Vous êtes sur la page 1sur 2

E XPE R IM E N TO 3

Reaes de Hidrxidos de Metais Alcalinos Terrosos Introduo


Todos os xidos de metais alcalinos terrosos, exceto o BeO reagem com gua formando hidrxido inicos, M(OH)2. MO(s) + H2O(l) M(OH)2 A velocidade desta reao aumenta diretamente com a dimenso do on metlico, e depende tambm do pr-tratamento que o xido tenha sofrido. Assim, o MgO que tenha sido aquecido a uma temperatura muito elevada no reage com gua. Os hidrxidos aumentam consideravelmente sua solubilidade com a dimenso do on metlico, ento o hidrxido mais solvel o hidrxido de brio, isto em funo da diminuio da energia de rede. Os xidos e os hidrxidos dos metais alcalinos terrosos apresentam carter bsico e a basicidade aumenta com o tamanho do on metlico, isto , o Mg < Ca < Sr < Ba. Exceto o BeO e o Be(OH)2 que so anfteros.

Material e Reagentes:
2 bquer de 50 mL 3 pipetas de 5 mL 1 proveta de 25 mL 1 funil 2 erlenmeyer de 250 mL 6 tubos de ensaio Basto de vidro Esptulas Estantes para tubos de ensaio Vidro de relgio Papel de filtro MgO CaO CuSO4 sol. 5% Ba(OH)2 sol sat. Fenolfatleina

Procedimentos:
1. Pese 1,0 g de xido de magnsio em um bquer de 50 mL e depois adicione 2 mL de gua destilada. Agite bem. Anote o aspecto. 2. Adicione ao bquer mais 25 mL de gua destilada. Agite bem. Anote o aspecto. 3. Filtre a mistura tantas vezes quantas forem necessrias, at que tenha obtido um filtrado lmpido e transparente. 4. Repita o procedimento de 1 a 3 usando o xido de clcio. 5. Em 6 tubos de ensaio adicione: Tubo 1 2 mL da soluo de Mg(OH)2 e 2 gotas de fenolftalina Tubo 2 2 mL da soluo de Ca(OH)2 e 2 gotas de fenolftalina Tubo 3 2 mL da soluo de Ba(OH)2 e 2 gotas de fenolftalina Tubo 4 2 mL da soluo de Mg(OH)2 e 2 gotas de CuSO4 Tubo 5 2 mL da soluo de Ca(OH)2 e 2 gotas de CuSO4 Tubo 6 2 mL da soluo de Ba(OH)2 e 2 gotas de CuSO4 6. Observe e anote. 7. Em um vidro de relgio coloque 2 gotas de cada soluo e determine o pH.

Questionrio:
1. Qual o xido de metal alcalino terroso mais solvel em gua ? 2. Qual a soluo mais fortemente bsica ? Quais os valores de pH obtidos ? 3. Uma elevao de temperatura aumenta ou diminui a solubilidade de uma substncia ? 4. Qual a funo medicinal do xido de magnsio ? Como conhecida vulgarmente a soluo deste xido? 5. Qual a solubilidade dos hidrxidos dos metais alcalinos terrosos ?

Vous aimerez peut-être aussi