Vous êtes sur la page 1sur 2

Produo de atemia no Submdio So Francisco

dez./2001

Produo de atemia no Submdio So Francisco

dez./2001

Clemente Ribeiro dos Santos, Eng Agr, M.Sc., Irrigao e Drenagem, Embrapa Semi rido, e-mail: clemente@cpatsa.embrapa.br . Telefax 0XX (87) 3862-1711/0XX (87) 3862-1744. Francisca Nemaura Pedrosa Haji, Enga Agra, Dra., Entomologia, Embrapa Semi-rido. e-mail: nemaura@cpatsa.embrapa.br. Manoel Luiz de Melo Neto, Eng o Agr o , M.Sc., Fitotecnia, SEAGRI-IPA, e-mail: mlneto@hotmail.com. Telefax: 0xx (87) 3861-1912. Paulo Srgio Nogueira, Eng o Agro, e-mail: boafruta@netcap.com.br Tel.: 0xx(87) 3861-4615.

PLANTIO E TRATOS CULTURAIS O espaamento para o plantio tem variado de 4 m x 3 m at plantios mais adensados de 4 m x 2 m, conduzidos sob poda. Deve-se dar preferncia a mudas enxertadas em pinha. As dimenses da cova so de 40 cm x 40 cm x 40 cm e so colocados 20 litros de esterco de caprinos/ ovinos juntamente com 300 g de superfosfato simples, em solos de fertilidade baixa. As adubaes nitrogenadas e potssicas sero iniciadas 90 dias aps o transplante, usando, no

INTRODUO A atemia (Annona cherimola Mill x Annona squamosa, L.) um hbrido que tem algumas das boas caractersticas da cherimia, associadas a outras da fruta do conde. Seu cultivo bastante recente, principalmente no Nordeste e por enquanto no existem informaes, conhecimentos e tecnologias suficientes para dar sustentabilidade a esta fruteira cultivada com o uso da irrigao. Vislumbra-se, porm, um potencial de demanda da atemia para consumo in natura, no mercado interno. Por isso, a rea cultivada est crescendo, principalmente no Submdio So Francisco. CULTIVARES Esto sendo estudadas pela Embrapa Semi rido, as cultivares Gefner, African Pride, PR 3, ilustradas na Figura 1, e a Bradley. Os frutos da cultivar Gefner, j implantada em algumas reas comerciais do Vale do So Francisco, podem atingir at 500g, so bem formados, com carpelos estreitos e pontiagudos. Apresentam polpa branca, suculenta e doce podendo atingir 25 Brix. Quanto s cultivares African Pride e PR 3, os frutos podem atingir at 100g, com casca

lisa e polpa suculenta, rija e doce. A menor atratividade dessas cultivares pode estar relacionada ao tamanho dos frutos e rugosidade menos pronunciada da casca. Outras cultivares, como a Thompson e a Pinks Mammoth, pelas suas caractersticas agronmicas, devem ser testadas na regio.

primeiro e segundo anos, de 50g a 100g de Nitroclcio por planta, via fertirrigao. A partir do terceiro ano, pode-se aplicar 20 g de fertilizante composto de Nitroclcio + Termofosfato + KCl + Esterco de galinha, na proporo 10:6:3:1, respectivamente, por planta. Dentre os micronutrientes, o mais importante o boro. Para irrigao, recomenda-se utilizar a microasperso com um emissor por planta. Uma planta adulta, em plena produo, necessita de 45 a 55 litros de gua por dia. Aps a muda transplantada para o local definitivo, deve-se manter o controle do mato, usando roadeiras mecanizadas, tendo-se o cuidado para no provocar ferimentos nas razes das plantas. Na rea ao redor da copa, limpar com roadeira porttil ou capina manual. Evitar reas de plantio onde tenha ocorrido a presena de nematides. PRAGAS DA ATEMIA Broca do fruto o adulto uma mariposa de colorao brancoacinzentada e de hbito noturno, cujas fmeas colocam os ovos sobre as folhas e frutos pequenos. As larvas atacam e destroem o interior da polpa e das sementes; Broca da semente o inseto adulto uma pequena vespa que deposita os ovos nas sementes dos frutos ainda pequenos e medida que os frutos e a semente crescem, a larva tambm se desenvolve e empupa completando o ciclo.

Figura 1 Variedades de atemia cultivadas no Polo Petrolina-Juazeiro. A = Variedade Gefner; B = Variedade African Pride; C = Variedade PR-3.

Produo de atemia no Submdio So Francisco

dez./2001

Essas so as mais importantes pragas que ocorrem na regio e o controle feito, principalmente, protegendo o fruto ainda pequeno com sacos plsticos perfurados que devem ser retirados antes da colheita. POLINIZAO E PODAS A atemia nesta regio requer polinizao artificial para produo de frutos com maior valor comercial. As flores fornecedoras de plen, situadas mais nas extremidades dos ramos, devem ser colhidas no final da tarde, acomodadas em sacos de papel em ambiente seco e fresco para polinizao no dia seguinte, at as 9:00 horas. A aplicao do plen feita com pincel fino de pelo de camelo ou bombinhas que podem ser feitas artesanalmente. A atemia na regio conduzida sob poda, desde a formao at a frutificao. Aps mudada, quando a planta atingir 60cm de altura feito o desponte do ramo principal. At a planta atingir os 3 anos de idade, sero feitas duas ou trs podas para organizar sua arquitetura, quando iniciaro as podas de produo, em cada ciclo.

A Figura 2 mostra esquema de poda em uma planta da cultivar Gefner. COLHEITA E EMBALAMENTO A colheita da atemia, variedade Gefner, tem ocorrido de seis a sete meses aps a poda e se estende por um perodo de 30 a 40 dias. O ponto de colheita definido pela mudana na colorao do fruto de verde escuro para verde claro. No embalamento, a utilizao de malhas de polietileno expandido confere aos frutos maior proteo no transporte.

Semi-rido

ISSN 14 1 5 - 5 0 9 5

Instrues Tcnicas da Embrapa Semi-rido


Petrolina, dezembro de 2001

54

Produo de atemia no Submdio So Francisco

Figura 2 Planta de atemia, cultivar Gefner, recentemente podada.

Instrues Tcnicas da Embrapa Semi-rido so publicaes com periodicidade irregular. Com este tipo de publicao, pretende-se divulgar as tecnologias agropecurias apropriadas e de interesse econmico para a regio semi-rida do Nordeste brasileiro. Reviso Editorial: Eduardo Assis Menezes. Diagramao: Nivaldo Torres dos Santos.

MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABSTECIMENTO

Clemente Ribeiro dos Santos Francisca Nemaura Pedrosa Haji Manoel Luiz de Melo Neto Paulo Srgio Nogueira

Vous aimerez peut-être aussi