britain's 4G network is intended to handle more data than the current 3G networks. Britain's 4G network is most likely to frustrate smartphone users since it is only slightly faster than the current 3G networks. by 2013, all Britain's 3G networks will have been replaced by 4G networks. Britain's 4G network is as fast as current 3G networks but it can handle far more data. during the trial phase, Britain's 4G network is expected to provide high-speed internet connection to nearly 22 million users.

_________________________________________________________

55.

Manuteno de software, segundo a norma ISO 12207, trata-se de um processo dentro do grupo de processos (A) (B) (C) (D) (E) de projeto. de reso de software. de implementao de software. de suporte de software. tcnicos.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

Ateno:

Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 56 a 60. London becomes 4G high speed internet hotspot

_________________________________________________________

57.

The pronoun they in line 11 refers to (A) (B) (C) (D) (E) users. smartphones. the internet. 3G networks. broadband connection.

London will begin to switch on 4G high-speed mobile internet with the launch of the first large-scale public trial in Britain. Initiated by O2, Britain's second largest operator with 22 million customers, the trial involves more than 25 masts covering 15 square miles. It will run for nine months, and the equipment installed will eventually become part of O2's first commercial 4G network. The technology is 10 times faster at navigating the internet than the current 3G networks, which often frustrate smartphone users because they are significantly slower than the average home broadband connection. The 25 masts in London will be able to carry more data than O2's entire national 3G network. Britain's 4G or long-term evolution (LTE) upgrade, expected to begin in earnest in 2013 after a much delayed spectrum auction, will make mobile networks powerful enough to handle video calls, high definition TV and live multi-player gaming. About 1,000 users will be invited to join the London trial. Initially, the O2 trial will not involve phones, because no compatible handsets exist yet. Samsung dongles will be handed out to plug into tablets and laptop computers, as will portable miniature modems that can create small WI-FI hotspots linking into O2's 4G infrastructure or "backhaul". The new technology is capable of speeds of up to 150 megabits per second. During the trial, users will be 12

_________________________________________________________

58.

Without changing the meaning, the expression in earnest in line 10 may be replaced by: (A) (B) (C) (D) (E) as early as. with a high cost. no later than. very quickly. seriously.

_________________________________________________________

59.

The 4G high-speed mobile internet will allow users to (A) (B) (C) (D) (E) broadcast any TV program they wish. connect to the Internet without WI-FI hotspots. play games live and make video calls. speed up their broadband connection. hand out Samsung dongles to plug into their tablets and laptop computers.

_________________________________________________________

60.

During the trial phase, the speed of the 4G network is estimated to be (A) (B) (C) (D) (E) around 150 megabits per second. higher than 50 megabits per second. between 1 and 1.5 megabits per second. at least 25 megabits per second. no higher than 20 megabits per second.
TRT11R-Tc.Jud.-Tecn.Informao-09

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi