Vous êtes sur la page 1sur 8

HISTRICO DO PLANEJAMENTO NO BRASIL

A dcada de 30 marcou a transio entre dois modelos de Estado no Brasil. Antes de 1930, o Brasil se caracterizava por uma estrutura econmica baseada na agricultura, sendo que o poder poltico se concentrava nas oligarquias rurais, notadamente de So Paulo e Minas Gerais. Uma srie de acontecimentos (principalmente a quebra dos produtores de caf devido ao crash da bolsa de Nova Iorque, que reduziu drasticamente o mercado consumidor do caf brasileiro), que culminaram com a revoluo de 1930 e a subida de Getlio Vargas ao poder, marcaram o fim do antigo modelo e o incio de um novo, com participao mais ativa do Estado na economia, que pode ser denominado como nacional-desenvolvimentista. A partir da, o Estado brasileiro foi levado a desempenhar funes cada vez mais complexas no conjunto da economia. Essa participao se deu tanto de forma direta quanto de forma indireta, desde a formulao de regras de desenvolvimento at a criao e manuteno de empresas estatais. Esse era o cenrio nacional quando foram efetivadas as primeiras tentativas de planejamento no Brasil, decorrncia natural da nova concepo do Estado como fomentador do desenvolvimento nacional. Deve se assinalar tambm que a experincia do planejamento estava em voga tambm em outras naes, quer desenvolvidas, em desenvolvimento ou socialistas . Nas linhas seguintes, sero apresentados as experincias brasileiras de planejamento em nvel nacional, em uma retrospectiva histrica at os dias de hoje. PLANO ESPECIAL (Plano Especial de Obras Pblicas e Aparelhamento da Defesa Nacional) PERODO PREVISTO: 1939 - 1944 Trata-se do marco inicial do planejamento no Brasil; foi a primeira tentativa de alocao de recursos visando o atingimento de fins especficos, muito embora no possa ser considerada uma experincia de planejamento propriamente dita, haja vista ter muitas falhas em sua concepo. Tinha como objetivos principais a criao de industrias bsicas, execuo de obras pblicas consideradas indispensveis e o aparelhamento da defesa nacional. Conforme j foi salientado no chegou a constituir um plano propriamente dito, mas antes uma listagem de obras a se fazer. Ressalta-se tambm a

preocupao com a soberania e a defesa nacional, o que se explica pelo desenrolar poca da Segunda Guerra Mundial. O PLANO ESPECIAL resultado direto da nova concepo de Estado que se criara no Brasil na dcada de 30, ou seja, o Estado como propulsor da economia e do desenvolvimento. Porm, a preocupao excessivamente econmica desse plano resultou em um xito apenas relativo, haja vista que vrios aspectos dos problemas nacionais no foram abordados. De qualquer forma, o PLANO ESPECIAL, teve extrema importncia, no s pelo marco inicial do planejamento no Brasil, mas tambm por alguns xitos alcanados no desenvolvimento da economia (a criao da Companhia Siderrgica Nacional fazia parte do Plano, por exemplo). PLANO DE OBRAS E EQUIPAMENTOS PERODO PREVISTO : 1944 a 1948 A execuo desse plano foi precedida por duas misses tcnicas norteamericanas encarregadas do diagnstico dos problemas brasileiros, bem como a indicao das vias para a superao destes problemas. A Misso Taub (1942) e a Misso Cooke (1943) tiveram profunda influncia na formao dos tcnicos brasileiros, no tocante ao planejamento. O PLANO DE OBRAS E EQUIPAMENTOS foi idealizado sob a luz do referencial tcnico absorvido das misses norte-americanas. No aspecto metodolgico, podem ser observados notveis avanos em relao ao plano anterior. Tinha como objetivos precpuos apoiar obras pblicas e indstrias bsicas. Esse plano teve vida curta; embora tenha sido efetivamente aplicado nos dois primeiros anos, em 1946, devido a problemas econmicos seu oramento (diferenciado at ento) foi incorporado ao Oramento Geral da repblica. PLANO SALTE PERODO PREVISTO : 1950 a 1954 Implantado no governo Dutra sob influncia de tcnicos do DASP, que convenceram o ento presidente da repblica das vantagens do mesmo, uma vez que ele no era simptico idia. Foi a primeira experincia de planejamento no Brasil implementada sob um regime democrtico. A discusso no Congresso Nacional sobre o PLANO SALTE Elegia quatro setores como prioritrios para os investimentos governamentais: sade, alimentao, transporte e energia (da a sigla SALTE, formada pelas iniciais destas palavras).

Pela primeira vez nota-se a preocupao com a coordenao das aes por parte das diferentes esferas de governo: O Poder Executivo promover entendimentos e firmar acordos com os governos estaduais e municipais, as autarquias, as sociedades de economia mista e entidades privadas, no sentido de coordenar as atividades relacionadas com os programas de trabalho deste Plano. O PLANO SALTE tambm redundou em fracasso. Podemos apontar como causas do insucesso do plano: defasagem entre os recursos previstos e os aplicados, falta de controle e excessiva centralizao de poderes da presidncia. Esvaziado a partir de 1953, se manteve de forma precria at 1954. PROGRAMA DE METAS Em fevereiro de 1956 foi criado o Conselho de Desenvolvimento, com as seguintes atribuies: 1. estudar as medidas necessrias coordenao da poltica econmica do Pas, particularmente no tocante ao desenvolvimento econmico; 2. elaborar planos e programas que visem aumentar a eficincia das atividades governamentais, bem como fomentar a iniciativa privada; 3. Analisar relatrios e estatsticas relativos evoluo dos diferentes setores da economia do Pas, com o propsito de integr-los na formao da produo nacional; 4. Estudar e preparar anteprojetos de leis, decretos ou atos administrativos julgados necessrios consecuo dos objetivos supramencionados; 5. Acompanhar e assistir a implementao, pelos Ministrios e Bancos Oficiais competentes, de medidas e providncias concretas cuja adoo houvesse recomendado. Durante o governo Juscelino Kubistchek foi institudo, sob os auspcios do Conselho de Desenvolvimento, o PROGRAMA DE METAS, que estabelecia 30 metas em quatro grandes setores: energia, transporte, agricultura e alimentao e indstrias de base. O PROGRAMA DE METAS inaugura no Brasil a utilizao do planejamento indicativo (embora em pequena escala), ou seja, a distino entre onde o governo vai atuar como agente econmico e onde deve haver apenas a indicao para o setor privado. Conseguiu xito no plano de industrializao da economia e na superao de pontos de estrangulamento que impediam o desenvolvimento nacional, porm teve como conseqncias desequilbrios na balana de pagamento e aumento das taxas de inflao.

PLANO TRIENAL Tentativa de planejamento instituda em meio agitao poltica que marcou o breve governo de Joo Goulart. Data dessa poca a criao do Ministrio Ordinrio do Planejamento (1962), sob o comando do economista Celso Furtado. O PLANO TRIENAL procurou, pela primeira vez, solues para os problemas estruturais do pas, abordando de forma integrada a estrutura econmica e social do Brasil. Conferiu importncia fundamental ao planejamento no processo de desenvolvimento econmico; caberia a ele antecipar as principais modificaes estruturais desenvolvidas e indicar medidas a serem tomadas. Tinha como objetivos a manuteno de elevada taxa de crescimento do produto, a reduo progressiva da inflao, a reduo do custo social do desenvolvimento, a melhor distribuio de seus frutos e a reduo das desigualdades regionais de nveis de vida. O PLANO TRIENAL estabelecia uma reforma de base de difcil implementao, pois estabelecia controles que no contavam com a simpatia popular, o que o levou a seu fracasso. No obstante tenha sido a primeira experincia de planejamento que visava a objetivos no meramente econmicos, mas tambm sociais, o PLANO TRIENAL teve durao de apenas 5 meses. Aps seu malogro foi extinto o Ministrio do Planejamento. PAEG - PROGRAMA DE AO ECONMICA DO GOVERNO PERODO 1964 a 1966 Institudo pelo governo Castelo Branco, j sob a ditadura militar que derrubou o antigo presidente Joo Goulart, o PAEG enfatiza a viabilidade do modelo de planejamento dentro de uma economia de mercado. Tratava-se de uma tentativa clara de desvincular a imagem do planejamento das economias socialistas de ento, e um modelo totalmente diverso daquele apregoado pelo PLANO TRIENAL. Seus objetivos primordiais eram: acelerar o ritmo do desenvolvimento econmico, conter progressivamente o processo inflacionrio, atenuar os desnveis econmicos setoriais e regionais e assegurar oportunidades de emprego, alm de corrigir a tendncia a dficits descontrolados do balano de pagamentos.

Durante seu perodo de implementao, foi reativado o rgo do poder executivo encarregado do planejamento, sob o nome de Ministrio do Planejamento e Coordenao Econmica. O PAEG obteve relativo sucesso, muito embora no tenha atingido todos os objetivos inicialmente previstos, houve uma significativa melhora na situao econmica do pas. PLANO DECENAL PERODO: 1967 a 1976 Foi a primeira tentativa de planejamento a longo prazo no Brasil, sendo que seu perodo previsto abrangia 10 anos. Formulado sob a influncia do relativo sucesso do PAEG, buscou naquele plano suas inspiraes para os objetivos a serem alcanados no perodo. O PLANO DECENAL, todavia, no saiu do papel. No obstante tenham sido feitos os estudos iniciais visando sua implementao, o plano no chegou a ser executado. PROGRAMA ESTRATGICO DO DESENVOLVIMENTO PERODO:1968 a 1970 Idealizado durante o governo Costa e Silva, tinha como objetivos a acelerao do desenvolvimento econmico simultaneamente com a conteno da inflao, o desenvolvimento a servio do progresso social e a expanso das oportunidades de emprego e de mo de obra. Nota-se que os objetivos desse plano no diferem muito dos planos anteriores idealizados sob o regime militar; porm houve uma preocupao para que no houvesse correlao de imagens entre esse plano e o fracassado PLANO DECENAL, pois havia a necessidade de correo de certas distores que se faziam sentir. No aspecto econmico, o PROGRAMA ESTRATGICO DO DESENVOLVIMENTO foi bem sucedido, haja vista as altas taxas de crescimento do produto interno bruto alcanadas no perodo. O mesmo porm, no pode se dizer no campo social. METAS E BASES PARA AO DO GOVERNO PERODO: 1970 a 1972 No chegou a constituir um plano em si, na verdade tratou-se mais de um documento de intenes do governo institudo pelo presidente Mdici, dando

continuidade aos objetivos traados pelo PAEG, buscando inov-lo e corrigilo, sem descontinu-lo. Fixa como grande objetivo o ingresso do Brasil no mundo desenvolvido at o final do sculo, por meio de polticas que levassem ao crescimento expressivo do PIB, processo de desenvolvimento auto-sustentado integrado e crescimento dos setores de infra estrutura. PRIMEIRO PLANO NACIONAL DO DESENVOLVIENTO ECONMICO PERODO: 1972 a 1974 Segue o plano anterior de "metas e bases", aperfeioando-o ao dividir o planejamento em duas grandes partes: modelo brasileiro de estratgia de desenvolvimento e execuo da estratgia, ou seja a implementao do planejamento. Esse fato manifesta preocupao com a consecuo prtica dos objetivos do plano, face a proliferao de tentativas no realizadas e do irrealismo e ausncia de objetividade de determinado programas. Estabelecia trs grandes objetivos: colocar o Brasil, em uma gerao, na categoria das naes desenvolvidas; duplicar, at 1980, a renda per capita do pas; elevar a economia s dimenses resultantes de um crescimento anual do PIB entre 8% e 10%. Durante sua implementao, ocorreu a expanso da fronteira econmica, a consolidao do desenvolvimento no centro sul e as primeiras tentativas de industrializao do Nordeste. Nota-se a preocupao com a reduo das disparidades regionais e a preocupao com a integrao nacional. Ocorreu uma relativa modernizao da economia brasileira, e a tentativa de reduo da dependncia externa. O 1 PND correspondeu a um perodo de crescimento econmico extraordinrio no Brasil, aliado a baixas taxas de inflao. SEGUNDO PLANO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO Institudo na poca da primeira crise do petrleo, o que o influenciou diretamente. O sucesso advindo do 1 PND gerou um otimismo exagerado; acreditava-se que o Brasil conseguiria superar a crise econmica internacional por suas caractersticas naturais o que gerou uma expectativa superestimada de crescimento econmico, refletida no 2 PND.

Seus objetivos eram: 1. manter o crescimento acelerado dos anos anteriores, com taxas de aumento de oportunidades de emprego de mo-de-obra superiores s da dcada passada; 2. reafirmar a poltica de conexo da inflao pelo mtodo gradualista; 3. manter em relativo equilbrio o balano de pagamentos; 4. realizar polticas de melhoria de distribuio de renda, pessoal e regional, simultaneamente com o crescimento econmico; 5. preservar a estabilidade social e poltica; e 6. realizar o desenvolvimento sem deteriorao de qualidade de vida, sem devastao de recursos naturais. Os problemas econmicos do perodo geraram srios obstculos para sua implementao; durante seu perodo de vigncia, foi alvo de duras crticas e teve sua credibilidade comprometida ao longo de sua execuo. Na verdade, o 2 PND no foi uma resposta altura da crise econmica mundial que ento se afigurava. TERCEIRO PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO Idealizado em plena crise econmica mundial e nacional, que teve reflexos tambm no aspecto poltico, com o desgaste do regime militar, o 3 PND marca o fim do processo de planejamento como efetivo instrumento da poltica econmico financeira do pas. Estabelecia como objetivos principais: 1. acelerar o crescimento da renda e do emprego; 2. melhoria da distribuio de renda com reduo dos nveis de pobreza absoluta e elevao dos padres de bem estar das classes de menor poder aquisitivo; 3. reduo das disparidades regionais; 4. conteno da inflao; 5. equilbrio da balano de pagamento e controle do endividamento externo; 6. desenvolvimento do setor energtico; e 7. aperfeioamento da instituies polticas. O 3 PND no conseguiu atingir a nenhum de seus objetivos. Se constituiu em um malogro retumbante face crescente crise econmica no pas, notadamente a alta das taxas de inflao e o desequilbrio na balana de pagamentos. Influenciaram em seu fracasso a descrena derivada do malogro do plano anterior, bem como as dificuldades econmicas internacionais. Alm disso, foi posta em cheque a prpria efetividade e importncia do planejamento como ferramenta de deciso governamental.

A DCADA DE 1980 Os anos 80 foram marcados por profundas crises econmica, poltica e social, que levaram sua caracterizao como a "dcada perdida". Durante o perodo, os efeitos da crise do petrleo se fizeram sentir, notadamente com a elevao das taxas de juros internacionais em 1982 e a moratria mexicana no mesmo ano. No campo poltico e social, a ditadura militar demonstrava claros sinais de esgotamento. Sem conseguir manter as altas taxas de crescimento da dcada anterior e lutando contra a inflao e o desemprego crescentes, o governo tornava-se cada vez mais impopular. Manifestaes populares a favor da abertura poltica tornavam-se cada vez mais freqentes. Neste cenrio de incerteza poltica e econmica, o planejamento era visto como uma figura de retrica. Contribuam ainda para essa viso negativa do planejamento na poca o insucesso dos 2 e 3 Planos Nacionais de Desenvolvimento, durante a dcada de 70. Ademais, o restante do mundo experimentava o incio da onda neo-liberal, capitaneada pelos governos Reagan, nos Estados Unidos, e Tatcher, na Inglaterra. As polticas neo-liberais apregoavam a reduo do intervencionismo estatal na economia, na crena em que o mercado estaria suficientemente amadurecido para resolver seus prprios problemas; essa concepo de Estado tambm influenciou negativamente o planejamento governamental. Prevaleceram no Brasil durante o perodo planos heterodoxos de orientao voltada poltica econmica (monetria e fiscal): Plano Cruzado e Cruzado 2 (1986), Plano Bresser e Vero (1987) e o Plano "feijo com arroz" do ento Ministro da Fazenda Marclio Marques Moreira. Todos estes planos tiveram eficcia pequena ou nula na resoluo dos problemas econmicos brasileiros. Podemos afirmar, portanto, que a dcada de 80 marcada pela crise deliberada do planejamento governamental, pelo desencanto com o processo, dvidas quanto s suas qualidades e ceticismo quanto a seu potencial. Todos esses fatores, aliados ainda s altas taxas de inflao observadas no perodo, levaram ao gradativo desuso do planejamento governamental.
[http://www.angelfire.com/ar/rosa01/page19.html] http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1369PlanejBr1946-2005.pdf

Vous aimerez peut-être aussi