Vous êtes sur la page 1sur 47

08 de Dezembro

IMACULADA CONCEIO DA VIRGEM SANTA MARIA Solenidade

Missa com Investidura e Renovao de Compromisso de Aclitos

Imaculada Conceio

da Virgem Santa Maria

RITOS INICIAIS

Reunido o povo, o sacerdote e os ministros encaminham-se para o altar enquanto se executa o CNTICO DE ENTRADA. ANTFONA DE ENTRADA Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que Me revestiu com as vestes da salvao e Me envolveu com o manto da justia, como esposa adornada com suas jias. Is 61, 10

Ao chegar ao altar, o sacerdote, feita a devida reverncia juntamente com os ministros, beija o altar e incensa-o. Depois, dirige-se para a sua cadeira, juntamente com os ministros. Terminado o cntico de entrada, sacerdote e fiis, todos de p, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:

Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.


O povo responde:

Amen.
Depois, o sacerdote, abrindo os braos, sada o povo, dizendo:

A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo,


o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco.
O povo responde:

Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.


O sacerdote, ou o dicono, ou um ministro idneo, pode fazer aos fiis uma brevssima introduo Missa do dia.

Imaculada Conceio

Segue-se o ACTO PENITENCIAL. O sacerdote convida os fiis ao acto penitencial com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos:
Para celebrarmos dignamente os santos mistrios, reconheamos que somos pecadores.
Guardam-se alguns momentos de silncio. Seguidamente, o sacerdote introduz a confisso com estas palavras ou outras semelhantes:

Confessemos os nossos pecados.


E dizem todos juntos a confisso:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vs, irmos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omisses,
e, batendo no peito, dizem:

por minha culpa, minha to grande culpa.


e continuam:

E peo Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vs, irmos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Segue-se a absolvio do sacerdote:

Deus todo-poderoso tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna.
O povo responde:

Amen.

da Virgem Santa Maria

Seguem-se as INVOCAES Kyrie, elison, a no ser que j tenham sido feitas nalgum dos formulrios do acto penitencial.

V. R. V. R. V. R.
Ou

Senhor, tende piedade de ns.


Senhor, tende piedade de ns.

Cristo, tende piedade de ns.


Cristo, tende piedade de ns.

Senhor, tende piedade de ns.


Senhor, tende piedade de ns.

V. R. V. R. V. R.

Senhor, misericrdia. Senhor, misericrdia. Cristo, misericrdia. Cristo, misericrdia. Senhor, misericrdia. Senhor, misericrdia.

V. R. V. R. V. R.

Krie, elison. Krie, elison. Christe, elison. Christe, elison. Krie, elison. Krie, elison.

Em seguida, segundo as rubricas, canta-se ou recita-se o HINO.

Glria a Deus nas alturas


e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos cus, Deus Pai todo-poderoso: ns Vos louvamos, ns Vos bendizemos, ns Vos adoramos, ns Vos glorificamos, ns Vos damos graas, por vossa imensa glria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns; Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica; Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. s Vs sois o Santo;

Imaculada Conceio

s Vs, o Senhor; s Vs, o Altssimo, Jesus Cristo; com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amen.
Terminado o hino, o sacerdote, de mos juntas, diz:

Oremos.
E todos, juntamente com o sacerdote, oram em silncio durante alguns momentos. Depois, o sacerdote, de braos abertos, diz a ORAO COLECTA. ORAO COLECTA

Senhor nosso Deus, que, pela Imaculada Conceio da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna morada e, em ateno aos mritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de chegarmos purificados junto de Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
O povo responde:

Amen.

da Virgem Santa Maria

LITURGIA DA PALAVRA

Em seguida, o leitor vai ao ambo e l a PRIMEIRA LEITURA, que todos escutam sentados. No fim da leitura, o leitor diz:

Palavra do Senhor.
Todos respondem com a aclamao:

Graas a Deus.
O salmista ou cantor canta ou recita o SALMO, ao qual o povo responde com o refro. A seguir o leitor l a SEGUNDA LEITURA no ambo, como se disse acima. Segue-se o ALELUIA ou outro cntico. Entretanto, o sacerdote, se se usa o incenso, impe incenso no turbulo. Em seguida, o dicono que tiver de proclamar o EVANGELHO, inclinado diante do sacerdote, pede a bno em voz baixa, dizendo: A vossa bno. O sacerdote, em voz baixa, diz:

O Senhor esteja no teu corao e nos teus lbios, para anunciares dignamente o seu Evangelho: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.
O dicono benze-se e responde: Amen. Se um presbtero tiver de proclamar o Evangelho numa celebrao presidida pelo Bispo, pedir a bno do mesmo modo que o dicono. Se no houver dicono, o sacerdote, inclinado diante do altar, diz em silncio:

Deus todo-poderoso, purificai o meu corao e os meus lbios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.
A seguir, o dicono ou o sacerdote, dirige-se para o ambo, acompanhado dos aclitos que podem levar o incenso e os crios, e diz:

O Senhor esteja convosco.


O povo responde:

Ele est no meio de ns.

Imaculada Conceio

O dicono ou o sacerdote diz:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. N.


e, ao mesmo tempo, faz o sinal da cruz sobre o livro e depois sobre si mesmo na fronte, na boca e no peito; e o mesmo fazem todos os demais. O povo aclama:

Glria a Vs, Senhor.


A seguir, o dicono ou o sacerdote incensa o livro e proclama o EVANGELHO. Terminado o Evangelho, o dicono ou o sacerdote diz:

Palavra da salvao.
O povo responde com a aclamao:

Glria a Vs, Senhor.


Em seguida, beija o livro, dizendo em silncio:

Por este santo Evangelho, perdoai-nos, Senhor.

[CHAMADA DOS CANDIDATOS AO ACOLITADO

Em seguida, o responsvel pela formao dos aclitos pede ao sacerdote que invista os candidatos dizendo:

Reverendo Padre, estamos aqui diante de vs e da comunidade paroquial a que pertencemos para vos pedir que admitais como Aclitos da Parquia de Parede alguns novos elementos que connosco querem servir dignamente a comunidade e o altar do Senhor.
O sacerdote, sentado no presbitrio, diz:

Apresentem-se os que vo ser investidos aclitos.


O responsvel pela formao dos aclitos apresenta os candidatos ao sacerdote e assembleia por ordem alfabtica, indicando a parquia onde foram baptizados. Os que so chamados levantam-se e, permanecendo no lugar respectivo, respondem: Presente! Terminada a apresentao, todos se sentam e o sacerdote faz a homilia. Terminada a homilia, guardam-se, conforme as circunstncias, alguns momentos de silncio.

da Virgem Santa Maria

LITURGIA DAS INVESTIDURAS


PROMESSA DOS ELEITOS AO ACOLITADO Os eleitos aproximam-se do sacerdote, a quem fazem uma reverncia. O sacerdote, de p, interroga-os acerca das suas disposies. Sacerdote:

Caros amigos, desde o dia do vosso Baptismo sois filhos de Deus e fazeis parte da Igreja. Agora, animados pelos vossos pais e pela comunidade, manifestais pela primeira vez o vosso desejo de servir ao Senhor com uma dedicao maior, ajudando o sacerdote no altar. Manifestai, pois, perante Deus e a comunidade crist o vosso propsito.
E continua:

Quereis, como Aclitos, servir esta Parquia, colaborando na dignificao do culto divino, sobretudo na celebrao da Santa Missa?
Candidatos:

Sim, quero.
Sacerdote:

Estais dispostos a participar na misso de toda a Igreja, dando bom testemunho de Jesus Cristo, na vossa famlia e na vida pblica, especialmente sendo apstolos dos outros jovens?
Candidatos:

Sim, estou, com a ajuda de Deus.


Sacerdote:

Deus omnipotente, que nos enviastes ao mundo Jesus Cristo, vosso Filho, para salvar os homens, abenoai estes vossos filhos que hoje se apresentam diante de Vs

10

Imaculada Conceio

e tornai-os dignos de servir o vosso altar, de modo que contribuam, com a sua presena humilde, para revelar a grandeza do mistrio do vosso Filho, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos

Amen
Os presentes previamente escolhidos para o efeito, apresentam-se ao sacerdote levando as vestes litrgicas que os novos aclitos iro usar no exerccio das suas funes e colocam-se cada um direita daquele que vai envergar a respectiva veste.

BNO DA VESTE LITRGICA O sacerdote abenoa as vestes dizendo:

Abenoe o Senhor estas vestes que ides usar no exerccio das funes a que fostes chamados.
Todos

Amen
Auxiliados pelos que apresentaram as vestes e pelo cerimonirio, os novos aclitos revestem-se com a veste litrgica. Estando todos vestidos, os que os auxiliaram regressam ao seu lugar. O sacerdote diz:

Caros amigos, fostes revestidos da veste branca, sinal da pureza e limpeza que devereis manifestar sempre no servio do altar e em toda a vossa vida. Escolhidos para Aclitos, ides ter uma misso muito particular na nossa parquia, que tem o vrtice e fonte da sua vida na Eucaristia, e, pela virtude da Eucaristia, se edifica e cresce. Fica-vos confiada a misso de me ajudardes, e aos outros sacerdotes, no servio do altar, bem como nas demais celebraes litrgicas.

da Virgem Santa Maria

11

Procurai viver cada vez mais o sacrifcio do Senhor, esforai-vos por apreender o sentido ntimo e espiritual daquilo que realizais, conformai-vos, sempre mais, com Cristo na Sua obedincia ao Pai. J que quereis ajudar os fiis a louvar melhor o Senhor nas celebraes litrgicas, louvai-O tambm em todas as circunstncias da vida. Servindo ao altar, lembrai-vos que participando todos do mesmo Po, formamos um s Corpo. Por isso, amai sinceramente o Corpo Mstico de Cristo, a Igreja, vivendo segundo o mandamento que o Senhor deu aos Apstolos na ltima Ceia: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.
O sacerdote conclui:

Caros amigos, j que manifestastes perante esta comunidade os vossos propsitos, sois, a partir de agora, admitidos como Aclitos da Parquia de Parede.
A Assembleia manifesta a sua alegria, dizendo:

Graas a Deus.
Os novos aclitos cumprimentam o sacerdote e os demais aclitos presentes. Aqueles previamente escolhidos tomam o lugar de Aclitos do Altar e do Missal depois de saudarem os colegas que vo substituir; os restantes tomam o lugar que lhes destinado no presbitrio. Conforme as circunstncias, pode cantar-se um cntico apropriado.]

12

Imaculada Conceio

Em seguida, faz-se a PROFISSO DE F, segundo as rubricas:

Creio em um s Deus,
Pai todo-poderoso, Criador do cu e da terra, de todas as coisas visveis e invisveis. Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, no criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por ns, homens, e para nossa salvao desceu dos Cus.
Todos se inclinam:

E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem.


E erguendo-se, continuam:

Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Cus, onde est sentado direita do Pai. De novo h-de vir em sua glria, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, catlica e apostlica. Professo um s baptismo para remisso dos pecados. E espero a ressurreio dos mortos, e a vida do mundo que h-de vir. Amen.

da Virgem Santa Maria

13

[RENOVAO DO COMPROMISSO Terminada a PROFISSO DE F, o sacerdote senta-se. O responsvel dos aclitos da parquia pede ao sacerdote que admita renovao do compromisso aqueles que pretendem continuar a servir a comunidade e o sacerdote no altar:

Reverendo Padre, estamos aqui presentes N. e N.. Desejamos renovar perante vs e esta comunidade o nosso compromisso de Aclitos da Parquia de Parede. Pedimo-vos, por isso, que nos confirmeis no servio que vimos prestando.
Os que so nomeados acercam-se do sacerdote a quem fazem uma reverncia. Sacerdote:

Renovai, ento, o vosso compromisso.


Aclitos:

Damos graas a Deus que nos chamou ao Seu servio. Como Aclitos da Parquia da Parede, estamos na disposio de continuar a servir a Parquia na dignificao das celebraes litrgicas, especialmente no culto Eucaristia. Com a ajuda de Deus, vamos esforar-nos, ainda mais, por desenvolver a nossa f, conformarmo-nos com Cristo e sermos apstolos no meio onde vivemos.
Todos

Graas a Deus!
O sacerdote conclui:

Senhor, Pai Santo, que fizestes da Cruz do Vosso Filho o altar do sacrifcio e a fonte de todas as bnos e graas, olhai benignamente para estes vossos servos que hoje renovaram o seu compromisso de servir dignamente o vosso altar, e concedei-lhes que, vivendo na terra sempre unidos ao Mistrio da Paixo de Cristo, alcancem no cu as alegrias eternas da Ressurreio. Por Nosso Senhor.

14

Imaculada Conceio

Os que renovaram o compromisso regressam aos seus lugares no presbitrio.] Segue-se a ORAO UNIVERSAL ou ORAO DOS FIIS.

da Virgem Santa Maria

15

LITURGIA EUCARSTICA
Terminada a Orao Universal, canta-se o CNTICO DO OFERTRIO. Entretanto, os ministros colocam no altar o corporal, o sanguneo, o clice e o Missal. O sacerdote, junto do altar, toma a patena com o po e, elevando-a um pouco acima do altar, diz em silncio:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,


pelo po que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para ns se vai tornar Po da vida.
Em seguida, depe a patena com o po sobre o corporal. O dicono ou o sacerdote deita vinho e um pouco de gua no clice, dizendo em silncio:

Pelo mistrio desta gua e deste vinho sejamos participantes da divindade dAquele que assumiu a nossa humanidade.
Em seguida, o sacerdote toma o clice e, elevando-o um pouco acima do altar, diz em silncio:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,


pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para ns se vai tornar Vinho da salvao.
Em seguida, depe o clice sobre o corporal. A seguir, o sacerdote inclina-se e diz em silncio:

De corao humilhado e contrito sejamos recebidos por Vs, Senhor. Assim o nosso sacrifcio seja agradvel a vossos olhos.

16

Imaculada Conceio

Depois incensa as oblatas e o altar. A seguir, o dicono ou o ministro incensa o sacerdote, os concelebrantes e o povo. Em seguida, o sacerdote, estando ao lado do altar, lava as mos, dizendo em silncio:

Lavai-me, Senhor, da minha iniquidade e purificai-me do meu pecado.


Depois, estando ao meio do altar e, voltado para o povo, abrindo e juntando as mos, diz:

Orai, irmos,
para que o meu e vosso sacrifcio seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
O povo responde:

Receba o Senhor por tuas mos este sacrifcio, para glria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
Em seguida, de braos abertos, o sacerdote diz a ORAO SOBRE AS OBLATAS. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, o sacrifcio de salvao que Vos oferecemos na solenidade da Imaculada Conceio da Virgem Santa Maria e, assim como acreditamos que, por vossa graa, ela foi isenta de toda a mancha, sejamos ns, por sua intercesso, livres de toda a culpa. Por Nosso Senhor.
No fim, o povo aclama:

Amen.
Depois, o sacerdote proclama o Prefcio prprio do dia.

da Virgem Santa Maria

17

PREFCIO

O mistrio de Maria e da Igreja.

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,


verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na Imaculada Conceio da Virgem Santa Maria. Vs a preservastes de toda a mancha do pecado original, para que, enriquecida com a plenitude da vossa graa, fosse a digna Me do vosso Filho. Nela destes incio santa Igreja, esposa de Cristo, sem mancha e sem ruga, resplandecente de beleza e santidade. Dela, Virgem purssima, devia nascer o vosso Filho, Cordeiro inocente que tira o pecado do mundo. Vs a destinastes, acima de todas as criaturas, a fim de ser, para o vosso povo, advogada da graa e modelo de santidade. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos com alegria a vossa glria, cantando numa s voz:

Santo, Santo, Santo,


Senhor Deus do Universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.

18

Imaculada Conceio

ORAO EUCARSTICA III


O sacerdote, de braos abertos, diz:

Vs, Senhor, sois verdadeiramente santo


e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Esprito Santo, e no cessais de reunir para Vs um povo, que, de um extremo ao outro da terra, Vos oferea uma oblao pura.

Reunidos na vossa presena,


em comunho com toda a Igreja, ao celebrarmos o dia em que a Virgem Maria, escolhida para ser a Me do Redentor, foi concebida sem mancha do pecado original,
Junta as mos e, estendendo-as sobre as oblatas, diz:

humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Esprito Santo, estes dons que Vos apresentamos,
Junta as mos e traa o sinal da cruz sobre o po e sobre o clice, dizendo:

para que se convertam no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
Junta as mos.

que nos mandou celebrar estes mistrios.


Nas frmulas que se seguem, as palavras do Senhor devem pronunciar-se clara e distintamente, como o requer a natureza das mesmas palavras.

da Virgem Santa Maria

19

Na noite em que Ele ia ser entregue,


Toma o po e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o po e, dando graas, abenoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo:
Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e comei:


isto o meu Corpo, que ser entregue por vs.
Mostra ao povo a hstia consagrada, coloca-a sobre a patena e genuflecte em adorao. Depois continua:

De igual modo, no fim da Ceia,


Toma o clice e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o clice e, dando graas, abenoou-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo:
Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e bebei:


este o clice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliana, que ser derramado por vs e por todos, para remisso dos pecados. Fazei isto em memria de Mim.
Mostra ao povo o clice, coloca-o sobre o corporal e genuflecte em adorao.

20

Imaculada Conceio

Em seguida, diz:

Mistrio da f!
O povo aclama, dizendo:

Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!

Ou

Mistrio admirvel da nossa f!


O povo aclama, dizendo:

Quando comemos deste po e bebemos deste clice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, esperando a vossa vinda gloriosa.
Ou

Mistrio da f para a salvao do mundo!


O povo aclama, dizendo:

Glria a Vs que morrestes na Cruz e agora viveis para sempre. Salvador do mundo, salvai-nos. Vinde, Senhor Jesus!

Depois, o sacerdote, de braos abertos, diz:

Celebrando agora, Senhor,


o memorial da paixo redentora do vosso Filho, da sua admirvel ressurreio e ascenso aos Cus, e esperando a sua vinda gloriosa, ns Vos oferecemos, em aco de graas, este sacrifcio vivo e santo.

da Virgem Santa Maria

21

Olhai benignamente para a oblao da vossa Igreja:


vede nela a vtima que nos reconciliou convosco e fazei que, alimentando-nos do Corpo e Sangue do vosso Filho, cheios do seu Esprito Santo, sejamos em Cristo um s corpo e um s esprito.

O Esprito Santo faa de ns uma oferenda permanente,


a fim de alcanarmos a herana eterna, em companhia dos vossos eleitos, com a Virgem Santa Maria Me de Deus, os bem-aventurados Apstolos e gloriosos Mrtires, e todos os Santos, por cuja intercesso esperamos sempre o vosso auxlio.

Por este sacrifcio de reconciliao,


dai, Senhor, a salvao e a paz ao mundo inteiro; confirmai a vossa Igreja na f e na caridade, ao longo da sua peregrinao na terra, com o vosso servo o Papa Bento, o nosso Patriarca Jos, os Bispos seus auxiliares e os demais Bispos e ministros sagrados, e todo o povo por Vs redimido. Atendei benignamente s preces desta famlia, que Vos dignastes reunir na vossa presena. Reconduzi a Vs, Pai de misericrdia, todos os vossos filhos dispersos.

22

Imaculada Conceio

Lembrai-Vos dos nossos irmos defuntos


e de todos os que morreram na vossa amizade. Acolhei-os com bondade no vosso reino, onde tambm ns esperamos ser recebidos, para vivermos com eles eternamente na vossa glria, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Junta as mos:

Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.


Toma o clice e a patena com a hstia e, elevando-os, diz:

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,


a Vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria agora e para sempre.
O povo aclama:

Amen.

da Virgem Santa Maria

23

RITOS DA COMUNHO
Tendo colocado o clice e a patena sobre o altar, o sacerdote, de mos juntas, diz:

Fiis aos ensinamentos do Salvador, ousamos dizer:


Ou Num s corao e numa s alma, ousamos dizer como o Senhor nos ensinou: Ou Porque nos chamamos e somos filhos de Deus, ousamos dizer com toda a confiana:

Abre os braos e, juntamente com o povo, continua:

Pai nosso, que estais nos cus,


santificado seja o vosso nome; venha a ns o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido; e no nos deixeis cair em tentao; mas livrai-nos do mal.
De braos abertos, o sacerdote diz sozinho:

24

Imaculada Conceio

Livrai-nos de todo o mal, Senhor,


e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbao, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador.
Junta as mos. O povo conclui a orao, aclamando:

Vosso o reino e o poder e a glria para sempre.


Em seguida, o sacerdote, de braos abertos, diz em voz alta:

Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apstolos:


Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: no olheis aos nossos pecados mas f da vossa Igreja e dai-lhe a unio e a paz, segundo a vossa vontade,
Junta as mos.

Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.


O povo responde:

Amen.
O sacerdote, voltado para o povo, estendendo e juntando as mos, diz:

A paz do Senhor esteja sempre convosco.


O povo responde:

O amor de Cristo nos uniu.


Em seguida, conforme as circunstncias, o dicono ou o sacerdote acrescenta:

Saudai-vos na paz de Cristo.


E todos se sadam, segundo os costumes locais, em sinal de mtua paz e caridade. O sacerdote sada o dicono ou o ministro. Em seguida, toma a hstia, parte-a sobre a patena e deita um fragmento no clice, dizendo em silncio:

Esta unio do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.

da Virgem Santa Maria

25

Entretanto, canta-se ou recita-se: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz. Em seguida, o sacerdote, de mos juntas, diz em silncio:

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, que, por vontade do Pai e com o poder do Esprito Santo, destes a vida ao mundo pela vossa morte, livrai-me de todos os meus pecados e de todo o mal, por este vosso santssimo Corpo e Sangue; conservai-me sempre fiel aos vossos mandamentos e no permitais que eu me separe de Vs.
Ou

A comunho do vosso Corpo e Sangue, Senhor Jesus Cristo, no seja para meu julgamento e condenao, mas, pela vossa misericrdia, me sirva de proteco e remdio para a alma e para o corpo.
O sacerdote genuflecte, toma a hstia, levanta-a um pouco sobre a patena e, voltado para o povo, diz em voz alta:

Felizes os convidados para a Ceia do Senhor.


Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
E, juntamente com o povo, acrescenta uma s vez:

Senhor, eu no sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
Voltado para o altar, o sacerdote diz em silncio:

O Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.


E comunga com reverncia o Corpo de Cristo. Enquanto o sacerdote comunga o Corpo de Cristo, comea-se o CNTICO DA COMUNHO. ANTFONA DA COMUNHO Grandes coisas se dizem de Vs, Virgem Maria, porque de Vs nasceu o Sol da justia, Cristo nosso Deus.

26

Imaculada Conceio

Terminada a distribuio da Comunho, o sacerdote ou o dicono purifica a patena sobre o clice e o prprio clice. Ento, o sacerdote pode voltar para a sua cadeira. Se convier, podem-se guardar uns momentos de silncio sagrado, ou recitar um salmo ou um cntico de louvor. Em seguida, de p, junto da sua cadeira ou do altar, o sacerdote diz:

Oremos.
E todos, juntamente com o sacerdote, oram em silncio durante alguns momentos, a no ser que j antes tenha havido silncio. Em seguida, o sacerdote diz, de braos abertos, a ORAO DEPOIS DA COMUNHO. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

O sacramento que recebemos, Senhor, cure em ns as feridas daquele pecado, do qual, por singular privilgio, preservastes a Virgem Santa Maria, Por Nosso Senhor.
O povo responde:

Amen.

da Virgem Santa Maria

27

RITOS DE CONCLUSO

Seguem-se, se os houver, breves avisos ao povo. Em seguida faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abrindo os braos, diz:

O Senhor esteja convosco.


O povo responde:

Ele est no meio de ns.


O sacerdote continua:

Inclinai-vos para receber a bno.


E com as mos estendidas sobre o povo, continua:

Deus, que, na sua benigna providncia, por meio do seu Filho, nascido da Virgem Santa Maria, quis salvar o gnero humano, Se digne enriquecer-vos com a sua bno.
O povo responde:

Amen.

Ou, se houve investidura de Aclitos:

Deus de infinita misericrdia, que vos escolheu para o acolitado, vos conceda a graa de crescerdes cada vez mais na f e na caridade, servindo com solicitude para edificao da Igreja e sendo corajosas testemunhas da Ressurreio.
O povo responde:

Amen.

28

Imaculada Conceio

O sacerdote continua:

Deus vos faa sentir, sempre e em toda a parte, a proteco da Virgem Imaculada, pela qual recebemos o Autor da vida.
O povo responde:

Amen.
O sacerdote continua:

A todos vs, que hoje vos reunistes para celebrar digna e fervorosamente a solenidade da Imaculada Conceio da bem-aventurada Virgem Maria, Deus vos conceda a alegria espiritual e a recompensa eterna.
O povo responde:

Amen.
O sacerdote conclui:

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


O povo responde:

Amen.
Na despedida do povo, o dicono ou o prprio sacerdote diz:

Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.


O povo responde:

Graas a Deus.
Em seguida, o sacerdote beija o altar em sinal de venerao, como no incio. Feita a devida reverncia com os ministros, retira-se.

da Virgem Santa Maria

29

ORAES EUCARSTICAS

30

Imaculada Conceio

ORAO EUCARSTICA I OU CNONE ROMANO


O sacerdote, de braos abertos, diz:

Pai de infinita misericrdia,


humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor,
Junta as mos e diz:

que Vos digneis aceitar


Traa o sinal da cruz, uma s vez, simultaneamente sobre o po e o clice, dizendo:

e abenoar estes dons, esta oblao pura e santa.


De braos abertos continua:

Ns Vo-la oferecemos pela vossa Igreja santa e catlica: dai-lhe a paz e congregai-a na unidade, defendei-a e governai-a em toda a terra em comunho com o vosso servo o Papa Bento, o nosso Patriarca Jos, os Bispos seus auxiliares e todos os Bispos que so fiis verdade e professam a f catlica e apostlica.

da Virgem Santa Maria

31

COMEMORAO DOS VIVOS

Lembrai-Vos, Senhor,
dos vossos servos e servas
Junta as mos e ora alguns momentos por aqueles que quer recordar. Depois, de braos abertos, continua:

e de todos os que esto aqui presentes, cuja f e dedicao ao vosso servio bem conheceis. Por eles ns Vos oferecemos e tambm eles Vos oferecem este sacrifcio de louvor por si e por todos os seus, pela redeno das suas almas, para a salvao e segurana que esperam, Deus eterno, vivo e verdadeiro.

COMEMORAO DOS SANTOS

Em comunho com toda a Igreja,


ao celebrarmos o dia em que a Virgem Maria, escolhida para ser a Me do Redentor, foi concebida sem mancha do pecado original, veneramos a memria da mesma gloriosa sempre Virgem Maria, e tambm a de So Jos, seu esposo, e a dos bem-aventurados Apstolos e Mrtires: Pedro e Paulo, Andr, [Tiago, Joo, Tom, Tiago, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Simo e Tadeu; Lino, Cleto, Clemente, Sixto, Cornlio, Cipriano, Loureno, Crisgono,

32

Imaculada Conceio

Joo e Paulo, Cosme e Damio] e de todos os Santos. Por seus mritos e oraes, concedei-nos, em tudo e sempre, auxlio e proteco. [Por Cristo, nosso Senhor. Amen.]
De braos abertos, continua:

Aceitai benignamente, Senhor,


a oblao que ns, vossos servos, com toda a vossa famlia, Vos apresentamos. Dai a paz aos nossos dias, livrai-nos da condenao eterna e contai-nos entre os vossos eleitos.
Junta as mos.

[Por Cristo, nosso Senhor. Amen.]


Estendendo as mos sobre as oblatas, diz:

Santificai, Senhor, esta oblao


com o poder da vossa bno e recebei-a como sacrifcio espiritual perfeito, de modo que se converta para ns no Corpo e Sangue de vosso amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Junta as mos.

da Virgem Santa Maria

33

Nas frmulas que se seguem, as palavras do Senhor devem pronunciar-se clara e distintamente, como o requer a natureza das mesmas palavras.

Na vspera da sua paixo,


Toma o po e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

Ele tomou o po em suas santas e adorveis mos


Eleva os olhos.

e, levantando os olhos ao cu, para Vs, Deus, seu Pai todo-poderoso, dando graas, abenoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo:
Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e comei:


isto o meu Corpo, que ser entregue por vs.
Mostra ao povo a hstia consagrada, coloca-a sobre a patena e genuflecte em adorao. Depois continua:

De igual modo, no fim da Ceia,


Toma o clice e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou este sagrado clice em suas santas e adorveis mos e, dando graas, abenoou-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo:
Inclina-se um pouco.

34

Imaculada Conceio

Tomai, todos, e bebei:


este o clice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliana, que ser derramado por vs e por todos, para remisso dos pecados. Fazei isto em memria de Mim.
Mostra ao povo o clice, coloca-o sobre o corporal e genuflecte em adorao. Em seguida, diz:

Mistrio da f!
O povo aclama, dizendo:

Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!
Ou

Mistrio admirvel da nossa f!


O povo aclama, dizendo:

Quando comemos deste po e bebemos deste clice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, esperando a vossa vinda gloriosa.
Ou

Mistrio da f para a salvao do mundo!


O povo aclama, dizendo:

Glria a Vs que morrestes na Cruz e agora viveis para sempre. Salvador do mundo, salvai-nos. Vinde, Senhor Jesus!

da Virgem Santa Maria

35

Depois, o sacerdote, de braos abertos, diz:

Celebrando agora, Senhor,


o memorial da bem-aventurada paixo de Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, da sua ressurreio de entre os mortos e da sua gloriosa ascenso aos Cus, ns, vossos servos, com o vosso povo santo, dos prprios bens que nos destes oferecemos vossa divina majestade o sacrifcio perfeito, santo e imaculado, o po santo da vida eterna e o clice da eterna salvao.

Olhai com benevolncia e agrado para esta oferenda


e dignai-Vos aceit-la como aceitastes os dons do justo Abel, vosso servo, o sacrifcio de Abrao, nosso pai na f, e a oblao pura e santa do sumo sacerdote Melquisedec.
Inclinado e de mos juntas, continua:

Humildemente Vos suplicamos, Deus todo-poderoso,


que esta nossa oferenda seja apresentada pelo vosso santo Anjo no altar celeste, diante da vossa divina majestade, para que todos ns, participando deste altar pela comunho do santssimo Corpo e Sangue do vosso Filho,
Ergue-se e, benzendo-se, continua:

alcancemos a plenitude das bnos e graas do Cu.


Junta as mos.

[Por Cristo, nosso Senhor. Amen.]

36

Imaculada Conceio

COMEMORAO DOS DEFUNTOS De braos abertos, diz:

Lembrai-vos, Senhor, dos vossos servos e servas


que partiram antes de ns marcados com o sinal da f e agora dormem o sono da paz.
Junta as mos e ora uns momentos pelos defuntos que quer recordar. Depois, de braos abertos, continua:

Concedei-lhes, Senhor, a eles e a todos os que descansam em Cristo, o lugar da consolao, da luz e da paz.
Junta as mos.

[Por Cristo, nosso Senhor. Amen.]

Bate com a mo direita no peito dizendo:

E a ns, pecadores,
que esperamos na vossa infinita misericrdia,
De braos abertos, continua:

admiti-nos tambm na assembleia dos bem-aventurados Apstolos e Mrtires: Joo Baptista, Estvo, Matias, Barnab [Incio, Alexandre, Marcelino, Pedro, Felicidade, Perptua, gueda, Luzia, Ins, Ceclia, Anastcia] e de todos os Santos. Recebei-nos em sua companhia, no pelo valor dos nossos mritos, mas segundo a grandeza do vosso perdo.

da Virgem Santa Maria

37

Junta as mos.

[Por Cristo, nosso Senhor. Amen.]


E continua:

Por Cristo, nosso Senhor,


criais todos os bens e lhes dais vida, os santificais, abenoais e distribus por ns.
Toma o clice e a patena com a hstia e, elevando-os, diz:

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,


a Vs, Deus Pai todo-poderoso na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria agora e para sempre.
O povo aclama:

Amen.

38

Imaculada Conceio

ORAO EUCARSTICA II
O sacerdote, de braos abertos, continua:

Vs, Senhor, sois verdadeiramente santo,


sois a fonte de toda a santidade.

Reunidos na vossa presena,


em comunho com toda a Igreja, ao celebrarmos o dia em que a Virgem Maria, escolhida para ser a Me do Redentor, foi concebida sem mancha do pecado original,, humildemente Vos suplicamos:
Junta as mos e, estendendo-as sobre as oblatas, diz:

Santificai estes dons,


derramando sobre eles o vosso Esprito,
Junta as mos e traa um nico sinal da cruz sobre o po e sobre o clice, dizendo:

de modo que se convertam, para ns, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Junta as mos. Nas frmulas que se seguem, as palavras do Senhor devem pronunciar-se distintamente, como o requer a natureza das mesmas palavras.

Na hora em que Ele Se entregava,


para voluntariamente sofrer a morte,
Toma o po e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o po e, dando graas, partiu-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo:

da Virgem Santa Maria

39

Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e comei:


isto o meu Corpo, que ser entregue por vs.
Mostra ao povo a hstia consagrada, coloca-a sobre a patena e genuflecte em adorao. Depois continua:

De igual modo, no fim da Ceia,


Toma o clice e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o clice e, dando graas, deu-o aos seus discpulos, dizendo:


Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e bebei:


este o clice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliana, que ser derramado por vs e por todos, para remisso dos pecados. Fazei isto em memria de Mim.
Mostra ao povo o clice, coloca-o sobre o corporal e genuflecte em adorao.

40

Imaculada Conceio

Em seguida, diz:

Mistrio da f!
O povo aclama, dizendo:

Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!

Depois, o sacerdote, de braos abertos, diz:

Celebrando agora, Senhor,


o memorial da morte e ressurreio de vosso Filho, ns Vos oferecemos o po da vida e o clice da salvao e Vos damos graas porque nos admitistes vossa presena para Vos servir nestes santos mistrios.

Humildemente Vos suplicamos


que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Esprito Santo, num s corpo.

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja,


dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunho com o Papa Bento, o nosso Patriarca Jos, os Bispos seus auxiliares e todos aqueles que esto ao servio do vosso povo.

da Virgem Santa Maria

41

Lembrai-Vos tambm dos nossos irmos,


que adormeceram na esperana da ressurreio, e de todos aqueles que na vossa misericrdia partiram deste mundo: admiti-os na luz da vossa presena. Tende misericrdia de ns, Senhor, e dai-nos a graa de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Me de Deus, os bem-aventurados Apstolos e todos os Santos que desde o princpio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores,
Junta as mos

por Jesus Cristo, vosso Filho.


Toma o clice e a patena com a hstia e, elevando-os, diz:

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,


a Vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria agora e para sempre.
O povo aclama:

Amen.

42

Imaculada Conceio

ORAO EUCARSTICA IV
O sacerdote, de braos abertos, continua:

Ns Vos glorificamos, Pai santo,


porque sois grande, e tudo criastes com sabedoria e amor.

Formastes o homem vossa imagem


e lhe confiastes o universo, para que, servindo-Vos unicamente a Vs, seu Criador, exercesse domnio sobre todas as criaturas.

E quando, por desobedincia, perdeu a vossa amizade,


no o abandonastes ao poder da morte, mas, na vossa misericrdia, a todos socorrestes, para que todos aqueles que Vos procuram Vos encontrem.

Repetidas vezes fizestes aliana com os homens


e pelos profetas os formastes na esperana da salvao.

De tal modo amastes o mundo, Pai santo,


que chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes como Salvador o vosso Filho Unignito: feito homem pelo poder do Esprito Santo e nascido da Virgem Maria, viveu a nossa condio humana, em tudo igual a ns, excepto no pecado; anunciou a salvao aos pobres, a libertao aos oprimidos, a alegria aos que sofrem.

da Virgem Santa Maria

43

Para cumprir o vosso plano salvador,


voluntariamente Se entregou morte e com a sua ressurreio, destruiu a morte e restaurou a vida.

E a fim de vivermos, no j para ns prprios,


mas para Ele, que por ns morreu e ressuscitou, de Vs, Pai misericordioso, enviou aos que nEle crem o Esprito Santo, como primcias dos seus dons, para continuar a sua obra no mundo e consumar toda a santificao.
Junta as mos e, estendendo-as sobre as oblatas, diz:

Reunidos na vossa presena,


em comunho com toda a Igreja, ao celebrarmos o dia em que a Virgem Maria, escolhida para ser a Me do Redentor, foi concebida sem mancha do pecado original, ns Vos pedimos, Senhor, que o Esprito Santo santifique estes dons,
Junta as mos e traa o sinal da cruz sobre o po e sobre o clice, dizendo:

para que se convertam no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo,


Junta as mos.

ao celebrarmos este grande mistrio que Ele nos deixou como sinal de aliana eterna.
Nas frmulas que se seguem, as palavras do Senhor devem pronunciar-se clara e distintamente, como o requer a natureza das mesmas palavras.

44

Imaculada Conceio

Quando chegou a hora


em que ia ser glorificado por Vs, Pai santo, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os at ao fim. E durante a Ceia,
Toma o po e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o po, abenoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo:


Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e comei:


isto o meu Corpo, que ser entregue por vs.
Mostra ao povo a hstia consagrada, coloca-a sobre a patena e genuflecte em adorao. Depois continua:

De igual modo,
Toma o clice e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o clice com vinho, e, dando graas, deu-o aos seus discpulos, dizendo:
Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e bebei:


este o clice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliana, que ser derramado por vs e por todos, para remisso dos pecados. Fazei isto em memria de Mim.

da Virgem Santa Maria

45

Mostra ao povo o clice, coloca-o sobre o corporal e genuflecte em adorao. Em seguida diz:

Mistrio da f

O povo aclama, dizendo:

Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!

Depois, o sacerdote, de braos abertos, diz:

Celebrando agora, Senhor,


o memorial da nossa redeno, recordamos a morte de Cristo e a sua descida manso dos mortos; proclamamos a sua ressurreio e ascenso aos Cus; e, esperando a sua vinda gloriosa, ns Vos oferecemos o seu Corpo e Sangue, o sacrifcio do vosso agrado e de salvao para todo o mundo.

Olhai, Senhor, para esta oblao


que preparastes para a vossa Igreja; e concedei, por vossa bondade, a quantos vamos participar do mesmo po e do mesmo clice, que, reunidos pelo Esprito Santo num s corpo, sejamos em Cristo uma oferenda viva para louvor da vossa glria.

46

Imaculada Conceio

O celebrante, ou outro sacerdote, continua:

Lembrai-Vos agora, Senhor,


de todos aqueles por quem oferecemos este sacrifcio: o vosso servo o Papa Bento, o nosso Patriarca Jos, os Bispos seus auxiliares e todos os Bispos e ministros sagrados, os fiis que Vos apresentam as suas ofertas, os membros desta assembleia, todo o vosso povo santo, e todos aqueles que Vos procuram de corao sincero.

Lembrai-Vos tambm
dos nossos irmos que adormeceram na paz de Cristo e de todos os defuntos cuja f s Vs conhecestes.
O celebrante continua:

E a todos ns, vossos filhos,


concedei, Pai de misericrdia, a graa de alcanarmos a herana do Cu, com a Virgem Santa Maria, Me de Deus, os Apstolos e todos os Santos, para que, no vosso reino, com a criao inteira liberta do pecado e da morte, cantemos eternamente a vossa glria, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Junta as mos.

Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.

da Virgem Santa Maria

47

Toma o clice e a patena com a hstia e, elevando-os, diz:

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,


a Vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria agora e para sempre.
O povo aclama: Amen.

Vous aimerez peut-être aussi