Vous êtes sur la page 1sur 6

ARTIGO

Artigos so palavras que precedem os substantivos para determin-los ou indetermin-los. Os artigos definidos (o, a, os, as), de modo geral, indicam seres determinados, conhecidos da pessoa que fala ou escreve. Falei com o mdico. J encontramos os livros perdidos.

Os artigos indefinidos (um, uma , uns, umas) indicam os seres de modo vago, impreciso. Uma pessoa lhe telefonou. Uns garotos faziam barulho na rua.

Os artigos definidos so "declinveis" (no uma declinao verdadeira), podendo se combinar com algumas preposies, formando os seguintes casos: Genitivo: do, da, dos, das (preposio "de") Locativo: no, na, nos, nas (preposio "em") Dativo: ao, , aos, s (preposio "a") Ablativo: pelo, pela, pelos, pelas (preposio "por") Comitativo: co, coa, cos, coas (preposio "com")

Algumas preposies tambm se ligam aos artigos indefinidos: Genitivo: dum, duma, duns, dumas (preposio "de") Locativo: num, numa, nuns, numas (preposio "em")

[editar] Observaes sobre alguns empregos dos artigos 1. O artigo definido, no singular, pode indicar toda a espcie: o o A guia enxerga das alturas. O homem mortal.

2. facultativo (opcional) o uso do artigo com os pronomes possessivos: o o Sua inteno era das melhores. A sua inteno era das melhores.

3. Os nomes prprios podem vir com artigo: o o Os Oliveiras vm jantar conosco. O Antnio bom pedreiro.

4. Muitos nomes prprios de lugares admitem o artigo, outros no: o A Bahia, o Amazonas, Santa Catarina, Gois, os Andes.

5. O artigo indefinido pode realar (dar intensidade a) uma idia: o o Ele falava com uma segurana que impressionava a todos! Era uma euforia, uma festa, como jamais se viu!

6. O artigo indefinido pode, tambm, dar idia de aproximao: o Eu devia ter uns quinze anos, quando isso aconteceu.

7. A palavra todo(a) pode variar do sentido, se vier ou no acompanhada de artigo: o o Toda a casa ficou alagada. (inteira, completa, total) Toda casa deve ter segurana. (cada, qualquer)

8. Com o numeral ambos (ambas) usa-se o artigo: o Ambas as partes chegaram a um acordo. (ambas nao sao iguais)

ADJETIVO Adjetivo a palavra varivel em gnero, nmero e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto. Ex.: neve branca; cidade moderna. Classifica-se em: - Simples: quando apresentam um nico radical. Ex.: comida saborosa. - Composto: quando apresentam mais de um radical. Ex.: programa sociocultural. - Primitivo: quando no provm de outra palavra da lngua portuguesa. Ex.: inimigo leal. - Derivados: quando provm de outra palavra da lngua portuguesa. Ex.: cala esverdeada.

Locues Adjetivas Locuo adjetiva a expresso formada de preposio + substantivo (ou advrbio), com valor de adjetivo. Noite de chuva (chuvosa) Atitudes de anjo (angelical) Pneu de trs (traseiro) Menina do Brasil (brasileira) Lista de locues adjetivas acompanhadas dos adjetivos correspondentes: Locuo adjetiva De abdmen De abelha De abutre De alma Adjetivo correspondente abdominal apcola vulturino anmico

De aluno De anjo De asno De boca De boi De cabelo De campo De cavalo De chuva De cidade De estmago De leo De ovelha De paixo De rim

discente angelical asinino Bucal, oral bovino capilar rural eqino pluvial urbano estomacal leonino ovino passional renal PREPOSIO

Preposio a classe de palavras que liga palavras entre si; invarivel; estabelece relao de vrios sentidos entre as palavras que liga. Sintaticamente, as preposies no exercem propriamente uma funo: so consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligao entre termos oracionais. As preposies podem introduzir: Complementos verbais: Obedeo aos meus pais. Complementos nominais: continuo obediente aos meus pais. Locues adjetivas: uma pessoa de carter. Locues adverbiais: Naquele momento agi com cuidado. Oraes reduzidas: Ao chegar, foi abordado por dois ladres. As preposies podem ser de dois tipos: 1. Preposio essencial: sempre funciona como preposio. Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, at... 2. Preposio acidental: palavra que, alm de preposio, pode assumir outras funes morfolgicas. Exemplo: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado... Locuo prepositiva Chamamos de locuo prepositiva ao conjunto de duas ou mais palavras que tm o valor de uma preposio. A ltima palavra dessas locues sempre uma preposio. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposies podem combinar-se com outras classes gramaticais. Exemplos: do (de + artigo o) no (em + artigo o) daqui (de + advrbio aqui) daquele (de + o pronome demonstrativo aquele) Emprego das preposies - as preposies podem estabelecer variadas relaes entre os termos que ligam. Ex.: Limpou as unhas com o grampo (relao de instrumento) Estive com Jos (relao de companhia) A criana arrebentava de felicidade (relao de causa)

O carro de Paulo novo(relao de posse) - as preposies podem vir unidas a outras palavras. Temos combinao quando na juno da preposio com outra palavra no houver perda de elemento fontico. Temos contrao quando na juno da preposio com outra palavra houver perda fontica. Contrao Do (de + o) Dum (de + um) Desta (de + esta) No (em + o) Neste (em + este) Combinao Ao (a +o) Aos (a + os) Aonde (a + onde)

- a preposio a pode se fundir com outro a, essa fuso indicada pelo acento grave ( `), recebe o nome de crase. Ex.: Vou escola (a+a) CRASE

Temos vrios tipos de contrao ou combinao na Lngua Portuguesa. A contrao se d na juno de uma preposio com outra palavra. Na combinao, as palavras no perdem nenhuma letra quando feita a unio. Observe: Aonde (preposio a + advrbio onde) Ao (preposio a + artigo o) Na contrao, as palavras perdem alguma letra no momento da juno. Veja: da ( preposio de + artigo a) na (preposio em + artigo a) Agora, h um caso de contrao que gera muitas dvidas quanto ao uso nas oraes: a crase. Crase a juno da preposio a com o artigo definido a(s), ou ainda da preposio a com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fuso das vogais a representada por um acento grave, assinalado no sentido contrrio ao acento agudo: . Como saber se devo empregar a crase? Uma dica substituir a crase por ao, caso essa preposio seja aceita sem prejuzo de sentido, ento com certeza h crase. Veja alguns exemplos: Fui farmcia, substituindo o por ao ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase est correto. Outro exemplo: Assisti pea que est em cartaz, substituindo o por ao ficaria Assisti ao jogo de vlei da seleo brasileira. importante lembrar dos casos em que a crase empregada, obrigatoriamente: nas expresses que indicam horas ou nas locues medida que, s vezes, noite, dentre outras, e ainda na expresso moda.Veja:

Exemplos: Sairei s duas horas da tarde. medida que o tempo passa, fico mais feliz por voc estar no Brasil. Quero uma pizza moda italiana. Importante: A crase no ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que no utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do prprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expresses com palavras repetidas (dia a dia). VRGULA Estando a orao em ordem direta (seus termos se sucedem na seguinte progresso: sujeito verbo complementos do verbo (objetos) adjunto adverbial), isto , sem inverses ou intercalaes, o uso da vrgula , de modo geral, desnecessrio. Assim: 1. No se usa vrgula: No se usa vrgula separando termos que, do ponto de vista sinttico, ligam-se diretamente entre si: a) entre sujeito e predicado. Todos os alunos da sala Sujeito foram advertidos. predicado

b) entre o verbo e seus objetos. O trabalho custou V.T.D.I. sacrifcio O.D. aos realizadores. O.I.

Entre nome e complemento nominal; entre nome e adjunto adnominal.

2. Usa-se a vrgula: Para marcar intercalao: a) do adjunto adverbial: O caf, devido sua abundncia, vem caindo de preo. b) da conjuno: Os cerrados so secos e ridos. Esto produzindo, todavia, quantidades de alimentos. c) das expresses explicativas ou corretivas: As indstrias no querem abrir mo de suas vantagens, isto , no querem abrir mo dos lucros altos. Para marcar inverso: a) do adjunto adverbial (colocado no incio da orao): Depois das sete horas, todo o comrcio est de portas fechadas. b) dos objetos pleonsticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, no lhes destinaram verba alguma. c) do nome de lugar anteposto s datas: Recife, 15 de maio de 1982. Usa-se vrgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumerao): Era um garoto de 15 anos, alto, magro. A ventania levou rvores, e telhados, e pontes, e animais. Usa-se a vrgula para marcar elipse (omisso) do verbo:

Ns queremos comer pizza; e vocs, churrasco. Usa-se a vrgula para isolar: - o aposto: So Paulo, considerada a metrpole brasileira, possui um trnsito catico. - o vocativo: Ora, Thiago, no diga bobagem. PONTO-E-VRGULA O ponto-e-vrgula no tem funo nem de ponto final e nem de vrgula, mas um intermedirio entre eles. Ou seja, no h pausa total, nem breve, mas uma moderao entre as duas. usado: Para separar itens em uma enumerao (comuns em leis): Art. 1 A locao de imvel urbano regula-se pelo disposto nesta Lei. Pargrafo nico. Continuam regulados pelo Cdigo Civil e pelas leis especiais: a) as locaes: 1. de imveis de propriedade da Unio, dos Estados dos Municpios, de suas autarquias e fundaes pblicas; 2. de vagas autnomas de garagem ou de espaos para estacionamento de veculos; 3. de espaos destinados publicidade; Para apartar oraes coordenadas muito extensas ou que j possuam vrgula: s vezes, tambm a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou algum a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida; sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer coisa boa. (Rubem Braga) Pode vir ainda substituindo a vrgula, a fim de se ter uma pausa um pouco mais longa. Isso acontece antes das conjunes adversativas (contudo, mas, porm, entretanto, todavia): 1. Quero sair mais com voc; pois um casal precisa ter boas amizades. 2. Amanh dia de prova; porm no comecei a estudar ainda. Importante: Ponto-e-vrgula se escreve assim mesmo, com hfen.

Vous aimerez peut-être aussi