Vous êtes sur la page 1sur 44

Autopeas

Relatrio de Pesquisa

Porto Alegre, maro de 2009.

SEBRAE Esprito Santo


Diretor-Superintendente
Joo Felcio Scrdua Diretor de Atendimento Jos Eugnio Vieira Diretor Tcnico Ruy Dias de Souza Gerente da Unidade de Atendimento ao Comrcio Christiane Barbosa e Castro Gerente da Unidade de Estratgias, TI., Contabilidade, Oramento e Captao de Recursos Carla Barreto

Gestor Estadual do Projeto Samuel Graciolli Silva


Coordenao de pesquisa Dnis Pedro Nunes

OBJETIVOS DE PESQUISA
Objetivo Geral
Elaborar estudo a fim de traar o perfil das empresas que atuam no segmento de Auto Peas dos municpios da Regio Metropolitana de Vitria.

Objetivos Especficos
Pesquisa Quantitativa Sero levantadas as seguintes informaes referentes ao setor: Breve perfil do entrevistado Caracterizao das empresas: razo social, endereo completo, telefone, e-mail, home page, quantidade de funcionrios, faturamento bruto dos ltimos dois anos, participao associativa, data de abertura da empresa, etc; Gesto: procura avaliar questes relativas s referncias das empresas para tomada de decises, verificao da existncia de programas formais de gesto implantados nas empresas, estrutura organizacional definida, normas para formao de preos, controle de custos, se possui planejamento estratgico, se possui cadastro de clientes, se faz pesquisa de atendimento ps-venda, se utiliza programas de gesto (pessoas, financeiro, controle de estoque), etc.

Recursos Humanos: o objetivo mensurar como as empresas do setor qualificam seus recursos humanos. Pode-se auferir o nmero mdio de horas de treinamento por empregado; nmero de acidentes de trabalho com afastamento, etc. Financiamento e tributao: identificar quais as principais fontes de financiamento das empresas; as principais dificuldades para obter financiamento; empresa est enquadrada em algum regime especial de tributao; etc. Qualidade dos processos: controle entrega de produtos dentro do prazo combinado; alta permanncia de matrias-primas e produtos finais nos estoques; se h controle de devoluo dos itens vendidos, controle de estoque, etc. Tecnologia: verificar se a empresa informatizada, etc. Infra-estrutura: avaliar o impacto de fatores externos s empresas, mas que afetam o seu desempenho.

Pesquisa Qualitativa Sero entrevistados presidentes ou executivos de sindicatos do segmento ou representantes de instituies relacionadas diretamente com o setor a fim de identificar: os principais elos da cadeia produtiva e os principais gargalos ao fortalecimento do segmento (ex. distribuidora vendendo direto ao consumidor). Identificar funcionamento e relacionamento da cadeia; quais os indicadores especficos do segmento e os parmetros de desempenho do Esprito Santo em relao a outros estados; Identificar informaes e tendncias do segmento a nvel estadual e nacional.

METODOLOGIA
Dados Secundrios: Foram coletadas informaes em dados secundrios, com o intuito de mapear previamente o setor de auto peas no Esprito Santo e no Brasil e fornecer informaes para a elaborao do instrumento de pesquisa. Pesquisa quantitativa: - amostra de 241 entrevistas in loco em empresas do setor, tendo como base para esta amostra o banco de dados da RAIS 2007. Esta amostra permite significncia estatstica com uma margem de erro mxima estimada em 5 pontos percentuais, com um intervalo de confiana de 95%; - perodo de campo: entre 02 e 18 de fevereiro de 2009.

Pesquisa qualitativa: foram realizadas 3 (trs) entrevistas em profundidade com representantes de sindicatos ou entidades ligadas ao setor.

APRESENTAO Panorama do Setor de Autopeas


A partir da anlise de dados secundrios, traou-se um panorama nacional acerca da realidade do setor de autopeas. Os dados disponveis contemplam um universo para alm do varejo, como montadoras, assim alguns valores podem ser superiores aos encontrados na pesquisa quantitativa no Esprito Santo, apresentados neste relatrio a seguir. No setor de Autopeas, h um predomnio de empresas de mdio e grande porte em carter nacional, segundo Anlise de Negcio de Autopeas, SEBRAE-ES, 1999. Quanto ao faturamento, o setor apresentou crescimento nos ltimos anos, como demonstra o quadro abaixo.
Desempenho do setor de autopeas ( bilhes R$)
2000 24.339 2001 27.988 2002 33.176 2003 40.938 2004 54.254 2005 61.464 2006 2007 62.121 70.000*

FONTE: Desempenho do Setor de Autopeas, Sindipeas e e Abipeas. 2008. * dados preliminres

O aumento de demanda do mercado interno e externo, motivado principalmente pelas montadoras, exercem grande influncia sobre os preos das mercadorias, no havendo muita margem de negociao para os empresrios. A dimenso desta demanda se traduz nos seguintes dados, referentes ao Relatrio de Desempenho do Setor de Autopeas, da Sindipeas e da Abipeas, de 2008 : em 2007, o Brasil apresentou um crescimento em relao ao ano anterior na produtividade (22,7%), nas vendas internas (26,2%), no total de vendas (21,6%) e na frota circulante (16,6%). A produo concentra-se no estado de So Paulo (71,2%), os demais estados contribuem com 28,8%. A maior parte das empresas do ramo emprega de 205 a 500 funcionrios (23,3%), depois 18,9% delas tem de 126 a 250 e 18,3% de 61 a 125.

Ao examinar o grfico a seguir, identifica-se uma queda no volume de vendas de motos, automveis, partes e peas, iniciada em julho de 2008, e que segue a mesma tendncia em janeiro de 2009, tanto no Brasil quanto no Esprito Santo.
Volume de Vendas de Veculos, Motos, Partes e Peas Base 2003 = 100, Variao (%) em Mdia Mvel 3 meses contra mesmo perodo do ano anterior

FONTE: Pesquisa mensal do comrcio varejista do Esprito Santo Janeiro/09 IJSN Ano II Nmero 12 Maro de 2009.

Dados Qualitativos
Funcionamento e relacionamento da cadeia produtiva A cadeia produtiva se inicia na indstria, passando pelo distribuidor local ou nacional que abastecer o varejo e esse, por sua vez, revender s autopeas, s oficinas mecnicas e aos centros automotivos onde a mercadoria chega ao consumidor final. Os preos sofrem variaes do mercado e so determinados da seguinte forma: Preo final: Preo da indstria (revenda ao varejo) +imposto+despesas operacionais+lucro ... o mercado que finaliza esse preo de venda... (Diretor da Rede ncora) Tipo de empresa: h um predomnio das pequenas e mdias empresas. No atacado predomina as grandes empresas. Acreditam que no h domnio de uma empresa no segmento. Tem algumas que destacam-se mas no h uma dominante. Relaes entre as empresas do setor: h cooperao e troca de informaes, o sindicato possibilita tal relao. Formao de parcerias/redes no estado: h e citam a Rede Ancora. H concorrncia desleal entre empresas? Sim. Foi mencionado que algumas empresas atuam na informalidade, concorrendo com empresas regularizadas.

Pontos fortes das empresas do setor: agilidade no atendimento ao consumidor, profissionais qualificados, manuteno e disponibilidade no estoque, facilidade de pagamento, de negociao e de troca de informao entre as empresas do varejo. Viso empresarial e social organizada do setor. Ponto fraco: problemas na parte financeira, de ingesto de estoque, de fluxo de caixa e de layout de loja. Dificuldades ou ameaas encontradas na cadeia de autopeas: Em busca de melhores preos, a cadeia produtiva, muita vezes, desrespeitada. Sobre isso um entrevistado esclarece que para o dono da oficina oferecer um preo melhor para o consumidor, ele vai comprar direto com o distribuidor; a loja, na ansiedade de buscar um preo melhor, passa por cima do distribuidor e vai at a industria. Houve referncia presena de novas empresas no estado, vindas de outras localidades e que no tem respeito pela cadeia de comercializao. Porm, neste ponto no h concordncia entre os entrevistados, um deles alega que no h possibilidade de venda direta do distribuidor para o consumidor. O que pode ser feito para melhor-las? O sindicato orientar o varejo para no comprar dos distribuidores que fura a cadeia.

Indicadores especficos do segmento e parmetros em relao a outros estados e Informaes em nvel estadual e nacional Principais indicadores do setor de autopeas: nvel de competitividade obtido pelo nvel de arrecadao, o qual influenciar o incentivo fiscal. E o Faturamento. Entidades representativas acompanham os indicadores do setor: Duas sim e uma no. Como feito o monitoramento:1) Atravs de empresa contratada. 2) A Rede ncora avalia pelos resultados deles em relao a faturamento, comparando ao anterior e projeta o crescimento para o ano seguinte. 3) Utilizam-se os parmetros produzidos pela Sincopeas de So Paulo. Dois entrevistados possuem projetos para acessar dados para fazer um controle mais rgido. Quais indicadores so controlados: Protecionismo, elevao ou reduo de vendas e potencial de compra de cada loja. Obstculos enfrentados ao desenvolvimento do setor : 1) Situao tributria pesada. 2) Peas cada vez mais durveis, diminu vendas do comrcio. 3) A acentuada diviso do mercado torna o crescimento do comrcio lento e mesmo, no caso de conseguir obter rapidamente bons resultados, h a necessidade de reciclagem, para elevar os conhecimentos do proprietrio, qualific-lo, a fim de orientar o seu crescimento. 4) Concorrncia com produtos mais baratos de outros estados. 5) No caso de uma queda nas vendas de carros novos, cai a troca de carros usados, consequentemente, a venda de autopeas fica prejudicada. 6) A tendncia de grandes grupos multinacionais se interessarem pelos pequenos e dominarem o setor.

O setor no ES desenvolvido em relao a outros estados, pela proximidade dos principais centro de produo. Atinge grande parte do mercado nacional e possu uma frota expressiva. O segmento semelhante em todos os estados? Dois entrevistados acreditam que h diferena. Um acredita haver semelhana entre os estados. Quais as peculiaridades que os diferenciam? A aproximao dos grandes centros e os incentivos fiscais Mudanas significativas no setor nos ltimos anos? Sim. Quais? 1) Substituio tributrias por uma modalidade de arrecadao de ICM, principalmente, em outros estados como SP, dificultando a venda para estes estados. 2) Aumento da frota de veculos. 3) A elevao da qualidade dos carros, gera uma queda nas vendas de peas. 4) Aumento de modelos de carros com a abertura, a partir do governo Collor, promove uma especializao na oferta de peas, de profissionais e do comrcio.

Tendncias em nvel estadual e nacional Perspectivas para o setor no Esprito Santo: Seguir o crescimento tanto nas vendas quanto na arrecadao, pois alm de ter o domnio do mercado local, esto vendendo para outros estados. Tambm, foi mencionado o crescente aumento da frota Tendncias para o segmento de autopeas: 1) Aprimorar-se, principalmente, na prestao de servio - melhor entrega, prazo, agilidade na entrega, condies de ter todos os produtos. 2) Aumento da competio, pelo investimento no varejo de grandes empresas, pertencentes a redes internacionais, o que pode deixar os pequenos e mdios empresrios em situao desvantajosa. 3) Se por uma lado h a perspectiva de crescimento por demanda no setor de automveis, por outro afirmam que em breve ser ampliada polticas para utilizao de transporte pblico em funo do inferior crescimento da malha rodoviria em relao frota e por questes ambientais. E isso ser desfavorvel s vendas do setor.

Dados Quantitativos
As questes a seguir apresentam os resultados da pesquisa quantitativa realizada com empresrios do setor de autopeas, estando dispostas de acordo com a ordem seguida no questionrio. As questes referentes ao cadastro das empresas encontram-se em anexo neste relatrio.

Perfil das empresas


Identificou-se na regio metropolitana de Vitria que a maioria das empresas atuantes no setor de autopeas foram fundadas a partir da dcada de 1990. A estratificao da amostra respeitou a proporo indicada na Rais (2007) do nmero de empresas existentes na RMV.

4.Ano de fundao Antes de 1969 De 1970 a 1974 De 1975 a 1979 De 1980 a 1984 De 1985 a 1989 De 1990 a 1994 De 1995 a 1999 De 2000 a 2004 A partir de 2005 Total 6 6 9 11 13 34 45 53 57 2,6% 2,6% 3,8% 4,7% 5,6% 14,5% 19,2% 22,6% 24,4%

10.Municpio Vilha Velha Cariacica Vitria Serra Viana Total 72 54 53 50 12 29,9% 22,4% 22,0% 20,7% 5,0%

241 100,0%

234 100,0%

*7 entrevistados no informaram

Perfil dos entrevistados


Buscou-se entrevistar os proprietrios ou gerentes das empresas. Quando estes no foram localizados solicitou-se algum outro responsvel pela empresa, preferencialmente, do setor administrativo.

12.Cargo do Entrevistado Proprietrio Gerente Outro Total 137 56,8% 91 37,8% 13 5,4% 241 100,0%
Outro cargo Administrador Auxiliar administrativo Administrador e procurador Consultor tcnico No informou No informou 6 2,5% 2 0,8% 1 0,4% 1 0,4% 1 0,4% 1 0,4%

Scio

1 0,4%

Em sua maioria, foram entrevistados homens (82,6%), com idade entre 30 e 59 anos, com ensino mdio ou superior completo.

15.se xo Feminino (17,4%)

N=241

Masculino (82,6%)

14.Idade do Entrevistado At 20 anos De 21 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos De 50 a 59 anos 60 anos ou mais Total 4 1,7% 51 21,2% 63 26,1% 69 28,6% 37 15,4% 17 7,1% 241 100,0%

16.Escolaridade Fundamental Incompleto Fundamental Completo Mdio Incompleto Mdio Completo Superior Incompleto Superior Completo Ps-graduao Total 11 17 15 119 22 49 8 4,6% 7,1% 6,2% 49,4% 9,1% 20,3% 3,3%

241 100,0%

Ocupao no setor
Em mdia, as empresas possuem 2 scios e 8 funcionrios formais. So poucas as empresas que declararam possuir empregados informais, temporrios ou terceirizados.

Pessoas ocupadas Mdia Mnimo Mximo Proprietrios / Scios 1,87 1 6 Empregados formais 7,94 0 94 Empregados informais 0,46 0 7 Temporrios 0,17 0 6 Terceirizados 0,31 0 25 Total 10,75 1 100

Total 448 1914 112 42 75 2591

Fonte da informao: Memria do empresrio (96,7%), Registro na empresa (2,9%) ou Contador (0,4%).

A maioria das empresas do setor de autopeas da Regio Metropolitana de Vitria so empresas familiares.

18. Pode-se dizer que a sua empresa uma "empresa familiar" (a maioria das pessoas que nela trabalham so parentes)? Sim No 129 112 53,5% 46,5%

Total 241

Remunerao
A maioria dos funcionrios do setor de autopeas ganham entre R$ 416,00 e R$ 830,00.
19.Qual o salrio mdio dos funcionrios da empresa? Mdia Ponderada = R$ 878,00 At R$ 415,00 De R$ 416,00 a R$ 830,00 De R$ 831,00 a R$ 1660,00 De R$ 1661,00 a R$ 2075,00 De R$ 2076,00 a R$ 3320,00 Total
*3 entrevistados no informaram.

5 143 83 4 3

2,1% 60,1% 34,9% 1,7% 1,3%

238 100,0%

Treinamento
Entre as empresas do setor, 55,6% fornece treinamento com alguma regularidade para os seus funcionrios. A maioria das empresas recorre a instituies externas para qualificar seus funcionrios.
20. Os funcionrios participam de treinamentos? Sim No Total 134 107 55,6% 44,4%
Fabricantes CDL SENAI Assorves 20.2.a. Qual? Fornecedores/Distribuidores 48 19,9% 16 11 9 5 4 3 6,6% 4,6% 3,7% 2,1% 1,7% 1,2%

241 100,0%

20.1 SE SIM: Em geral, o treinamento ocorre: com alguma regularidade apenas quando o empregado ingressa na empresa Total 122 91,0% 12 9,0%

No soube informar Assovepar

Sindirepa
Sindicato Acaps Associao dos Mecnicos Empresas privadas

3
2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1,2%
0,8% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4%

134 100,0%

20.2 Quem forneceu o treinamento? Outro, qual? A prpria empresa SEBRAE SENAC Total 95 70,9% 43 32,1% 15 11,2% 5 134 3,7%

Engetec IEL Montadoras Oficinas particulares/parceiras Particular Scanea Sindicato patronar SPC Vipal

SEBRAE
As aes do SEBRAE no so conhecidas pela maioria dos entrevistados. Em 17% das empresas entrevistadas j utilizou algum produto ou servio do SEBRAE.
21. O Sr. conhece as aes do SEBRAE/ES? Sim No 118 123 49,0% 51,0%
Cursos e/ou palestras Palestras e Treinamentos do Qualicomrcio Empretec Administrao para pequenas empresas Capacitao gerencial 22.1.Quais? 8 19,0% 8 19,0% 3 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 7,1% 4,8% 4,8% 4,8% 4,8% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4%

Total 241

22. O Sr. ou algum da empresa utilizou algum produto ou servio do SEBRAE no ltimo ano? Sim No Total 42 17,4% 199 82,6% 241 100,0%

Consultoria Treinamentos Comrcio e logstica Consultoria de finanas, contbil e marketing Consultoria e cursos Consultoria em administrao de empresas Curso de administrao bsico Curso de gerenciamento Curso de qualificao de fornecedor

Emprstimo
Gesto pequenas e medias empresas Levantamento do patrimnio da empresa Mesa de negcios No soube informar Treinamento na rea de vendas Varejo Vivo Vrios tipos de cursos e programas de qualidade total

1
1 1 1 1 1 1 1

2,4%
2,4% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4% 2,4%

Gesto
A maioria das empresas (59,8%) no possui planejamento estratgico para orientar a gesto.
23. A empresa possui planejamento estratgico? Sim No 97 144 40,2% 59,8%

Total 241

J 64,7% das empresas possui uma estrutura organizacional definida, que em sua maioria simples.
24. A empresa possui estrutura organizacional definida? Sim No 156 85 35,3% 64,7%

25. Em qual e strutura organizacional s e e nquadra a sua em presa? Simples Pouco complexa Muito complexa Total 118 75,6% 31 19,9% 7 4,5% 156 100,0%

Total 241

A grande maioria das empresas possui regras para a formao de preos que, de uma maneira geral, so elaboradas levando-se em considerao os gastos com o produto/servio + o acrscimo de um percentual de lucro.
26. A empresa possui regras para formao de preos? Sim No 204 37 15,4% 84,6%

Total 241

26.1.Qual/como feito? Acrscimo de um percentual sobre o custo/valor da mercadoria Preo de mercado Outras Preo indicado pelo fabricante/fornecedor Preo do produto + impostos + custo operacional + percentual de lucro Preo do produto + custo operacional + percentual de lucro Preo da mercadoria + impostos + percentual de lucro No sabe Total 58 47 30 26 14 13 11 5 28,4% 23,0% 14,7% 12,7% 6,9% 6,4% 5,4% 2,5%

204 100,0%

Poucas empresas realizam pesquisa ps-venda ou acompanham com regularidade pesquisas com os clientes.
27. A empresa realiza pesquisa de atendimento ps-venda?
Sim No 85 156 35,3% 64,7%

28. A empre sa realiza pe squis a de opinio junto ao clie nte ? Nunca As vezes Sempre Total 94 39,0% 78 32,4% 69 28,6% 241 100,0%

Total 241

A maioria faz algum tipo de divulgao dos seus produtos/servios.


29.A empresa faz divulgao da loja e de seus produtos? Sim No Total 143 98 241 40,7% 59,3% 29.1 De que maneira? Lista telefnica Outros Panfletos Internet Jornal Rdio Outdoor 65 45,5% 62 43,4% 56 39,2% 40 28,0% 27 18,9% 15 10,5% 14 9,8%

Aqueles que indicaram outras formas de divulgao citam principalmente a utilizao de carros de som ou carros adesivados,conforme consta na prxima tabela.

Total

143

Apenas 21,6% das empresas realizam promoes com regularidade.


30. A empre sa realiza prom oe s: Nunca As vezes Sempre Total 99 90 52 41,1% 37,3% 21,6%

241 100,0%

A grande maioria das empresas de autopeas no possuem filiais. Entre aquelas que possuem, a mdia de 3 filiais por empresa, localizadas, principalmente, na regio metropolitana de Vitria.
31. A empresa possui filiais? Sim No 28 213 11,6% 88,4% 31.1 Se sim: Quantas filiais? Mdia = 3,68 Mn = 1,00 Mx = 45,00 Soma = 103,00 1 2 3 31.2 Qual a localizao das filiais? Na regio metropolitana de Vitria Em outros municpios do Esprito Santo Em outros estados Total 24 85,7% 10 35,7% 5 17,9% 28 4 5 9 45 Total 16 57,1% 4 14,3% 2 1 1 1 7,1% 3,6% 3,6% 3,6%

Total 241

3 10,7%

28 100,0%

Em mdia, as empresas possuem 578 m de rea total, sendo a rea mdia das lojas de 519 m. 36,7% das lojas no possuem depsito.
32.1 Loja Mdia = 518,94 Mn = 10,00 Mx = 20 008,00 Soma = 117 279,61 Menos de 60,00 De 60,00 a 120,00 De 120,00 a 180,00 De 180,00 a 240,00 De 240,00 a 300,00 De 300,00 a 360,00 360,00 e mais Total 26 11,5% 35 15,5% 18 21 10 8,0% 9,3% 4,4%

32.2 De ps ito Mdia = 291,02 Mn = 0,00 Mx = 3 300,00 Soma = 35 796,00 Menos de 60,00 De 60,00 a 120,00 De 120,00 a 180,00 De 180,00 a 240,00 De 300,00 a 360,00 360,00 e mais Total 44 35,8% 23 18,7% 12 10 10 9,8% 8,1% 8,1%

32.3 re a total Mdia = 578,32 Mn = 20,00 Mx = 4 960,00 Soma = 130 700,69 Menos de 500,00 De 500,00 a 1 000,00 De 1 000,00 a 1 500,00 De 1 500,00 a 2 000,00 De 2 000,00 a 3 000,00 3 000,00 e mais Total 149 65,9% 41 18,1% 17 4 10 5 7,5% 1,8% 4,4% 2,2%

28 12,4% 88 38,9% 226 100,0%

24 19,5% 123 100,0%

226 100,0%

*30 entrevistados no souberam informar

*15 entrevistados no souberam informar

*15 entrevistados no souberam informar

32.4 O seu depsito coberto? Totalmente coberto No possui depsito Parcialmente coberto No coberto Total 132 55,0% 88 36,7% 19 1 7,9% 0,4%

240 100,0%

*1 entrevistado no soube informar

A maioria das empresas possui controle sobre os itens de administrao e estes so freqentemente informatizados e utilizados como dados na administrao da empresa.
Existe controle? Sim N 35.1.Pedidos de Vendas 35.2 Compras 35.3 Contas a pagar 35.4 Contas a receber 35.5 Fluxo de Caixa 35.7 Custos/Despesas 35.8 Estoque/Inventrio 35.9 Folha de Pagamento 35.11Cadastro de clientes % N 23 6 6 20 No % 9,5% 2,5% 2,5% 8,3% 5,8% N informatizado? Sim % N 145 71,1% 146 67,0% 160 68,1% 159 67,7% 144 65,2% 160 71,7% 151 66,5% 153 78,1% 159 72,3% 155 77,5% 177 83,1% No % 59 28,9% 72 33,0% 75 31,9% 76 32,3% 77 34,8% 63 28,3% 76 33,5% 43 21,9% 61 27,7% 45 22,5% 36 16,9%

35.1Pedidos de Vendas informat 15,4% 204 84,6% 37 35.2Compras218 90,5% inform 35.3contas a 235 97,5% pagar inform 35.4contas a 235 97,5% receber inform 35.5Fluxo de 221 91,7% Caixa inform

35.6 Vendas dirias/mensais 35.6Vendas dirias/mensais informat 223 92,5% 18 7,5% 35.7Custos/Despesas informat 227 94,2% 14 35.8Estoque/Inventrio informat 18,7% 196 81,3% 45 35.9Folha de 220 91,3% informat 8,7% Pagamento 21 35.11Cadastro de 88,4% informat 213 clientes 28 11,6%

35.10 Demonstrativo de resultados 35.10Demonstrativo de result41 17,0% 200 83,0% informat

36. Os itens avaliados acima so utilizados como dados na administrao da empresa para tomar decises? Sim No 227 13 5,4% 94,6%

Total 240
*1 entrevistado no soube informar

A grande maioria das empresas possui controle da entrega de produtos dentro do prazo, controla a devoluo de produtos vendidos, mantm o estoque organizado e possui uma alta rotatividade de produtos no estoque.

37. Entre os aes que vou citar, quais acontecem na s ua em pres a: (MLTIPLA) Controla a entrega de produtos dentro do prazo Controla a devoluo de produtos vendidos Mantem o estoque organizado Alta rotatividade de produtos no estoque Total 226 93,8% 160 66,4% 159 66,0% 154 63,9% 241

Entre 33,6% das empresas a principal dificuldade enfrentada com os fornecedores referente ao atraso na entrega das mercadorias. J 29,5% das empresas enfrenta dificuldades na negociao de preos.
38. Quais as DIFICULDADES que a empresa enfrenta com seus fornecedores? (MLTIPLA) Outros Entrega dos produtos no feita nos prazos acordados Negociao de preos Qualidade do atendimento Entrega das quantidades de produtos de acordo com os pedidos Total 99 41,1% 81 33,6% 71 29,5% 50 20,7% 41 17,0% 241

38.a.Outro No tem dificuldades Prazo de pagamento Emisso de nota fiscal Falta de interesse de atender bem o cliente Forma de pagamento Infidelidade no respeita a cadeia de venda Localizao dos distribuidores Manuteno de mquinas Mo-de-obra qualificada O produto e carro compra de fornecedor particular Prazo para pagamento e falta de produto no mercado Quando tem problema troca de fornecedor 78 32,4% 4 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1,7% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4%

Revenda de peas usadas

0,4%

A grande maioria das empresas consideram seus pontos fortes o atendimento, a qualidade dos produtos, a localizao, o preo, a entrega, o prazo de pagamento, a administrao e as instalaes. Os dois pontos fracos mais citados so as promoes e o controle de estoque. Cabe salientar que 19% das empresas afirmaram que no possuem pontos fracos.
39. Entre os itens que vou citar, quais so pontos fortes na sua empresa? (MLTIPLA) Atendimento Qualidade dos produtos Localizao Preo Entrega Prazo de pagamento Administrao Instalaes Controle de estoque Promoes Outros 224 92,9% 210 87,1% 198 82,2% 197 81,7% 183 75,9% 179 74,3% 149 61,8% 138 57,3% 103 42,7% 86 35,7% 19 7,9% 40. E quais so pontos fracos na sua empresa? (MLTIPLA) Outros Promoes 85 35,3% 77 32,0%

Controle de estoque
Instalaes Administrao Entrega Localizao Prazo de pagamento Preo Atendimento Qualidade dos produtos Total

59 24,5%
51 21,2% 41 17,0% 22 20 19 18 12 241 9,1% 8,3% 7,9% 7,5% 5,0%

4 1,7%

Total

241

Financeiro
A maioria das empresas do setor de autopeas no se beneficiou de emprstimos. Entre aqueles que utilizam emprstimos, apenas 33,7% teve ou est tendo problemas para efetuar pagamentos. Os bancos so as instituies mais utilizadas na busca de financiamentos.
41. A empresa j se beneficiou de emprstimos? Sim No 95 143 39,9% 60,1%

Total 238

41.1 Teve ou est tendo problemas para efetuar os pagamentos? Sim No 32 63 33,7% 66,3%

41.2 Quais as principais fontes de financiamento normalmente utilizadas pela empresa? Bancos Outros Emprstimo com amigos e familiares Financeiras 88 92,6% 4 3 2 4,2% 3,2% 2,1%

Total 95

Total

95

Outros , quais? Agiotas Informao somente com a matriz SEBRAE (mediador) 1 1,1% 1 1,1% 1 1,1%

A maioria das empresas no pretende fazer financiamentos (56%). Entre aquelas que desejam, h interesse em financiamento para investimento fixo e/ou capital de giro.
42. A em presa pre tende fazer financiame ntos? Para qual finalidade: (MLTIPLA) No f ar financiamento Investimento fixo Capital de giro (custeio) Total 135 56,0% 71 29,5% 67 27,8% 241

42.1 Quais as principais dificuldades para obter financiamento Juros Documentao exigida Garantias exigidas Carncias Prazos para pagamento Outro Total 70 66,0% 37 34,9% 30 28,3% 22 20,8% 18 17,0% 18 17,0% 106
Outros, quais? Nenhuma Burocracia No sabe Crdito Empresa nova Falta de informao Falta de tempo Garantia das vendas Valor baixo oferecido Valores 5 4,7% 4 3,8% 2 1,9% 1 0,9% 1 0,9% 1 0,9% 1 0,9% 1 0,9% 1 0,9% 1 0,9%

A infra-estrutura (instalaes e equipamentos) a principal rea beneficiada entre aqueles que pretendem fazer novos investimentos na empresa.

43. Se a sua empresa pretende fazer novos investimentos, quais reas sero beneficiadas?
Instalaes
Equipamentos Modernizao visual Diversificao da lista de produtos No pretende fazer novos investimentos Propaganda e marketing Recursos humanos Outra Novos pontos de venda Total

103 42,7%
102 42,3% 59 24,5% 49 20,3% 43 17,8% 37 15,4% 27 11,2% 23 19 241 9,5% 7,9%
Outra Aquisio de sede Reforma/A mpliao No sabe rea administrativa Capital de Giro Compra de veiculo Limpar o nome da empresa Produo Quitao de impostos Total 8 6 3 1 1 1 1 1 1 34,8% 26,1% 13,0% 4,3% 4,3% 4,3% 4,3% 4,3% 4,3%

23 100,0%

A grande maioria das empresas do setor de autopeas so Microempresas (80,9%) e se enquadram no regime do Simples (90,9%)
44. Qual a categoria em que se enquadra a empresa?

Microempresa 195
Pequeno porte 23 Mdio porte 20 9,5% 8,3% 0,8% 0,4%

80,9%

Grande porte
NS/NR Total

2
1 241

45. Qual o enquadramento fiscal da empresa? Simples Lucro Presumido Lucro Real NS/NR Total 219 7 11 4 241 2,9% 4,6% 1,7% 90,9%

Para 48,1% das empresas do setor de autopeas houve aumento no volume de vendas entre 2007 e 2008. A variao nominal do setor de 4,52% e a variao real (descontada a inflao do ano) de -1,38%.
46. Houve aumento ou diminuio do volume de vendas em 2008, comparado com 2007? Qual percentual? 48,1% Aumento 116 25,7% Diminuio 62 26,1% No houve variao 63 Total 241

Diminuio Mdia = 27,60% Mn = 5% Mx = 80% Soma = 1 711% Menos de 20% De 20% a 40% De 40% a 60% De 60% a 80% De 80% a 100% Total 19 28 11 3 1 62

Aumento Mdia = 21,88% Mn = 5% Mx = 200% Soma = 2 516% Menos de 20% De 20% a 40% De 40% a 60% De 60 a 80% De 80% a 100% 100% e mais Total 62 39 11 1 0 2 115

*1 entrevistado no soube informar Obs: o clculo da variao nominal e real foi realizado levando-se em considerao o nmero de empresas que possuram variao no ano. A inflao considerada foi referente ao ano de 2008: 5,9%

A maioria das empresas obtiveram um faturamento em 2008 superior a R$ 91 mil.

47. Qual o faturam ento bruto da em presa e m 2008? At R$ 30 mil De R$ 31 mil a R$ 60 mil De R$ 61 mil a R$ 90 mil De R$ 91 mil a R$ 120 mil De R$ 121 mil a R$ 150 mil Acima de R$ 151 mil Total
*19 empresas no informaram Fonte da informao: Memria do empresrio (96,7%), Registro na empresa (2,9%) ou Contador (0,4%).

29 13,1% 37 16,7% 20 14 9,0% 6,3% 29 13,1% 93 41,9% 222 100,0%

Mdia Ponderada: R$ 102.000,00

Os produtos mais vendidos entre as empresas de autopeas so leo, servios mecnicos e freios.
48.1 produto mais vendido leo Mecnica Motor 50 20,7% 27 11,2% 15 6,2% 48.2 produto mais vendido Mecnica Filtros Suspenso 23 18 16 9,5% 7,5% 6,6% 48.3 produto mais vendido No sabe Freios Mecnica 26 10,8% 25 10,4% 20 8,3%

Pneus
Peas/Lataria Freios Lanternagem Alinhamento Bateria Suspenso Alarme Correias Eltrica Escapamento

15
13 12 9 8 8 8 5 5 4 4

6,2%
5,4% 5,0% 3,7% 3,3% 3,3% 3,3% 2,1% 2,1% 1,7% 1,7%

Freios
leo Peas/Lataria No sabe Caixa de marcha Pintura Pneus Alinhamento Balanceamento Motor Som

14
13 13 12 9 8 8 7 7 6 6

5,8%
5,4% 5,4% 5,0% 3,7% 3,3% 3,3% 2,9% 2,9% 2,5% 2,5%

Peas/Lataria
Suspenso Motor leo Acessrios Pintura Correias Alinhamento Baterias Eltrica Faris

20
13 11 9 7 6 5 4 4 4 4

8,3%
5,4% 4,6% 3,7% 2,9% 2,5% 2,1% 1,7% 1,7% 1,7% 1,7%

At 3 citaes
Total

59 24,5%
241 100,0%

Acessrios
Arranque Baterias Lmpada At 3 citaes Total

4
4 4 4

1,7%
1,7% 1,7% 1,7%

Filtros
Lanternas Pastilhas Pneus At 3 citaes Total

4
4 4 4

1,7%
1,7% 1,7% 1,7%

67 27,8% 241 100,0%

70 29,0% 241 100,0%

A maioria dos consumidores utilizam cheque pr-datado ou carto de crdito para efetuar os pagamentos s empresas.

49. Qual(is) a(s) forma(s) de pagamento mais utilizada(s) pelos consumidores? (MLTIPLA) Cheque pr-datado Carto de crdito Em dinheiro Carto de dbito Outros Carn Total 145 60,2% 126 52,3% 118 49,0% 61 25,3% 55 22,8% 7 241 2,9%

Outras form as de pagam ento Duplicatas Boleto Fatura Carteira Financiamento Credirio Vendor Total 23 19 10 3 2 1 1 41,8% 34,5% 18,2% 5,5% 3,6% 1,8% 1,8%

55 107,3%

Apenas 36,4% das empresas do setor de autopeas so vinculadas a alguma entidade de classe. O Sindirepa e o Sindipeas so os mais procurados. Percebe-se que no h homogeneidade 50.1 Se sim, Quais? na escolha pela entidade a que Sindirepa 27 31,0% estas empresas se vinculam. Sindipeas 17 19,5%
Sindicomercirios 12 13,8%

Acape
50. A empresa participa de alguma entidade de classe? Sim No 87 152 36,4% 63,6% Sindimetal Assorves Sinvepes CDL Patronal Sincades Acapes Acisco ACV Arives Assordes Assovepar

8
8 7 5 4 2 2 1 1 1 1 1 1

9,2%
9,2% 8,0% 5,7% 4,6% 2,3% 2,3% 1,1% 1,1% 1,1% 1,1% 1,1% 1,1%

Total 239

Fecomrcio
Paga contribuio Sindiborrachas Sindicato Sindifer Sindimecnicos Sindimotos Total

1
1 1 1 1 1 1 87

1,1%
1,1% 1,1% 1,1% 1,1% 1,1% 1,1%

Consideraes Finais
Pode-se concluir que no setor de autopeas h um processo recente de tomada de conhecimento acerca de informaes mais gerais do setor, como indicadores, por parte das instituies representativas do setor. Estes apresentam um conhecimento mais emprico do cotidiano de comrcio. A proximidade dos grandes centro de produo colabora pra o desenvolvimento do setor como um todo no estado. Pode-se observar que os dados secundrios apresentam os valores referentes a cadeia completa, o que dificulta a comparao neste estudo, visto que o pblico-alvo da pesquisa quantitativa foram empresas do varejo de autopeas. Ao analisarmos os dados quantitativos, verificou-se que a maioria das empresas do varejo atuam a mais de 5 anos no setor. H em mdia 10 pessoas ocupadas por empresa, que em sua maioria so trabalhadores formais. 53,5% das empresas declaram-se empresas familiares, isto , empregam em sua maioria parentes. Em mdia, os funcionrios recebem at 2 salrios mnimos. H treinamentos dos funcionrios na maioria das empresas (55,6%), que so realizados com alguma regularidade. Apenas 32,1% das empresas fornecem os treinamentos, o restante busca auxlio em outras instituies. No setor de autopeas, 49% das empresas conhecem as aes do SEBRAE, mas apenas 17,4% j utilizou algum servio.

Na avaliao da gesto das empresas do setor de autopeas pode-se verificar que a maioria das empresas (59,8%) no possui planejamento estratgico para orientar a gesto, 64,7% das empresas possui uma estrutura organizacional definida, que em sua maioria simples. A grande maioria das empresas (84,6%) possui regras para a formao de preos que, de uma maneira geral, so elaboradas levando-se em considerao os gastos com o produto/servio + o acrscimo de um percentual de lucro. Poucas empresas realizam pesquisa ps-venda ou acompanham com regularidade pesquisas com os clientes. A maioria faz divulgao de seus produtos e o meio mais utilizado a lista telefnica. Apenas 21,6% das empresas realizam promoes com regularidade. A maioria das empresas possui controle sobre os itens de administrao e estes so freqentemente informatizados e utilizados como dados na administrao da empresa. A grande maioria das empresas possui controle da entrega de produtos dentro do prazo, controla a devoluo de produtos vendidos, mantm o estoque organizado e possui uma alta rotatividade de produtos no estoque. A grande maioria das empresas de autopeas no possuem filiais. A principal dificuldade enfrentada com os fornecedores referente ao atraso na entrega das mercadorias. J 29,5% das empresas enfrenta dificuldades na negociao de preos.

A grande maioria das empresas consideram seus pontos fortes o atendimento, a qualidade dos produtos, a localizao, o preo, a entrega, o prazo de pagamento, a administrao e as instalaes. Os dois pontos fracos mais citados so as promoes e o controle de estoque.Cabe salientar que 19% das empresas afirmaram que no possuem pontos fracos. A maioria das empresas do setor de autopeas no se beneficiou de emprstimos. Entre aqueles que utilizam emprstimos, apenas 33,7% teve ou est tendo problemas para efetuar pagamentos. No h interesse em fazer financiamentos atualmente pela maioria das empresas (56%). Identificou-se que 80,9% das empresas se enquadram na modalidade de microempresa. 90,9% do regime tributrio Simples. Para 48,1% das empresas do setor de autopeas houve aumento no volume de vendas entre 2007 e 2008. A variao nominal do setor de 4,52% e a variao real (descontada a inflao do ano) de -1,38%. J o faturamento da maioria das empresas em 2008 foi superior a R$ 91 mil. Apenas 36,4% das empresas vinculada a algum tipo de entidade de classe.

Rua Allan Kardec, 63 CEP 90680-310, Porto Alegre/RS, Brasil Fone/Fax (051) 3315-2456 e-mail: meta@metapesquisa.com.br

Vous aimerez peut-être aussi