Vous êtes sur la page 1sur 8

ISCIM Instituto Superior de Comunicao e Imagem de Moambique

Sistemas de Comrcio Electrnico

De: Tiago Paulo, Eugene Heliotrope, Rui Matsinhe Para: Professor Jacinto

15/08/2010

ndice Pags
1. Introduo..................................................................................................1 2. Conceito e tipificao - categorias bsicas e principais processos.............2 3. Classificao e princpio geral de funcionamento.................................... 3.1. Empresa-a-Consumidor.............................. 3.2. Empresa-a-Empresa...................................... 3.3. Consumidor-a-Consumidor..................................... 4. Vantagens e desvantagens da utilizao deste tipo de sistemas................. 4.1. Vantagens............................ 4.2. Desvantagens...................... 5. Tendncias nas aplicaes do comrcio electrnico na actualidade............ 6. Factores de sucesso no comrcio electrnico........................................... 7. Requisitos para lojas na Web.......................................................................... 7.1. Requesitos de utilizador............................................................... 8. Questes Gerais...................................................................................... 9. Concluso........................................................................................................

1. Introduo

2. Conceito e tipificao - categorias bsicas e principais processos

3. Classificao e princpio geral de funcionamento


Comrcio electrnico, um tipo de transao comercial feita atravs de um equipamento electrnico, como, por exemplo, um computador. O acto de vender ou comprar pela internet em si um bom exemplo de comrcio electrnico. No incio, a comercializao era e ainda , realizada com produtos como Cds, livros, isto produtos palpveis, contudo com o avano da tecnologia surge uma nova tendncia para a comercializao online de servios pela web, como o caso da venda de pacotes tursticos, templates de pginas de internet, lgotipos, ou seja produtos no palpveis. Existem trs classificaes de comrcio electrnico:

3.1.

Empresa-a-consumidor

Comrcio Electrnico em que o comprador uma pessoa fsica que, apartir de um computador pessoal, adquire um produto ou servio atravs da internet.

3.2.

Empresa-a-Empresa

Comrcio Electrnico entre empresas, pode ser definido como a substituio dos processos fsicos que envolvem as transaes comerciais (envio e recepo de cotaes, troca de informaes diversas, etc).

3.3.

Consumidor-a-Consumidor

Dentre as categorias de comrcio electrnico h, ainda, o comrcio electrnico onde os comerciantes, utilizadores podem comprar e vender entre si em um processo de leilo.

4. Vantagens e desvantagens da utilizao deste tipo de sistemas


4.1. Vantagens:

O Comrcio electrnico traz inmeras vantagens tanto para as empresas quanto para os utilizadores desta tecnologia, por exemplo: maior comodidade para o cliente, segurana e rapidez no pagamento das mercadorias, diminuio dos impostos, aumentos dos lucros da empresa, pesquisa de preo do produto, reduo da mo-de-obra, comercializao em mbito global.

4.2.

Desvantagens:

Este Comrcio trouxe tambm desvantagens no s para as empresas, mas tambm para os clientes e para a sociedade: questes como aumento do nmero de desemprego, diminuio da qualidade dos produtos entregues aos clientes, so alguns dos exemplos mais comuns das desvantagens do comrcio electrnico, o cliente no consegue tocar na mercadoria, pois esta mostrada atravs de fotos.

5. Tendncias nas aplicaes do comrcio electrnico na actualidade


Na actualidade a tendncia do comrcio electrnico a comercializao online de servios pela web, como o caso da venda de pacotes tursticos, templates de pginas de internet, lgotipos, ou seja produtos no palpveis. Por exemplo www.templatemonster.com (comercializao de pginas web e lgotipos), a venda de passagens areas via internet, e recepo de passagens via e-mail aps compra.

6. Factores de sucesso no comrcio electrnico


Existem Factores Cruciais para o sucesso do comrcio electrnico: A importncia de existir formas de envio dos produtos comercializados, para todas as cidades situadas em Moambique, necessria a providncia de um servio de transporte, correios, que seja responsvel pela entrega dos produtos aos seus compradores. A administrao de um servio capaz de realizar pagamentos online. Uma vez que em Moambique no existe nenhum servio que permita a compra na internet, necessria a procura de informao nos bancos de Moambique, caso no seja possvel, proceder-se criao de uma conta paypal, para que qualquer portador de carto Visa, possa efectuar pagamentos na internet.

7. Requisitos para lojas na Web


Os requisitos para lojas na internet so: Facilidade de Percepo da informao contida na pgina. O feedback`` de forma rpida e eficiente, entre o Cliente, Fornecedor (via interface da pgina de web). Proteco anti pop-up, para segurana do Cliente. A segurana das contas dos clientes, de forma a que nenhuma informao seja furtada. Facilidade de compra de produtos. Interface de usurio e dos produtos user-friendly``. Registo de Clientes.

7.1.

Requesitos de Utilizador

Os requesitos do utilizador so: Informaes de utilizador requeridas na pgina de web. Para compras na pgina de web necessrio que o utilizador seja portador de carto Visa. Acesso internet.

8. Questes Gerais
Acha que a maior parte das empresas deve efectivamente envolver-se no comrcio electrnico, na Internet? Explique a sua opinio. No, acho que o comrcio electrnico deve manter-se vendendo produtos palpveis como (livros, cds, auscultadores, perifericos, roupa, etc) e tambm vender produtos no palpveis como (pginas de web, lgotipos, passagens de avio, etc), no significando que todo o tipo de empresas se deva envolver neste comrcio electrnico, pois no creio que produtos alimentares devam ser vendidos pela internet, ou peas de carros, ferramentas, etc, para alm de que se a maior parte das empresas envolver-se no comrcio electrnico, poder ocorrer um grande problema em questo ao aumento do nmero de desemprego.

Qual a principal fora motriz por trs das actividades de melhoria dos stios Web das grandes empresas, por exemplo a Microsoft e da Dell?

9. Concluso
Com a pesquisa realizada no s tivemos a oportunidade de melhorar os nossos conhecimentos cerca do comrcio electrnico, como tambm de apercebermo-nos que esta uma boa forma de ganhar dinheiro, pois requer baixo investimento, o alcance mundial, ou pelo menos nacional, a loja nunca fecha, trabalha de segunda a segunda, 24 horas, a fidelizao grande se o cliente for bem atendido, voltar sempre, seguro, os clientes escolhem compram e recebem os produtos sem sair de casa, simples encontrar o que os clientes procuram, e o baixo custo de manunteno.

Resumindo, consideramos que este um tema importante para o desenvolvimento nacional, para melhorar e facilitar as condies de vida das pessoas.

Vous aimerez peut-être aussi