Vous êtes sur la page 1sur 3

PLANO DE AO

ACTION PLAN

DESCRIO / DESCRIPTION : RACK DE TETO L200 KEKO COM PROBLEMAS DE OXIDAO NO CAMPO
O QUE FAZER (Ao)
WHAT

DATA / DATE : 12/11/2008


POR QUE ? (Justificativas)
WHY

QUEM (Resp.)
WHO

QUANDO (Prazo)
WHEN

ONDE (Local)
WHERE

COMO (Procedimento)
HOW

Efetuar estudo de Causa-Raiz dos casos de oxidao do Rack de Teto L200 em campo. Realizar ensaio de salt-spray (400h) no conjunto montado Rack de Teto e peas separadas. Avaliar a compatibilidade dos materiais dos itens atualmente utilizados. Levantar todo o histrico de submisso de amostras, realizao de testes (incluindo o antigo fornecedor).

Ricardo Chies Ricardo Chies Ricardo Chies

12/12/08

KEKO

Apresentados KEKO, onze casos de oxidao do Rack de Teto L200 em campo Avaliar a resistncia dos itens e do conjunto de rack de teto exposio em ambientes agressivos. Suspeita de ocorrncia de pilha galvnica com os materiais atualmente utilizados.

Levantar e avaliar todas as variveis possveis para identificao da causa raiz da oxidao. Encaminhar os itens para ensaio de laboratrio (cmara de nvoa salina no laboratrio interno da Keko). Efetuar comparativo da tabela de materiais do desenho e tabela de materiais com diferentes potenciais (pilha galvnica).

12/12/08

KEKO

01/12/08

KEKO

Carlos Franzini

01/12/08

DQF MMCB

Necessidade de uma melhor compreenso ( Levantar as informaes: KEKO & MMCB ) do histrico e desenvolvimento * Engenheiros envolvidos (KEKO & MMCB); do item. * Validao de amostras do fornecedor antigo ( FRIS MOLDUCAR ). * Histrico de modificao dos desenhos; * Levantar todo o histrico de reclamaes MMCB do item. Absorver o "know-how" do fornecedor e em caso Manter-se em contato com o fornecedor Henkel. afirmativo de ocorrncia de pilha-galvnica, obter sugestes de melhoria para a soluo do problema. Comprovar a compatibilidade ou no dos materiais atualmente utilizados. Montar a pilha de Daniell da seguinte maneira: Colocar a lmina de zinco no interior do bquer de 100 mL. A seguir, o recipiente cermico no interior da lmina de zinco e finalmente a lmina de cobre dentro do recipiente cermico.

Avaliar junto ao fornecedor Henkel (limpeza e preparao de superfcie) a possibilidade de ocorrncia de pilha galvnica nas bases e alas do rack. Montar a "Pilha de Daniell" para estudo prtico da possibilidade de ocorrncia de pilha galvnica.

Ricardo Chies

01/12/08

KEKO

Jones

TBD

Pgina 1 de 3

RELATRIO DE ACOMPANHAMENTO
ACCOMPANIMENT REPORT

DESCRIO / DESCRIPTION : RACK DE TETO L200 KEKO COM PROBLEMAS DE OXIDAO NO CAMPO
PLANEJADO
PLANNED

DATA / DATE : 12/11/2008

EXECUTADO
EXECUTED

RESULTADOS
RESULTED

PONTOS PROBLEMTICOS
PROBLEMATIC POINTS

PROPOSIO
PROPOSAL

Efetuar estudo de Causa-Raiz dos casos de oxidao do Rack de Teto L200 em campo.

Em 22/01/09, com a finalizao do ensaio "Pilha de Daniell".

Comprovao que a causa dos problemas de oxidao do Rack deve-se existncia de Corroso Galvnica ("Pilha Galvnica")

Diferena de potencial entre as peas de alumnio e os elementos de fixao que so rosqueados nestas peas.

Realizar ensaio de salt-spray (400h) Em 19/12/08 (ver relatrio anexo). no conjunto montado Rack de Teto e Realizamos, tambm, ensaio com peas separadas. 240 horas de 02 conjuntos montados (ver relatrio anexo). Obs.: Lembrando que a especificao aprovada em desenho de 240 horas de saltspray. Avaliar a compatibilidade dos Em 22/01/09, com a finalizao do materiais dos itens atualmente ensaio "Pilha de Daniell". utilizados.

Foi evidenciado corroso na Base, Diferena de potencial entre a Base junto a fixao do parafuso (piv), de alumnio e os Pivs. com imediato desplacamento da tinta (incio de Pilha Galvnica). Nos outros componentes do conjunto no verificou-se alterao na superfcie pintada das peas. Os materiais atuais no so totalmente compatveis afim de evitar o processo de Pilha Galvnica. Contudo, o revestimento atual (Geomet) dos Pivs e do Parafuso M6 (fixao da Base Ala) significativamente melhor do que os revestimentos anteriormente utilizados (Piv era zincado amarelo trivalente e Parafuso M6 era zincado ferro). O revestimento atual (Geomet) contm, mesmo em pequena quantidade, Alumnio em sua composio (mesmo material que a Base e a Ala). Diferena de potencial entre as peas de alumnio e os elementos de fixao que so rosqueados nestas peas.

Pesquisar revestimento para os elementos de fixao que so rosqueados nas peas de alumnio. Este revestimento servir como isolante evitando a ocorrncia do processo "Pilha Galvnica" Pesquisar revestimento para os elementos de fixao que so rosqueados nas peas de alumnio. Este revestimento servir como isolante evitando a ocorrncia do processo "Pilha Galvnica"

Pesquisar revestimento para os elementos de fixao que so rosqueados nas peas de alumnio. Este revestimento servir como isolante evitando a ocorrncia do processo "Pilha Galvnica"

Levantar todo o histrico de submisso de amostras, realizao de testes (incluindo o antigo fornecedor).

Pgina 2 de 3

PLANEJADO
PLANNED

EXECUTADO
EXECUTED

RESULTADOS
RESULTED

PONTOS PROBLEMTICOS
PROBLEMATIC POINTS

PROPOSIO
PROPOSAL

Avaliar junto ao fornecedor Henkel (limpeza e preparao de superfcie) a possibilidade de ocorrncia de pilha galvnica nas bases e alas do rack.

Em 01/12/08 (ver arquivo "E-mails revestimento para evitar Pilha Galvnica" em anexo). Pesquisamos, tambm, junto Macrosul (nosso principal fornecedor de itens de fixao).

A sugesto dada pela Henkel (usar Informao do fornecedor Henkel revestimento bicomatizado) no no resolveria o problema de resolveria o problema, na verdade s ocorrncia de Pilha Galvnica. iria piorar, pois alm de no solucionar o problema de Pilha Galvnica criaria outro, ou seja, os fixadores teriam baixa resistncia corroso. O experimento comprovou que a causa dos problemas de oxidao do Rack deve-se existncia de Corroso Galvnica ("Pilha Galvnica") Diferena de potencial entre as peas de alumnio e os elementos de fixao que so rosqueados nestas peas.

Continuar pesquisando revestimentos para os elementos de fixao que so rosqueados nas peas de alumnio. Este revestimento servir como isolante evitando a ocorrncia do processo "Pilha Galvnica" Pesquisar revestimento para os elementos de fixao que so rosqueados nas peas de alumnio. Este revestimento servir como isolante evitando a ocorrncia do processo "Pilha Galvnica"

Montar a "Pilha de Daniell" para estudo prtico da possibilidade de ocorrncia de pilha galvnica.

Em 22/01/09 (ver relatrio anexo).

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi