Vous êtes sur la page 1sur 16

MANUAL DE INSTRUES DO ALICATE TERRMETRO MODELO TR-5700

Leia atentamente as instrues contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

NDICE

1. Introduo ....................................................................................... - 1 2. Regras de Segurana ..................................................................... - 1 3. Descrio ........................................................................................ - 2 3.1 Display................................................................................. - 2 3.2 Geral.................................................................................... - 3 4. Operao......................................................................................... - 5 4.1 Preparao Para Medir ....................................................... - 5 4.2 Medio de Resistncia de Terra........................................ - 5 4.3 Alarme Alto e Baixo............................................................. - 7 4.3.1 Ajustando o Limite do Alarme................................. - 7 4.4 Medio de Corrente........................................................... - 8 4.5 Gravando Dados na Memria ............................................. - 8 4.6 Lendo os Dados gravados na Memria .............................. - 8 4.7 Apagando os Dados da Memria ........................................ - 8 4.8 Desabilitando a funo 'AUTO POWER OFF' ................ - 9 4.9 Congelamento da Leitura (HOLD)....................................... - 9 4.10 Desabilitando o Bip (Aviso Sonoro)................................... - 9 5. Princpio de Funcionamento............................................................ - 9 6. Especificaes .............................................................................. - 11 6.1 Gerais................................................................................ - 11 6.2 Eltricas............................................................................. - 11 7. Troca da Bateria............................................................................ - 12 8. Garantia......................................................................................... - 13 -

As especificaes contidas neste manual esto sujeitas alterao sem prvio aviso, com o objetivo de aprimorar a qualidade do produto.

1. Introduo O TR-5700 um terrmetro tipo alicate desenvolvido com o que existe de mais moderno em tecnologia de semicondutores, o que lhe proporciona uma alta exatido, durabilidade e simplicidade de operao. de fundamental importncia a completa leitura do manual e a obedincia s instrues aqui contidas, para evitar possveis danos ao terrmetro, ao equipamento sob teste ou choque eltrico no usurio. Um alicate terrmetro um equipamento delicado e requer um operador habilitado tecnicamente, caso contrrio, poder ser danificado. Ao contrrio de um eletrodomstico comum, o terrmetro poder ser danificado caso o usurio cometa algum erro de operao. Assim sendo, informamos que no ser considerado como defeito em garantia, quando um aparelho, mesmo dentro do prazo de validade da garantia, tiver sido danificado por mau uso.

2. Regras de Segurana As regras de segurana abaixo devem ser seguidas para garantir a segurana do operador e evitar danos ao TR-5700. a. Nunca ultrapasse os limites de corrente de cada escala, pois poder danificar seriamente o aparelho. b. Quando no for usar o TR-5700 por um perodo prolongado, remova a bateria e guarde-a em separado do aparelho. c. Antes de usar o aparelho, examine-o para ver se apresenta alguma anormalidade ou dano. Em caso afirmativo, desligue-o imediatamente e o encaminhe para uma assistncia tcnica autorizada pela ICEL.

-1-

d. No coloque o TR-5700 prximo a fontes de calor, pois poder deformar o seu gabinete. e. Quando estiver trabalhando com eletricidade, nunca fique em contato direto com o solo ou estruturas que estejam aterradas, pois em caso de acidente poder levar um choque eltrico. Use calados com sola de borracha. f. Apesar de ser robusto e relativamente pesado, o TR-5700 um instrumento delicado e deve ser manuseado com extremo cuidado.

g. Lembre-se de pensar e agir com segurana.

3.Descrio 3.1 Display

1. 2.

& : Este smbolo ser exibido na funo ALARME e Bip de continuidade para indicar o aviso sonoro. Indica a funo 'Congelamento da Leitura'.

-2-

3.

NOISE : Este smbolo ser exibido quando o TR-5700 detectar a presena de rudo (corrente excessiva ou tenso prxima a 30V) no condutor em teste. : Este smbolo ser exibido quando a garra estiver aberta (mal fechada) durante a medio. WAIT: (Espere) Indica que deve-se aguardar at que o TR-5700 termine de executar a auto-calibrao. mA: Unidade da medio de corrente em A ou mA. * : Unidade da medio de resistncia. Pontos decimais. % : Unidade do valor percentual da carga til da bateria. * : Unidade do valor limite ajustado para a funo ALARME. Dgitos para da carga til da bateria e para o valor limite ajustado na funo ALARME. : Indicao do valor Mximo ajustado para a funo ALARME. : Indicao do valor Mnimo ajustado para a funo ALARME. AL : Indicao de que a funo ALARME est ativada. Indicao de que a Bateria deve ser trocada. : Indica que a funo 'AUTO POWER OFF' est habilitada. Dgitos para numerao da Memria. MR : Indica que est selecionado o modo de leitura da Memria. MEM :Indica que h registros na Memria. Dgitos: Mostram valores de 0 at 9999 para as medies.

4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

3.2 Geral 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Garra: Para envolver o cabo de aterramento a ser testado. Gatilho: Para abertura da Garra. Boto MEM: Serve para a funo MEMRIA. : Boto ' Liga/Desliga '. Para desligar mentenha pressionado por 2 segundos. LCD: Display de Cristal Liquido. AL : Boto para acionar a funo ALARME. * : Pressione este boto para selecionar a funo 'Resistncia' e para decrescer os valores no ajuste do ALARME. A: Pressione este boto para selecionar a funo 'Corrente' e para acrescentar os valores no ajuste do ALARME.

-3-

-4-

4. Operao

4.1 Preparao Para Medir a. b. c. Abra a Garra e certifique-se de que os encaixes esto totalmente isentos de qualquer tipo de sujeira ou substncia. Abra e feche a Garra vrias vezes para garantir um melhor encaixe. Pressione o boto ' ' para ligar o TR-5700. Ao ligar, ele executar um auto-teste para melhor exatido. No abra nem insira nenhum fio na Garra durante o auto-teste. Aguarde at o final do auto-teste, enquanto isto, o Display exibir uma contagem regressiva de : CAL 9 at CAL 0 e ento emitir um bip.

d.

Nota: se o auto-teste no parar significa que no est completo e o TR-5700 ir continuar o processo at que termine. 4.2 Medio de Resistncia de Terra OBSERVAO: O TR-5700 no mede malhas abertas, somente malhas fechadas isto uma caracterstica dos terrmetros tipo alicate. a. b. c. Aps o auto teste, o TR-5700 entrar automaticamente na funo 'Corrente', pressione o boto ' * ' para mudar para 'Resistncia'. Envolva, com a Garra, o cabo de aterramento a ser medido. Abra e feche a Garra algumas vezes para ter melhor exatido. Leia o valor da resistncia de terra no Display.

Nota 1: Se a Garra for aberta (ou estiver mal fechada) durante a medio, s smbolos '- - - -' e sero exibidos no Display e sob esta condio no ser possvel fazer qualquer leitura.

-5-

Nota 2: Se houver, no cabo de aterramento, uma corrente excessiva ou tenso prxima a 30V o smbolo NOISE (rudo) ser exibido no Display e sob estas condies a exatido da leitura estar comprometida. Segue abaixo a descrio de alguns exemplos de medio: Bip (aviso sonoro) ativado. Resistncia de Terra de 36,2 *. Carga til da bateria de 87%.

Bip (aviso sonoro) ativado. Resistncia de Terra de 68,7 *. A resistncia de Terra est acima do valor mximo estipulado na funo Alarme (50*) e portanto um aviso sonoro emitido. Bip (aviso sonoro) ativado. Resistncia de Terra de 0,5 *. A resistncia de Terra est abaixo do valor mnimo estipulado na funo Alarme (8*) e portanto um aviso sonoro emitido. Bip (aviso sonoro) ativado. Resistncia de Terra de 19,6 *. H 6 Conjuntos de dados na Memria. A resistncia de Terra est abaixo do valor mnimo estipulado na funo Alarme (30*) e portanto um aviso sonoro emitido. Bip (aviso sonoro) ativado. O Display est exibindo o 22 Conjunto de dados da Memria no qual a resistncia lida era de 176,4*. O valor mnimo estipulado para a funo Alarme de 15*. Bip (aviso sonoro) ativado. A Carga til da bateria de 86%. A resistncia de Terra de 55,2*, porm h uma interferncia de corrente excesiva ou tenso no condutor e por isto a leitura no confivel.
-6-

Bip (aviso sonoro) ativado. Resistncia de Terra de 93,7 *. A Carga til da bateria de 18% e abaixo de 20% exibido o aviso de troca. A funo 'Auto Power Off' est ativada. H 55 conjuntos de Dados na Memria. A Garra no est corretamente fechada (no possvel realizar leituras). A Carga til da bateria de 90%.

4.3 Alarme Alto e Baixo a. Na funo *, pressione o boto 'AL' para acionar a funo ALARME. b. O Display ir exibir o smbolo (alarme alto) junto com o valor estipulado e se o valor da leitura atual estiver acima, o Bip soar constantemente. c. Pressionando o boto 'AL' mais uma vez, o Display ir exibir o smbolo (alarme baixo) junto com o valor estipulado e se o valor da leitura atual estiver abaixo, o Bip soar constantemente. d. Para sair da funo ALARME, pressione o boto 'AL' pela terceira vez. 4.3.1 Ajustando o Limite do Alarme a. Pressione simultaneamente os botes ' ' e 'AL' durante 1 segundo e o TR-5700 entrar no modo de ajuste da funo Alarme e o Display ir exibir o smbolo AL. b. Use os botes 'A' ou '* ' para aumentar ou diminuir o valor. Para ir mais rpido, mantenha o boto pressionado. O valor pode ser ajustado entre 0* e 100*. c. Depois de ajustar o valor pressione o boto ' ' para confirmar e sair do modo de ajuste.
-7-

4.4 Medio de Corrente Pressione o boto 'A' para selecionar a funo Corrente e o Display ir exibir a unidade A ou mA. a. Envolva com a Garra, o cabo do qual deseja medir a corrente. b. Leia o valor da Corrente no Display do TR-5700. c. Se o Display exibir apenas as letras 'OL' ser indicao de que o valor lido superior capacidade do TR-5700. 4.5 Gravando Dados na Memria Pressione o boto 'MEM' por dois segundos durante uma medio e o valor atual ser armazenado na memria e o nmero de dados registrado ser mostrado ao lado da palavra MEM no Display. O TR-5700 pode registrar at 99 conjuntos de Dados na memria, aps isto, ao se tentar gravar mais dados, o Bip soar indicando que a memria est cheia. 4.6 Lendo os Dados gravados na Memria a. Pressione simultaneamente os botes ' ' e 'MEM' durante 1 segundo e o TR-5700 entrar no modo de leitura da Memria e o Diaplay exibir os smbolos MR e HOLD. b. Use os botes 'A' ou '* ' para alternar entre os endereos de memria. Para ir mais rpido, mantenha o boto pressionado. c. Pressione o boto ' ' para sair do modo de leitura da Memria. 4.7 Apagando os Dados da Memria Para apagar todos os dados gravados na memria mantenha pressionados simultaneamente os botes ' HOLD ' e 'MEM' at que soe o Bip e o Display exiba as letras 'CLr ', os dados j tero sido apagados.

-8-

4.8 Desabilitando a funo 'AUTO POWER OFF' O TR-5700 dotado desta funo para economizar a bateria, pois ela faz com que ele se auto-desligue aps 5 minutos de inatividade. Para desabilitar a funo Auto Power Off, mantenha pressionados simultaneamente os botes ' HOLD ' e '' por um segundo e smbolo ' ' desaparecer do Display, a funo Auto Power Off j estar desabilitada. Para habilitar novamente, basta repetir o processo. 4.9 Congelamento da Leitura (HOLD) Basta pressionar o boto HOLD e a leitura ficar 'congelada' no display, pressione novamente para liber-la. 4.10 Desabilitando o Bip (Aviso Sonoro) Para desabilitar o Bip, pressione simultaneamente os botes '' e '*', o smbolo desaparecer do Display e o Bip no soar em hiptese alguma. Para reabilitar, repita o processo. 5. Princpio de Funcionamento A figura A) exibe de forma simplificada a distribuio de um sistema de aterramento. Seu circuito equivalente exibido na figura B).

TR 60 -5 0

RG

R1

R2

R3...R n

Figura A)

-9-

RG

R1 R2

...Rn

RG

Req
-5 TR
-5 TR 0 60

60 0

Figura B)

Figura C)

Se R1, R2, ..., Rn forem associados como Req, ento somente RG e Req ficam no circuito ' Figura C) '. Se uma tenso constante for aplicada ao circuito, teremos a seguinte equao:
V I = RG + Req Onde: Req =

1 1 Ri

, i = 1, 2, ....., n

Se RG, e R1, R2, ..., Rn so aproximadamente iguais, e n um nmero grande (como 200 por exemplo), ento Req ser muito menor que RG e provavelmente prximo de zero. RG >> Req (Req -> 0) Exemplo: Se Req e R1, R2, ..., Rn so todos iguais a 10* e n = 200, ento Req, pelo clculo ser igual a :

Req =

1 1 1 1 + + ... + 10 10 10

= 0,05

V = RG + Req = 10 + 0,05 = 10,05 I

RG

Neste exemplo podemos ver que quanto maior for o nmero de cabos, mais desprezvel ser a resistncia equivalente em relao resistncia de terra a ser medida.

- 10 -

6. Especificaes 6.1 Gerais a. Display: Mltiplo de 4 Dgitos 9999. b. Taxa de Amostragem: 1 vez por segundo. c. Indicao de Sobre-Carga: ' OL '. d. Abertura Mxima da Garra: 32mm ou condutor de 45X32mm. e. Alimentao: Bateria de 9V Alcalina. f. Consumo: 50 mA (aprox.)

g. Indicao de Bateria Fraca: O Display exibe em '%'. h. Seleo de Escalas: Auto-Range. i. j. Temperatura de Operao: -10 a 50 C. Umidade de Operao: < 85% sem condensao.

k. Dimenses (mm) e Peso: 276x104x54 / 1050g. l. Obedece s normas IEC1010 / IEC1010-1 CAT II-600V, Dupla Isolao. m. O TR-5700 vem acompanhado de 'Anis' de calibrao de 1*, 5* e de 10*; 01 Maleta e um manual de instrues.

6.2 Eltricas Obs: A exatido est especificada por um perodo de um ano aps a calibrao, em porcentagem da leitura mais nmero de dgitos menos significativos. Sendo vlida na faixa de temperatura compreendida entre 18C 28C e umidade relativa inferior a 80% sem condensao.

- 11 -

a. Resistncia de terra Escala Resoluo 0,01 a 0,999 0,001 1 a 9,99 0,01 10,00 a 99,9 0,1 100,0 a 199,9 1 200,0 a 400,0 5 400,00 a 600,00 10 600,0 a 1200 20 b. Corrente de fuga Escala 100mA 300mA 1A 3A 10A 20A

Exatido * (1,5% + 0,01) (1,5% + 0,1 ) (2,0% + 0,3 ) (3,0% + 1,0 ) (6,0% + 5 ) (10% + 10 ) (20% + 20 )

*
Loop de resistncia no indutiva, campo externo <40A/m, campo eltrico externo <1V/m, condutor centralizado. Freqncia de medida: 45 ~ 65Hz

Resoluo 0,1mA 0,3mA 0,001A 0,003A 0,01A 0,03A

Exatido (2,5% + 1mA) (2,5% + 2mA) (2,5% + 0,003A) (2,5% + 0,01A) (2,5% + 0,03A) (2,5% + 0,05A)

7. Troca da Bateria Quando a carga til da bateria estiver abaixo de 20%, o display exibir o desenho de uma bateria como na figura ao lado indicando que ela deve ser trocada. Proceda da seguinte forma para efetuar a troca da bateria.
Indicao de que a bateria deve ser trocada.

a. Desligue o aparelho. b. Remova o parafuso da tampa do compartimento de Bateria. c. Remova a tampa. d. Remova a bateria velha. e. lnsira uma bateria nova de 9V Alcalina.

- 12 -

f.

Recoloque a tampa e aperte o parafuso.

8. Garantia A ICEL garante este aparelho sob as seguintes condies: a. Por um perodo de um ano aps a data da compra, mediante apresentao da nota fiscal original. b. A garantia cobre defeitos de fabricao no TR-5700 que ocorram durante o uso normal e correto do aparelho. c. A presente garantia vlida para todo territrio brasileiro.

d. A garantia vlida somente para o primeiro proprietrio do aparelho. e. A garantia perder a sua validade se ficar constatado: mau uso do aparelho, danos causados por transporte, reparo efetuado por tcnicos no autorizados, uso de componentes no originais na manuteno e sinais de violao do aparelho. f. Excluem-se da garantia os acessrios.

g. Todas as despesas de frete e seguro correm por conta do proprietrio.

- 13 -

www.icel-manaus.com.br icel@icel-manaus.com.br

Vous aimerez peut-être aussi