Vous êtes sur la page 1sur 2

QUAL O BEM MAIS ESCASSO DO PLANETA?

No planeta 97% de toda gua salgada. Dos 3% restantes, 2% esto nas geleiras e menos de 1% est em rios, lagos e lenis freticos e da que obtemos a gua para o nosso consumo e para poluirmos. Sabemos de tudo isso e porque no fazemos algo para preservar este bem? Porque nos falta inteligncia. Temos conhecimento suficiente sobre o problema, mas no sabemos us-lo. necessrio que cada informao adquirida no dia a dia seja transformada em informao til para o bem estar do ser humano. A escola um dos meios de divulgao dessas informaes, mas o que me intriga o fato de que o professor trabalha um conhecimento importante como o acima descrito e no dia seguinte a grande maioria no se lembra do que foi discutido no dia anterior. E os resultados apresentados pelo governo refletem essa realidade. H um Programa Internacional de Avaliao de Alunos (PISA) que aplicado a cada 3 anos e avalia alunos de 15 anos de idade de escolas pblicas e particulares em Lngua Portuguesa, Matemtica e Cincias. A prova apresenta mais ou menos 45% das questes dissertativas e as demais em testes. As questes apresentam nveis de dificuldades que variam de 1 a 6 e os alunos brasileiros no conseguem ultrapassar o nvel 1 que o mais fcil deles. No ano 2000 o Brasil ficou em ltimo lugar entre os pases participantes, em 2003 obteve uma ligeira melhora e em 2006 entre 57 pases participantes ficou na 48 posio em Lngua Portuguesa, 52 posio em Cincias e 53 posio em Matemtica. O Chile tem a melhor posio na Amrica Latina com 10 posies acima do Brasil. A principal causa dessa situao que a maioria dos alunos no estuda para aprender, estuda para tirar nota, passar de ano e ter um diploma. E como se tira nota sem aprender? Estudando na vspera das provas, para no dar tempo de esquecer o assunto. Alguns alunos no gostam que os amigos os deixem agitados no dia da prova para no embaralhar as letrinhas no crebro. O curioso que mesmo sem entender como o crebro funciona, por instinto, os alunos sabem como tirar nota. Mas se aplicarmos daqui a uma semana a mesma prova, j no se lembram de mais nada. Vamos ver como o crebro funciona para entendermos melhor o problema.

Encfalo e suas estruturas

Comeando de baixo para cima temos o cerebelo, a sua forma lembra uma couve-flor, mas vamos compar-lo a uma pedra. fcil escrever em uma pedra? No, preciso um martelo, um formo para se fazer algum registro nesta rocha, no entanto quando se consegue ele permanece ali para sempre. O mesmo ocorre com o registro de informaes no cerebelo. O cerebelo registra as memrias motoras, ligadas s aes automticas como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou mesmo dirigir um automvel, uma vez aprendidas jamais se esquece. Em azul, temos um conjunto de estruturas que pertencem ao sistema lmbico (hipocampo, amgdala, tlamo), a registramos as memrias de curto prazo e s vezes to curtas que esquecemos o que fomos pegar na geladeira segundos aps, mas cabe pouca informao. Na parte superior temos o crtex cerebral. A se instala a memria de longo prazo e tem uma capacidade de armazenamento muito grande. No se sabe ao certo, mas diz-se que se estudssemos 10 horas por dia durante 365 dias do ano esgotaramos a sua capacidade de armazenamento e processamento de informaes em 4 sculos. Registrar as informaes no crtex cerebral enquanto estamos acordados difcil porque as clulas nervosas precisam fazer inmeras conexes entre elas, por isso as informaes so armazenadas de forma provisria no sistema lmbico. Durante o sono e o sonho ocorre o processamento de uma grande quantidade de informaes estocadas aps a anlise e triagem pelo sistema lmbico. Essas informaes, que representam nossa memria de "curta durao", podem ser mantidas e depois transferidas para as diferentes reas do crtex cerebral para que sejam conservadas. Elas se tornam a memria que subsiste durante a vida toda, a memria de "longa durao". Pode-se dizer que o sono a digesto da memria. Por meio de um encefalograma possvel observar a atividade eltrica do encfalo, como se alternam as ondas quando se est acordado (viglia), dormindo ou sonhando. Na figura a seguir, a primeiras onda maior representa a viglia, em seguida, as ondas menores o sono profundo. Por volta de uma hora e meia aps o incio do sono a atividade eltrica volta a se intensificar, mas se est dormindo e nesse momento que o indivduo sonha e o sistema lmbico joga no lixo boa parte das informaes obtidas durante o dia, antes de dormir.

Pesquisadores do Rio Grande do Norte declararam no Globo Reprter de 22/05/09 que dormir aps aula ajuda no processo de memorizao, mas enfatizaram que o aluno deve tirar apenas um cochilo.

Esquema de um encefalograma

Segundo Piazzi, tirar uma soneca depois do almoo, de 15 a 20 minutos, muito renovador para o corpo. Mas dormir 3, 4 horas depois do almoo e, acordar para assistir certa programao global de fim de tarde, alm de jogar a aula no lixo o aluno tem um modelo de escola irreal. Voltando a questo inicial, o estudante deve assistir aula de manh e estudar tarde, para que o sistema lmbico no jogue as aulas no lixo enquanto dorme. necessrio, a reviso do contedo para avisar o sistema lmbico que aquela informao no deve ser descartada. Portanto, aula dada aula estudada! O estudo no pode ocorrer com som, TV e computador ligado, o local precisa ser sossegado. O aluno deve estabelecer um horrio: 30 minutos de estudos, 10 minutos de intervalo para criar o hbito e aumentar gradativamente o tempo conforme a necessidade. Durante o(s) intervalo(s) o estudante no deve ligar nenhum daqueles aparelhinhos citados acima. Ele pode fazer um lanche leve, brincar com o cachorro, gato, mas no pode perder o foco dos estudos. Ele deve fazer a lio de casa, no se livrar dela. O importante que o aluno estude todos os dias.

H coisas que s se aprende repetindo. O decoreba ruim como nico mtodo didtico, no entanto espera-se que o piloto de avio tenha decorado para que serve cada um dos botezinhos do painel. A repetio recruta sistemas adicionais que no so usados quando se ouve ou se estuda numa nica vez, ajuda a fazer cpias adicionais da memria em outras reas do crebro ou soma a influncia da atividade de um novo setor cerebral aos anteriores, ou seja, quanto mais se repete mais se grava. A leitura um excelente meio de exercitar a memria. O exerccio da leitura abrange a memria visual, verbal, motora, a memria de curta durao e de longa durao e a memria de imagens. Quanto mais se l, mais o crebro cria habilidades para entender o cdigo (mais vocabulrio, mais interpretao, mais raciocnio, mais inteligncia). Segundo o filsofo Epiteto: "Os livros so para o crebro aquilo que os pesos so para os msculos". Despertar o prazer pela leitura no nada fcil nos dias de hoje. preciso ter pacincia e persistncia at que se encontre um livro que agrade a criana e o jovem, com certeza entre as milhares de publicaes existe uma que vai despertar o interesse pela leitura. S escreve bem quem l bem, s l bem quem l muito e s l muito quem l por prazer

E qual a clula responsvel por todo este processo? O neurnio, uma clula do corpo muito sensvel que precisa de alimentao equilibrada, oxigenao, sono adequado e muito estmulo, muita ginstica mental. O crebro precisa no mnimo de 5g de glicose por hora (o equivalente a um torro de acar). A interrupo de glicose superior a 3 minutos pode provocar a morte dos neurnios. Quem no dorme o tempo necessrio tm muita dificuldade para aprender coisas novas. Qualquer aluno possui ferramentas que permitem melhorar o seu desempenho nos estudos e prepar-lo melhor para o mercado de trabalho e para a vida, basta us-las. Hoje as neurocincias tm demonstrado por meio de experimentaes que inteligncia, talento e vocao so caractersticas que podem ser adquiridas, portanto inteligncia algo que se constri! Bibliografia: Damsio, Antonio Fundamental Feelings, Nature- out. 2001; Piazzi, Pierluigi - Aprendendo inteligncia So Paulo, Aleph, 2008; http://drauziovarella.ig.com.br/espaco/espaco captado em 26/0409. Maria Clara Maia Ceolin
Prof de Cincias, Biologia e tica do Col. So Jos (Ribeiro Pires); Bacharel em Cincias Biolgicas Modalidade Mdica (UMC); Licenciada em Qumica (Faculdades Oswaldo Cruz); Mestre em Ensino de Cincias Modalidade Qumica (USP).

Vous aimerez peut-être aussi