Vous êtes sur la page 1sur 1

Imprimir

http://meubebe.br.msn.com/print/artigos/32064207

Quando seu filho comea a falar


Como funciona o mecanismo da linguagem no crebro da criana e o que os pais podem fazer para ajudar e estimular o beb nessa fase

As primeiras slabas a gente nunca esquece principalmente quando se pai ou me! Observar como os bebs comeam a desenvolver a fala um dos momentos mais emocionantes de se acompanhar. A fala se baseia na cpia de comportamentos sociais, explica Paulo Liberalesso, mdico do Departamento de Neuropediatria do Hospital Pequeno Prncipe, em Curitiba. Por isso, importante que ns, adultos, pronunciemos as palavras da forma mais correta possvel em todas as conversas, afirma.

O primeiro ano
At os 12 meses, a criana comea com o choro e vai, aos poucos, incluindo alguns sons articulados, combinando consoantes e vogais. Isso acontece por volta dos trs meses, quando a criana comea a falar coisas como ta, ma, ba, explica o pediatra. As vogais a e e envolvem pouco controle motor, por isso a criana geralmente comea por elas, afirma. Por esse mesmo motivo, os balbucios so iguais em todos os bebs, independente do idioma em que so criados. Aos nove meses, j possvel identificar alguns sons, como dada, papa, embora eles ainda no tenham significado. s depois do primeiro ano que a criana entra na segunda fase, chamada de silbica. Nela, o beb j comea a dizer palavras simples, mas com significado. Entre 12 e 18 meses, a criana j deve conhecer entre cinco e 20 palavras, afirma o mdico.

O desenvolvimento
At os dois anos, essa habilidade vai continuar se desenvolvendo e o beb ser capaz de montar sentenas curtas, como ir casa. Alguns sons tambm adquirem outros sentidos au-au, por exemplo, cachorro. A essa altura, a criana j deve ser capaz de falar mais de cem palavras simples do seu cotidiano. A preocupao com a gramtica s vem entre os trs e quatro anos, quando a criana comea a montar as frases de forma correta. Mas s depois dos seis ou sete anos que a fala se torna parecida com a dos adultos.

Como estimular
Alm de tentar sempre pronunciar as palavras de forma correta, Paulo Liberalesso afirma que os pais podem tambm incentivar o filho de outras formas. importante conversar com a criana olhando nos olhos, sempre na mesma altura e com palavreado simples, de preferncia algo que ela j conhea, ensina o especialista. Segundo ele, embora os erros sejam comuns nesse aprendizado, repetir no indicado. Isso refora o erro, alerta. O correto ensinar com muito amor e pacincia, claro, e sem usar um tom infantilizado. Uma curiosidade: crianas que aprendem duas lnguas ao mesmo tempo naturalmente demoram um pouco mais a falar. O crebro trabalha em dobro porque tem que aprender dois significados para a mesma palavra, explica o pediatra. Nada a se preocupar. Ao longo da vida, essa criana provavelmente falar as duas lnguas de forma fluente, acredita o mdico.

1 de 1

14/02/2012 15:12

Vous aimerez peut-être aussi