Vous êtes sur la page 1sur 4

Noes Bsicas - Demanda e Fator de Potncia O que demanda?

Demanda o consumo de energia da sua instalao dividido pelo tempo no qual se verificou tal consumo. Para faturamento de energia pela concessionria, se utilizam intervalos de integrao de 15 minutos. Assim, a sua demanda de energia (medida em kW), igual ao consumo a cada 15 minutos (medido em kWh) dividido por 1/4 (15 minutos igual a 1/4 de hora). Em um ms, ocorrem quase 3000 intervalos de quinze minutos. Assim, a sua demanda ser medida quase 3000 vezes ao longo do ms, e a concessionria de energia eltrica escolher o valor mais alto, ainda que tenha sido verificado apenas uma nica vez.

O que fator de potncia?


Fator de Potncia envolve uma relao entre potncia ativa e potncia reativa: a relao entre a potncia ativa e potncia total numa instalao, num intervalo de tempo. Como a maioria das cargas de uma instalao eltrica so indutivas, elas exigem um campo eletromagntico para funcionar. Com isso, uma instalao qualquer necessita de dois tipos de energia: Potncia Ativa, que realiza o trabalho propriamente dito, gerando calor, iluminao, movimento, etc., e medida em kW. Potncia Reativa, que mantm o campo eletromagntico, e expressa em kVAr. A Potncia Total ou Aparente dada em KVA, e a soma vetorial das potncias ativa e reativa, como mostra a figura acima. O fator de potncia sempre um nmero entre 0 e 1 (alguns o expressam entre 0 e 100%) e pode ser capacitivo ou indutivo, dependendo se o consumo de energia reativa for capacitivo ou indutivo. Para faturamento de energia, o fator de potncia registrado de hora em hora. Assim como no caso da demanda, os mecanismos de tarifao levaro em conta o pior valor de fator de potncia registrado ao longo do ms, dentre os mais de 700 valores registrados.

Como cobrada a energia eltrica?


A energia eltrica pode ser cobrada de diversas maneiras, dependendo do enquadramento tarifrio de cada consumidor. Resumidamente, a classificao dos consumidores feita conforme abaixo: Grupo A: Engloba os consumidores que recebem energia em tenses acima de 220V. Possui trs tipos de tarifao: convencional, horo-sazonal azul e horo-sazonal verde. Nesta categoria, os consumidores pagam pelo consumo, pela demanda e por baixo fator de potncia.

Grupo B: Engloba os demais consumidores, divididos em trs tipos de tarifao: residencial, comercial e rural. Neste grupo, os consumidores pagam apenas pelo consumo medido. A maioria das pequenas e mdias empresas (industriais ou comerciais) brasileiras se encaixa no Grupo A, onde so cobrados pelo consumo, pela demanda e por baixo fator de potncia. Estes consumidores podem ser enquadrados na tarifao convencional, ou na tarifao horo-sazonal (azul ou verde). Os custos por kWh so mais baixos nas tarifas horo-sazonais, mas as multas por ultrapassagem so mais pesadas. Assim, para a escolha do melhor enquadramento tarifrio (quando facultado ao cliente) necessria uma avaliao especfica. Tarifao Convencional Na tarifao convencional, o consumidor paga concessionria at trs parcelas: consumo, demanda e ajuste de fator de potncia. O faturamento do consumo igual ao de nossas casas, sem a diviso do dia em horrio de ponta e fora de ponta. Acumula-se o total de kWh consumidos, e aplica-se uma tarifa de consumo para chegar-se parcela de faturamento de consumo. A parcela de faturamento de demanda obtida pela aplicao de uma tarifa de demanda demanda faturada, que o maior valor dentre: a demanda registrada e a demanda contratada exceo feita aos consumidores rurais e aqueles classificados como sazonai, para estes consumidores ser sempre cobrado valor medido, mesmo que inferior ao contratado. Note bem a importncia do controle de demanda: um pico de demanda na tarifao convencional pode significar acrscimos na conta de energia por at 12 meses. Para o clculo da parcela de ajuste de fator de potncia, o dia dividido em duas partes: horrio capacitivo e o restante. Se o fator de potncia do consumidor estiver fora dos limites estipulados pela legislao, haver penalizao por baixo fator de potncia. Se o fator de potncia do consumidor estiver dentro dos limites preestabelecidos, esta parcela no cobrada. Tarifao Horo-Sazonal (Azul e Verde) Na tarifao horo-sazonal (azul ou verde), os dias so divididos em perodos fora de ponta e de ponta, para faturamento de demanda, e em horrio capacitivo e o restante, para faturamento de fator de potncia. Alm disto, o ano dividido em um perodo seco e outro perodo mido. Assim, para o faturamento do consumo, acumula-se o total de kWh consumidos em cada perodo: fora de ponta seca ou fora de ponta mida, e ponta seca ou ponta mida. Para cada um destes perodos, aplica-se uma tarifa de consumo diferenciada, e o total a parcela de faturamento de consumo. Evidentemente, as tarifas de consumo nos perodos secos so mais caras que nos perodos midos, e no horrio de ponta mais cara que no horrio fora de ponta.

Na tarifao horo-sazonal azul, o faturamento da parcela de demanda ser igualmente composto por parcelas relativas cada perodo: fora de ponta seca ou fora de ponta mida, e ponta seca ou ponta mida. Para cada perodo, o clculo ser o seguinte: Caso 1 - Demanda registrada inferior demanda contratada. Aplica-se a tarifa de demanda correspondente demanda contratada. Caso 2 - Demanda registrada superior demanda contratada, mas dentro da tolerncia de ultrapassagem. Aplica-se a tarifa de demanda correspondente demanda registrada. Caso 3 - Demanda registrada superior demanda contratada e acima da tolerncia. Aplica-se a tarifa de demanda correspondente demanda contratada, e soma-se a isso a aplicao da tarifa de ultrapassagem correspondente diferena entre a demanda registrada e a demanda contratada. Ou seja: paga-se tarifa normal pelo contratado, e tarifa de ultrapassagem sobre todo o excedente. Na tarifa verde, o consumidor contrata apenas dois valores de demanda, um para o perodo mido e outro para o perodo seco. No existe contrato diferenciado de demanda no horrio de ponta, como na tarifa azul. Assim, o faturamento da parcela de demanda ser composto uma por parcela apenas, relativa ao perodo seco ou ao perodo mido, usando o mesmo critrio acima. Para o clculo da parcela de ajuste de fator de potncia, o dia dividido em trs partes: horrio capacitivo, horrio de ponta, e o restante. Se o fator de potncia do consumidor, registrado de hora em hora ao longo do ms, estiver fora dos limites estipulados pela legislao, haver penalizao por baixo fator de potncia. Se o fator de potncia do consumidor estiver dentro dos limites preestabelecidos, esta parcela no cobrada. Observaes: A tolerncia de ultrapassagem de demanda uma tolerncia dada aos consumidores das tarifas horo-sazonais para fins de faturamento de ultrapassagem de demanda. Esta tolerncia de 10% para a maioria, caindo para 5% para alguns grandes consumidores. O perodo mido aquele onde, devido estao de chuvas, os reservatrios de nossas usinas hidreltricas esto mais altos. Como o potencial hidrulico das usinas cresce, existe um incentivo (tarifas mais baixas) para que o consumo de energia seja maior neste perodo. Os meses midos so: dezembro, janeiro, fevereiro, maro e abril. O perodo seco aquele onde, devido falta de chuvas, os reservatrios de nossas usinas hidreltricas esto mais baixos. Como o potencial hidrulico das usinas diminui, existe um acrscimo nas tarifas para que o consumo de energia seja menor neste perodo. Os meses secos so: maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro.

Por que controlar a demanda?


Qualquer que seja o seu enquadramento tarifrio dentro do Grupo A, a sua demanda registrada (para fins de faturamento) ser, a cada ms, a maior demanda de cada um dos intervalos de integrao de 15 minutos ao longo do ms. Se sua empresa estiver

enquadrada na tarifa horo-sazonal azul, ter uma demanda registrada para o horrio fora de ponta, e outra demanda registrada para o horrio de ponta. Estes valores, quando elevados, podem ocasionar pesados acrscimos sua fatura de energia.

Por que controlar o fator de potncia?


A Portaria DNAEE 1569/93 estabeleceu novas regras para o fator de potncia dos consumidores do Grupo A. Em linhas gerais, eles devero manter o fator de potncia de suas instalaes acima de 0,92 indutivo durante os horrios fora de ponta indutivo e de ponta, e devero manter o fator de potncia acima de 0,92 capacitivo no horrio capacitivo. Como o fator de potncia medido pela concessionria de hora em hora, h que se control-lo continua e automaticamente, de modo a evitar multas por baixo fator de potncia.

Como a concessionria mede a demanda e o fator de potncia?


Assuma, como fato quase que certo, que a sua concessionria possui instalados, junto sua entrada de energia, todos os medidores e registradores de energia necessrios cobrana das grandezas eltricas que o seu enquadramento tarifrio permite a ela cobrar. Para isto, so medidos e registrados a demanda ativa e reativa a cada 15 em 15 minutos, durante todos os dias entre as leituras de energia. Durante a leitura, esses dados so transferidos para um coletor de dados, e posteriormente, eles so descarregados no computador da concessionria que faz o faturamento de cada um dos clientes.

Vous aimerez peut-être aussi