Vous êtes sur la page 1sur 15

FERNO CAPELO GAIVOTA

PRIMEIRA PARTE

FERNO E SUA VONTADE DE VOAR

A dois quilmetros da costa, um barco

acariciava a gua e gritos do Bando de Alimentao relampejavam no ar. Bando de mil gaivotas. L no fundo, sozinho, Ferno Capelo Gaivota treinava, treinava. Atrapalhava-se, caa, insistia.... A maior parte das gaivotas no se preocupa em aprender mais do que os simples fatos do vo. O importante, para a maioria, no voar, mas comer. Para Ferno, o importante no era comer, mas voar. Por esse motivo, no era popular entre os outros pssaros.

OS PAIS DE FERNO CAPELO GAIVOTA

Os pais de Ferno se preocupavam com


o filho.Ferno lhes dizia que s queria saber o que podia e no podia fazer no ar.Os pais tentaram convenc-lo a ser como os demais.Ferno tentou,mas no conseguiu. Insistiu, at que, exagerando a velocidade, descontrolou-se e caiu n o mar, como se fosse uma pedra, e o mar parecia duro como tijolo.Decidiu,ento,aps o fracasso, ser como os demais do bando. Dentro dele, no entanto, uma voz o instigava a continuar treinando.E Ferno continuou.

A VELOCIDADE ERA PODER, E ERA ALEGRIA E BELEZA PURA


Numa certa manh, logo a seguir ao

nascer do sol....Ferno conseguiu voar a trezentos e vinte quilmetros por hora! Nesse momento, nasceu uma nova era na vida de Ferno Gaivota. Ferno pensava no bando de gaivotas. E pensava: Como vale a pena agora viver! Temos uma razo para estarmos vivos! Podemos ser livres! Podemos aprender a voar! Mas, enquanto pensava em aterrar, Ferno olhou as gaivotas reunidas e foi chamado ao centro pelo Mais Velho.Ser chamado ao centro s podia significar grande vergonha ou grande honra. - Ferno Gaivota- disse o Mais Velho-, chamado ao centro por vergonha aos olhos das gaivotas suas semelhantes! Foi como se lhe batessem com uma tbua.

A VIDA O DESCONHECIDO E O DESCONHECVEL

No podemos esquecer que estamos

no mundo para comer e para nos mantermos vivos tanto quanto pudermos. Ferno Gaivota contesta as palavras do Mais Velho.Fala em razo para viver.Pede uma oportunidade. O bando mostra-se irredutvel. Quebrou-se a irmandade-dizem todos.Tapam solenemente os ouvidos e viram-lhe as costas. Ferno Gaivota passou o resto dos seus dias sozinho, mas voou muito alm dos Penhascos Longnquos.

E Ferno Gaivota viveu, de fato,uma vida longa e feliz. SEGUNDA PARTE

Vieram noite, e encontraram Ferno deslizando tranqilamente e

sozinho pelo seu querido cu.As duas gaivotas que surgiram junto s suas asas eram puras como a luz das estrelas , e o brilho que delas se desprendia era leve e afvel ao ter noturno.Mas o mais em cantador era a percia com que voavam, as pontas das asas se movendo a um centmetro exato e constante das suas. Sem dizer uma palavra, Ferno submeteu-as ao teste a que nenhuma gaivota fora ainda submetida. _ Quem so vocs? - Somos suas irms,somos do seu bando.Viemos para lev-lo mais alto.Vamos para casa.E Ferno lhes responde com uma srie de argumentos sobre seu banimento.

ELE PODIA VOAR MAIS ALTO E ERA TEMPO DE VOAR PARA CASA.

Ferno Capelo elevou-se com as duas gaivotas

brilhantes como estrelas para desaparecer num cu perfeitamente escuro. Ento o paraso isto. E enquanto se afastava da terra e ultrapassava as nuvens, com as duas gaivotas brilhantes, Ferno notou que seu prprio corpo se tornava to brilhante como o delas. Era o mesmo Ferno que sempre vivera por detrs dos olhos dourados.S a forma exterior se modificara. Era como o corpo de uma gaivota, mas voava muito melhor do que o antigo jamais voara.

NO PARASO NO DEVIA HAVER LIMITES

Naquele lugar havia tanto para aprender sobre vo como houvera na vida

que deixara para trs. Ali havia gaivotas que pensavam como Ferno.Para cada uma o mais importante na vida era olhar em frente e alcanar a perfeio naquilo que mais gostavam de fazer:voar. Durante muito tempo,Ferno esqueceu-se do mundo de onde viera,daquele lugar onde o bando vivia com os olhos completamente cerrados felicidade de voar, usando as asas apenas como meio de encontrar alimento e lutar por ele. A terra fora um lugar onde aprendera muito, certo,mas os pormenores estavam esmaecidos-qualquer coisa como lutar por comida e ser banido. Escolher-se-ia o prximo mundo, atravs daquilo que se aprendesse neste. No aprender nada significa que o prximo ser igual a este, com as mesmas limitaes.

O PARASO NO UM LUGAR NEM UM TEMPO

A idade dera fora ao Mais Velho.Aprendera percias,muito mais que

os outros. Dizia o Mais Velho a Ferno:O paraso ser perfeito. Voc comear a se aproximar do paraso,no momento em que alcanar a velocidade perfeita. Nenhum nmero um limite,e a perfeio no tem limites. estar em vrios espaos em questo de milsimos de segundos. O paraso no um lugar nem um tempo, porque lugar e tempo no significam nada. Importante: preparar-se para voar no alm e conhecer o significado das palavras bondade e amor. Tudo d certo sempre, quando se sabe o que se est fazendo...

TRABALHANDO NO AMOR E NA BONDADE

Chegou o dia em que Chiang se evaporou.ltimas

palavras:Ferno, continue trabalhando no amor. Ferno compreendia cada vez mais o que significava voar.Treinava seus exerccios de bondade para compreender a natureza do amor, e mais desejava regressar terra. Ferno e Henrique V mais longe a gaivota que voa mais alto. Ferno insiste em regressar para instruir as gaivotas de seu antigo bando.

FERNO= UMA IDIA PERFEITA DE LIBERDADE E VO SEM LIMITES TERCEIRA PARTE: Ferno-Joo Calvino Gaivota-Francisco

Coutinho Gaivota-Martinho GaivotaRolando Gaivota-Teseu Souza GaivotaVirglio Gaivota. Ferno e seus discpulos-todos banidos,mas curiosos acerca dessa estranha e nova idia de voar pelo prazer de voar. Ns somos livres para ir aonde nos aprouver e ser o que somos. Ferno,os discpulos, a praia e o bando de gaivotas A gaivota que falar a um banido ser banida.A gaivota que olhar para um banido quebrar a lei do bando.

OS DISCPULOS DE FERNO CAPELO GAIVOTA

Martinho: tornou-se um especialista em baixas velocidades.

Rolando: sobrevoou o pico da Grande Montanha do Vento. Francisco -acrobacias areas. Rolando - deixa o bando e segue Ferno. Virglio: descobre que pode voar e ser livre. Ferno fala de coisas simples: gaivotas tm o direito de voar;a liberdade prpria da natureza da gaivota; todo aquele que se ope a essa liberdade deve ser posto de parte. Francisco Gaivota:para se desviar de um novato, atira-se contra um rochedo de slido granito. Depois: flutuou num cu estranho, estranhssimo, esquecendo, lembrando,esquecendo; com medo, dor e tristeza, uma imensa tristeza. Francisco modificara o seu nvel de conscincia, tal qual Ferno.

FRANCISCO GAIVOTA E O AMOR AO BANDO


Palavras de Ferno a Chico:Voc tem de treinar at ver a verdadeira gaivota,o que h de bom em cada uma delas,e ajud-las a ver isso nelas prprias. O amor isso. Mais palavras: Precisa continuar descobrindo, pouco a pouco,o verdadeiro e ilimitado Francisco. Precisa compreend-lo e trein-lo. Olhe com entendimento, descubra o que voc j sabe e ver como voar. O corpo de Ferno comeara a estremecer no ar, a ficar brilhante e a tornar-se transparente. O brilho extinguiu-se e Ferno Gaivota desapareceu no ar. Francisco Gaivota torna-se o treinador. V, de repente,como os discpulos eram realmente,por um momento, e mais do que gostou, amou o que viu.A sua corrida para a aprendizagem acabava de comear.

FIM

Texto Adaptado Suely Monteiro Imagens Drik Csar

Vous aimerez peut-être aussi