Vous êtes sur la page 1sur 3

Andrea Barreto

3o ano Ensino Mdio Hemoglobina Transporte de Oxignio Reviso Notas de Aula

Transporte de Oxignio no sangue aula 13


O sangue transporta nutrientes, gases respiratrios, hormnios e resduos do metabolismo. Embora o sangue parea um lquido vermelho completamente homogneo, ao microscpio ptico podemos observar que ele constitudo basicamente de: plasma, glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas.

Hemcias Funo
Data : A cor vermelha das hemcias se deve presena do pigmento hemoglobina. O gs oxignio se combina com a hemoglobina, formando a oxiemoglobina. Nos tecidos, essa combinao desfeita e o gs oxignio passa para o interior das clulas. Assim, as hemcias promovem o transporte e a distribuio de gs oxignio para todas as partes do corpo.

Hemoglobina

Data:

A hemoglobina uma protena constituda por quatro cadeias polipeptdicas associadas a um grupamento qumico denominado grupo heme, que contm ferro. Uma molcula de hemoglobina (Hb) capaz de se combinar com quatro molculas de gs oxignio, formando a oxiemoglobina. Hb + 4 O2 -------> Hb (O2)4

Transporte de CO2

Data:

No homem e em outros mamferos, cerca de 5 a 7% do gs carbnico liberado pelos tecidos dissolvem-se diretamente no plasma sanguneo e assim transportado at os pulmes. Outros 23% se associam a grupos amina da prpria hemoglobina e de outras protenas do sangue, sendo por elas transportados. A maior parte do gs carbnico liberado pelos tecidos (cerca de 70%) penetra nas hemcias e transformado, por ao da enzima anidrase carbnica , em cido carbnico, que posteriormente se dissocia nos ons H+ e bicarbonato.

CO2 + H2O --------> H2CO3 --------> H+ + HCO3 Os ons H+ se associam a molculas de hemoglobina e de outras protenas, enquanto os ons bicarbonato se difundem para o plasma sanguneo, onde auxiliam na manuteno do grau de acidez do sangue.

O problema do Monxido de Carbono

Data:

A oxi-hemaglobina, levada pela corrente sangnea, entra em contato com todas as clulas do corpo. O oxignio ento se desprende e entra nas clulas para participar de reaes qumicas que nelas ocorrem. A hemoglobina fica novamente livre, podendo assim ligar-se a outras molculas de oxignio. Essa substncia , portanto, uma transportadora de oxignio no organismo dos vertebrados.

O monxido de carbono, por processo semelhante, tambm reage com a hemoglobina, formando carboxihemoglobina:

Hb + CO HbCO

Existindo monxido de carbono no ar inspirado, haver no sangue uma competio entre CO e O2 pelas molculas de hemoglobina. O problema causado por essa competio o fato dos ons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2. Com isso, as molculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua funo transportadora de oxignio costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada. Quando maior a concentrao de CO no ar inspirado, maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como consequncia, mais graves os danos causados sade.

Lista de Exerccios Para o dia ___________________

Vous aimerez peut-être aussi