Vous êtes sur la page 1sur 5

Questo 1: a) A banca examinadora indagou sobre o movimento dos trabalhadores em paralisar suas atividades como uma greve, de acordo

com a Constituio Federal, legislao ordinria e princpios do Direito do Trabalho. O examinando em sua resposta a questo 1, letra a, linhas 1 5 satisfez a resposta quando redigiu: sim, conforme artigo 9 da CF, que assegura o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Mesmo entendimento trazido pela Lei 7783/89, em seu artigo 1. Ora, caro examinador, o padro de resposta traz, em seu bojo, a indicao de que o movimento era greve, j que havendo abusividade patronal, competiam aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam, por meio de defender. Ademais, reforando seus argumentos, ainda citou o artigo 1, da Lei n 7.783/89, que diz: assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Ora, no h necessidade de assemblia quando os empregados se sentirem lesados por seus empregadores, como no caso em tela. Assim, em sido satisfeito integralmente o quesito, pontuao mxima merecida (0,65), pelo que merece melhor anlise o quesito.

b) O quesito em apreo tambm merece melhor anlise. Ora, a examinanda tambm respondeu pela legitimidade do ato do empregador Z e demais empregados, quando afirmando, citou o art. 2, da Lei n 7.783/89, indicando que a suspenso coletiva, temporria e pacfica da prestao pessoal de servios a empregador se constitui em greve, em acrscimo aos argumentos do item anterior, quando argumentou sobre os interesses que devam por meio dele defender. Assim, em satisfazendo a resposta indicando a legitimidade, pelo incluso direito a evidenciar o principio da proteo, a presente para requerer a majorao do quesito, atribuindo-lhe nota 0,60, por ser questo de ldima justia.

Questo Conforme padro de respostas:

a) De acordo com a norma prevista no artigo 2, 2, da CLT, sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. So responsveis solidrias pela satisfao dos crditos trabalhistas de Jos. a) Solidariedade ativa, por se tratar de empregador nico (0,30) e passiva, porque ambas so garantidoras do crditos trabalhistas (0,30). A examinanda em sua resposta questo 3, letra a, linhas 1 3, satisfaz parcialmente a resposta determinada pela banca examinadora quando redige: (...)ativa a responsabilidade solidria das empresa que integram grupo econmico, para efeito da relao de emprego, nos termos do art. 2, 2 da CLT. Logo, a natureza ativa. Satisfazendo parcialmente o que determina o padro de respostas da banca examinadora, a examinanda requer a majorao da nota 0,3, por ser questo de justia, j que, ao menos parcialmente, a examinanda satisfez o quesito.

b) O vinculo de emprego entre empresas distintas que integra o grupo econmico nico. A examinanda em sua resposta questo 3, letra b, linhas 5 10, satisfez totalmente a resposta determinada pela banca examinadora quando redige: (...) No, uma vez que o entendimento sumulado pelo Colendo Tribunal Superior do Trabalho, atravs da smula 129, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma

jornada de trabalho no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, conforme o caso em tela. Ora, caro examinador, quando se fala que no existia mais de um vinculo de emprego subtende a existncia de empregador nico e contrato nico, devendo assim ser atribuda pontuao integral a resposta, ou seja, nota 0,4 e, conforme padro de resposta pela banca examinadora foi indicada a smula 129 do Tribunal Superior do Trabalho, requerendo assim a atribuio da pontuao integral, nota 0,25, somando assim a nota 0,65, pelo que merece reforma a anlise do quesito.

4) Conforme o padro de respostas: b) Desero significa a ausncia de preparo (0,30). O examinando em reposta questo 4, letra b, linhas 7 e 8, discorre: () A desero consiste na ausncia de depsito necessrio interposio de recurso. No processo do trabalho, notrio que o termo preparo no usualmente utilizado, sendo sabido que o prprio 7, do art. 899, da CLT, trata-se a desero to somente pela ausncia de depsito recursal, como afirmado pela examinanda, merecendo 0,30, no particular. Ademais, a examinanda, com o intuito de melhor argumentar sua resposta, ainda citou a Smula 245, do TST, melhor frisando sobre o prazo de oito dias para interposio do recurso, bem como, para efetivao do depsito recursal, merecendo 0,30, tambm no item em apreo. Desta forma, requer a majorao da nota em 0,60, por preencher o que foi determinado pela banca examinadora quanto desero. Em termos de argumentao, deve-se salientar que, por questo de coerncia a Banca deveria admitir tal smula como resposta verdadeira, uma vez que se o recurso de fato for considerado deserto, admitindo-se que o magistrado agiu correto ao denegar seguimento ao mesmo. Por todo o exposto, pugna-se pelo reconhecimento tambm da smula 245 do TST como resposta correta

PEA PROCESSUAL:

7) Da Perda do direito as frias em razo da licena remunerada superior a trinta dias: Inobstante tenha havido equvoco em relao a indicao do inciso correspondente ao motivo que levaria a indeferimento das frias em dobro, tal pontuao dever ser elevada a pontuao mxima (0,50), porquanto houve satisfao integral ao requerimento, precisamente na indicao do art. 133, da CLT, norma na qual h indicao da possibilidade da perda do direito s frias. Ademais, apesar do equvoco na indicao do inciso, a examinanda descreveu a hiptese prevista no inciso II, qual seja, ... no ter direito a frias o empregado que permanecer de licena por mais de 30 (trinta) dias, como vislumbra o caso em tela. Assim, visvel que houve, to somente, equvoco com relao indicao do inciso, havendo acerto em relao a indicao do artigo, bem como dos motivos que levariam ao indeferimento do pleito de frias em dobro. Ademais, no processo do trabalho impera a simplicidade das formas, inexistindo necessidade de citao de artigos ou outras normas jurdicas para embasamento de pleitos. Logo, dever ser deferida a reforma da anlise em referido ponto, com atribuio da nota mxima ao quesito, qual seja, 0,50 (meio ponto). 8) Equivocada est a avaliao indicada no espelho de correo individual, precisamente no que pertine a trabalho de igual valor em razo da diferena de produtividade, porquanto, no enunciado da questo, h indicao de mesma perfeio tcnica e a mesma produo. Ora, se o prprio enunciado da questo fala em mesma produtividade, no h como se enveredar pela impugnao a tal ponto, j que evidenciado que a diferena residia na jornada de trabalho, ponto que seria crucial para o indeferimento do pedido de equiparao salarial, j que o mesmo, por si s, evidenciaria diferena na produtividade (quem trabalha por mais tempo presume que produz mais). Logo, a examinanda merece a pontuao do quesito (0,30), salientando ainda a indicao do artigo 461, 1, da CLT, a qual no foi observada no momento da correo, pelo que dever ser acrescida a pontuao indicada (0,20). Desse modo, dever ser modificada a pontuao indicada para o quesito, concedendo nota mxima ao quesito (0,50), por questo de justia.

9) Da Garantia Provisria do Emprego. O ponto em apreo tambm merece nota mxima, porquanto a examinanda satisfez integralmente o pleito quando indicou o art. 164, 1, da CLT, no havendo necessidade

de citar o art. 10, II, a, da ADCT, pois o mesmo somente deveria ser citado se no houvesse norma regulamentadora na prpria CLT, j que as demais legislao somente so aplicveis subsidiariamente, quer seja pela ausncia de norma legal na CLT ou ainda na necessidade de norma complementar aquela anteriormente indicada, o que no o caso em tela, sendo os fundamentos e fatos citados suficientes para a satisfao do quesito. Assim, merece a examinanda para referido quesito a nota mxima (0,50), pelo que requer a reforma da anlise em particular.

Vous aimerez peut-être aussi