Vous êtes sur la page 1sur 3

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE NOVA IGUAU DISCIPLINA: PROGRAMAO I PROFESSOR:

WAGNER PIMENTEL QUARTA LISTA DE EXERCCIO

1. Escreva um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros e mostre somente os contedos positivos. 2. Escreva um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros. Encontre e mostre o menor elemento e sua posio no vetor. 3. Escreva um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros. A seguir, conte e exiba quantos elementos pares existem no vetor. 4. Escreva um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros e crie um segundo vetor, substituindo os valores nulos por 1. Mostre os 2 vetores. 5. Escreva um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros. Em seguida, troque o primeiro elemento com o ltimo, o segundo com o penltimo, o terceiro com o antepenltimo, e assim sucessivamente. Mostre o vetor aps a troca. 6. Faa um programa que leia dois vetores de 5 inteiros. A seguir, troque o 1 elemento de A com o 5 de B, o 2 de A com o 4 de B, assim por diante, at trocar o 5 de A com o 1 de B. Mostre os vetores antes e depois da troca. 7. Faa um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros. Em seguida, compacte o vetor, retirando os valores nulos e negativos. Coloque o resultado no vetor B, mostrando os dois vetores ao final. 8. Faa um programa que leia um vetor de 5 nmeros inteiros e divida todos os seus elementos pelo maior valor do vetor. Mostre o vetor aps os clculos. 9. Escreva um programa que leia uma matriz M(5,5), calcula e exiba a soma:

da linha 4 de M da coluna 2 de M da diagonal principal. da diagonal secundria.

10. Faa um programa que calcule e exiba a mdia dos elementos da diagonal principal de uma matriz 5X5 de inteiros. 11. Escrever um programa que leia uma matriz M(5,5). Troque, a seguir: a 2 linha com a 4 linha. Mostre a matriz antes e aps a troca. 12. Escrever um programa que leia uma matriz M(5,5). Troque, a seguir: - a 1 coluna com a 5 coluna. Mostre a matriz antes e aps a troca.

13. Escrever um programa que leia uma matriz M(5,5). Troque, a seguir: - a diagonal principal com a diagonal secundria. Mostre a matriz antes e aps a troca. 14. Escrever um programa que leia uma matriz M(5,5) e cria 2 vetores SL(5) e SC(5) que contenham, respectivamente, as somas das linhas e das colunas de M. Escreva os vetores criados. 15. Faa um programa que gere e exiba a seguinte matriz: 111111 122221 123321 123321 122221 111111 16. Faa um programa que leia uma matriz 5x3 de inteiros. Calcule e mostre a soma das linhas pares da matriz. 17. Faa um programa que leia uma matriz 5x5 de reais e some cada uma das linhas, armazenando o resultado da soma em um vetor. Mostre as duas estruturas. 18. Faa um programa que leia uma matriz 5x5 de nmeros reais. A seguir, multiplique cada linha pelo elemento da diagonal principal daquela linha. Mostre a matriz antes e aps o processamento. 19. Faa um programa que leia uma matriz de 10 linhas e 5 colunas. Depois de l-la, some as colunas individualmente e acumule a soma na 11 linha da matriz. (Lembrete: para guardar o resultado necessrio declarar uma matriz de 11 x 5.). Mostre a matriz aps o processamento. 20. Na teoria dos sistemas, define-se como elemento minimax de uma matriz o menor elemento da linha onde se encontra o maior elemento da matriz. Escreva um programa que leia uma matriz 5 X 5 de inteiros e encontre seu elemento minimax, mostrando tambm sua posio. 21. Faa um programa que leia uma matriz 12x12, calcule e escreva: - a soma da rea hachurada na letra (a) e - o maior elemento da rea hachurada na letra (b).

22. Faa um programa que leia uma matriz 12 x 12, calcule e escreva: - o menor elemento e a sua posio (ndices) da rea hachurada em (a) e - a mdia dos elementos da rea hachurada em (b).

23. Faa um programa leia uma matriz A (5 x 5) de nmeros inteiros e cria 2 vetores ML(5) e MC(5), que contenham, respectivamente, o maior elemento de cada uma das linhas e o menor elemento de cada uma das colunas.

Vous aimerez peut-être aussi