Vous êtes sur la page 1sur 2

Complicaes da diabetes

Os sintomas de hiperglicmia so: - Sede - Grandes volumes de urina por dia - Pele seca, garganta seca Os sintomas de cetoacidose so: - Hlito com odor a acetona - Nuseas e vmitos - Fraqueza - Falta de colaborao - Inconscincia

A informao meio caminho andado para atingir os objectivos nos ganhos em sade. Comece sempre por a!

A Diabetes mellitus tipo 2


Sinta-se informado sobre a sua doena

O que ? Como gerir a minha doena? Que alimentao posso e devo fazer? Quais as complicaes da Diabetes?
Este panfleto foi desenvolvido para que se sinta informado sobre a sua doena e saiba lidar com ela de maneira fcil e eficaz. Sempre que sentir duvidas contacte o seu mdico de famlia ou enfermeiro.

Hlder Teixeira Estudante do 2 ano da licenciatura em Enfermagem

Hospital Sto. Andr Leiria

O que a Diabetes?
Diabetes mellitus tipo II (tambm designada por no-insulino dependente) ocorre quando o organismo no produz insulina em quantidade suficiente para satisfazer as suas necessidades, ou quando a insulina produzida pelo organismo no actua devidamente. Este tipo de diabetes, geralmente, afecta pessoas com mais de 40 anos. Os nveis de aucar normais no sangue so: 70-110 mg/dl em jejum e > 140mg/dl depois de comer uma refeio.

Como gerir a diabetes ?


A sugesto que olhe para o quadro do doente diabtico criado neste servio para si e saiba como gerir a sua doena

Viver com diabetes


Embora a diabetes ainda no tenha cura, esta doena pode ser tratada com bastante xito. O tratamento deve concentrar-se, nomeadamente, na reposio dos nveis normais de acar no sangue, o que, em combinao com uma vivncia saudvel, poder ajudar a manter um bom controlo da diabetes. Os trs principais aspectos do tratamento da diabetes so os seguintes: 1. Alimentao adequada 2. Exerccio fsico 3. Medicao (insulina ou comprimidos). Alimentao saudvel A alimentao das pessoas diabticas no uma alimentao especial. Trata-se de uma alimentao saudvel, normal, recomendada para toda a gente rica em fibras e com baixo teor de acar e gordura. Os diabticos podem consumir a maioria dos alimentos quotidianos, no sendo proibido nenhum produto alimentar. essencial para um diabtico comer vrias vezes ao dia e respeitar o horrio das refeies, pois s desta forma possvel, em conjunto com a medicao, controlar o nvel de glicose no sangue.

Como fao a avaliao do acar no sangue?


Escolha um dos seus dedos de uma mo escolha. Lave o dedo e passe uma compressa levemente numa passagem e numa direo apenas. Pique o dedo na face lateral e faa presso no dedo para que obtenha maior fluxo sanguneo. Introduza o sangue na palheta que est colocada na mquina e observe o resultado.

Vous aimerez peut-être aussi