Vous êtes sur la page 1sur 23

4

PROJETO E EXECUO
4.1 Entrada do gs 4.2 Instalao de tubulao 4.3 Acoplamentos de tubos e conexes 4.4 Instalao de equipamentos 4.5 Identificao e proteo 4.6 Comissionamento 4.7 Instalaes existentes
4.1

4 Projeto e execuo

4.1 Entrada do gs

Consideraes gerais
De acordo com as caractersticas arquitetnicas da edificao e os usos pretendidos, o projeto deve estabelecer a tipologia construtiva mais adequada para a rede de distribuio interna de gs natural, as presses da rede e os materiais das tubulaes. A escolha da tipologia construtiva deve ser feita em funo da finalidade do imvel (edifcios, casas e comrcios) e das caractersticas locais (ver Captulo 3). A Comgs deve ser consultada com relao existncia de rede de distribuio e s presses de fornecimento. O projeto e execuo da rede de distribuio interna deve levar em considerao os requisitos da NBR 15526.

Atribuies e responsabilidades
O projeto e construo da rede de distribuio interna so de responsabilidade do proprietrio do empreendimento. Os projetos da rede de distribuio interna devem ser elaborados por profissional responsvel com registro no respectivo rgo de classe, acompanhado da devida Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART). A execuo da rede de distribuio interna deve ser realizada por empresa com responsvel tcnico com registro no respectivo rgo de classe, acompanhado da devida Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART). A empresa responsvel pela execuo da rede de distribuio interna deve possuir procedimentos definidos e pessoas devidamente qualificadas para a execuo dos servios, bem como registros e evidncias que possam comprovar tal capacitao. Qualquer alterao no projeto da rede de distribuio interna somente deve ser executada aps a aprovao por profissional responsvel e deve ser devidamente registrada. Aps a execuo do teste de estanqueidade, deve ser emitido o laudo tcnico correspondente pelo responsvel registrado no respectivo rgo de classe, acompanhado da devida Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART).

Localizao da interface com a Comgs


Entrada do gs
Para possibilitar a execuo do ramal externo pela Comgs, recomenda-se que o consumidor execute e mantenha o abrigo do regulador situado preferencialmente no alinhamento ou no mximo a 3,0 m do alinhamento do terreno. O Anexo 2 apresenta exemplos de esquemas para entrada do gs natural.

4.2

4 Projeto e execuo

4.2 Instalao da tubulao

Tubulao
A tubulao da rede de distribuio interna pode ser instalada das seguintes formas: aparente (imobilizada com elementos de fixao adequados); embutida em paredes ou muros; enterrada.

A tubulao da rede de distribuio interna, com relao ao sistema de proteo de descargas atmosfricas, deve: ser interligada ao sistema de acordo com a NBR 5419; ser proibida a utilizao de tubulaes de gs como aterramento eltrico.

A tubulao da rede de distribuio interna no pode passar em: dutos de ventilao de ar condicionado (aquecimento e resfriamento); dutos de compartimentos de lixo ou de produtos residuais em atividade; dutos de exausto de produtos da combusto ou chamins; cisternas e reservatrios de guas; compartimentos de equipamento ou dispositivo eltrico (painis eltricos, subestao); locais que contenham recipientes ou depsitos de combustveis lquidos; elementos estruturais (lajes, pilares, vigas), quando consolidada a estes; espaos fechados que possibilitem o acmulo do gs eventualmente vazado; escada enclausuradas, inclusive dutos de ventilao de antecmera; poo ou vazio de elevador.

A tubulao da rede de distribuio interna pode atravessar elementos estruturais (lajes, vigas, colunas, paredes e muros com caracterstica estrutural) desde que envolta por tubo-luva (ver Figura 4.4), para permitir a movimentao da tubulao de gs.

A tubulao da rede de distribuio interna pode ser instalada em forro desde que as seguintes condies sejam seguidas: o forro deve ser ventilado com pelo menos duas aberturas permanentes, com rea total de 5 cm para cada m da rea em planta do forro considerado; as aberturas de ventilao devem ser estar localizadas em posies opostas, afastadas o mximo possvel uma da outra (exemplo: uma em cada extremidade). no utilizar nas tubulaes acoplamentos roscados ou acoplamentos por compresso. Recomenda-se utilizar tubulao sem conexes. Caso seja necessrio devero ser utilizadas acoplamentos soldados. A Figura 4.1 ilustra um exemplo de ventilao em forro.

4.3

4 Projeto e execuo

4.2 Instalao da tubulao

Figura 4.1 Exemplo ilustrativo de ventilao em forro

Aparente
A tubulao aparente no pode passar por espaos fechados que possibilitem o acmulo de gs em caso de vazamento, ou que dificultem inspeo e manuteno. Nos casos em que esta condio for inevitvel, as tubulaes devem estar envolvidas por tubos-luva (ver Figura 4.5).

A tubulao aparente deve atender aos seguintes requisitos: ter um afastamento suficiente das demais tubulaes para que permita sua manuteno; ter material isolante eltrico quando o cruzamento de tubulao de gs com condutores eltricos for inevitvel recomenda-se para tal o uso de isolantes fenolite, placa de celeron, fita de isolamento de auto fuso; em caso de superposio de tubulaes, ficar preferencialmente acima das demais; estar protegida contra choques mecnicos em funo dos perigos que ameaam a sua integridade.

A tubulao aparente deve ser suportadas, e os seguintes aspectos com relao aos suportes devem ser considerados: ser locados nos trechos retos da tubulao, fora das curvas, redues e derivaes; ser locados prximos s cargas concentradas, como vlvulas, medidores, etc.; de modo a evitar seu contato direto com a tubulao, para minimizar uma possvel corroso localizada, recomendase o uso de isolantes nylon, borracha, PVC, etc.; para tubulaes de cobre, seguir as diretrizes da NBR 15345; no podem estar fixadas, apoiadas ou amarradas a tubulaes existentes.

4.4

4 Projeto e execuo

4.2 Instalao da tubulao

A tubulao aparente deve manter afastamentos mnimos conforme Tabela 4.1.

Tabela 4.1 Afastamento mnimo na instalao de tubos para gs REDES EM b PARALELO (mm) Sistemas eltricos de potncia em baixa tenso isolados 30 a em eletrodutos no metlicos Sistemas eltricos de potncia em baixa tenso isolados 50 a em eletrodutos metlicos ou sem eletrodutos Tubulao de gua quente e fria Tubulao de vapor Chamins Tubulao de gs Outras tubulaes (guas pluviais, esgoto)
a b c

TIPO DE INTERFERNCIA

CRUZEMENTO DE b REDES (mm) 10 (com isolante)


c

30 50 50 10 50

10 10 50 10 10

cabos telefnicos, de tv e de telecontrole no so considerados sistemas de potncia. considerar um afastamento suficiente para permitir a manuteno.

nestes casos a instalao eltrica deve ser protegida por eletroduto numa distncia de 50mm para cada lado e atender recomendaes para sistemas eltricos de potncia em eletrodutos em cruzamento.

A Figura 4.2 ilustra exemplos de afastamentos mnimos da tubulao de gs.

Figura 4.2 Exemplo ilustrativo de afastamentos mnimos da tubulao de gs

4.5

4 Projeto e execuo

4.2 Instalao da tubulao

Canaleta
Canaletas podem ser utilizadas para a instalao de tubulaao de gs e devem ser de uso exclusivo para esse fim. As canaletas devem: ter ventilao apropriada para evitar um possvel acmulo de gs em seu interior; ter caimento longitudinal e transversal mnimo de 0,5% para o escoamento de gua; possuir dreno para a retirada da gua acumulada; ser dimensionada para permitir o acesso tubulao para a realizao de manuteno; ser dimensionada para suportar o trfego local (paredes e tampo).

Embutida
A tubulao embutida deve ser instalada sem vazios, sendo envolta com revestimento macio. A tubulao embutida deve manter afastamentos mnimos conforme a Tabela 4.1, de modo que garanta as seguintes condies para a tubulao de gs: espao suficiente para permitir a manuteno; espao suficiente para que no haja propagao de calor; espao suficiente para garantir que no haja contato, evitando-se a transmisso de energia eltrica para o tubo de gs.

Enterrada
A tubulao enterrada deve manter um afastamento de outras utilidades, tubulaes e estruturas suficiente para permitir sua manuteno. A profundidade da tubulao enterrada que faz parte da rede de distribuio interna at o medidor do consumidor deve ser no mnimo: 0,30 m a partir da geratriz superior do tubo em locais no sujeitos a trfego de veculos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavaes; 0,50 m a partir da geratriz superior do tubo em locais sujeitos a trfego de veculos. Caso no seja possvel atender s profundidades determinadas, deve-se estabelecer um mecanismo de proteo adequado laje de concreto ao longo do trecho, tubo em jaqueta de concreto, tubo-luva ou outro. Quando os tubos forem assentados diretamente no solo, o fundo da vala deve ser plano e o reaterro deve ser feito de modo a no prejudicar o revestimento da tubulao.

Tubo-luva
O tubo-luva pode ser utilizado em trs situaes: proteo mecnica; passagem de tubulao em elementos estruturais; passagem de tubulao em ambientes imprprios.

4.6

4 Projeto e execuo

4.2 Instalao da tubulao

Proteo mecnica
Utilizado para proteo da tubulao de gs em instalaes aparentes ou enterradas, principalmente devido a trfego local. A Figura 4.3 ilustra um exemplo de proteo mecnica.

Figura 4.3 Exemplo ilustrativo de tubo-luva para proteo mecnica

Passagem de tubulao em elementos estruturais


Utilizado para passagem de tubulao de gs em elementos estruturais (lajes, vigas, colunas, paredes e muros com caracterstica estrutural) para permitir liberdade de movimento tubulao de gs, evitando-se as tenses inerentes ao elemento estrutural sobre a tubulao. A Figura 4.4 ilustra um exemplo de passagem de tubulao em elemento estrutural.

Figura 4.4 Exemplo ilustrativo de tubo-luva para passagem em elemento estrutural

4.7

4 Projeto e execuo

4.2 Instalao da tubulao

Passagem de tubulao em ambientes imprprios


Utilizado para instalao de tubulao de gs em ambientes ou locais onde haja a possibilidade de acmulo de gs. O tubo luva deve: possuir no mnimo duas aberturas para atmosfera, em local ventilado, seguro e protegido contra a entrada de gua, animais e outros objetos estranhos; apresentar distanciamento adequado entre suas paredes internas e a parede externa da tubulao de gs; ter resistncia mecnica adequada a possveis esforos decorrentes das condies de uso; ser confeccionado de material incombustvel; ser estanque em toda a sua extenso, exceto nos pontos de ventilao; ser protegido contra corroso; possuir, opcionalmente, dispositivo ou sistema que promova a exausto do gs eventualmente vazado; estar adequadamente suportado; possuir rea da seo transversal 1,5 vezes a rea da tubulao de gs.

Recomenda-se o uso mnimo de conexes nas tubulaes de gs situadas no interior do tubo-luva. A Figura 4.5 ilustra um exemplo de tubo luva para instalao de tubulao de gs em ambientes imprprios.

Figura 4.5 Exemplo ilustrativo de tubo-luva para passagem de tubulao de gs em ambientes imprprios

4.8

4 Projeto e execuo

4.3 Acoplamentos de tubos e conexes

Acoplamentos
Para a execuo dos acoplamentos que compem a tubulao das instalaes internas, podem ser utilizados: acoplamento por meio de roscas; acoplamento por meio de soldagem ou brasagem capilar; acoplamento por meio de flanges; acoplamento por conexo mecnica.

Acoplamentos roscados
As roscas devem ser: cnicas (NPT); macho cnica e fmea paralela (BSP).

Os acoplamentos com rosca NPT devem ser conforme NBR 12912. As conexes com rosca NPT devem ser utilizadas em tubos especificados pela NBR 5590. As roscas BSP devem ser executadas conforme a NBR NM ISO 7-1. Os acoplamentos com rosca BSP devem ser utilizados em tubos especificados pela NBR 5580. Um vedante deve ser aplicado nos acoplamentos roscados, tal como fita de pentatetrafluoretileno (PTFE), fio multifilamentos de poliamida com revestimento no secativo. proibida a utilizao de qualquer tipo de tinta ou fibras vegetais na funo de vedante.

Acoplamentos soldados de tubos de ao


Devem ser executados por um dos seguintes processos de soldagem: arco eltrico com eletrodo revestido; processos que utilizam gs inerte como atmosfera de proteo; solda oxiacetilnica.

As conexes de ao forjado conforme ANSI/ASME B.16.9 devem ser soldadas em tubos especificados pela NBR 5590. O processo de soldagem deve atender a seo 28 da NBR 12712.

4.9

4 Projeto e execuo

4.3 Acoplamentos de tubos e conexes

Acoplamentos de cobre
Para o acoplamento de sistema de tubulao de cobre, as seguintes metodologias podem ser utilizadas, em funo do tipo de tubo: sistemas utilizando tubos rgidos o soldagem; o compresso. sistemas utilizando tubos flexveis o soldagem; o flangeamento e conexo por compresso metal-metal; o vedao por anilhas e compresso.

Processo de unio por soldagem capilar (solda branda)


O processo de soldagem capilar pode ser usado: para acoplamento de tubulaes aparentes, embutidas ou enterradas; presso mxima de 7,5 kPa (750 mmca); metal de enchimento com ponto de fuso acima de 200C, conforme NBR 15489.

O processo de soldagem deve ser conforme NBR 15345.

Processo de unio por brasagem capilar (solda forte)


O processo de brasagem capilar pode ser usado: para acoplamento de tubulaes aparentes, embutidas ou enterradas; metal de enchimento com ponto de fuso acima de 450C, conforme NBR 15489.

O processo de soldagem deve ser conforme NBR 15345.

Processo de unio por compresso, flangeamento e anilha


Deve estar de acordo com a NBR 15345.

4.10

4 Projeto e execuo

4.3 Acoplamentos de tubos e conexes

Dobramento em tubos flexveis de cobre


Devem ser seguidos os requisitos abaixo para dobramento em tubos flexveis de cobre: somente poder ser realizado o dobramento em tubos flexveis de cobre que atendam NBR 14745. o dobramento poder ser feito em campo, desde que seja utilizada ferramenta apropriada e adequada ao dimetro que est sendo curvado.

Os raios mnimos de curvatura de tubos de cobre flexveis devem ser conforme Tabela 4.2.
Tabela 4.2 Dobramento em tubos de cobre flexveis DIMETRO EXTERNO (mm) Menor ou igual a 10 RAIO MNIMO DE CURVATURA (mm) 3 vezes o dimetro externo do tubo MTODO DE RECOMENDADO DOBRAMENTO

Ferramenta de dobramento ou mola externa Ferramenta de dobramento ou mola externa Ferramenta de dobramento

Maior que 10 e menor ou 3 vezes o dimetro externo do tubo igual a 22 Maior que 22 3 vezes o dimetro externo do tubo

Acoplamentos flangeados
Para os acoplamentos flangeados, aplicam-se as seguintes exigncias: deve ser usada junta espiral, ncleo formado de espiras de fita metlica em inox 304, com enchimento de grafite flexvel e com anel-guia de centralizao bicromatizado; as dimenses das flanges devem obedecer norma ANSI/ASME B 16.5; espessura do anel de 1/8 e da junta de 3/16 e padro API (American Petroleum Institute) 601.

Acoplamentos mecnicos
O processo de acoplamento por meio de conexes mecnicas pode ser utilizado em: sistema de ao; sistema de cobre; sistema de polietileno (limitado presso de 3500 mmca).

Acoplamento da rede de PE
A construo de rede de polietileno (PE) enterrado deve ser executada conforme a NBR 14461. Os acoplamentos devem ser conforme NBR 14464 e NBR 14465.

4.11

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Instalao de vlvulas de bloqueio e segurana


As vlvulas devem ser posicionadas de modo aparente, permanecendo protegidas contra danos fsicos, permitindo fcil acesso para operao, conservao e substituio a qualquer tempo.

Vlvulas no ramal externo


A vlvula de bloqueio manual instalada no ramal externo pertence ao sistema de distribuio, sendo de responsabilidade da Comgs. Tem a finalidade de interromper o fornecimento de gs para toda a edificao. A acessibilidade a esta vlvula sempre realizada a partir de ponto fora do limite da propriedade. Sua localizao depende das caractersticas da propriedade, podendo ser instalada: enterrada na via pblica; enterrada na calada; no interior de um abrigo de regulagem quando este estiver no alinhamento da propriedade com acesso pela calada.

Vlvulas na rede de distribuio interna


Geral
Deve(m) ser instalada(s) vlvula(s) de bloqueio manual na tubulao de alimentao de cada edificao de forma a permitir instalao de equipamentos e aparelhos a gs, manuteno e emergncia. Na alimentao de edifcios devem ser considerados: a instalao de uma vlvula para cada edifcio, quando mais de um edifcio alimentado a partir da mesma tubulao; no caso de derivao da tubulao de alimentao para outros pontos de consumo (caldeira, salo de festas, copa, piscina, etc.), deve ser instalada uma vlvula para cada derivao.

Prumada coletiva
Quando a distribuio do gs for realizada por meio de prumada coletiva, atendendo a mais de uma unidade autnoma, deve ser instalada uma vlvula de bloqueio manual no incio da prumada, de forma a possibilitar o bloqueio de fornecimento do gs. No caso de distribuio em que sejam construdas mais de uma prumada, deve ser instalada uma vlvula de bloqueio em cada prumada. As vlvulas de bloqueio devem estar em local de rea comum e de fcil acesso. Quando a distribuio do gs se fizer por meio de prumada coletiva atendendo a mais de uma unidade autnoma, deve ser instalada uma vlvula de bloqueio manual na entrada de cada unidade autnoma. Nos casos em que o fornecimento de gs seja feito por meio da colocao de medidores nos andares, a vlvula do medidor poder exercer esta funo. As vlvulas de bloqueio devem estar em local de rea comum e de fcil acesso. Deve ser instalada uma vlvula de bloqueio manual na rede de distribuio interna da unidade autnoma, possibilitando o bloqueio de fornecimento de gs para toda a unidade autnoma. O local de sua instalao deve ser de fcil acesso. Nos casos em que a unidade autnoma possua um nico aparelho a gs, a vlvula de bloqueio pode exercer a funo da vlvula do aparelho, desde que ela esteja em local que permita o bloqueio do gs em qualquer situao e esteja a menos que 3m do aparelho a gs.

4.12

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Prumada individual
Quando a distribuio do gs se fizer por meio de prumadas individuais, deve ser instalada uma vlvula de bloqueio manual na tubulao da rede de distribuio interna da unidade autnoma, possibilitando o bloqueio de fornecimento de gs para a unidade autnoma. Nos casos em que a unidade autnoma possua um nico aparelho a gs, a vlvula de bloqueio pode exercer a funo da vlvula do aparelho, desde que esteja em local que permita o bloqueio do gs em qualquer situao. As vlvulas de bloqueio devem estar em local de fcil acesso.

Individual (casas)
Deve ser instalada uma vlvula de bloqueio manual na tubulao da rede de distribuio interna da casa, possibilitando o bloqueio de fornecimento de gs para toda a unidade autnoma. O local de sua instalao deve ser de fcil acesso. Nos casos em que a unidade autnoma possua um nico aparelho a gs, a vlvula de bloqueio pode exercer a funo da vlvula do aparelho, desde que esteja em local que permita o bloqueio do gs em qualquer situao.

Vlvulas em equipamentos
Vlvula de regulador o em cada regulador de presso instalado deve ser instalada uma vlvula a seu montante.

Vlvula do medidor o deve ser lacrvel; o deve ser localizada imediatamente a montante da entrada do medidor.

Vlvulas em aparelhos a gs
Na entrada de cada aparelho a gs deve ser instalada uma vlvula de bloqueio manual, atendendo aos seguintes requisitos: situar-se o mais prximo do aparelho a gs; estar em local livre, sem obstruo e de fcil acesso.

A instalao desta vlvula poder ocorrer quando da colocao do aparelho a gs, desde que exista vlvula na rede interna para interromper o fluxo de gs na unidade autnoma.

Vlvulas de alvio de presso


Pode ser instalada vlvula destinada a aliviar o excesso de presso da rede de distribuio interna, sem interromper o fluxo de gs, podendo estar acoplada ao regulador de presso. O local de instalao da vlvula de alvio deve ser adequadamente ventilado, de forma a evitar o acmulo de gs.

4.13

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Instalao de reguladores e medidores


A escolha do local para a instalao dos reguladores e medidores deve considerar: a tipologia construtiva da instalao predial para o local (ver Captulo 3); a informao da presso do gs da rede geral (consultar a Comgs); a vazo total e as vazes individuais dos aparelhos a gs (ver Captulo 5); o projeto arquitetnico da edificao.

A Tabela 4.3 apresenta as vrias possibilidades de local para a instalao dos reguladores e medidores numa edificao.
Tabela 4.3 Locais para a instalao de reguladores e medidores EQUIPAMENTOS LOCALIZAO APLICAO

Residncias Regulador de presso (1 estgio ou Alinhamento do terreno com distncia Prdios de apartamentos estgio nico) mxima de 3 m Comrcio Regulador de presso (2 estgio) e rea comum do edifcio, no trreo, medidores individuais cobertura ou subsolo Prdios de apartamentos Medidores individuais rea comum do edifcio, no hall dos andares, cobertura ou subsolo Comrcio Residncias unifamiliares

Regulador de presso e medidor(es) Divisa do terreno ou rea comum tipo rotativo Regulador de presso e medidor Entrada das casas (recuo) individual

O Anexo 2 apresenta desenhos tcnicos com dimenses das diversas configuraes de locais para instalao dos reguladores e medidores.

Condies gerais para instalao de medidores e reguladores


Os requisitos gerais abaixo devem ser atendidos para o local de instalao de medidores e reguladores:

Local de instalao
estar em rea comum de forma a garantir facil instalao, leitura, manuteno e atendimentos de emergncia; estar em condies de fcil acesso; no ser utilizado para qualquer outro fim a no ser aquele a que se destina; ser ventilado de forma a evitar acmulo de gs eventualmente vazado; dutos utilizados para ventilao de abrigos deve ser de material metlico ou plstico, estanques em toda a sua extenso e fixados e suportados de forma adequada; no apresentar interferncia fsica ou possibilidade de vazamento em rea de antecmara e escadas de emergncia;

Proteo dos equipamentos


assegurar a completa proteo dos equipamentos; estar protegido contra choques mecnicos. Em locais sujeitos possibilidade de coliso, deve ser garantida uma distncia mnima de 0,8 m, por meio de proteo (muretas, grades, tubulaes, etc.), sem que haja impedimento a seu acesso. Essa proteo, caso seja vazada, no pode ter altura superior a 1 m; estar protegido contra a ao de substncias corrosivas, fontes produtoras de calor ou chama, fascas ou fontes de ignio eltrica e outros agentes externos de efeitos danosos previsveis; no possuir dispositivos que possam produzir chama ou calor de forma a afetar ou danificar os equipamentos.

4.14

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Instalao de equipamentos em abrigo


caso exista abrigo provido de porta, esta no pode prejudicar a instalao e a manuteno dos equipamentos nele contidos e deve ser permanentemente ventilada atravs de furos de arejamento ou venezianas posicionadas nas partes superior e inferior, e a ventilao dever ter rea mnima igual a 10% da rea de sua planta baixa;

Instalaes que recebem equipamento instalados pela Comgs


as instalaes (tubos e conexes) devem ser deixadas com rosca macho cnica (BSP), salvo indicao contrria, protegidas de impactos mecnicos e contra a entrada de objetos estranhos; as instalaes (tubos e conexes) que recebem medidores devem considerar a possibilidade de sua fcil leitura (a entrada do gs no medidor d-se pelo seu lado esquerdo);

Instalao de regulador de presso situado no alinhamento do terreno


A instalao de regulador no alinhamento do terreno deve atender aos seguintes requisitos: estar em local pertencente prpria unidade autnoma; situar-se no alinhamento do terreno ou com a distncia de at 3 m; posicionar-se de tal forma que o ramal externo que o interliga ao geral no passe sob a projeo da edificao; pode estar acima do abrigo de gua, desde que o ponto de instalao de gs esteja, no mximo, a 1,5 m acima do piso. Nos seguintes casos especficos caber Comgs a deciso pela sua instalao: quando o regulador situar-se fora da propriedade ou unidade autnoma, localizado em caixa na calada (CRC); quando no for necessria a instalao do regulador sendo, no entanto, necessria a construo de uma caixa de interligao entre a rede de distribuio interna e o ramal externo, particularmente nos quais a rede geral for Mdia 350.

Os abrigos so destinados ao alojamento dos reguladores de presso, e na sua construo devem ser considerados os seguintes aspectos: o seu posicionamento em relao ao ramal externo que define o posicionamento da caixa enterrada; vazo de gs necessria para alimentao da rede de distribuio interna; posicionamento com relao localizao em espao aberto ou fechado para definio de ventilao necessria.

Instalao de vrios medidores individuais situados no trreo, cobertura ou subsolo


Os locais so projetados para instalao de medidores individuais e podem ou no ser providos de regulador de presso, em funo da tipologia construtiva adotada. A seleo do tipo de abrigo de medidores d-se- em funo do modelo de medidor a ser utilizado, o qual definido em funo da vazo de gs de cada unidade autnoma (consumo mximo possvel). O quadro de derivao deve ser provido de vlvula de bloqueio na tubulao de entrada no abrigo (vlvula de p de quadro), nos seguintes casos: existir mais de um quadro de derivao sendo alimentado a partir da mesma tubulao; o volume hidrulico da tubulao entre o abrigo do regulador e a entrada do quadro de derivao (p do quadro) ser superior a 50 litros.

4.15

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Para os locais com medidores em sequncia, abastecidos a partir da mesma tubulao, o dimensionamento da tubulao do quadro de derivao deve ser realizado levando-se em conta a verificao da perda de carga; a presso do gs destinado ao consumidor conectado ao ltimo medidor no seja inferior ao mnimo requerido. Como recomendao, caso no seja possvel o dimensionamento do quadro de derivao novo ou a avaliao de um quadro de derivao existente, pode-se considerar o seguinte: alimentao diretamente do ramal em locais com at sete medidores em seqncia, sendo abastecidos a partir da mesma tubulao, conforme Figura 4.6. interligao de modo a formar um circuito fechado em locais com mais de sete medidores em seqncia, a fim de melhor distribuir a perda de carga, conforme Figura 4.7. No projeto e construo dos abrigos e quadro de derivao para medidores devem ser considerados os seguintes aspectos: tipo de medidor em funo da vazo de gs necessria para alimentao dos aparelhos a gs interligados rede de distribuio interna; posicionamento do abrigo com relao sua localizao em espao aberto ou fechado para definio da ventilao necessria.

Figura 4.6 Exemplo ilustrativo de quadro de derivao com no mximo 7 medidores em seqncia

Figura 4.7 Exemplo ilustrativo de quadro de derivao com mais de 7 medidores em sequncia

4.16

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Instalao de medidores de gs situados no hall dos andares


Os abrigos localizados em reas comuns, preferencialmente nos halls internos dos edifcios, devem ser construdos de modo a assegurar a completa proteo dos equipamentos neles contidos. Os abrigos localizados em local sem possibilidade de ventilao permanente devem ser providos de ventilao para o exterior da edificao (Figura 4.8). As extremidades das sadas dos dutos de ventilao para o exterior da edificao devem ser protegidas por tela metlica ou outro dispositivo, permanecendo inalterada a rea til de ventilao. No projeto e construo dos abrigos e quadro de derivao para medidores devem ser considerados os seguintes aspectos: tipo de medidor em funo da vazo de gs necessria para alimentao dos aparelhos a gs interligados rede de distribuio interna; posicionamento do abrigo com relao sua localizao em espao aberto ou fechado para definio da ventilao necessria.

Figura 4.8 Exemplo ilustrativo de abrigos de medidores nos andares

4.17

4 Projeto e execuo

4.4 Instalao de equipamentos

Instalao de regulador de presso situado no interior da propriedade


Esses locais so projetados para instalao de um regulador de presso em funo da tipologia construtiva adotada e da vazo da rede de distribuio interna, podendo estar no trreo ou na cobertura.

Instalao de medidor e regulador de presso em comrcio


Os medidores e reguladores de presso so dimensionados em funo da vazo total requerida nos estabelecimentos comerciais a serem atendidos pela instalao de gs. A Comgs poder ser consultada para a sua definio. Os abrigos devem ser projetados para a instalao de um ou mais medidores, assim como dos reguladores de presso, em funo da tipologia construtiva adotada. Os abrigos devem localizar-se em reas privadas, preferencialmente no alinhamento do imvel; quando esta condio no for possvel, no mximo at 3,0 m do alinhamento do imvel.

Instalao de medidor e regulador em residencias unifamiliares (casas)


Os locais para a instalao de equipamentos devem ser destinados ao alojamento dos reguladores de presso e/ou medidores de vazo para o fornecimento de gs a consumidores residenciais individuais, tais como: casas trreas, sobrados e outros. A escolha entre os tipos de local d-se em funo da vazo de cada unidade habitacional (consumo mximo possvel). Os abrigos devem localizar-se em reas privadas, preferencialmente no alinhamento do imvel; quando esta condio no for possvel, no mximo at 3,0 m do alinhamento do imvel.

4.18

4 Projeto e execuo

4.5 Identificao e proteo

Identificao e proteo da tubulao


Identificao
A rede de distribuio interna de gs deve ser identificada como segue: tubulao aparente: o deve ser pintada na cor amarela (padro Munsell 5y8/12); o em garagens e reas comuns de prdios a tubulao deve ser pintada na cor amarela (padro Munsell 5y8/12) e ser identificada com a palavra GS na tubulao a cada 10 m ou em cada trecho aparente, o que primeiro ocorrer (identificao = adesivo ou pintura). Excees: - em fachadas de prdios, em funo da necessidade de harmonia arquitetnica, a tubulao pode ser pintada na cor da fachada e, neste caso, deve ser identificada com a palavra GS destacada na tubulao a cada 10 m ou em cada trecho aparente, o que primeiro ocorrer. A identificao pode ser atravs de adesivo ou pintura; - no interior de residncias, em funo da necessidade de harmonia arquitetnica, a tubulao pode ser pintada na cor adequada. Neste caso, deve ser identificada com a palavra GS destacada na tubulao a cada 10 m ou em cada trecho aparente, o que primeiro ocorrer. A identificao pode ser atravs de adesivo ou pintura. tubulao enterrada o em rea no pavimentada (jardins, outros) deve-se colocar fita de sinalizao enterrada, acima da tubulao, ou placas de concreto com identificao; o em rea pavimentada (caladas, ptios, outros) deve-se colocar fita de sinalizao enterrada, acima da tubulao, ou placas de concreto com identificao; o em arruamento (ruas definidas, onde trafegam veculos) deve-se colocar fita de sinalizao enterrada, colocada acima da tubulao, e identificao de superfcie (tacho, placa de sinalizao, outros).

Proteo contra corroso


Deve ser executada de acordo com as instrues do fabricante do material. No caso de se utilizar tubulao revestida, o revestimento deve ser avaliado durante a instalao da tubulao e os pontos eventualmente comprometidos devem ser corrigidos. A tubulao que aflora do piso ou parede no local de instalao de equipamentos deve receber a proteo anticorrosiva no mnimo at 0,05 m alm do ponto de afloramento. Para minimizar os efeitos da corroso, deve-se considerar: tubulao enterrada em solo ou em reas molhadas da edificao revesti-la adequadamente com um material que garanta sua integridade, como revestimento asfltico, revestimento plstico, fita, pintura epxi, ou realizar um sistema de proteo catdica na rede, levando-se em conta sempre o meio no qual est instalada e o material da prpria tubulao. tubulao aparente ou em canaleta deve-se analisar as condies atmosfricas e ambientais locais para se definir a proteo necessria, definindo-se a pintura a ser aplicada.

4.19

4 Projeto e execuo

4.6 Comissionamento

Comissionamento de instalaes prediais


Ensaio de estanqueidade
Toda tubulao, antes de ser abastecida com gs combustvel, deve ser obrigatoriamente submetida ao ensaio de estanqueidade. Devem ser realizados dois ensaios: o primeiro, ao final da montagem com a tubulao aparente e em toda a sua extenso; o segundo, quando da liberao para abastecimento com gs natural, sendo este de responsabilidade da Comgs ou de seu preposto. Para as tubulaes embutidas e subterrneas, os testes de estanqueidade devem ser feitos antes do revestimento das paredes ou do aterramento da vala. Para a execuo do teste de estanqueidade, as vlvulas instaladas devem estar abertas. Com relao s vlvulas instaladas nos pontos extremos da instalao de gs, suas extremidades devem estar plugadas. Aps a constatao da estanqueidade, as extremidades da instalao de gs devem permanecer com os bujes metlicos ou flanges cegas, os quais s podem ser retirados quando de sua interligao aos aparelhos a gs ou aos conjuntos de regulagem e medio. Quando o projeto da instalao apresentar reguladores de presso, vlvulas de alvio e vlvulas de bloqueio automtico, estes devem ser instalados aps o teste de estanqueidade. O manmetro a ser utilizado deve possuir sensibilidade adequada para registrar qualquer variao de presso (ex.: coluna de gua).

Parmetros para a execuo do primeiro ensaio de estanqueidade


Presso mnima de ensaio: 1,5 vezes a presso de trabalho mxima admitida com um mnimo de 20 kPa (2039,6 mmca). Fluido: ar ou gs inerte, sendo proibido o emprego de gua ou qualquer outro lquido. Tempo mnimo de ensaio da tubulao na presso: 60 minutos. A fonte de presso deve ser destacada da tubulao logo aps a presso na tubulao atingir o valor de ensaio e iniciar a contagem do tempo de ensaio. Se existirem vazamentos, aps repar-los deve ser realizado um novo ensaio de acordo com as premissas anteriormente descritas.

4.20

4 Projeto e execuo

4.6 Comissionamento

Parmetros para a execuo do segundo ensaio de estanqueidade


Presso mnima de ensaio: presso de operao. Fluido: ar ou gs inerte, sendo proibido o emprego de gua ou qualquer outro lquido. Tempo mnimo de ensaio da tubulao na presso: 5 minutos, utilizando-se 1 minuto para tempo de estabilizao. A fonte de presso deve ser separada da tubulao, logo aps a presso na tubulao atingir o valor de ensaio. Se for observada uma diminuio de presso de ensaio, o vazamento deve ser localizado e reparado. Neste caso o segundo ensaio deve ser repetido.

Comissionamento
O comissionamento da instalao de responsabilidade da Comgs ou de seu preposto. Para que seja iniciado o processo de comissionamento, a empresa responsvel pela instalao deve, no ato de sua concluso, encaminhar Comgs termo de responsabilidade conforme modelo apresentado a seguir, que deve obrigatoriamente ser acompanhado do atestado de ensaio de estanqueidade.

4.21

4 Projeto e execuo

4.6 Comissionamento

A Comgs coloca-se disposio para acompanhamento de projeto e execuo pelo telefone 08000 110 197.

Modelo de termo de responsabilidade


Eu, ____________________________________________________, portador(a) da cdula de identidade (RG) n _________________, CPF n _________________ e CREA n ________________, atesto que as instalaes de gs do imvel localizado na (rua/avenida) _____________________________________, n ________, apto. _______, bloco _________, bairro __________________________________________, cidade de __________________________________________, atendem aos requisitos do Regulamento de Instalaes Prediais da Comgs, NBR 13103 Instalao de aparelhos a gs para uso residencial Requisitos dos ambientes e NBR 15526 Redes de distribuio interna para gases combustveis em instalaes residenciais e comerciais Projeto e execuo.

Descrio do servio executado: ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ _______________________________________. Material utilizado: _______________, classe(s) __________, dimetro(s) _______________.

So Paulo, _____ de __________________ de 20____.

___________________________________________ Assinatura (responsvel tcnico)

Empresa que executou o servio:

nome _____________________________________ CNPJ _____________________________________

Edificao:

Residencial Comercial (ex.: bar, lanchonete, lavanderia, hotel, etc.) _________________________

Anexar relatrio de ensaio de estanqueidade com assinatura e identificao do responsvel.

4.22

4 Projeto e execuo

4.7 Instalaes existentes

Instalaes de gs existentes
Introduo
A implantao do gs natural (GN) em construes com instalaes existentes deve ser considerada para as seguintes situaes: unidades autnomas que possuem a instalao, no estando esta em uso; unidades autnomas que possuem a instalao em uso, utilizando gs liquefeito de petrleo (GLP).

Em ambos os casos, as instalaes devem ser avaliadas com relao aos seguintes aspectos: verificao terica, por meio de clculo (dimensionamento), da possibilidade de utilizao da instalao; verificao do estado de conservao das tubulaes existentes e correo quando necessrio; verificao dos equipamentos da instalao existente e correo quando necessrio; teste de estanqueidade da rede atendendo aos procedimentos estabelecidos neste documento; verificao se os ambientes que possuem aparelhos a gs esto adequados ao estabelecido neste documento.

A Comgs deve ser sempre consultada com relao aos aspectos de converso de instalaes existentes.

Requisitos especficos sobre a converso de instalaes de GLP para GN


Na converso de instalaes de GLP para GN, devem ser observados os aspectos abaixo: verificao, atravs de clculo terido, da adequao dos dimetros da tubulao para converso da instalao; ensaio de estanqueidade da rede existente; verificao das condies de construo da rede existente, com relao adequao da utilizao do gs natural (integridade da tubulao, existncia de equipamentos de segurana, etc.); verificao das condies de adequao do(s) ambiente(s) no(s) qual(is) se encontram os aparelhos a gs e correo, se necessrio; verificao dos materiais, equipamentos e dispositiovs instalados e troca, se necessrio (regulagem dos dispositivos de segurana, aparelhos de regulagem de presso, etc.); converso e regulagem dos aparelhos a gs ou a substituio de aparelhos a gs caso no seja possvel a sua converso para utilizao de GN.

4.23

Vous aimerez peut-être aussi