Vous êtes sur la page 1sur 2

Coerncia e coeso

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Coerncia e coeso textuais so dois conceitos importantes para uma melhor compreenso do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redao de qualquer rea. A coeso trata basicamente das articulaes gramaticais existentes entre as palavras, as oraes e frases para garantir uma boa sequenciao de eventos. A coerncia, por sua vez, aborda a relao lgica entre ideias, situaes ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usurios da lngua. Pode-se dizer que o conceito de coerncia est ligado ao contedo, ou seja, est no sentido constitudo pelo leitor.

[editar] Definio Especifica


-Coeso - a conexo, ligao, harmona entre os elementos de um texto. Percebemos tal definio quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os pargrafos esto entrelaados, um dando continuidade ao outro. -Coerncia - a relao lgica entre as ideias, pois essas devem se complementar; o resultado da no contradio entre as partes do texto, fazendo referncia a termos e expresses anteriormente empregados. Resumindo, a coerncia o sentido do texto e a coeso o sentido da frase. -Esses dois so muito importantes para a escrita de qualquer tipo pois sem eles o texto fica sem coerencia.

[editar] Objeto do discurso


Para garantir a coerncia de um texto preciso identificar o objeto do discurso. "A Coeso a manifestao lingustica da coerncia, que advm da maneira como os conceitos e relaes subjacentes so expressos na superfcie textual. Responsvel pela unidade formal do texto, a coeso constri-se atravs de mecanismos gramaticais (pronomes anafricos, artigos, elipse, concordncia, correlao entre os tempos verbais e conjunes) e lexicais." (COSTA VAL) Pode-se dizer portanto, que o conceito de coeso est ligado aos elementos constituintes do texto. A coerncia de um texto facilmente deduzida por um falante de uma lngua, quando no se encontra nenhum sentido lgico entre as proposies de um enunciado oral ou escrito. a competncia lingustica, tomada em sentido lato, que permite a esse falante reconhecer de imediato a coerncia de um discurso. A competncia lingustica combina-se com a competncia textual para possibilitar certas operaes simples ou complexas da escrita

literria ou no literria: um resumo, uma parfrase, uma dissertao a partir de um tema dado, um comentrio a um texto literrio, etc. Coerncia e coeso so fenmenos distintos porque podem ocorrer numa sequncia coesiva de fatos isolados que, combinados entre si, no tm condies para formar um texto. A coeso no uma condio necessria e suficiente para constituir um texto. No exemplo: A Joana a no estuda nesta Escola. Priscila quer ser jornalista, e, no, cantora. Ela no sabe qual a Escola mais antiga da cidade. Esta Escola tem um jardim. A Escola no tem laboratrio de lnguas. O termo lexical "Escola" comum a quase todas as frases e o nome "Joana" est pronominalizado, contudo, tal no suficiente para formar um texto, uma vez que no possumos as relaes de sentido que unificam a sequncia, apesar da coeso individual das frases encadeadas (mas divorciadas semanticamente).

Vous aimerez peut-être aussi