Vous êtes sur la page 1sur 7

Colgio Carlos Saloni

Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio

Roteiro de Estudo para o ms de :


Professor (a): Thas Piva Castro Matria: Geometria Srie: 8 ano

Contedo:
Unidades 10: Unidades 11: Unidades 12: Tringulos Quadrilteros Circunferncia e Crculo

Listas de auxlios
Lista de exerccios 1

01 Veja os seguintes tringulos:

a) Quantos e quais desses tringulos so acutngulos? b) Quantos e quais desses tringulos so retngulos?

c) Qual desses tringulos obtusngulo e escaleno? d) Um desses tringulos eqiltero? Qual? e) Qual o tringulo que retngulo e issceles? 02 O permetro de um tringulo issceles 37cm. Se o menor de seus trs lados mede 10 cm, quanto mede mos outros dois lados? 03 Num tringulo, o maior lado mede 26cm, e um dos outros dois lados mede 10cm. Quais os valores inteiros, mximo e mnimo, que expressam, em centmetros, a medida do terceiro lado? 04 Um fio de 20m de comprimento foi esticado entre os topos de dois edifcios, como mostra a figura. Sabendo que o prdio menor tem 14m de altura e a distncia entre os dois prdios de 16m, qual a altura do prdio maior? Valor(1.5)

05 Calcule a medida x do ngulo BC do desenho.

06 Considerando a figura, determine a medida x indicada. Valor(1.5)

07 Sendo o ponto G o baricentro do tringulo ABC, determine o permetro do tringulo, sendo AQ = 3,3cm, AR = 2,1cm e PC = 4cm.

08 Num tringulo ABC, os ngulos A e B medem, respectivamente, 67 e 71. Sendo CP a bissetriz do ngulo C, qual a medida de APC. 09 Defina: Mediana, Bissetriz, Baricentro, Ortocentro e Incentro.

Lista de exerccios 2

01 - Entre as figuras abaixo, encontre os pares de tringulos congruentes e escreva qual dos casos de congruncia se aplica a eles.

02 Em cada caso os tringulos ABC e POQ so congruentes. Identifique o caso de congruncia, descrevendo-a e determine os valores de x e y.

03 Os tringulos 1 e 2 abaixo so issceles e o tringulo 3 eqiltero: determine os valores de a e de x.

04 Determine a medida dos ngulos internos dos quadrilteros.

05 No paralelogramo ABCD, sabe-se que x-y = 94. Quais as medidas dos ngulos internos desse paralelogramo? 06 - Responda: a) Entre os paralelogramos, dois deles possuem os quatro lados congruentes. Como se chamam esses paralelogramos? b) Sabe-se que, entre os paralelogramos, dois deles possuem os quatros ngulos retos. Como se chamam esses paralelogramos?

c) Como se chama o paralelogramo que tem os quatro ngulos retos e os quatro lados congruentes? d) As diagonais de um paralelogramo so congruentes mas no so perpendiculares entre si. Como se chamam esses paralelogramos? e) Em um paralelogramo, as diagonais so perpendiculares entre si mas no so congruentes. Como se chamam esses paralelogramos? f) Qual paralelogramo tem as diagonais congruentes e perpendiculares entre si. 07 Consideremos um losango no qual a medida de cada ngulo obtuso expresso por (10x+2) e a medida da cada ngulo agudo expressa por (6x-6). Quais as medidas dos quatro ngulos desse losango? 08 As medidas das bases de um trapzio issceles so 23cm e 12cm. Se o permetro do trapzio igual a 80 cm, quanto medem os lados no paralelos do trapzio. 09 Em um trapzio retngulo, a medida do ngulo obtuso o triplo da medida do ngulo agudo. Determine as medidas dos ngulos desse trapzio. 10 Na figura, M o ponto mdio do lado AB, e N o ponto mdio do lado CD. Nessas condies , determine as medidas das bases AD e BC do trapzio.

11 Se as bases de um trapzio medem 60cm e 50cm, qual o comprimento da base mdia desse trapzio? 12 Responda: a) Qual o nome da figura geomtrica que apresenta dois lados opostos paralelos, e os lados no paralelos congruentes. b) ) Qual o nome da figura geomtrica que apresenta dois lados opostos paralelos, e perpendiculares a um terceiro lado c) Num trapzio issceles as diagonais so___________________. 13 Descreva todos os casos de congruncia de tringulo e de um exemplo de cada. 14 As bases de um trapzio medem 2x+18 e 8+7x, e a base mdia deste mesmo trapzio mede 40. Descubra o valor de x.

Lista de exerccios 3

01) Defina crculo, circunferncia, raio, corda, dimetro e faa um desenho demonstrando. 02) Observando a figura, determine: a) a medida de x b) a medida do segmento AB c) a medida do segmento AC d) o permetro do quadriltero ABOC, se o comprimento do raio 11.

03) Observe a figura e determine: (1.5)

a) as medidas a, b, c indicadas b) as medidas dos lados do tringulo ABC c) o permetro do tringulo ABC 04) Descubra x:

05) Na figura, a medida do arco menor AB 108. Determine x e y.

06) Determine x: (1.5)

07) Qual a medida de x indicada em cada uma das figuras?

08) Considerando os dados da figura, determine x/y.

09) Dada a figura abaixo determine o valor de DA e BC.

Vous aimerez peut-être aussi