Vous êtes sur la page 1sur 6

ACEG ASSOCIAO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARA FACULDADE DE CINCIAS JURDICAS E GERENCIAIS

UMA ANLISE SOBRE ADMINISTRAO DE MATERIAIS

GARA 2012

HISTRIA DA ADMINISTRAO DE MATERIAIS


A administrao de materiais existe h muitos anos, desde a Revoluo Industrial, perodo que aumentou concorrncia de mercado e causou uma melhoria significativa na comercializao dos produtos, fazendo com que compras e estoques ganhassem maior importncia. Um perodo que foi marcado por modificaes profundas na fabricao e estocagem em grande escala, mas tudo isso era feito artesanalmente, e aos poucos foi s e n d o substitudo por mquinas, fazendo a produo evoluir para um estgio mais avanado, fazendo com que os passassem a ser vistos estoques

com outros olhos se tornando um dos principais

objetivos de uma organizao.

DEFINIO DE ADMINISTRAO DE MATERIAIS


Administrao de Materiais definida um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa destinadas a suprir as partes que ela possui, envolvendo a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, como compras, recepo, armazenamento, movimentao, transporte interno e armazenamento no depsito de produtos acabados, visando a garantia de existncia contnua de um estoque, organizado de modo nunca faltar nenhum dos itens que o compem. Nos dias atuais, podemos dizer que um Sistema Integrado que cuida dos materiais indispensveis ao funcionamento da organizao, no tempo oportuno, na quantidade necessria, na qualidade requerida e pelo menor custo. Segundo Chiavenato Administrao de Materiais o conceito mais amplo de todos. Alis, o conceito que engloba todos os demais. A AM envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programao de materiais, compras, recepo, armazenamento no almoxarifado, movimentao de materiais, transporte interno e armazenamento no depsito de produtos acabados. (1991, p.35) A administrao de Materiais se divide em algumas partes denominadas subsistemas: Com

Controle

de

Estoque

planejamento e programao do material

armazenado, o estoque necessrio para que o processo de produo opere com

uma margem de erro mnima. Nele existem: matria-prima, produtos em fabricao e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nvel de estoque e o investimento financeiro envolvido. R esponsvel pela economia dos estoques. Classificao de Material - Responsvel pela identificao (especificao), classificao, codificao, cadastramento e catalogao de material. Aquisio de Material Setor responsvel pela gesto, negociao de compras de material atravs de licitao. P reocupa-se com o estoque de matria-prima, assegurando que quando exigidas pela produo estejam disposio nas quantidades certas, nos perodos desejados, com foco na compra em preo mais favorvel possvel, j que o custo da matria-prima um componente fundamental no custo do produto. Almoxarifado Responsvel pela gesto fsica dos estoques (armazenagem), com exceo dos produtos em processo. Cuida da preservao, embalagem, recepo e expedio, sempre dentro de normas e mtodos de armazenamento. Atende a produo e os materiais entregues pelos fornecedores. Movimentao Efetua o controle de recebimento, fornecimento, devolues, transferncias de materiais e outros tipos de movimentaes de entrada e de sada de material. Recebimento R esponsvel pela verificao fsica e documental do recebimento de material, podendo ainda cuidar da verificao da qualidade pelas normas de controle de qualidade.

Cadastro - subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras.

Inspeo de Suprimentos - Responsvel em apoiar a verificao da aplicao das normas e dos procedimentos estabelecidos para o funcionamento da Administrao de Materiais em toda a empresa, proporcionando solues.

Transporte de Material Efetua a execuo do transporte, movimentao e distribuio de material, enviando o produto acabado para os clientes e as entregas das matrias-primas nas fbricas. nesse setor que se executa a Administrao da frota de veculos da empresa, e onde tambm so contratadas as transportadoras que prestam servios de entrega e coleta.

ESTUDO DE CASO Analisando a administrao de materiais em um mercado de pequeno porte.


Em minha pesquisa sobre o mercado que citarei logo a seguir, destaco somente dois grandes erros cometidos por pequenas empresas: funcionrio fora da funo e desordem no estoque. Existente h 12 anos, o Mercado Lisbon uma loja varejista da rede alimentcia, situada Rua Sete de Setembro n 1010 na cidade de Julio Mesquita - SP. Organizado em departamentos que disponibiliza uma ampla variedade de produtos de gnero alimentcio como: frios, laticnios, perfumaria, produtos de limpeza, entre outros, os produtos esto disponveis em prateleiras de fcil acesso e as pessoas compram sem a necessidade da ajuda de um vendedor. um mercado de pequeno porte situado em uma cidade tambm de pequeno porte, por isso no possui fluxo continuo de cliente durante o perodo que esta em funcionamento. composta de 10 funcionrios, contratados para exercer uma determinada funo cada, porm os mesmos no realizam somente a funo para qual foram contratados. Por exemplo, o funcionrio do caixa, em horrio de movimento fraco sai do seu posto e passa a repor mercadorias nas gndolas, etiquetar preos nos produtos etc, atitude essa que faz com que o funcionrio deixe de enviar informaes a outros setores que deveria estar interligado. Possui um estoque nos fundos do prdio, com prateleiras de madeira, onde so armazenadas caixas e fardos, porm de forma no muito organizadas. Possui um software que contabiliza os produtos que saem quando passados pelo caixa, porem o estoque no possui um controle eficiente, as mercadorias que saem e entram no so controladas a risca. Deveria, em primeiro lugar, anotar todos os produtos que esto em estoque, incluindo os das gndolas e todas as sadas, assim

ser criado um histrico que dir quais e quantos produtos saem e em quanto tempo, o que deve auxiliar na hora de fazer a reposio dos itens. Boa parte dos problemas no controle de estoque ocorre em decorrncia da falta de comprometimento dos funcionrios em anotar todas as sadas, e isso inclui tambm o que descartado (verduras e alimentos da padaria). Isso porque no criada a conscincia entre os colaboradores de que se trata de um processo essencial para a operao do supermercado. Por fim, a verificao do estoque deve estar sempre em dia.

CONCLUSO
Analisando o estudo de caso, pode-se concluir que a gesto do Mercado Lisbon no apresenta integrao dos setores. Tambm foram percebidas falhas no atendimento ao cliente, falta de controle da sada de produtos do estoque e falta de utilizao das informaes provenientes do caixa. No setor de estoque poderia ser implantado um sistema informatizado que registrasse e controlasse a entrada de produtos e a sada de produtos do estoque. Esse controle seria o passo inicial para a integrao dos setores. Na frente de loja, as informaes registradas no caixa poderiam ser utilizadas para identificao do comportamento dirio das vendas de produtos, ou seja, a informao sobre quais produtos esto sendo vendidos e qual a freqncia de venda desses produtos. Essa anlise possibilitaria um controle mais eficiente do estoque, pois atravs dela podem ser percebidas as questes referentes rotatividade dos produtos. Atravs da implantao de um sistema de informaes integrado, a anlise de informaes dos caixas e o controle informatizado do estoque possibilitariam um melhor fluxo de informaes nos setores relacionados logstica interna. Essa integrao facilitaria o processo de sugesto de pedidos e reduziria o tempo de reposio dos produtos s prateleiras, porque no seria mais necessria a contagem manual dos produtos disponveis no estoque e na prateleira. A utilizao desse sistema integrado tambm evitaria possveis erros referentes contagem manual de produtos.

Todas essas sugestes aplicadas realidade do supermercado analisado acarretariam em uma administrao mais eficiente, pois, as informaes que antes se encontravam dispersas nos diversos setores da empresa, com a implantao do sistema de informao integrado poderiam ser utilizadas para promover um melhor controle e uma melhor tomada de decises. O objetivo foi mostrar como na pequena empresa estudada, no se tem conhecimento dos custos que so gerados pelo mau uso dos estoques. Um maior conhecimento sobre o controle dos seus estoques, sobre os custos que por ele so gerados podem proporcionar uma vantagem competitiva para a organizao em relao aos seus concorrentes. possvel concluir que uma ferramenta de gesto dos estoques levar a organizao a cumprir sua funo principal: atender o cliente. Trata-se de uma ferramenta que permite organizao ter seu foco no cliente.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

POZO, Hamilton. Administrao de Recursos Materiais e abordagem logstica. So Paulo: Atlas, 2001.

Patrimoniais: uma

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciao a Administrao de Materiais. So Paulo: Makroon, McGraw-Hill, 1991.

Vous aimerez peut-être aussi