Vous êtes sur la page 1sur 7

1.

Moral:

o conjunto de regras que regem a vida em sociedade, so conceitos de como proceder, como agir em determinada sociedade ou grupo social. So sempre importantes, mesmo que no efetivamente cumpridas.

As normas morais so regras de convivncia social ou guias de ao, porque nos dizem o que devemos ou no fazer e como o fazer. As normas morais obedecem sempre a trs princpios. Primeiro de tudo so sempre caracterizadas pela auto obrigao, ou seja, valem por si mesmas independentemente do exterior, so essenciais do ponto de vista de cada um. Tambm so universais, e so universais porque so vlidas para toda a Humanidade, ningum est fora delas e todos so abrangidos por elas. Por ltimo, as normas morais so tambm incondicionais, visto que no esto sujeitas a prmios ou penalizaes, so praticadas sem outra inteno, finalidade. Mesmo que no sejam cumpridas, as normas morais existem sempre, na medida em que o Homem um ser em sociedade e nas suas decises tenta fazer o bem e no o mal. E por vezes, mesmo que as desrespeite, o Homem reconhece sempre a sua importncia e o poder que elas tm sobre ele.

2. Diferena entre a moral e a tica?


Por tpicos: - A moral tem um carcter:

Prtico imediato; Restrito; Histrico; Relativo

- A tica:

Reflexo filosfica sobre a moral;

Procura justificar a moral; O seu objeto o que guia a ao; O objetivo guiar e orientar racionalmente a vida humana;

Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom carcter para ser humanamente ntegro; a tica e a moral so muito distintas. A moral tem um carcter prtico imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedade e dos indivduos, no s por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existncia, dizendo-nos o que devemos ou no fazer, mas tambm porque est presente no nosso discurso e influencia os nossos juzos e opinies. A noo do imediato vem do facto de a usarmos continuamente. A tica, pelo contrrio, uma reflexo filosfica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justific-la e fundament-la, encontrando as regras que, efectivamente, so importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nvel mundial e aplicvel a todos os sujeitos, o que faz com que a tica seja de carcter universalista, por oposto ao carcter restrito da moral, visto que esta pertence a indivduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. O objecto de estudo da tica , portanto, o que guia a aco: os motivos, as causas, os princpios, as mximas, as circunstncias; mas tambm analisa as consequncias dessas aces. A moral tambm se apresenta como histrica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espao, assim como as prprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral no pode ser considerada uma lei, apesar da semelhana, porque no est escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis feita tendo em conta normas morais. Outra importante caracterstica da moral (e esta sim a difere da lei) o facto desta ser relativa, porque algo s considerado moral ou imoral segundo um determinado cdigo moral, sendo este diferente de indivduo para indivduo. Finalmente, a tica tem como objectivo fundamental levar a modificaes na moral, com aplicao universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

3. A tica aplicada
Cada vez mais necessria uma tica aplicada, uma tica que coexista com o quotidiano das pessoas. Esta tica deve ser especfica, dividida em ramos, para melhorar analisar cada situao, sendo um bom exemplo disso os cdigos ticos para as diferentes profisses. Isto acontece porque as pessoas tm que entender

que as suas aces tm consequncias no s para si mas tambm para os outros, e que estas no podem ser encaradas s de um ponto de vista. (dar um exemplo: clonagem, personalismo, biotica, tica da informao, tica do jornalismo, etc.)

A tica

Diferena entre tica e moral: 1. 2. 3. 4. tica o principio, moral so aspectos de condutas especificas; tica temporal, moral temporria; tica universal, moral cultural; tica a pratica, moral a Teoria.

A tica a vida mora pensada, pois, reflecte criticamente o que a moral estabelece. A moral o conjunto de regras concretas.

A tica a disciplina filosfica onde reflecti criticamente a moral, para assim por em pratica se for o correcto. A tica importante por que respeita os outros e a dignidade humana, tica o que todos temos s falta desenvolver e acreditar no bem, a tica nos orienta e nos ajuda para uma vida boa; Mas boa em que sentido? No sentido do bem, fazer o bem para com as pesosoas, ajudar, orientar e pensar em outros e pensar neles tambm para podermos ser felizes, atingir a felicidade est tambm em atingir a felicidade do outro. A tica practicada sem nenhum tipo de determinao vem de dentro, do consciente. Valores: Verdade: Vida: Normas Morais: No Mentirs No Matars

A Moral

Afinal o que a moral? A moral o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou regio, importante porque h muitas pessoas que desrespeitam as leis e so de um instinto mal.

A Moral importante por que no temos piloto automtico e nossa sociedade muito cruel. A moral um conjunto de conduta, A moral o TU DEVES. A Moral e a tica so temporais, ou seja, ao longo do tempo se vai modificando, evoluindo, por que esto abertos a novos conceitos e criticas. A moral no pensa na Liberdade e na dignidade do individuo, e a tica tem como ponto de partida esses dois valores.

Outros Trabalhos Relacionados

Inteno tica e Norma Moral. Resumo de um texto d


Savater, F., tica para um Jovem, Ed. Presena, onde so apresentados os conceitos de tica e de Moral. Efectuado por Sara M.

tica, Direito e Poltica. Relao entre tica, Direito e


Poltica. Efectuado por Patrcia Silva, estudante da Escola Sec. Domingos Rebelo - S. Miguel, Aores.

Moral e tica. O que so normas morais; Conceitos e

distino entre a moral e a tica; tica aplicada. Efectuado por Patrcia Silva, estudante da Escola Secundria Domingos Rebel - S. Miguel, Aores.

Cola da Web Filosofia Moral e tica: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade

Moral e tica: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade


A confuso que acontece entre as palavras Moral e tica existem h muitos sculos. A prpria etimologia destes termos gera confuso, sendo que tica vem do grego ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de mores, significando costumes. Esta confuso pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas so adquiridas pela educao, pela tradio e pelo cotidiano. Durkheim explicava

Moral como a cincia dos costumes, sendo algo anterior a prpria sociedade. A Moral tem carter obrigatrio. J a palavra tica, Motta (1984) defini como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, tica a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a conscincia Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto , surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A tica teria surgido com Scrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir no s por tradio, educao ou hbito, mas principalmente por convico e inteligncia. Vsquez (1998) aponta que a tica terica e reflexiva, enquanto a Moral eminentemente prtica. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ao humana, o conhecer e o agir so indissociveis. Em nome da amizade, deve-se guardar silncio diante do ato de um traidor? Em situaes como esta, os indivduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas so aceitas como obrigatrias, e desta forma, as pessoas compreendem que tm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porm o comportamento o resultado de normas j estabelecidas, no sendo, ento, uma deciso natural, pois todo comportamento sofrer um julgamento. E a diferena prtica entre Moral e tica que esta o juiz das morais, assim tica uma espcie de legislao do comportamento Moral das pessoas. Mas a funo fundamental a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade. A Moral, afinal, no somente um ato individual, pois as pessoas so, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral tambm um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participao da pessoa, so aceitas, voluntariamente. Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um sistema de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal. Enfim, tica e Moral so os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbtrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, tica e a Moral se formam numa mesma realidade. Por: THIAGO FIRMINO SILVANO - Acadmico do Curso de Direito da UNISUL em 15/01/2007 REFERNCIA

1 SILVA, Jos Cndido da; SUNG, Jung Mo. Conversando sobre tica e sociedade. 7. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. 2 CAMARGO, Marculino. Fundamentos da tica geral e profissional. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. 3 VSQUEZ, Adolfo Snchez. tica. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. 4 GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo Cincia do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1972. 5 VENOSA, Slvio de Salvo. Introduo ao Estudo do Direito. So Paulo: Atlas, 2004. 6 MOTTA, Nair de Souza. tica e vida profissional. Rio de Janeiro: mbito Cultural, 1984. Veja tambm:

tica, Moral e Direito tica da Diversidade tica e Cincia tica na poltica brasileira

tica, Moral e Direito


tica: conjunto de princpios morais que se devem observar no exerccio de uma profisso. Moral: conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. Direito: o que justo e conforme com a lei e a justia. A tica, a moral e o direito esto interligados. A tica consiste num conjunto de princpios morais, a moral consiste em conjunto de regras, s que a moral atua de uma forma interna, ou seja, s tem um alto valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e o direito tem vrios significados, ele pode ser aquilo que justo perante a lei e a justia, aquilo que voc pode reclamar que seu. A tica tem uma relao maior com as profisses. Ela seria como uma regra a ser seguida, um dever que profissional tem com aquele que contrata o seu servio. A partir do momento em que se comea a exercer uma profisso, deve-se comear a praticar a tica. A moral e o direito tem a seguinte base: a moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo e o direito tem uma relao com a sociedade, o direito aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo com a lei, aquilo imposto pela sociedade.
Autoria: Elso Fernando Moreira Rosa

Vous aimerez peut-être aussi