Vous êtes sur la page 1sur 16

GESTO DE RECURSOS HDRICOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Edmilson Costa Teixeira *


edmilson@npd.ufes.br 2008

SUMRIO

1. INTRODUO _____________________________________________________3 2. DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTVEL____________________3 3. GESTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL________4 4. GESTO DE RECURSOS HDRICOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL ____________________________________________________________________6 5. ASPECTOS GERAIS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS LEI 9433/97 _____________________________________________13 BIBLIOGRAFIA_____________________________________________________16

CURRCULO SIMPLIFICADO DO PROFESSOR: Edmilson Costa Teixeira nasceu em Salvador-BA. Graduou-se em Engenharia Civil pela UFBA. Realizou mestrado pela Escola de Engenharia de So Carlos USP, em Hidrulica e Saneamento. doutor pela Universidade de Bradford Inglaterra em Engenharia de Recursos Hdricos. Tem PsDoutoramento pela Universidade de Loughborough Inglaterra, em Hidrodinmica Sanitria e Ambiental. Atualmente Professor Associado do Departamento e Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). Pesquisador (Produtividade em Pesquisa) do CNPq e Coordenador do Laboratrio de Gesto de Recursos Hdricos e Desenvolvimento Regional (LABGEST/UFES). um dos coordenadores do Projeto guas do Rio Doce.

GESTO DE RECURSOS HDRICOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

1. INTRODUO O presente documento apresenta uma breve descrio do contedo da disciplina Gesto de Recursos Hdricos e Desenvolvimento Regional, ministrado no curso de capacitao de Educadores intitulado Gesto de Recursos Hdricos e Desenvolvimento Regional - Um Olhar Para a Bacia Hidrogrfica do Rio Doce. O documento tem como finalidade principal servir de material didtico para acompanhamento do curso por parte dos alunos em sala de aula, bem como de referncia bsica para o tema.

2. DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTVEL O que se entende por Desenvolvimento Regional? Significa trazer Progresso? E o que isso? Gerar riqueza? Industrializao? Urbanizao? Enfim, so muitas as questes que podem surgir neste contexto. Ser que podemos associar a palavra Desenvolvimento com o bem-estar de uma populao ou sociedade? Bem-estar caracterizado com um estado de satisfao maior, considerando educao, sade, segurana social, emprego, renda, lazer, entre outros. A palavra Regional, no termo Desenvolvimento Regional, representando um espao geogrfico foco do desenvolvimento em considerao: continente, pas, estado, municpio, bacia hidrogrfica, etc. O desenvolvimento de uma regio depende da explorao de recursos da natureza para a promoo do referido bem-estar (educao, sade, etc.). Que se d por meio de diversas atividades setoriais, tais como: agricultura, indstria, pesca, minerao, gerao de energia, turismo. Caso a explorao desses recursos naturais seja feita de forma equilibrada, respeitando a dinmica da natureza (ex.: taxas de recomposio de recursos renovveis), pode-se evitar impactos ambientais e scio-culturais em nveis indesejveis. Assim, o desenvolvimento de uma regio ter chances de atender o que a Comisso Mundial para o Desenvolvimento definiu no final da dcada de 80 por desenvolvimento sustentvel: A HUMANIDADE TEM A CAPACIDADE DE ALCANAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DE ATENDER S NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS GERAES FUTURAS DE ATENDEREM S SUAS PRPRIAS NECESSIDADES. A expresso desenvolvimento sustentvel derivada do que Lester Brown, do conhecido Instituto Worldwatch, definiu no incio da dcada de 80 por Sociedade Sustentvel:

A SOCIEDADE SUSTENTVEL AQUELA QUE CAPAZ DE SATISFAZER SUAS NECESSIDADES SEM COMPROMETER AS CHANCES DE SOBREVIVNCIA DAS GERAES FUTURAS. H outras formas de definio de desenvolvimento sustentvel disponvel na literatura, como, por exemplo, as duas citadas por Lanna (1995): ... CENRIO QUE ASSOCIA AO CRESCIMENTO ECONMICO ATUAL E FUTURO, A EQUIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. "... PROCESSO DE MUDANA NO QUAL A EXPLORAO DOS RECURSOS, A ORIENTAO DOS INVESTIMENTOS E DO DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E A MUDANA INSTITUCIONAL ESTO EM HARMONIA E MELHORAM O POTENCIAL EXISTENTE E FUTURO PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS". Vrias consideraes podem ser feitas em relao a essas definies. Algumas sero apresentas a seguir: - Quando referncia feita expresso desenvolvimento sustentvel, as seguintes palavras-chaves aparecem com freqncia: satisfazer as necessidades atual e futura; e satisfazer as necessidades das geraes atual e futura; - O trinmio crescimento econmico equidade social sustentabilidade ambiental pode ser tomado como a essncia do desenvolvimento sustentvel; - a segunda definio de desenvolvimento sustentvel acima (.... processo de mudana...) destaca o desenvolvimento sustentvel como um complexo processo, envolvendo diversos aspectos, incluindo, alm dos j comentados anteriormente, a orientao dos investimentos, aspectos tecnolgicos e institucionais. Como crescer economicamente sem impactar negativamente e de forma significativa o meio ambiente, bem como promovendo benefcios para toda uma sociedade, sempre foi um grande desafio. Como utilizar racionalmente os recursos ambientais (naturais, econmicos, e scio-culturais) no desenvolvimento de diversas atividades que levem ao desenvolvimento sustentvel de uma sociedade ou regio? A Gesto Ambiental pode e tem contribudo muito significativamente para isso e ser assunto a ser abordado na prxima seo.

3. GESTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Comecemos o assunto citando uma passagem do trabalho de Lanna (1995): "OS PROBLEMAS AMBIENTAIS BRASILEIROS DECORREM, EM GRANDE PARTE, DE GRAVES DEFICINCIAS NO PROCESSO DE GESTO QUE PROMOVEM A UTILIZAO DOS RECURSOS NATURAIS. ESSAS DEFICINCIAS REFEREM-SE, PARTICULARMENTE, FALTA DE

DEFINIO DE PAPIS E DE MECANISMOS DE ARTICULAO ENTRE OS AGENTES SOCIAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO. Como definio de Gesto Ambiental, apresentemos duas citadas tambm por Lanna (1995): PROCESSO DE ARTICULAO DAS AES DOS DIFERENTES AGENTES SOCIAIS QUE INTERAGEM EM UM DADO ESPAO, VISANDO GARANTIR, COM BASE EM PRINCPIOS E DIRETRIZES PREVIAMENTE ACORDADOS / DEFINIDOS, A ADEQUAO DOS MEIOS DE EXPLORAO DOS RECURSOS AMBIENTAIS NATURAIS, ECONMICOS E SCIO-CULTURAIS, S ESPECIFICIDADES DO MEIO AMBIENTE. ... ATIVIDADE VOLTADA PARA A FORMULAO DE PRINCPIOS E DIRETRIZES, ESTRUTURAO DE SISTEMAS GERENCIAIS E TOMADA DE DECISES, TENDO POR OBJETIVO, PROMOVER DE FORMA COORDENADA, O USO, PROTEO, CONSERVAO E MONITORAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS E SCIO-ECONMICOS EM UM DETERMINADO ESPAO GEOGRFICO, COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL. Gostaria de destacar alguns pontos com relao s definies apresentadas acima: - O entendimento de que a gesto refere-se a processo de articulao envolvendo os diversos atores relacionados ao problema em questo; - A necessidade de haver acordos entre os envolvidos, baseados em princpios e diretrizes pr-estabelecidas, j que nesse processo o consenso fator de grande importncia para a sustentabilidade das decises a serem tomadas; - A importncia de se estabelecer o espao geogrfico para a prtica da gesto.

Quem so os rgos mais diretamente envolvidos com a gesto ambiental no Brasil? Em nvel nacional: - O Ministrio do Meio Ambiente (IBAMA, GERCO, etc.); - A Agncia Nacional de guas (ANA); - DNPM (Departamento Nacional de Produo Mineral); - IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) GESTORES ESTADUAIS (Secretarias e Conselhos de Meio Ambiente) GESTORES REGIONAIS (Conselhos, Comits de Bacias Hidrogrficas)

GESTORES MUNICIPAIS (Secretarias) Os Instrumentos da Poltica de Meio Ambiente A Gesto Ambiental regida pela Poltica Nacional de Meio Ambiente (PNMA), Lei n 6938 de 31 de agosto de 1981. E a prtica da Gesto Ambiental se d por meio a aplicao dos 12 (doze) Instrumentos de Gesto da referida Poltica. So eles: Estabelecimento de padres de qualidade ambiental; Zoneamento ambiental; Avaliao de impactos ambientais; Licenciamento e reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; Incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; Criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; Sistema Nacional de Informaes sobre o meio ambiente (SISNAMA); Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental; Penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental; Instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo IBAMA; Garantia da prestao de informaes relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Pblico a produzi-las, quando inexistentes; Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. A PNMA deve ser tratada de sncrona e harmnica com outras polticas pblicas e Programas, a exemplo de: Planos de Governos de Desenvolvimento Setorial (agrcola, industrial, turismos, energtico, transporte, etc); Planos Diretores Estaduais e Municipais; Poltica Nacional de Recursos Hdricos (voltada para rios, lagos, gua subterrnea, esturios, etc.); Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (ambientes terrestres e aquticos).

4. GESTO DE RECURSOS HDRICOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL O recurso natural AGUA possui Poltica prpria para a sua Gesto Ambiental. Ou seja, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, regida pela Lei 9433 de 8 de janeiro de 1997. Os Estados da Federao e o Distrito Federal possuem suas leis de recursos hdricos derivadas desta e ajustadas a ela. No Esprito Santo, a Lei de Recursos Hdricos a de No. 5818 de 29 de dezembro de 1998. Dentre as principais razes da relativamente recente criao da nova Poltica Nacional de Recursos Hdricos incluem-se: Os conflitos atuais ou potenciais pelo acesso gua, elemento essencial vida; e

A gua como fator indutor ou limitante de desenvolvimento regional, seja por sua escassez (devido qualidade ou quantidade de gua inferior demandada) ou devido ocorrncia de eventos extremos (secas e cheias / inundaes). Para um maior entendimento sobre a necessidade da criao de Poltica para tratar da Gesto de Recursos Hdricos, ser apresentado a seguir algumas informaes sobre disponibilidade e demanda de recursos hdricos: Demanda e Disponibilidade e Hdrica Espao-Temporal: Quantidade e Qualidade de gua A gua indispensvel para a sobrevivncia humana, sendo ainda componente da paisagem e do meio ambiente. Sua crescente utilizao tem conduzido a situaes de escassez, resultando no no atendimento, em termos de quantidade e/ou de qualidade de gua, de demandas relativas a usos diversos. Os problemas de escassez de gua no Brasil decorrem, fundamentalmente do aumento exagerado de demandas hdricas localizadas, bem como da degradao da sua qualidade, como conseqncia direta, dentre outras, do crescimento populacional associado ao desordenado processo de urbanizao, do desenvolvimento industrial e da expanso agrcola. Grande parte das formas de utilizao de gua resulta em resduos, que por sua vez podem causar poluio.

USOS DA GUA O setor usurio da gua grande e bastante diversificado. A utilizao da gua por tais setores pode ter carter consuntivo (quando apenas parte da gua captada retorna ao corpo hdrico abastecedor) ou no-consuntivo (quando a gua utilizada sem que seja subtrada, ou a quantidade captada retorna integralmente ao corpo hdrico abastecedor). A Tabela 1 apresenta uma relao de usos da gua, considerando, dentre outros: a existncia ou no de derivao de guas do corpo dgua abastecedor, a finalidade e os tipos de uso e os requisitos de qualidade exigidos para cada uso. Dentre os usos esto os abastecimentos urbano e industrial, a irrigao, a dessedentao de animais, a gerao hidroeltrica, a recreao, lazer e harmonia paisagstica e os usos de preservao ecolgica.

Tabela 1: Usos da gua Forma Requisitos de Efeitos nas Qualidade guas Altos ou Abastecimento Baixo, de 10%, mdios, Abastecimento domstico, Poluio orgnica sem contar as influindo no urbano industrial, e bacteriolgica perdas nas redes custo do comercial e pblico tratamento Sanitrio, de Poluio Mdio, de 20%, processo, orgnica, Mdios, Abastecimento incorporao ao variando com o substncias variando com tipo de uso e de industrial produto, o tipo de uso txicas, elevao indstria refrigerao e de temperatura gerao de vapor Irrigao artificial Mdios, Carreamento de de culturas dependendo Irrigao Alto, de 90% agrotxicos e agrcolas segundo do tipo de fertilizantes diversos mtodos cultura Domstico ou para Alteraes na qualidade com Abastecimento dessedentao de Baixo, de 10% Mdios animais efeitos difusos Estao de Carreamento de Aqicultura Baixo, de 10% Altos piscicultura e outras matria orgnica Alteraes no Perdas por regime e na Gerao Acionamento de Baixos evaporao do qualidade das Hidreltrica turbinas hidrulicas reservatrio guas Manuteno de Lanamento de Navegao calados mnimos e No h Baixos leo e fluvial eclusas combustveis Altos, Natao e outros Recreao, especialmente esportes com Lazer lazer e recreao de No h contato direto, harmonia contemplativo contato como iatismo e paisagstica primrio motonutica Altos, nos Com fins corpos de Alteraes na comerciais de gua, qualidade aps espcies naturais ou No h Pesca correntes, mortandade de introduzidas atravs lagos ou de estaes de peixes reservatrios piscicultura artificiais Diluio, Poluio autodepurao e orgnica, fsica, Assimilao No h No h transporte de qumica e de esgotos esgotos urbanos e bacteriolgica industriais Vazes para Melhoria da Usos de assegurar o qualidade da No h Mdios preservao equilbrio ecolgico gua Finalidade Tipo de Uso Uso Consuntivo

Sem derivao de guas

Com derivao de guas

DISPONIBILIDADE HDRICA NO PLANETA Como forma de possibilitar uma viso mais ampla sobre as fontes de suprimento de gua disponveis, no planeta, para suprimento das diversas demandas de gua descritas anteriormente, ou outras, sero apresentadas, a seguir, as formas como a gua se encontra disponvel no planeta e quantidades. Estados A gua na natureza se encontra nos estados slido, lquido e gasoso. Volume de gua no planeta Estima-se que o volume de gua no planeta de aproximadamente 1.386 milhes de Km3. Desses, 97,4% encontram-se nos oceanos e apenas 2,6%, aproximadamente, de gua doce, que corresponde a um volume em torno de 34 milhes Km3. Em relao a esse volume de gua doce, a gua est na forma de gelo, como gua subterrnea e umidade do solo, nos lagos e pntanos, na atmosfera, nos minerais, em plantas, animais e seres humanos e nos rios. A porcentagem do volume total para cada uma dessas formas dada na tabela abaixo.
Tabela 2: Distribuio da gua doce

Forma disponvel Gelo gua subterrnea Umidade do solo Lagoas e pntanos Atmosfera Minerais Plantas, animais, ser humano Rios

Percentagem (%) 77,23 22,21 0,17 0,35 0,04 0,001 0,003 0,003

Como se pode observar, a quantidade de gua nos rios muito pequena em relao ao volume total de gua doce no planeta (apenas 0,003%). Relativamente a essa quantidade, o volume de gua em lagos e pntanos bastante significativo. Mais significativo ainda o volume de gua subterrnea. Apesar de mais de 70% do volume da gua subterrnea est armazenado em profundidades superiores a 750 m da superfcie do terreno da bacia, sabe-se que o volume de gua subterrnea armazenada em profundidades acessveis grandemente superior ao volume de gua em rios, lagos e pntanos. Esta informao de grande relevncia para fins de planejamento de recursos hdricos, j que o que se busca a explorao da gua superficial, por questo de facilidade e custos de operao mais reduzidos. Porm, em situao de escassez de gua superficial, o incremento da explorao de gua subterrnea tem sido necessrio.

BACIA HIDROGRFICA Bacia hidrogrfica uma rea definida topograficamente, drenada por um conjunto ou um sistema conectado de cursos dgua, onde toda a vazo efluente superficial descarregada atravs de uma nica sada; seu exultrio. A Figura 1a uma representao esquemtica de uma bacia hidrogrfica. Para um melhor entendimento do comportamento hidrolgico de uma bacia hidrogrfica, principalmente em se tratando de grandes bacias, comum a sua segmentao em reas menores. A Figura 1b apresenta o traado de uma sub-bacia da bacia hidrogrfica representada na Figura 1a.

Figura 1: Representao esquemtica de uma bacia hidrogrfica(a) e de uma sub-bacia(b).

A linha que delimita a bacia hidrogrfica denominada de divisor de guas superficiais. Os divisores de guas superficiais em geral no coincidem com os divisores de gua subterrnea. Esta, no coincidentemente, tem dificultado, em muito, a gesto das guas interiores.

DISPONIBILIDADE HDRICA A gua se distribui de maneira irregular (no tempo e no espao) em funo das condies geogrficas, climticas e meteorolgicas. Exemplo disto dado na figura 2, abaixo.

Figura 2: Distribuio da precipitao mdia anual no Brasil.

Aspectos quantitativos

A disponibilidade hdrica natural de gua em uma dada bacia hidrogrfica funo de diversos fatores. Dentre eles podem ser citados: O regime pluviomtrico na regio (comportamento da quantidade e distribuio de chuva que cai ao longo dos anos). A densidade da rede hidrogrfica (em geral as regies com maiores densidades hidrogrficas no coincidem com as regies com maiores densidades demogrficas). A quantidade de gua que alimenta o lenol dgua subterrneo (uma maior reteno de gua no subsolo favorece a perenidade dos rios). O volume de perdas por evaporao e transpirao das plantas (quanto menor forem as perdas de gua para a atmosfera, maiores sero as disponibilidades de gua superficiais e subterrneas). Entretanto, aes antropognicas podem alterar significativamente a disponibilidade hdrica, ou o acesso gua na regio, de forma positiva ou negativa, atravs, por exemplo: Da captao de volumes de gua para usos consuntivos acima de limites satisfatrios ao equilbrio do sistema. Da reservao da gua para fins de regularizao de vazes (se realizada de forma apropriada pode garantir a demanda de gua que no seria viabilizada, por exemplo, em pocas de estiagem ou de maior consumo, podendo se dar para o suprimento de dficits em um ano ou plurianuais). Da explorao de gua subterrnea (essa explorao de gua pode ser a nica forma vivel de suprimento de gua em regies de grandes dficits hdricos, ou aliviar a demanda de gua superficial).

A heterogeneidade quanto ao acesso gua evidente. H regies em que a disponibilidade, em quantidade, de gua natural daria para suprir as demandas prioritrias. Contudo, o controle da gua por parte de alguns usurios, alterando seu curso natural, impede a chegada do recurso natural a pontos mais a jusante, gerando problemas sociais e econmicos devido a aparente escassez de gua. As secas e as enchentes so casos extremos de disponibilidade hdrica. No primeiro caso por dficit hdrico e no segundo por excesso de escoamento superficial, ambos levando a graves problemas sociais e econmicos.

Aspectos qualitativos

A gua pode tambm no estar disponvel para determinados usos (ex. consumo humano, industrial, recreao, manuteno de funes ecolgicas), por no atender limites mnimos de qualidade. A qualidade de gua pode variar significativamente num corpo dgua, a depender da carga dos constituintes (matria orgnica, patgenos, slidos suspensos, calor, etc.) que recebe ao longo da sua extenso, da sua capacidade de autodepurao, bem como dos ndices de diluio das concentraes desses constituintes. Isto demonstra a indissociabilidade dos aspectos qualidade e quantidade de gua. A variao temporal da qualidade de gua pode ser devido a variabilidades hidrolgicos e/ou climatolgicas, bem como devido a variaes temporais nos valores das cargas dos constituintes (diurnas, dirias, sazonais, etc.). A gua se encontra na natureza de forma interligada. Dessa forma, a degradao da qualidade de um corpo dgua pode causar degradao de outros. Isto alerta para a necessidade de uma gesto integrada de recursos hdricos subterrneos e superficiais, interiores e costeiros.

gua como Fator Limitante de Desenvolvimento Regional Escassez de gua em quantidade e em qualidade, bem como eventos extremos podem gerar prejuzos econmicos, scio-culturais e ambientais para uma regio, afetando negativamente as metas de desenvolvimento de uma regio, com sustentabilidade. Da mais uma vez ressalta-se a importncia da Gesto de Recursos Hdricos como um instrumento de auxlio ao desenvolvimento de regies. Alguns trabalhos na literatura tm sido apresentados no sentido de tentar relacionar a disponibilidade hdrica com os nveis de desenvolvimento de regies. Como exemplo, pode ser citado o publicado por Millis e colaboradores em 2002. A figura abaixo da uma idia de parte do trabalho, que procurou cruzar o mapa de dficit hdricos do estado do ES com mapa de ndice de desenvolvimento municipal (ver figura a seguir). No geral, observa-se uma boa correlao entre as informaes dos dois mapas.

Figura 3: Dficit Hdrico x Desenvolvimento Municipal no ES

5. ASPECTOS GERAIS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS LEI 9433/97 OBJETIVOS Assegurar atual e s futuras geraes, a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos; a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel; A preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrente do uso inadequado dos recursos naturais. FUNDAMENTOS A gua um bem de domnio pblico; A gua recurso natural limitado e dotado de valor econmico; Uso prioritrio para consumo humano e dessedentao de animais; Uso mltiplo das guas; Gesto descentralizada e participativa.

INSTRUMENTOS A Lei define cinco instrumentos da poltica: 1. Planos de recursos hdricos visam fundamentar e orientar a implantao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e o gerenciamento dos recursos hdricos, em longo prazo, com horizonte de planejamento compatvel com o perodo de implementao de seus programas e projetos; 2. Enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo seus usos preponderantes visa assegurar s guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a que forem destinadas, diminuindo os custos com o combate poluio, fortalecendo a relao entre a gesto dos recursos hdricos e a gesto ambiental, uma vez que, permite fazer a ligao entre a gesto da quantidade e a gesto de qualidade da gua; 3. Outorga dos direitos de uso de recursos hdricos objetiva assegurar ao usurio o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua, bem como atuar como instrumento de controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua; 4. Cobrana pelo uso de recursos hdricos visa levar o usurio a reconhecer a gua como bem econmico e dar a indicao de seu valor, incentivando o uso racional dos recursos hdricos; 5. Sistema Nacional de Informaes sobre Recursos Hdricos visa reunir, dar consistncia e divulgar os dados e as informaes sobre a situao quantitativa e qualitativa dos recursos hdricos no Brasil.

SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS A Lei 9433/97 define ainda o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, um ordenamento institucional para a gesto compartilhada do uso da gua, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Recursos Hdricos, os Conselhos de Recursos Hdricos dos Estados e do Distrito Federal, os Comits de Bacia Hidrogrfica, os rgos dos poderes pblicos federais, estaduais e municipais, cujas competncias se relacionem com a gesto de recursos hdricos, as Agncias de gua e as organizaes civis de recursos hdricos. A Agncia Nacional de guas - ANA foi includa no Sistema quando de sua criao em 2000 pela Lei 9.984, tendo como competncia, a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos (MMA, 2003).

Figura 4: Organizao Institucional do SNGRH Fonte: Adaptado de MOREIRA, 2001, apud Rangel, 2006.

COMITS DE BACIA Os Comits funcionam como um Parlamento das guas. Um para cada bacia hidrogrfica, so rgos dupla funo, deliberativa e consultiva, que congregam representantes dos usurios (industriais, agricultores, associaes de pescadores e de turismo, distribuidores de gua, etc.), da sociedade civil organizada e de governos (municipais, estaduais, do Distrito federal e da Unio). As atribuies principais dos Comits so aprovar o programa plurianual de interveno da bacia, fixar e estabelecer para a agncia o montante das tarifas e os recursos financeiros para executar o programa, intermediar atritos entre unidades territoriais e manifestar sobre qualquer outra questo relativa aos recursos hdricos na bacia.

DESAFIOS DA PRTICA: GESTO DAS GUAS Atuao plena dos comits de bacia formados e criao de novos (os papis do estado e da sociedade); Implementao dos instrumentos de gesto de recursos hdricos (planos de bacias, enquadramento de corpos dgua, outorga, cobrana, sistema de informaes, ...); Atuao sincronizada: federao x comits de bacias de rios federais; estados x comits de bacias de rios estaduais; comits de rios federais x comits de rios estaduais; comits x municpios; Participao social no processo de gesto: formas de participao; nvel de organizao; capacitao; representao x representatividade em conselhos de recursos hdricos, comits, etc.

BIBLIOGRAFIA RANGEL, D. M. F. V. Encontro das guas interiores e litorneas: Aspectos legais e institucionais. Dissertao de Mestrado, Universidade de Braslia, Braslia. 2006. BANCO MUNDIAL. Gerenciamento de Recursos Hdricos. Fernando Antnio Rodriguez, coord.; trad. Henrique Chaves. Braslia: Secretaria de Recursos Hdricos, 292p. 1998.. LANNA, A. E. L. Gerenciamento de Bacias Hidrogrfica: aspectos conceituais e metodolgicos. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturai Renovveis. 1995. BRASIL. Lei Federal n 9.433 de 8 de janeiro de 1997. Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art.21 da Constituio Federal e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de13 de maro de 1990, que modificou a Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Braslia. 1997.

Vous aimerez peut-être aussi