Vous êtes sur la page 1sur 25

NOES SOBRE DOSIMETRIA DAS RADIAES IONIZANTES - 1

Alwin Elbern, Ph.D.


Aulas baseadas no Livro: L.Tahuata et.al. Radioproteo e Dosimetria Fundamentos Captulo 5 www.ird.org.br
1

Introduo
Quer no tocante ao emprego de fontes internas como na medicina, quer no tocante ao emprego de fontes externas, como tambm na medicina, na indstria, agricultura, etc. o objetivo da DOSIMETRIA DAS RADIAES a determinao da taxa de exposio ou seja, do taxa de dose da radiao considerada num ponto especfico de um meio, seja ele vivo ou no. Dessa taxa de exposio, originarse- a dose de exposio, a dose de absoro e o efeito por ela produzido no meio. Neste trabalho, somente apresentaremos as noes fundamentais mais importantes da dosimetria para aqueles que se prope ingressar no campo da PROTEO RADIOLGICA.
2

DOSIMETRIA DAS RADIAES IONIZANTES


Introduo:
No campo de aplicao da Fsica, a palavra dose assume uma importncia muito grande, porque aparece sempre, ou quase sempre, associada radiao ionizante que como sabemos, tanto pode beneficiar como prejudicar quem a ela se expe. Atravs de inmeras experincias, nem todas desejveis, os pesquisadores foram adquirindo conhecimentos capazes de garantir que a radiao ionizante a par dos incontveis benefcios que propicia, indubitavelmente perigosa e capaz de produzir no irradiado efeitos deletrios de natureza somtica e gentica, irreversveis.
3

UNIDADES RADIOMTRICAS
Atualmente convivem dois sistemas de unidades radiomtricas. Ambos so baseados, em resolues da Comisso Internacional para Medidas e Unidades de Radiao (ICRU International Commission on Radiation Units and Measurements), o atual com base no relatrio de 1980 que usa unidades do sistema internacional (SI) e o chamado convencional que foi estabelecido em relatrio de 1971.

Evoluo das Grandezas


A quantificao da radiao ionizante Uma das questes iniciais na utilizao da radiao ionizante como realizar uma medio de quantidades utilizando a prpria radiao ou os efeitos e subprodutos de suas interaes com a matria. Campo de radiao Uma abordagem intuitiva seria medir quantas radiaes so emitidas, por exemplo, num intervalo de tempo ou quantas radiaes atravessam determinada seco ou rea. . So grandezas radiolgicas associadas ao campo de radiao, que contabilizam o nmero de radiaes relacionado com alguma outra grandeza do sistema de medio tradicional, como tempo e rea. 5

Grandezas Dosimtricas
Grandezas limitantes Usadas para indicar o risco sade humana devido radiao ionizante. Grandezas operacionais Levam em considerao as atividades de Radioproteo Fatores de converso e condies de medio: Nem sempre o modo de operao dos detectores, o material de que so constitudos e os parmetros que medidos, correspondem s grandezas radiolgicas anteriormente mencionadas
6

Grandezas Dosimtricas

Fatores de Converso e Condies Medio

de

Os fatores de converso levam em conta as diferenas de interao da radiao com um gs, o ar, um semicondutor, uma emulso, ou o tecido humano ou um rgo. As condies de medio: dependem se foram realizadas no ar, num fantoma, em campos alinhados ou expandidos, em condies de temperatura e presso padronizadas. As condies de medio so utilizadas para converter as grandezas bsicas Dose Absorvida, Fluncia e Exposio, que possuem padres nacionais, para as grandezas operacionais, mensurveis, levando em conta fatores de correes, etc.
7

ICRP e ICRU
A International Commission on Radiological Protection, ICRP, fundada em 1928, promove o desenvolvimento da radioproteo, faz recomendaes voltadas para as grandezas limitantes. A Internacional Commission on Radiation Units and Measurements, ICRU, fundada em 1925, cuida especialmente das grandezas bsicas e das operacionais. Ambas so instituies internacionais criadas somente para cuidar da definio das grandezas dosimtricas, as relaes entre elas e suas respectivas unidades.
8

Exigncias bsicas para a definio de uma grandeza


Desde que surgiram as primeiras preocupaes com a possibilidade das radiaes ionizantes induzirem detrimentos sade humana, apareceram os mtodos de produo, caracterizao e medio da radiao, bem como de definio de grandezas que expressassem com realismo a sua interao com o tecido humano O objetivo final era estabelecer a correlao dos valores de tais grandezas, entre si e com os riscos de detrimento. Outra questo que interferiu bastante foi o fato dos detectores de radiao nem sempre expressarem seus valores dentro da definio das grandezas escolhidas. Por exemplo, como se pode conectar a densidade ptica de um filme dosimtrico com a grandeza dose absorvida de radiao?
9

Problemas das Grandezas


Como associar uma leitura obtida num ponto no ar por um detector gas com o efeito biolgico que seria produzido num rgo de uma pessoa, se ali estivesse postada? Alm destas questes surgiram aspectos tcnicos associados s tcnicas de medio e aos detectores utilizados. que para cada grandeza definida, preciso definir padres que serviro como valores de referncia para as calibraes. Dentre as diversas grandezas, algumas seriam mais bem utilizadas devido a existncia de mtodos alternativos, absolutos e relativos, de medio,sustentados por equipamentos de melhor desempenho metrolgico.
10

Concepes estabelecidas pelas 26 e ICRP 60

ICRP

As publicaes da ICRP 26, de 1977, e no 60 de 1990 foram duas importantes referncias no tocante ao estabelecimento de grandezas radiolgicas, suas relaes e mtodos de medio, dentro de uma concepo o mais coerente possvel. Na ICRP 60 surgiram novas grandezas, algumas em substituio a grandezas definidas na ICRP 26, com um inconveniente de ter nomes muito parecidos. A ICRP 26, serviu de base Norma CNEN NE-3.01 - "Diretrizes Bsicas de Radioproteo". A grandeza "Dose Equivalent" do ICRP 26 foi traduzida de forma errada para a norma brasileira para "Dose Equivalente", ao invs de "Equivalente de Dose", que deveria ser a traduo correta (mas a adotada atualmente no Brasil).
11

Representao Esquemtica das Grandezas

Representao esquemtica do procedimento de definio das grandezas e as relaes entre elas estabelecidas no ICRP 26 e ICRP 60.

12

GRANDEZAS RADIOLGICAS
Atividade: A
A atividade de um material radioativo o nmero de tranformaes nucleares por unidade de tempo. Matematicamente expressa por: A = dN/dt [ s-1] onde N o nmero de ncleos radioativos contidos na amostra ou material. A unidade, Becquerel (Bq), corresponde a uma transformao por segundo, ou s-1. A unidade antiga, Curie ( Ci ) = 3,7 . 1010 Bq, ainda utilizada em algumas situaes.
13

Ateno
bom salientar que, uma transformao por segundo no significa a emisso de uma radiao por segundo, pois, numa transformao nuclear, podem ser emitidas vrias radiaes de vrios tipos e vrias energias Muitas vezes uma transformao nuclear confundida com uma desintegrao nuclear, devido ao antigo conceito de radioatividade que imaginava que, quando o ncleo emitia radiaes, ele estava se desintegrando, se destruindo. Hoje se sabe que o ncleo s emite radiaes para se auto organizar, otimizar sua estrutura e dinmica internas.
14

Grandezas Dosimtricas
Fluncia,
A fluncia de partculas o quociente dN/da, onde dN o nmero de partculas incidentes sobre uma esfera de secco de rea da, medida em unidade de m-2.

= dN/da [m-2]
O nmero de partculas N pode corresponder a partculas emitidas, transferidas ou recebidas. Esta grandeza muito utilizada na medio de nutrons.

15

Exposio: X
o quociente entre dQ por dm, onde dQ o valor absoluto da carga total de ons de um dado sinal, produzidos no ar, quando todos os eltrons (negativos e positivos) liberados pelos ftons no ar, em uma massa dm, so completamente freados no ar, ou seja:

X = dQ/dm [ C m-2 ]
16

Exposio

O Foton Compton transfere a energia Etr ao eltron no ponto P. O eltron ioniza um trajeto at sua parada em Pend.Neste trajeto ele gera aprox. 30 pares de ons por keV de perda de energia, no volume de interesse de massa m.
17

Ateno
Devido necessidade de se conhecer perfeitamente a massa do volume de material atingido e de coletar todaa carga de mesmo sinal num eletrodo, a medio da Exposio s factvel numa cmara de ionizao a ar, a cmara de ar livre (free-air).

Isto significa que esta grandeza s pode ser definida para o ar e para ftons X ou gama. As radiaes alfa no conseguem penetrar na cmara para ionizar o ar, e as radiaes beta no permitem condies de homogeniedade ou equilbrio eletrnico na coleta dos eltrons.
18

Exposio - Unidade
Unidade Especial: RNGTEN ( R ) que est relacionada com a unidade do SI pela relao:

1 R = 2.58 10-4 [ C kg-1]


Exposio em Rngten, definida como sendo a quantidade de radiao X ou gama tal que, a emisso corpuscular ela associada, em um cm3 de ar, produz no mesmo, ons transportando uma u.e.s (unidade eletrosttica de carga) de cada sinal, nas condies normais de temperatura e presso (CNTP = 0C e 760 mmHg).
19

Dose Absorvida
Outro efeito da interao da radiao com a matria a transferncia de energia. Esta nem sempre toda absorvida, devido variedade de modos de interao e natureza do material. Assim, por exemplo, uma quantidade da energia transferida pode ser captada no processo de excitao dos tomos, ou perdida por radiao de freamento (raios X), cujos ftons podem escapar do material. A relao entre a energia absorvida e a massa do volume de material atingido a base da definio da grandeza Dose absorvida.
20

10

Dose Absorvida: D
Para especificar melhor as variaes espaciais e evitar a variao da quantidade de energia absorvida em diferentes pontos do volume do material, a Dose absorvida definida como uma funo num ponto P, de interesse, ou seja,

D = dE/dm [ J kg-1 ]
onde dE a energia mdia depositada pela radiao no ponto P de interesse, num meio de massa dm. A unidade antiga de dose absorvida, o rad (radiation absorved dose), que em relao unidade atual, o gray (Gy), vale:

1 Gy = 100 rad
21

Equivalente de Dose
Esta grandeza, definida no Brasil como Dose Equivalente, uma traduo equivocada de Dose Equivalent das recomendaes da ICRP 26. Esta grandeza, assim denominada, ficou estabelecida nas normas da CNEN -3.01, e no vocabulrio dos usurios. A traduo correta seria Equivalente de dose, pois o conceito definido foi de equivalncia entre doses de diferentes radiaes para produzir o mesmo efeito biolgico.

O Equivalente de Dose H, obtido multiplicando-se a dose absorvida D pelo Fator de qualidade Q, ou seja,

H = DQ [Sv] (Sievert)
22

11

Equivalente de Dose: H
Como vimos, o Equivalente de Dose H, obtido multiplicando-se a dose absorvida D pelo Fator de qualidade Q, ou seja, H = DQ O fator de qualidade Q adimensional e constitui um fator de peso proveniente da simplificao dos valores da Eficincia Biolgica Relativa (RBE) dos diferentes tipos de radiao,na induo de deter-minado tipo de efeito biolgico. Na equivalncia, as diferenas entre as radiaes foram expressas pelos diferentes valores do LET (Linear Energy Transfer), ou seja, o valor de Q foi obtido em funo do LET.

23

Fator de Qualidade: Q
A dependncia de Q com a transferncia linear de energia LET ou simplesmente L,expressa em keV/m, na gua, fornecida pelo ICRP 60, dada por: Q = 1 para L 10 Q(L) = 0,32 L - 2,2 para 10 < L < 100 Q (L) = 300L- para L 100 Na prtica, por motivos de simplicidade, utiliza-se o valor mdio do Fator de Qualidade Q, com valores efetivos conforme a Tabela que segue. Estes valores no devem ser usados para avaliar os efeitos de exposies acidentais com altas doses.
24

12

Efetividade Biolgica Relativa


Se os danos biolgicos causados pela radiao dependessem somente da energia depositada esta seria uma medida dos danos. Acontece que a forma de deposio importante. Para uma mesma quantidade total de energia depositada, so maiores os danos causados por radiaes de alto LET (Linear Energy Transfer, coeficiente de transferncia de energia por unidade de comprimento), do que aqueles causados por radiao de baixo LET. Diz-se que h um fator de qualidade associado radiao. O fato dos danos biolgicos terem uma dependncia de seu LET, expresso pela RBE (relative biological effectiveness) associada a cada tipo de radiao e energia
25

Transferncia linear de energia - LET


O conceito de transferncia linear de energia, Linear Energy Transfer (LET), provm da simplificao do Poder de Freamento de Coliso Linear (Linear Collision Stopping Power), como sendo a perda mdia de energia, por coliso, de uma partcula carregada por unidade de comprimento. O poder de freamento (stopping power) expressa o efeito do meio material na partcula, enquanto que o LET expressa o efeito da partcula no meio, normalmente o tecido humano.
Para entender o significado do LET preciso observar como as partculas carregadas interagem com o meio material. Por exemplo, um eltron, quer gerado aps interao de um fton X ou gama com a matria, uma radiao beta ou uma partcula proveniente de um acelerador linear, interage basicamente com o campo eltrico de sua carga, influenciado pela sua massa
26

13

LET: L = dE/dx [ keV/m]

27

Transferncia de Energia
Como num material existem muitos eltrons, quando um eltron nele incide, haver uma srie de colises seqenciais, com correspondentes transferncias de energia e mudanas de direo. A energia inicial do eltron incidente vai sendo gradativamente transferida para o material, numa trajetria com a forma de linha quebrada. Supondo, ento, que uma certa quantidade mdia de energia dE foi transferida entre um ponto A de referncia e um ponto B de avaliao final, aps vrias colises, a relao entre a energia dE, mdia, e a distncia dx entre os pontos A e B denominada de LET. Quando se fala em energia localmente cedida pela partcula, est implcito que o percurso da partcula carregada menor do que o seu alcance (range) nomeio material.
28

14

Tabela de Fatores de Qualidade


TIPO DE RADIAO Raios X, Radiao e eltrons
Prtons e partculas com uma (1) unidade de carga ecom massa de repouso maior que uma unidade de massa atmica e de energia desconhecida

Q 1 10 20 20

Nutrons com energia desconhecida Radiao e demais partculas com carga superior a uma (1) unidade de carga

Valores do Fator de Qualidade Efetivo Q para os diversos tipos de radiao CNEN NE-3.01
29

Equivalente de Dose (Dose equivalente) no rgo, HT (ICRP 26)


O Equivalente de Dose no rgo ou tecido, o equivalente de dose mdio em um tecido especfico T, expresso por:

H T = DT Q T
onde QT o fator de qualidade mdio no rgo ou tecido T e DT a dose absorvida

30

15

Equivalente de Dose (Dose equivalente) Efetiva, HE (ICRP 26)


O Equivalente de Dose Efetiva HE, tambm denominada de Equivalente de Dose de Corpo Inteiro HWB, (Whole Body) obtido pela relao,

HE = T wT HT
onde, wT o fator de peso do tecido ou rgo T relevante e HT o equivalente de dose no rgo. Os valores de wT esto associados radiosensibilidade do rgo radiao e seus valores esto na Tabela seguinte.
31

Fatores de Ponderao

32

16

Kerma
(Kinectic Energy Released per unit of Mass)
O kerma (Kinectic Energy Released per unit of Mass) definido pela relao, K = dEtr/ dm [J/kg] = Gray onde, dEtr a soma de todas as energias cinticas iniciais de todas as partculas carregadas liberadas por partculas neutras ou ftons, incidentes em um material de massa dm. O kerma inclui a energia recebida pelas partculas carregadas, normalmente eltrons de ionizao, estes podem dissipa-la nas colises sucessivas com outros eltrons, ou na produo de radiao de freamento (bremsstrahlung), assim K = Kc + Kr onde Kc = kerma de coliso, quando a energia dissipada localmente, por ionizaes e/ou excitaes, e Kr = kerma de radiao, quando a energia dissipada longe do local, por meio dos raios X
33

Relao entre Kerma e Dose Absorvida


A diferena entre kerma e dose absorvida, que esta depende da energia mdia absorvida na regio de interao (local) e o kerma, depende da energia total transferida ao material. Isto significa que, do valor transferido, uma parte dissipada por radiao de freamento, outra sob forma de luz ou raios X caractersticos, quando da excitao e desexcitao dos tomos que interagiram com os eltrons de ionizao. Para se estabelecer uma relao entre kerma e dose absorvida preciso que haja equilbrio de partculas carregadas ou equilbrio eletrnico. 34

17

Equilbrio Eletrnico
Ocorre quando:
1. a composio atmica do meio homognea; 2. a densidade do meio homognea; 3. existe um campo uniforme de radiao indiretamente ionizante; 4. no existem campos eltricos ou magnticos no homogneos.

Nestas condies, o kerma de coliso Kc igual dose absorvida D.


35

Relao entre Kerma de coliso e a Fluncia


Quando um feixe monoenergtico de ftons de energia E interage com um material homogneo, o coeficiente de absoro de energia em massa (en /) apresenta um valor nico. Como a fluncia a relao entre o nmero de partculas ou ftons incidentes dN sobre uma esfera de seco de rea da, o produto dN.E representa a energia total das partculas incidentes. Isto dividido pela densidade fornece: Kc = E (en /) = (en /) que a fluncia de energia, em J.m-2.
36

18

Relao entre Exposio e Dose Absorvida no ar


Sob condies de equilbrio eletrnico, a Exposio X, medida no ar, se relaciona com a Dose Absorvida no ar, pela expresso: Dar = X ( w/e )ar = 0,876 X onde , ( w/e )ar a energia mdia para formao de um par de ons no ar/carga do eltron = 0,876.

37

Relao entre Dose no Ar e em outro Material


Determinada a Dose no Ar, Dar, pode-se obter a dose em um meio material qualquer, para a mesma exposio, por meio de um fator de converso. Para a mesma condio de irradiao, a relao entre os valores da dose absorvida no material m e no ar, pode ser expressa por: f = Dm/Dar = (en/)m/ (en/)ar o coeficiente de absoro de energia em massa do ar ou do material m. Dessa relao vem: Dm = Dar . (en/)m / (en/ )ar = 0,876 (en/)m / (en/ )ar X = 0,876 . f . X = fm . X onde,

fm = 0,876 . (en/)m / (en/)ar


Fator de converso de exposio no ar em dose absorvida no meio m
38

19

Fator de Exposio
O fator fm, que converte exposio no ar em dose absorvida no meio, depende da energia do fton e, por isso, na maioria dos casos, utiliza valores mdios dos coeficientes de absoro de energia em massa (en/). Esses valores so tabelados para alguns materiais, sendo que para a gua eles variam de 0,881 radR-1 a 0,964 radR-1, na faixa de energia de 20 keV a 150 keV, respectivamente. Para efeito de radioproteo, onde se utiliza um procedimento conservativo, este fator pode ser arredondado para 1.0 (um), em muitos casos.
39

Fator de Converso x Energia

Valores do fator de converso dose no ar para dose na gua (tecido humano) em funo da energia do fton.
40

20

Relao entre Taxa de Exposio e Atividade de uma Fonte


A Taxa de Exposio pode ser associada atividade gama de uma fonte , pela expresso: . X = A /d2 = taxa de exposio. = Constante de taxa de exposio de uma Fonte Pontual, d = distncia da fonte ao detetor.
Esta relao vale para as seguintes condies: 1) a fonte suficientemente pequena (puntiforme), de modo que a fluncia varie com o inverso do quadrado da distncia; 2) a atenuao na camada de ar intermediria entre a fonte e o ponto de medio desprezvel ou corrigida pelo fator de atenuao; 3) somente ftons provenientes da fonte contribuem para o ponto de medio, ou seja,que no haja espalhamento nos materiais circunvizinhos.
41

Fatores de Exposio de algumas Fontes Radioativas Gamo


Fonte
124 60

Gamo
0,98 1,32 0,47 1,84 0,5

Fonte
137Cs

Gamo
0,33 0,07 0,12 0,825 0,232

Sb

Co

125I
99mTc 226Ra 198Au

54Mn 24Na 192Ir

Valores de para alguns radionucldeos emissores gama em (R.m2)/(h.Ci)


42

21

Determinao do Gamo
Existem pelo menos dois processos para a determinao do fator . O primeiro decorre da experincia; quanto ao segundo processo, de carter terico, baseia-se no esquema de desintegrao da fonte. Sabe-se que uma fonte puntiforme emite radiao em todas as direes consideradas em torno do ponto que a representa. Ora, se o meio for homogneo e istropo, teremos uma simetria esfrica na distribuio das radiaes. Imaginamos uma fonte nas condies a que nos referimos e que seja d a distncia de uma determinada superfcie esfrica fonte. Sua rea ser: S= 4d2 .
43

Gamo
de diferentes energias, teremos que os pontos da superfcie estaro expostos s P radiaes de energias diferentes. A Taxa de Dose nesses pontos, devido fonte, ser obtido pela expresso: . A N Nessa expresso NE representa o X= PE nmero de ftons por desintegrao 2 E 4d de energia E e PE o fluxo de ftons por Roentgen de exposio para a energia E. A a atividade da Fonte e d a distncia da mesma.

S Admitindo a fonte emitindo ftons gama

Os valores de PE so tabelados ou obtido atravs da curva de variao do fluxo de ftons por Roentgen, em funo da 44 energia da radiao.

22

Exemplo: Fonte de 60Co


60Co

Calcular o fator do 60Co a partir do seu esquema de desintegrao. NE NE 13


= 1,06.10 .(
1

2,50
60Ni

PE1

PE 2

1,33

e como temos dois ftons gama por desintegrao,NE1=NE2=1 (fton/desint).

0.0

Dado que PE1= P1,33=1,5.109 ftons/cm2/R, e PE2= P1,17=1,64109 ftons/cm2/R, tem-se: 1 1 ) ou = 1,06.1013.( + 1,50.109 1,64.109

= 1,35104 Rcm2/hCi ou = 1,35104 Rm2/hCi


45

Relao entre Dose Efetiva e Atividade de uma Fonte Puntiforme


A avaliao da quantidade de radiao absorvida por uma pessoa quando est a uma certa distncia de uma fonte radioativa, durante um certo perodo de tempo, pode ser feita utilizando um detector apropriado ou um modelo de clculo para obter o valor de alguma grandeza radiolgica que a expresse.

A expresso utilizada para o clculo, utiliza a constante de taxa de exposio , expressa em (R.m2)/(Ci.h). Os valores desta constante variam muito de tabela para tabela, pois sua obteno depende dos modelos de clculo, que so continuamente aperfeioados.
46

23

Relao entre Dose Efetiva e Atividade por unidade de rea


A Dose Efetiva que uma pessoa leva devido sua permanncia, por um perodo de tempo num solo contaminado por determinado radionucldeo pode ser estimada por meio de um Fator de Converso.

E = Csolo Fcsolo,t onde, E = Dose Efetiva na pessoa no tempo de


permanncia t, em 1 ms, 2 mses e 50 anos, [mSv] FCsolo = Atividade mdia por unidade de rea, ou concentrao mdia do radionucldeo por unidade de rea, [kBq/m2] FCsolo,t = Fator de Converso da Atividade mdia por unidade de rea em Dose Efetiva,para uma pessoa que permanece um perodo de tempo t, de 1 ms, 2 mses ou 50 anos, num solo contaminado com determinado radionucldeo, [mSv/(kBq/m2)]
47

Fatores de Converso

Fator de converso da atividade por unidade de rea para dose efetiva, em funo do perodo de permanncia no solo 48 contaminado

24

Fatores de Exposio
De forma semelhante, tem-se uma relao que permite obter o valor da Dose Efetiva, em mSv, em funo da atividade da fonte radioativa, em kBq, utilizando um Fator de Converso de dose, em (mSv.m2)/(kBq.h), importante salientar que, o uso destes fatores de converso, podem originar, para o mesmo radionucldeo e distncia, valores diferentes da dose absorvida ou dose equivalente, devido a diferenas nos modelos de clculo utilizados.
49

25

Vous aimerez peut-être aussi