Vous êtes sur la page 1sur 5

Aula 2 Sangue 1. Quais so os componentes do sangue? Plasma e elementos figurados (hemcias, plaquetas e leuccitos) 2. Identifique os leuccitos.

. Tambm conhecidos por glbulos brancos, so clulas produzidas na medula ssea e presentes no sangue, linfa, rgos linfides e vrios tecidos conjuntivos. Tm a funo de combater microorganismos causadores de doenas por meio de sua captura ou da produo de anticorpos. 3. Quais so as clulas chamadas granulcitos? So as clulas de defesa do corpo humano, so produzidas na medula ssea e liberadas no sangue, so 65% das clulas brancas. (Linfcitos, neutrfilos, eosinfilos, os basfilos e os moncitos). Granulcitos= Basfilos, eosinfilos e neutrfilos 4. Quais so os principais constituintes do plasma? gua, protenas, sdio, gases, nutrientes, hormnios e enzimas. 5. Como so chamados os produtos obtidos a partir de uma bolsa de sangue? Hemocomponentes 6. Quais so os testes imuno-hematolgicos realizados nas amostras dos doadores? Determinao sangunea, determinao do fator Rh, teste da antiglobulina direto (Coombs direto), teste da antiglobulina indireto (Coombs indireto), provas de compatibilidade. 7. Quais so os testes sorolgicos realizados nas amostras dos doadores? HIV, Hepatite B, Hepatite C, Sfilis, Chagas e HTLV. Aula 3 - Ciclo do sangue 1. O que significa auto-excluso? Imediatamente antes da doao, de forma sigilosa e confidencial, o candidato pode descartar o sangue que ir doar. Esse processo chama-se voto de autoexcluso. O voto de auto-excluso uma forma de dar mais uma oportunidade ao doador de ele revelar se tem risco aumentado de ter contrado uma doena sexualmente transmissvel e que, por uma razo ou outra, no revelou durante a entrevista realizada antes da doao. 2. Quais so os critrios para a doao de sangue? Ser saudvel, pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 56 anos, no ter antecedente ou maior vulnerabilidade para transmisso de doenas veiculadas pelo sangue

e apresentar-se ao servio de hemoterapia apresentando documento de identidade com foto. 3. Qual o momento mais importante do ciclo do sangue?
todos os momentos tem importancia fundamental

4. Em quais momentos do ciclo do sangue ocorre a atuao do Biomdico? Pode haver atuao do Biomdico tanto na coleta como na analise dos exames laboratoriais.

Aula 4 Hemocomponentes obtidos das hemcias 1. Quais so os produtos obtidos a partir das hemcias? Sangue total, concentrado de hemcias, concentrado de hemcias com adiode adenina-salina,concentrado de hemacias pobre em leuccitos, lavadas, congeladas- descongeladas-deglicerolizadas, leucorreduzidas, glicerolizadas, 2. Qual o principal parmetro que diferencia estes produtos? o hematcrito, que mostra o percentual de hemcias em determinado volume. 3. Qual o significado deste parmetro? nos dar a concentrao de clulas vermelhas neste volume de soluo, em percentual 4. Quais so os anticoagulantes e aditivos utilizados para a preservao de eritrcitos? Citrato, dextrose, fosfato e adenina 5. Quais so as funes destes aditivos? So substncias usadas para prevenir a coagulao do sangue e retardar a sua deteriorao, fonte de energia para eritrcitos, aumenta a produo de ATP, fornece um substrato aos eritrcitos para maximizar a sntese de ATP.

Aula 5 - Hemocomponentes Obtidos Das Plaquetas E Granulcitos

1. Definir afrese. O sangue retira do doador, separado nos seus componentes e as plaquetas so coletadas e armazenadas numa bolsa. Os outros componentes sanguneos so devolvidos ao doador. A durao media da coleta de cerca de 90 minutos. 2. Quais so os produtos hemoterpicos obtidos por afrese? Plaquetas e granulcitos. 3. Quais so os tipos de produtos plaquetrios existentes? Concentrado de plaquetas de doadores ao acaso e concentrado de plaquetas de doador nico por afrese. 4. Faa um quadro comparativo dos produtos plaquetrios quanto a composio, volume, prazo de validade, obteno, dose e indicaes. Concentrado de plaquetas de Concentrado de plaquetas de doadores ao acaso doador nico por afrese Composio Volume Validade Plaquetas, leuccitos, hemcias Plaquetas, leuccitos, hemcias e plasma e plasma 50 ml At 5 dias com agitaes suaves constantes na temperatura entre 20 e 24C. pools devem ser transfundidos em at 4h Centrifugao 200 a 400 ml At 5 dias com agitaes suaves e constantes na temperatura entre 20 e 24C e 1 dia de sistema aberto. Citafrese de 1 a 3h

Obteno Dose

1 unidade de plaquetas a cada 1 unidade aumenta a contagem 10kg de peso plaquetria de um adulto de 70 kg em 30 a 60000/microlitros Sangramentos decorrentes de trombocitopenia; plaquetas funcionalmente anormais durante cirurgias; procedimentos invasivos em pacientes com contagem menor que 50000/ml e profilaxia em pacientes com contagens menor de 5 a 10000/ml associadas hipoplasia medular decorrente de quimioterapia, invaso tumoral ou aplasia primria Pacientes que no respondem s plaquetas de doadores randmicos, em decorrncia da aloimunizao anti-HLA.

Indicaes

5. Citar as indicaes, contra-indicaes e precaues do concentrado de granulcitos. Indicaes: Neutropenia, infeco no responsiva a antibiticos, medula ssea mostrando hipoplasia mielide e neonatos em sepsis. Contra-indicaes e precaues: incerteza na possibilidade de recuperao da medula ssea; tremores, febres e reaes alrgiicas; uso concomitante de anfotericina B; risco de transmisso de CMV.

AULA 6 Hemocomponentes Obtidos do Plasma 1. Como dividimos os produtos obtidos do plasma? Plasma fresco congelado e crioprecipitado. 2. Quais so as funes bsicas dos produtos plasmticos? Manter efeito onctico do sangue, mediar a coagulao e a fibrinlise, propriedades anti-spticas. 3. Quais so as funes, indicaes e contra-indicaes do PFC? Funo: reposio de fatores de coagulao. Indicaes: reposio dos fatores da coagulao nas deficincias mltiplas com sangramento (CIVD, insuficincia heptica, hemodiluio), profilaxia pr procedimentos invasivos com deficincias mltiplas citadas acima, tratamento das hemorragias, ou profilaxia pr-procedimento, em pacientes com deficincias isoladas de fatores da coagulao na ausncia de fatores liofilizados (FV, FXI, FXIII). Contra-indicaes: expanso volmica exclusiva, suporte nutricional em pacientes hipoalbuminmicos, tratamento de coagulopatias para as quais h produtos mais eficazes (vitamina K, FVIII, FIX), na reverso da intoxicao dicumarnica sem sangramento grave. 4. O que crioprecipitado? Frao de plasma insolvel em frio, obtida a partir do plasma fresco congelado. 5. Qual a sua composio e sua funo? Composio: fibrinognio, fator VIII, fator von willebrand, fator XIII, fibronectina. Funo: reposio do fibrinognio e FXIII. 6. Quais so os produtos derivados do plasma? Concentrado de fator VII, concentrado de fator IX, albumina, frao de protenas plasmticas, globulina srica imune, globulina imune Rh.

Aula 8- Imunohematologia 1. Quais so os testes realizados no setor de imuno-hematologia? Testes de classificao sangunea e as provas de compatibilidade entre doador e

receptor de sangue. 2. Como podemos realizar os testes de tipagem sangunea? Por tipagem direta (pesquisa os aglutingenos nas hemcias provas de hemaglutinao) ou tipagem reversa (pesquisa dos respectivos anticorpos no soro ou plasma). 3. Qual o aglutingeno responsvel pela determinao do fator rh? O aglutingeno D. Quando estiver presente Rh positivo. Quando estiver ausente Rh negativo. 4. O que so anticorpos irregulares? Como so detectados? So todos os anticorpos anti-eritrocitrios encontrados no soro ou plasma, que no sejam os de ocorrncia natural (anti-A e anti-B). 5. O que so provas de compatibilidade? So provas pr-transfusionais que so realizadas com o intuito de confirmar se o sangue a ser transfundido realmente compatvel com o do receptor.

Vous aimerez peut-être aussi