Vous êtes sur la page 1sur 23

Criao de Sistemas Mecnicos e Eltricos

Um guia para a obteno de melhores resultados na construo de mecanismos de pequeno porte

Poli - USP

Por Erik Yassuo Yuki erik.yuki@poli.usp.br


Reviso 1.0

Agradecimentos
A meus pais, por tudo o que so para mim. A meu av, pelas valiosas lies de criatividade. minha namorada, Emily Neves, pelo carinho e apoio incondicionais, pela reviso do captulo 7 e tambm pelas boas idias, muito teis na preparao deste guia. A Lucas Frenay, pelas valiosas informaes a respeito de competies passadas e pelas sugestes de temas, alguns dos quais s sero tratados nas prximas verses. A Felipe Maia, Filipe Campos, Leonel Kimura e Maurcio Trujillo, pelas sugestes de temas, muitos deles aproveitados aqui.

Cuidado quando comear a andar: seus ps podem lev-lo a lugares mais distantes do que voc jamais imaginou (O Senhor dos Anis)

Prefcio
Para muitos alunos recm-ingressados em cursos de Engenharia, os projetos que so solicitados pelos professores representam um grande desafio, ou por falta de conhecimentos prvios, ou por falta de instruo por parte dos docentes ou, mais freqentemente, por ambos os motivos. No de se espantar: muitas vezes, chegamos faculdade sem termos tido tempo ou oportunidade para desenvolver certas habilidades e adquirir certos conhecimentos que so muito importantes ao engenheiro. Em parte, essa condio pode ser atribuda forma de ingresso nas universidades do Pas, j que o vestibular, por demandar tanto tempo de estudo, acaba dificultando o estudo e a pesquisa de outros assuntos no relacionados diretamente ao Vestibular. Claro que no so todos que chegam nessa condio faculdade; h sempre um ou outro que, por felicidade do destino, teve incentivo para aprender coisas que em geral no se ensina na escola. Outros vm de cursos tcnicos e so tambm muito requisitados pelos colegas na hora de colocar a mo na massa e fazer o projeto seguir em frente. Este texto foi escrito na inteno de ajudar na construo de sistemas mecnicos de pequeno porte, tais como robs e carrinhos, projetos comumente pedidos a alunos dos primeiros anos de faculdades de Engenharia. Lembre-se sempre que, mais do que conseguir aproveitar idias prontas, muito importante aprender a usar a sua criatividade para resolver, de forma simples e eficiente, os problemas que lhe so apresentados. Esta a razo de existir da Engenharia. Por esse motivo, este no deve ser considerados um guia completo, e sim uma fonte de algumas idias que podem colaborar para o sucesso do seu projeto.

Boa sorte!

ndice
Captulo 1: Chassi
Madeira pg. 5 Acrlico pg. 6

Captulo 2: Locomoo
Rodas pg. 6 Esteiras pg.7

Captulo 3: Elementos de fixao


Eixos no tracionados pg. 8 Eixos tracionados pg. 9

Captulo 4: Transmisso
Engrenagens e correntes pg. 10 Correias e polias pg. 11 Clculo pg. 5

Captulo 5: Direo
Pinho e cremalheira pg. 12 Precesso giroscpica pg. 13

Captulo 6: Soldas e eletricidade


Soldas pg. 14 Inverso de polaridades pg. 16 Motores pg. 17 Fios eltricos pg. 18

Captulo 7: Primeiros socorros bsicos


Cortes e arranhes pg. 19 Queimaduras por ferro de soldar pg. 19 Queimaduras por atrito pg. 22

Captulo 8: Quando as coisas do errado


Correias soltas pg. 22 Peas estticas soltas pg. 22 Fios eltricos soltos pg. 23 Eixos quebrados pg. 23

Captulo 7: Consideraes finais pg. 23

Captulo 1: Chassi
Este o ponto de partida para qualquer projeto que se v fazer: a base em que todo o resto ser apoiado. Em geral, existe uma limitao quanto ao tamanho do modelo. Sendo assim, importante que essa pea seja cortada de acordo. Lembre-se que h outras partes que podem ocupar espao alm do chassi, como as rodas, sensores e carroceria. Como o tamanho do modelo incluir essas partes, ento elas tambm devem entrar no clculo do tamanho do chassi. O material de que ele ser feito tambm ter grande influncia no desempenho final, por isso importante fazer uma boa escolha. Ela deve levar em considerao as seguintes caractersticas: - Densidade especfica - Custo de obteno - Facilidade de moldagem/ trabalho - Resistncia mecnica Cabe ao futuro engenheiro determinar qual ou quais so as caractersticas mais importantes para que se possa atingir o objetivo do projeto, possivelmente fazendo uso de uma matriz de deciso, j que um material que atenda plenamente a todos os requisitos no existe. O formato do chassi tambm influenciado pela aplicao: um chassi largo confere estabilidade, mas dificulta eventuais manobras; se ele for estreito, podem ser feitas curvas de raio menor, porm ele ser menos estvel. Para modelos de pequeno porte, comum que se use madeira ou acrlico para a construo. Discutiremos cada um em detalhes: Madeira A madeira oferece certas vantagens para o uso em construo de modelos. um material fcil de se trabalhar e de custo relativamente baixo, mas so necessrios alguns cuidados bsicos para sua utilizao. Primeiramente, a escolha do material deve ser feita com bastante critrio: a madeira no pode ter ns nem estar envergada, os veios devem ser uniformes e o material deve estar bem seco. recomendvel aplicar pelo menos trs camadas de verniz para evitar que ela absorva umidade. Entre cada demo, deve ser deixado espao de tempo suficiente para que fique bem seco. Os veios tambm devem ser levados em conta na hora de montar o modelo, pois so regies de maior fragilidade do material. Sendo assim, recomendvel que a construo seja feita de modo a distribuir a tenso mecnica na direo perpendicular dos veios, que a de maior resistncia. Para unir as peas, se for utilizar cola, conveniente que ela seja do tipo epxi, como Araldite, ou ento uma cola de nome Pra Que Prego? que, apesar do nome assaz

curioso, muito eficaz para esse propsito. Colas de cianoacrilato como Super Bonder no so boas para materiais feitos de celulose. O uso de pregos no recomendado porque a vibrao causada pelo movimento pode fazer com que eles se soltem. A ltima coisa que queremos um modelo desmontando no meio de uma competio... Parafusos costumam ser boas opes. Se for feita uma fixao direta na madeira, deve ser usado o tipo de rosca soberba. Caso se opte por uso de porcas, recomenda-se que sejam do tipo autotravante ou ento que seja empregada uma contra-porca. Isto ser discutido adiante. Acrlico O acrlico um material mais difcil de se obter e de trabalhar. Porm, mais resistente e durvel e, com as ferramentas certas, pode ser moldado no formato exato que se precisa. Por isso, pode ser interessante para aplicao em chassis. Como qualquer outro termoplstico, ele derrete facilmente com o calor. Dessa forma, necessrio que se tome extremo cuidado na hora de fazer furos ou roscas nesse material. Como sugesto para evitar o derretimento, pode-se mergulhar a pea a ser trabalhada em gua, apenas o suficiente para cobri-la. Assim a refrigerao ser mantida o tempo todo e a chance de ocorrer derretimento menor. Depois de feito o furo, lembrese de lubrificar a broca com leo para que ela no enferruje.

Captulo 2: Locomoo
So vrias as formas de tracionamento que podem ser empregadas, desde simples rodas at motores-foguete. Trataremos aqui das mais comuns, que so as rodas e as esteiras. Rodas As rodas no devem representar uma dificuldade muito grande para a construo e a utilizao. Acrlico um bom material para se fazer as rodas, mas elas podem tambm ser feitas de madeira ou metal.

Esteiras Quando se deve enfrentar terrenos irregulares ou se quer uma melhor trao, uma opo interessante o uso de esteira no lugar das rodas. Este conceito j bastante utilizado em tanques de guerra que precisam enfrentar todo tipo de terreno.

A construo de esteiras bastante trabalhosa, portanto s deve ser feita em caso de real necessidade. Se esse for o caso, algumas dicas podem ajudar a fazer com que o seu funcionamento seja satisfatrio. 1 A esteira s ir ficar no lugar se for forada a fazer isso. Para tanto, as peas internas devem ter, alternadamente, um dente de fixao:

2 As peas, montadas em seqncia, possibilitam um encaixe adequado:

3 Deve ser criada uma fenda para que os dentes tenham onde se encaixar:

Finalmente, esta uma possibilidade para o aspecto final da esteira j montada:

Com isso, deve ser possvel enfrentar a maior parte dos terrenos acidentados, mas deve ser considerada a possibilidade de se usar rodas de grande raio no lugar das esteiras, pois a perda de energia mecnica por atrito menor.

Captulo 3: Elementos de fixao


s vezes, parafusos, porcas e outros elementos de fixao tm sua importncia ignorada. Por que, pensam alguns, preocupar-se com algo to simples? O fato que, pela limitao de tamanho fsico, nem sempre possvel incluir na construo motores e fontes de energia de alta potncia. Ou ento, se o modelo ir participar de uma competio, as regras podem impor limites a esses itens de modo a tornar a competio mais justa. Nesta seo, sero discutidos alguns aspectos referentes a formas de se efetuar a fixao adequada em algumas situaes. Eixos de rodas no tracionadas bvio que todas as rodas devem ter movimento o mais livre de atritos possvel se quisermos que o modelo saia do lugar. Ao mesmo tempo, no queremos que elas se percam no meio do caminho por causa de um parafuso solto. Como alternativa para a resoluo desse impasse, pode-se usar um parafuso como eixo e duas porcas para fix-lo no lugar, como mostrado nas figuras a seguir.

Como se pode notar, as porcas so de tipos diferentes. A que est mais prxima cabea do parafuso do tipo comum; j a que est mais afastada possui um anel interno de borracha, muito til para evitar que ela se afrouxe devido vibrao. Alternativamente, pode-se utilizar duas porcas mais finas, presas uma contra a outra, no lugar da porca com anel de borracha. Assim, o efeito de resistncia vibrao ser o mesmo. Eixos de rodas tracionadas Para as rodas tracionadas, os eixos em geral no so compostos simplesmente por um parafuso, exceto quando a trao aplicada diretamente na roda ou em uma engrenagem acoplada a ela. Para evitar que o eixo motor deslize dentro da roda, recomendvel que ele tenha geometria diferente da cilndrica (usando uma chaveta, por exemplo) ou, caso isso no seja possvel, aplicar cola epxi no eixo antes de encaix-lo na roda. Se possvel, utilize rolamentos entre o eixo e o chassi. Eles diminuem bastante o atrito. Alm dos parafusos e porcas, as arruelas desempenham funo importante, principalmente quando a fixao for feita em madeira ou plstico, pois assim a fora ser distribuda em uma rea maior e a presso ser menor.

Com isso, minimizam-se as chances de causar danos ao material do suporte ou do chassi com um eventual aperto excessivo do parafuso.

Captulo 4: Transmisso
Responsvel por acoplar mecanicamente o motor s rodas, esta uma das partes que demandam maior cuidado no planejamento e construo. H vrios mtodos possveis de se construir esta parte: os mais comuns usam engrenagens, correias, correntes, polias ou, possivelmente, uma combinao desses elementos. Discutiremos cada um em detalhe. Engrenagens e correntes Engrenagens e correntes so muito teis quando se quer transmitir o torque do motor sem que haja deslizamento entre as peas. Cada um tem caractersticas peculiares, que podem ser vantajosas (ou necessrias) de acordo com a tarefa a ser cumprida. As engrenagens costumam apresentar perda por atrito menor que as correntes, pois h menos peas se movimentando, (h perda de potncia em cada elo da corrente, alm de haver maior perda de energia por vibrao). Correntes, porm, so mais silenciosas que engrenagens quando em trabalho e apresentam maior flexibilidade de posicionamento tanto do motor quanto da roda dentada que receber a trao. Alm disso, usando-se uma corrente, a coroa (engrenagem maior) ter mesmo sentido de rotao que o pinho (engrenagem menor); com acoplamento direto, eles giraro em sentidos opostos. As fotos a seguir ilustram os sistemas citados.

Engrenagens

Correntes

Vale notar que as engrenagens so montadas com uma pequena folga, de modo que o torque transmitido sem forar lateralmente os eixos, pois isso causa maior

10

desgaste das peas e perda desnecessria de energia. A corrente, pelo mesmo motivo, tambm deve ficar com pequena folga e cada elo deve ser adequadamente lubrificado. Correias e polias A combinao correia + polia tem, basicamente, a mesma funo das rodas dentadas, porm com a diferena de oferecer um movimento amortecido. Como a correia movimenta as polias apenas pelo atrito entre as superfcies, o material de que cada parte feito tem grande influncia sobre o desempenho final. A figura a seguir ilustra essa montagem.

importante lembrar que a correia no deve ser lubrificada.

Clculo A razo entre o nmero de dentes nas rodas diretamente proporcional razo de torque e inversamente proporcional razo das velocidades de rotao. Por exemplo, se a coroa tem o dobro de dentes do pinho, o torque da engrenagem duas vezes maior que o do pinho, ao passo que a velocidade deste duas vezes maior que a da coroa. Essa regra vale tambm para construes com correntes e com correias, pois a cada intervalo de espao movimentado no pinho corresponde um mesmo intervalo movimentado na coroa.

11

Captulo 5: Direo
O controle da direo a ser seguida pode ser feito de vrias maneiras diferentes. Como cada modelo diferente, sero apresentadas aqui algumas formas de direo usadas em veculos de maior porte. Assim, podem ser feitas as adaptaes necessrias a cada modelo. Pinho e cremalheira Sistemas de pinho e cremalheira so usados at hoje em veculos modernos. Eles consistem, basicamente, de um jogo de engrenagens que transformam o movimento rotacional do volante em movimento linear para inclinar as rodas direita ou esquerda, como na ilustrao a seguir.

O eixo do volante possui, na parte inferior, uma engrenagem que se encaixa na parte superior da barra transversal, que possui uma engrenagem linear. Assim, essa barra desliza lateralmente e empurra as rodas na direo desejada. Em um modelo, esse sistema pode ser imitado, por exemplo, da seguinte forma:

12

Direo por pinho e cremalheira em menor escala

Precesso giroscpica Motocicletas equilibram-se sobre duas rodas atravs do uso do princpio giroscpico, que faz com que as rodas girando tenham uma tendncia a manter o conjunto em movimento estvel. Em um modelo, entretanto, essa no uma boa alternativa, pois as rodas costumam ter raios pequenos e baixas velocidades angulares. Uma alternativa simplesmente aproveitar o fato de que uma nica roda na frente do modelo pode ser girada por um sistema mais simples que o de pinho e cremalheira e dar a direo desejada ao modelo.

Captulo 6: Soldas e eletricidade

13

Em geral, so empregados motores e outros sistemas eltricos para movimentao e controle dos modelos. Assim, necessrio fazer uso de algumas ferramentas bsicas para facilitar o trabalho e faz-lo com a melhor qualidade possvel. Como regra geral para mquinas que sofrem vibraes, adote que uma conexo eltrica nunca boa o suficiente se no estiver soldada. Para a maioria dos trabalhos em eletrnica, um ferro de solda simples com potncia entre 15 e 25 W suficiente. Soldas Organizao muito importante na hora de se fazer uma solda, pois muitas vezes se tem mais peas a se manipular do que mos disponveis. Assim, comece escolhendo um ambiente bem ventilado para efetuar a solda. Depois, separe as ferramentas necessrias: O ferro de soldar, uma quantidade de solda (liga estanho-chumbo, em geral), um alicate de ponta fina (para segurar as peas), um alicate de corte, um sugador de solda (para o caso de ser necessrio desfazer alguma solda) e um desencapador de fios, alicate de corte ou estilete. Tambm til ter uma lixa fina ou um pouco de cido oxlico (vendido como removedor de ferrugem sob o nome comercial Semorin) ou clordrico para efetuar a limpeza das partes a serem soldadas.

Semorin

Desencapador

Alicate de corte

Alicate de ponta fina

Tendo tudo organizado, hora de comear o trabalho. Primeiramente, desencape o fio no comprimento desejado, utilizando o desencapador, o alicate de corte ou o estilete:

Depois, limpe as partes metlicas expostas com o cido ou lixe-as levemente. O processo mais fcil conforme se aumenta a superfcie de contato do ferro de soldar com a pea a ser trabalhada. Assim, aps aquecer o ferro e limpar a sua ponta com uma esponja macia umedecida, aplique uma pequena quantidade de solda ponta do ferro, de modo que, quando ela encostar na superfcie a ser soldada, a superfcie de contato entre elas seja maior. 14

Todo o processo de efetuar a solda no deve demorar mais do que dois ou trs segundos, para evitar que a capa do fio derreta ou algum componente eletrnico seja danificado pelo calor. Assim, comece segurando o ferro de solda como seguraria um lpis. Encoste sua ponta no local onde se quer fazer a solda e, aps aquecido, aplique a solda em quantidade suficiente para cobrir a rea comum entre as peas. No inale a fumaa que se desprende do processo de soldagem, pois ela txica. Posicione-se ao lado do ponto de solda, nunca acima dele. Retire o ferro e, sem deixar que as peas se movimentem entre si, espere que a solda se solidifique. Ela deve ficar com aspecto brilhante e uniforme. Se ela ficar com aspecto fosco e granular, ocorreu uma solda fria, caracterstica de quando as peas so movimentadas com a solda ainda lquida e ocorre resfriamento desigual. necessrio corrigir soldas frias, pois elas comprometem a condutividade da unio. Para tanto, remova a solda usando o sugador e reaplique-a, tomando o cuidado de no permitir movimento entre as partes at que a solidificao esteja completa. Se a solda apresentar uma ponta (chamada de spike), significa que o tempo para efetuar a solda foi muito longo e houve aquecimento demasiado da juno. Se o aspecto for limpo e brilhante, no deve haver maior problema. Apenas tome cuidado porque spikes podem causar curto-circuitos se dois ou mais deles entrarem em contato com alguma pea de metal. Assim, aproveitando que o ferro j est quente, remova a ponta formada. Se tiver ocorrido uma solda fria junto com o spike, fundamental refazer a solda.

Solda correta (esquerda) e solda com spike (direita) Caso se v fazer soldas em componentes eletrnicos, deve-se ter em mente que muitos deles so sensveis ao calor. Para evitar danos, prenda uma garra jacar ao componente antes de comear a sold-lo ou segure-o com um alicate de bico fino durante o processo de solda. Assim, parte do calor ser dissipado e a chance de causar danos ao componente menor. Soldas sempre ficam melhores quando as superfcies esto limpas, por isso usamos a lixa ou o cido antes de soldar. Mas importante tambm mant-las limpas, o que particularmente difcil com o ferro, pois a cada vez que se faz uma solda, um pouco da liga e do fluxo de solda (que compe a parte interna do fio) aderem superfcie da ponta do ferro, prejudicando a qualidade da solda seguinte. Para evitar esse problema, deixe uma esponja umedecida na bancada de trabalho e limpe a ponta a cada vez que for efetuar uma solda. Assim, possvel manter a qualidade do trabalho do incio ao fim. Se for necessrio remover uma solda, pode-se utilizar um sugador de solda ou uma fita de cobre. 15

Sugador de solda

Fita de cobre

Para o sugador, a utilizao feita pressionando-se a parte superior do mesmo at que ela se arme. Depois, com o ferro, aquea a solda a ser removida e aproxime o sugador. Pressione o boto e a solda dever ser removida.

Utilizao do sugador

Para a fita de cobre, a utilizao igualmente simples: Posicione a fita sobre o local de onde se quer remover a solda e apie o ferro sobre ela. A solda deve migrar para a fita, ocupando os espaos internos malha. Quando ela ficar saturada, corte a ponta com o alicate de corte. Lave bem as mos aps terminar o trabalho com soldas, pois a liga contm chumbo, que um metal txico e de efeito bioacumulativo.

Inverso de polaridades Quando se precisa inverter polaridades (para inverter o sentido de rotao de um motor DC, por exemplo), comum fazer uso de rels. Com apenas dois deles, possvel montar um circuito retroalimentado que desempenha essa funo.

16

Motores

Os motores eltricos so a forma mais comum de se fornecer a fora necessria ao movimento do modelo. Eles oferecem vrias vantagens em relao aos motores a combusto, dentre elas a operao silenciosa, o maior rendimento, o menor tamanho fsico e a maior facilidade de manuteno. Ainda assim, alguns cuidados so essenciais na hora de se utiliz-los. Primeiro, motores so sensveis a poeira e outras partculas que adentrem sua cpsula. Portanto, recomendvel que, durante a construo e o manuseio, ele seja embalado em filme plstico de PVC (do tipo usado para alimentos) ou que os furos de ventilao sejam cobertos com fita adesiva. Outro ponto importante envolve a ligao eltrica dos fios ao motor. Como h vibrao constantemente, muito importante que a solda seja feita de modo adequado, incluindo a limpeza de todas as peas a soldar com cido. Alm disso, til deixar uma quantidade um pouco maior de solda na ponta, de modo a possibilitar que um fio seja amarrado mo no caso de ele se soltar. Para minimizar as chances de o fio se soltar do motor, ainda pode ser til prendlo ao motor com fita isolante, deixando uma folga e evitando dobr-lo bruscamente.

17

Fios eltricos A escolha dos fios eltricos um item muitas vezes negligenciado e que pode fazer uma grande diferena no final. Fios muito rgidos podem se quebrar devido vibrao e fios muito finos podem comprometer o desempenho do sistema eltrico devido perda de energia por efeito Joule. Assim, recomendado que se use fio flexvel com malha mltipla ao invs de fio slido e que ele tenha capacidade adequada de conduo de corrente. A determinao da espessura do fio a ser utilizado depende principalmente da corrente que passar por ele. Para motores DC pequenos, um fio de 0,3 mm costuma ser suficiente, mas sempre bom fazer os clculos corretos e, se necessrio, arrendondar os valores para valores superiores aos que forem determinados teoricamente. A tabela a seguir ajuda a determinar a espessura correta do fio de acordo com a corrente a ser utilizada e d algumas informaes extras.

Nmero AWG 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Dimetro (mm) 4,115 3,665 3,264 2,906 2,588 2,305 2,053 1,828 1,628 1,450 1,291 1,150 1,024 0,9116 0,8118 0,7230 0,6438 0,5733 0,5106 0,4547

Seco 2 (mm ) 13,30 10,55 8,36 6,63 5,26 4,17 3,31 2,63 2,08 1,65 1,31 1,04 0,82 0,65 0,52 0,41 0,33 0,26 0,20 0,16

Nmero de espiras por cm

kg por km 118 94 74 58,9 46,8 32,1 29,4 23,3

Resistncia (ohms/km) 1,27 1,70 2,03 2,56 3,23 4,07 5,13 6,49 8,17 10,3 12,9 16,34 20,73 26,15 32,69 41,46 51,5 56,4 85,0 106,2

Corrente mxima (A) 38 30 24 19 15 12 9,5 7,5 6,0 4,8 3,7 3,2 2,5 2,0 1,6 1,2 0,92 0,73 0,58 0,46

5,6 6,4 7,2 8,4 9,2 10,2 11,6 12,8 14,4 16,0 18,0 20,0

18,5 14,7 11,6 9,26 7,3 5,79 4,61 3,64 2,89 2,29 1,82 1,44

18

Como medida de precauo, deixe sempre os fios um pouco mais compridos do que eles precisam ser. Assim, caso haja algum problema, ser mais fcil emend-lo.

Captulo 7: Primeiros socorros bsicos


Este captulo foi escrito na esperana de que nunca seja necessrio. De fato, os pequenos acidentes que podem ocorrer durante a construo de um modelo so perfeitamente evitveis, bastando apenas cuidado e organizao. importante tambm que nunca se use uma ferramenta para um fim que no seja o projetado (a ponta de uma faca para apertar um parafuso, por exemplo) pois, alm de danificar a ferramenta, as chances de sofrer um acidente so bem maiores assim. Dois so os tipos principais de acidentes que podem ocorrer em uma oficina: cortes e arranhes (uma ferramenta que escapa, um estilete que se quebra...) e queimaduras (por atrito ou devido a um ferro de soldar). Trataremos de cada um a seguir. Cortes e arranhes Esse o tipo mais comum de acidentes em oficinas. Felizmente, costuma ser tambm o menos problemtico. Lave bem a rea atingida com gua e sabo. Se houver sangramento, pressione firmemente com uma gaze ou compressa limpa durante 15 minutos. Aps esse tempo, o sangramento j deve ter cessado. Aplique um anti-sptico, um curativo e evite movimentar muito o membro atingido. Se o corte for muito profundo, se ele tiver sido feito por um instrumento enferrujado ou se ele demorar muito a parar de sangrar, procure um mdico. Talvez sejam necessrios alguns pontos. Aproveite para verificar se sua vacina anti-tetnica est em dia. Queimaduras por ferro de soldar O ferro de solda pode atingir temperaturas acima de 400 graus Celsius, o que pode ser um problema caso ele venha a causar queimaduras. Para evit-las, todo o cuidado deve ser tomado, separando um apoio adequado para o instrumento e executando o trabalho com calma. Ainda assim, acidentes podem acontecer. Para lidar com eles, trataremos tambm dos cuidados a se tomar quando ocorrer uma queimadura. Em geral, as queimaduras com ferro de soldar so de segundo grau, por causa da alta temperatura e da alta condutividade trmica do ferro. Porm, a rea atingida costuma ser pequena, o que minimiza os riscos. Outros graus de queimaduras podem ocorrer, por isso trataremos de cada um individualmente. A primeira providncia a se tomar manter a calma e colocar rapidamente a rea queimada em gua fria (no utilize gelo). No friccione, pois isso pode aumentar a leso. 19

Aps cinco a quinze minutos na gua, a dor j deve ter diminudo e uma bolha pode ter se formado. Pausa para uma avaliao. Observe a queimadura: Se houver apenas vermelhido na superfcie da pele (epidrmica), dor e, em alguns casos, inchao, a queimadura de primeiro grau. No aplique nenhum tipo de pomada, creme, loo ou medicamento caseiro. Apenas cubra o local com uma gaze limpa e proteja a rea contra presso e frico. Ela deve curar-se naturalmente.

Se, alm dos sintomas da queimadura de primeiro grau, houver formao de bolhas com leso camada mais profunda da pele (derme), a queimadura de segundo grau. No fure as bolhas em hiptese alguma. Os cuidados iniciais so os mesmos da queimadura de primeiro grau. Alm deles, preste ateno s bolhas: Se houver rompimento da pele no local, de extrema importncia manter o local limpo, para evitar infeces. Se for aplicar um anti-sptico bolha furada, iodopovidona (vendida sob o nome comercial Polviside) uma boa opo, pois eficiente, no causa ardncia durante a aplicao e no mancha tecidos. Verifique, antes, se nenhum componente do medicamento lhe causa reaes alrgicas. Cubra o local com uma gaze limpa e proteja-o contra presso e frico.

20

Queimaduras de terceiro grau so extremamente raras durante o uso de ferros de soldar. Ainda assim, bom conhecer os cuidados a se tomar nesse caso. Elas so caracterizadas por leses profundas que atingem todas as camadas de pele, s vezes com formao de bolhas de sangue. O tratamento desse tipo de leso deve ser feito por um mdico. No aplique nenhum tipo de medicamento. Apenas procure manter a parte afetada acima do nvel do corao, cubra com uma gaze limpa e procure o atendimento mais prximo.

21

Queimaduras por atrito As queimaduras por atrito tm um tratamento quase igual ao das causadas por ferro de soldar. A diferena reside no fato de que a chance de o atrito causar o rompimento da epiderme maior. Assim, se esse for o caso, aplique no local um antisptico aps a imerso em gua fria por 15 minutos. No aplique nenhum outro medicamento e cubra com uma gaze limpa.

Captulo 8: Quando as coisas do errado


Por mais que se tome os cuidados necessrios, acidentes ou problemas de ltima hora podem acontecer. Aqui sero dadas algumas dicas para resolver alguns deles, mas elas no devem ser tidas como nicas nem definitivas, j que cada um nico. Calma, pacincia e criatividade so imperativas para se obter o sucesso desejado. A idia, aqui, propor soluo para alguns problemas que podem acontecer durante as competies. Correias soltas Correias podem se tornar srios problemas quando ficam um pouco frouxas devido ao esticamento. claro que a melhor soluo substitu-la por uma nova, mas nem sempre possvel fazer isso de imediato. Uma soluo temporria aplicar fita adesiva de dupla face nas polias, o que pode ajudar a aumentar a aderncia entre as partes. Outra soluo cruzar a correia, o que ir deix-la mais esticada e aumentar o atrito, melhorando o desempenho do conjunto. Um ponto a se notar quando feita a inverso da correia que o sentido de rotao do motor deve ser invertido. Isso fcil de se fazer trocando-se as polaridades dos fios do motor, se ele for do tipo de corrente contnua. Assim, ele deve ser religado. Peas estticas soltas Essa uma situao um tanto preocupante, se no desesperadora. Mas tendo-se alguns itens mo, possvel contorn-la com relativa facilidade. Para peas que podem ser envolvidas por uma fita, a clssica soluo de aplicar fita adesiva pode ser melhorada trocando-se a fita crepe por Silver Tape. Para as outas, pode-se usar cola epxi (Araldite) de secagem rpida. H venda uma verso dessa cola que leva apenas dois minutos para secar.

22

Fios eltricos soltos O ponto mais comum em que ocorre rompimento dos fios prximo ao motor. Lembrando-nos da solda extra que havia sido deixada no contato eltrico do motor, podemos utiliz-la como ponto de amarrao do fio. Para isso, ele deve ser desencapado de cerca de dois ou trs centmetros, enrolado sobre o prprio eixo e depois amarrado no plo de onde ele havia se soltado. conveniente ter um ferro de soldar e um pouco de solda para efetuar adequadamente esse tipo de reparos, caso haja tempo para isso.

Eixos quebrados Outra situao preocupante quando um eixo se quebra. Para solucion-la, necessrio instalar uma luva sobre os dois pedaos do eixo quebrado. Mas onde arranjar uma luva para eixos no meio de uma competio? A resposta pode estar no seu estojo: Um tubo de tinta retirado de uma caneta e um pouco de cola de cianoacrilato podem resolver o problema em poucos segundos.

Captulo 9: Consideraes finais


muito divertido construir um modelo e v-lo funcionando. Especialmente para os alunos de Engenharia, qualquer que seja a habilitao especfica, o aprendizado que vem de um projeto, mesmo que aparentemente simples, importante: aprende-se a trabalhar em equipe, a compartilhar informaes, transmitir conhecimentos e que todas as habilitaes em Engenharia so relacionadas, desde a Engenharia mecnica, responsvel pelas partes mveis do modelo, at a Engenharia qumica, responsvel pela composio qumica que produz o melhor rendimento na fonte de energia, quer seja ela eltrica ou trmica. Enfim, desejo-lhe sorte e espero que voc tenha muito sucesso com sua criao.

23

Vous aimerez peut-être aussi