Vous êtes sur la page 1sur 6

Composto de Marketing

1. O Composto de Marketing (Mix de Marketing) O Composto de Marketing, tambm chamado de Mix de Marketing ou 4Ps, o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Podemos dizer, ainda, que o composto de marketing o conjunto de variveis controlveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado.

Fonte: Prof. Esp. Marcello Astuto 2. Os 4 PS

Produto - Para Kotler (2003), produto algo que possa ser oferecido a
um mercado e que satisfaa uma necessidade ou desejo. Podem ser tangveis e intangveis, para organizaes e para consumidores. O produto deve ser aquele desejado pelo consumidor. Seja qual for o item a ser comercializado, o importante a observar que quando as pessoas compram algo, geralmente procuram muito mais do que as caractersticas fsicas existentes. (Las Casas)

Esses produtos podem existir fisicamente, mas tambm podem ser servios, pessoas, locais, organizaes, idia, etc.

Podemos afirmar com segurana que a parte mais importante do composto de marketing o produto. Todas as atividades de uma empresa justificam-se pela sua existncia... Devido a necessidade de um marketing integrado, todos os demais componentes do composto de marketing so extremamente necessrios e importantes, mas sem o produto, objeto principal da comercializao, eles seriam at mesmo inexistentes. (Las Casas)

Tipos de produtos: Bens de consumo: So bens e servios direcionados a consumidores, ou seja, so aqueles adquiridos pelos indivduos na busca de satisfazerem necessidades ou desejos prprios, com interesses particulares. Podem-se classificar em: Bens de Convenincia: so aqueles comprados com freqncia e mnimo esforo. Compra comparada: O consumidor compara em termos de preo, modelo, qualidade. Produtos de especialidade: bens com caractersticas singulares, especiais. Exige fidelidade e a relao entre consumidor e marca forte. Produtos no procurados: so bens que os consumidores no conhecem ou no pensam em comprar. Bens industriais: So produtos e servios vendidos para organizaes. Podem ser subdivididos em instalaes, equipamentos, acessrios, componentes, suprimentos e servios. Essa tipologia leva em conta a participao desses produtos no processo produtivo, como partes ou como mediadores. Principio do Cliente: O cliente o foco principal. O profissional deve manter um relacionamento direto com o cliente a fim de conhecer a atender melhor os clientes, criar valores superiores (alm do esperado) e aumentar o lucro. Principio do Concorrente: Os profissionais de marketing devem considerar no s o valor que seus produtos e servios oferecem, mas tambm se eles oferecem valor superior em relao aos produtos e servios dos concorrentes. Principio Pr Ativo: O profissional de marketing deve ser proativo e mudar mercado e ambiente para melhorar sua posio competitiva. Principio Interfuncional: Para o marketing ter resultado, todos os departamentos e funcionrio da empresa precisam pensar em marketing.

Quando se criam produtos, cinco nveis devem ser observados. So eles: Benefcio Central: um benefcio fundamental que o consumidor est comprando. Est relacionado com a necessidade do consumidor/mercado. Produto Bsico: a verso bsica do produto, existem os benefcios e utilidades, mas ainda so bsicos. O produto bsico em certo sentido, o mnimo que se pode esperar de uma oferta. o produto essencial, sem caractersticas e benefcios adicionais. (Las Casas) Todo produto que novidade, ele entra no mercado como um produto bsico, ou seja, ele fica em baixo do ciclo de vida de um produto, pois o mercado ainda no o conhece. Produto Ampliado: So os benefcios extras adicionados ao produto. A medida que os benefcios so adicionados ao produto, duas situaes podem acontecer: ou os clientes sentem suas necessidades insatisfeitas por ofertas indevidas ou incompletas ou ento acostuma-se a receber certos benefcios devido s ofertas idnticas da concorrncia (Las Casas) Produto Esperado: So os benefcios que os consumidores j esperam, ou j esto acostumados a receber. O produto quando chega na maturidade procria, o produto procria, quando j tem o diferencial, ele cria novos segmentos. Produto Diferenciado: tornar o produto nico, com benefcios tanto fisicamente quanto psicologicamente, criando uma necessidade de diferenciao na cabea dos consumidores. O cliente que busca uma loja com produtos e servios diferenciados,freqenta tambm lugares diferenciados. um mercado pequeno, mas que rende grandes lucros.

Praa So os canais de distribuio, em combinao, executam todas


as funes necessrias para ligar os fabricantes aos usurios-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. Estar onde os clientes precisam de voc um dos aspectos mais importantes dos produtos e servios. O produto desejado precisa ter um preo acessvel a todos e precisa tambm estar em um local onde o consumidor possa compr-lo quando no momento em que quiser. Entre as formas de distribuio podemos destacar: Distribuio direta: Ocorre quando o produtor do servio ou produto vende diretamente ao consumidor. Distribuio Indireta: Ocorre quando o produto ou servio utiliza-se de distribuidores para levar o produto ou servio at op consumidor.

Preo Todas as vezes que compramos um produto, precisamos pagar


por ele. O preo o valor monetrio. considerado, antes de efetuar a compra, as condies de financiamento, em quantas vezes no carto de

crdito, qual desconto a vista, etc. Para Luciano Crocco (2006) o preo , por um lado, o componente fundamental na avaliao que o comprador alvo faz do custo envolvido na troca e, por outro, a varivel que determina o resultado para a organizao. Desse modo, ocupa lugar de importncia crucial na relao de troca, pois fator decisivo na percepo de valor do cliente e no cumprimento dos objetivos organizacionais. No necessariamente preos baixos significam uma avaliao privilegiada por parte do consumidor. Nem sempre o preo um fator de deciso na compra, na maioria das vezes, a confiana na marca, qualidade dos produtos, um bom servio tem mais importncia. Dentro do composto de marketing, o preo, desempenha quatro papis importantes: Se a compra ser feira e, caso seja, quanto os consumidores compraro. Se comercializao do produto ser suficientemente lucrativa. Se o preo flexvel e pode ser mudado com facilidade. Os profissionais de marketing precisam estar atentos para utilizar a estratgica de princing correta, evitando problemas. O preo quem gera a demanda e no o contrrio. Se o preo do produto baixo, geralmente a demanda mais alta e vice-versa. Em todo comeo de ano vemos infinitas liquidaes na maioria das lojas, e na maioria dos casos, utiliza-se de panfletos, comerciais, outdoors, para divulgar essas promoes. Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoo. So elas: propaganda, promoo de vendas, relaes pblicas e publicidade, fora de vendas e marketing direto. Propaganda A propaganda importante pois informa o cliente sobre os produtos a cria a necessidade de consumi-lo. Em vrias ocasies a propaganda alm de informar sobre o produto, informa tambm sobre a empresa que o fabrica, influenciando ainda mais a deciso do consumidor. Outra importncia da propaganda que ela atinge muitas pessoas ao mesmo tempo. Promoo de Vendas So os cupons, concursos, prmios, entre outras coisas. Visam atrair mais consumidores e ao mesmo tempo divulgar um produto/servio. O objetivo sempre alavancar as vendas e fazer com que os consumidores sejam atrados pelas promoes e optem por comprar de uma empresa deles, e no da concorrente. Relaes Pblicas responsvel pela imagem da empresa, perante o mercado. quem cuida de aspectos sociais, obras de caridade, participao em eventos,e etc. Publicidade toda comunicao que no paga ela veiculao. Geralmente isso acontece quando publicado uma nota no jornal, um artigo na revista, ou at mesmo quando blogs e sites comentam (positivamente) sobre o produto/servio.

Promoo

Fora de Vendas Como elemento do composto de marketing, a fora de vendas muito importante para que sejam atingidos certos objetivos de marketing e executadas certas atividades, como identificao, comunicao, vendas, servios e coleta de informaes. A fora de vendas tem uma capacidade imensa de aumentar as vendas de uma empresa, mas por outro lado pode arruinar todo o planejamento de marketing realizado (ZOLTNERS et al., 2001). A fora de vendas necessita estar totalmente integrada com os outros elementos do marketing para produzir o maior impacto possvel, j que o composto de marketing alinhado tem um maior poder sobre os consumidores (ROGERS et al., 1993 e CHURCHILl et al., 2000).

Marketing Direto - Marketing direto a comunicao atravs de determinados meios que introduzem a possibilidade de suscitar uma reao. Atravs dele, as empresas estabelecem um dilogo direto com os clientes e mantm este contato o tempo que seja necessrio e possvel. Atravs do marketing direto, as empresas podem ajustar os desejos dos clientes de acordo com ofertas adaptadas s necessidades e oferecer um tratamento individual ao consumidor e clientes.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princpios de marketing. 9 ed. Traduzida, So Paulo, Prentice Hall, 2003. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administrao de Marketing: conceitos, planejamento e aplicaes a realidade brasileira 1 Ed 3 reimpr.- So Paulo: Atlas.2010.

Composto de Marketing. Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/52335336/COMPOSTO-DE-MARKETING> Acesso em 2 de Maio de 2012. ASTUTO, MARCELO. Comporto de Marketing. Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/73159698/2011-Composto-de-Marketing> Acesso em 2 de Maio de 2012. ALMEIDA, B. D. JOO. Estratgia Mercadolgica de Composto de Markerting. Disponvel em<http://pt.scribd.com/doc/55203991/Estrategia-MercadologicaComposto-de-Marketing> Acesso em 3 de Maio de 2012. TULESKI, M.YUMI. Mix de marketing, os 4PS. Disponvel em <http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pasproduto-preco-promocao-e-praca.html> Acesso em 3 de Maio de 2012. KASPER, JONAS. Principios de Marketing. Disponivel em< http://www.coladaweb.com/marketing/principios-de-marketing> Acesso em 4 de Maio de 2012. GARMENDIA, G. ROSENSPAN, A. O que Marketing Direto. Disponvel em http://www.sdr.com.br/Ideias002/033.htm Acesso em 4 de Maio de 2012.

Vous aimerez peut-être aussi