Vous êtes sur la page 1sur 4

SOFTWARE EMC DATA DOMAIN REPLICATOR

Replicao com uso eficiente de rede para dados de backup e arquivamento


FUNDAMENTOS
Recuperao de desastres de ltima gerao Compartimentao externa para recuperao de desastres Proteo dos dados da filial Consolidao de fita em vrios locais Replicao segura e com uso eficiente de rede Reduo de 99% na largura de banda Desduplicao entre locais Recuperao de desastres a custos reduzidos Otimizao para pouca largura de banda Throughput de replicao dimensionvel At 27 TB/h de throughput lgico Otimizao de vrios fluxos Flexibilidade de implementao corporativa Topologias flexveis de replicao Gerenciamento de dados baseado em polticas Recuperao de desastres em vrios locais Replicao criptografada Melhor preparao para DR Disponibilidade imediata dos dados replicados Menor "tempo para DR" Fcil integrao Suporte para os principais aplicativos de backup e arquivamento Suporte para os principais aplicativos corporativos de banco de dados, e-mail, gerenciamento de contedo e ambientes virtuais Uso simultneo de VTL, NAS, NDMP e EMC Data Domain Boost

PROTEO DE DADOS DE LTIMA GERAO


A maioria dos usurios de grandes empresas necessita de uma estratgia global de DR (Disaster Recovery, recuperao de desastres) que proteja toda a organizao com uma ou mais cpias dos dados em locais externos. Tradicionalmente, so usados aplicativos de backup para copiar dados em fitas, que depois so transportadas para fora da organizao. Esse processo, que exige muita mo de obra, est sujeito a erros, introduz riscos de segurana e tem recuperao extremamente lenta. As alternativas baseadas em rede so limitadas devido ao grande volume de dados, sejam eles centralizados ou distribudos geograficamente. Simplesmente no h largura de banda nem tempo suficiente no dia para transferir os dados de backup e arquivamento em uma WAN (Wide Area Network, rede remota) convencional. O software EMC Data Domain Replicator fornece replicao rpida, criptografada e eficiente na rede para DR, proteo de dados de escritrios remotos, consolidao de fitas em vrios locais e reteno externa de longo prazo. O DD Replicator transfere assincronamente pela WAN s os dados compactados e desduplicados, levando economia, rapidez e confiabilidade replicao baseada em rede.

REPLICAO SEGURA E COM EFICINCIA DE REDE


Com o DD Replicator, os dados todos ou apenas os selecionados de backup e arquivamento essenciais aos negcios so replicados de modo seguro e eficiente de um sistema, na WAN, para outro sistema, em um local externo seguro. Os sistemas EMC Data Domain de armazenamento com desduplicao primeiro desduplicam os dados no sistema Data Domain de origem, reduzindo de 10 a 30 vezes, em mdia, o volume dos dados armazenados. O Data Domain Replicator envia apenas os segmentos de dados novos e exclusivos, reduzindo significativamente o volume de dados enviados para locais remotos ou recebidos deles.

REDUZA OS REQUISITOS DIRIOS DE LARGURA DE BANDA DA REDE EM AT 99%


O Data Domain Replicator realiza dois nveis de reduo da largura de banda: desduplicao local e entre locais. A desduplicao com o Data Domain reduz drasticamente o volume de dados armazenados localmente, diminuindo assim o volume de dados que precisam ser replicados. Normalmente, menos de 1% de um backup completo, por exemplo, formado por sequncias compactadas, exclusivas e realmente novas, que sero replicadas em uma WAN. A desduplicao entre locais ocorre quando vrios locais so replicados para o mesmo sistema de destino. Qualquer segmento redundante previamente transferido por qualquer local remoto ou como resultado de um backup local no replicado novamente por nenhum outro local remoto, economizando importante largura de banda de rede. A desduplicao entre locais aumenta a eficincia de rede em todos os locais e reduz o armazenamento necessrio no local remoto de recuperao de desastres, o que contribui ainda mais para a eficincia da desduplicao no destino.

D ATA S H E E T

Reduo de 95 a 99% de largura de banda entre locais A desduplicao entre locais ocorre quando vrios locais so replicados para o mesmo sistema de destino. Qualquer segmento redundante previamente transferido por qualquer local remoto ou como resultado de um backup local no replicado novamente por nenhum outro local remoto, economizando importante largura de banda de rede. A desduplicao entre locais aumenta a eficincia de rede em todos os locais e reduz o armazenamento necessrio no destino, o que contribui ainda mais para a eficincia da desduplicao.

Locais remotos 1-5%


DD630

ORIGEM

Hub do data center

DESTINO

Sistema EMC Data Domain

Dados de arquivamento
DD630

INCIO

WAN 1-5%

Dados de backup

Sistema EMC Data Domain

DD630

INCIO

Sistema EMC Data Domain

1-5%

Nas empresas com pequenos conjuntos de dados e redes com largura de banda de 6 Mb/s ou menos, o DD Replicator pode obter uma reduo maior do volume de dados a ser enviado usando o modo de otimizao para baixa largura de banda. Este modo usa uma tcnica de compactao delta para compactar ainda mais os dados desduplicados e eliminar dados redundantes nos segmentos antes de envi-los pela WAN. Isso permite que os locais remotos com largura de banda limitada repliquem e protejam mais dados nas redes existentes.

THROUGHPUT DE REPLICAO DIMENSIONVEL


O Data Domain Replicator a soluo ideal de DR para data centers corporativos que tm grandes volumes de dados de backup e arquivamento e que requerem largura de banda de alto throughput para replicao a fim de mover os dados para outro local. Esse software de replicao fornece uma excelente capacidade de expanso do throughput para suprir esses requisitos exigentes. O desempenho de throughput lgico pode se expandir para at 27 TB/h em uma rede de 10 Gb em implementaes de replicao nas quais um sistema Data Domain espelha seus dados para outro. A replicao de alta velocidade tambm obtida por meio de vrios fluxos de dados, maximizando ainda mais a utilizao da largura de banda de rede disponvel e reduzindo o impacto que a perda de pacotes de rede tem sobre o throughput de replicao.

FLEXIBILIDADE DE IMPLEMENTAO CORPORATIVA


O Data Domain Replicator uma soluo robusta de replicao pronta para empresas, que oferece a flexibilidade de otimizar uma srie de opes de topologias, polticas de gerenciamento de dados e recuperao em vrios locais.

TOPOLOGIAS FLEXVEIS DE REPLICAO


O Data Domain Replicator oferece vrias topologias de replicao, como espelhamento completo do sistema, mtodo seletivo, bidirecional, "de vrios para um", "de um para vrios" e em cascata. As opes flexveis de implementao, como a replicao bidirecional "de local para local", oferecem mais proteo contra desastres, possibilitando que cada local mantenha reas de armazenamento locais e, ao mesmo tempo, sirva como local seguro de recuperao para o outro local. Todos os sistemas Data Domain podem hospedar simultaneamente reas de armazenamento local e imagens replicadas de outros locais. At 270 locais distribudos geograficamente podem replicar simultaneamente os dados de backup e arquivamento selecionados em um mesmo sistema Data Domain grande e highend em um hub central. Essa alta capacidade de expanso de fan-in possibilita um modelo flexvel de reteno de dados e recuperao de locais em toda a empresa. Para aumentar a proteo de dados em toda a empresa, possvel replicar mais cpias desses dados em outros locais de recuperao de desastres no modo "de um para vrios" ou em cascata com mais flexibilidade para replicar todo o sistema no local final. Agora possvel obter globalmente backup e recuperao seguros e corporativos entre todos os locais, em menos tempo e a um custo menor que o da fita. Alm disso, o DD Replicator permite a distribuio de dados para uso em vrios locais por meio de replicao "de um para vrios". As equipes de desenvolvimento ou de controle de qualidade/testes podem replicar de modo confivel e eficiente o mesmo contedo em diversos locais remotos.

GERENCIAMENTO DE DADOS BASEADO EM POLTICAS


O software DD Replicator permite que voc escolha todos os dados ou apenas um subconjunto deles para replicar juntamente com o tipo de compactao usado. As polticas compreendem desde o espelhamento total do sistema, passando pela seleo de um ou mais diretrios (ou fitas virtuais), at diretivas de backup individual com o uso da replicao de backups gerenciada por aplicativos do Data Domain Boost. Com o controle, baseado em agendamento, sobre a largura de banda da rede, s possvel replicar dados quando a rede est sendo menos usada por outros aplicativos. Isso permite controlar quando os dados podem ser replicados e quanta largura de banda de rede eles devem usar nos diversos horrios do dia. Os links da WAN usados para aplicativos essenciais agora podem ser compartilhados de modo seguro, eliminando a necessidade de dedicar os caros links de WAN apenas proteo de dados e ao trfego de arquivamento.

RECUPERAO DE DESASTRES EM VRIOS LOCAIS


Uma vez replicados na WAN, os dados podem ser recuperados ou copiados em fita a partir do sistema de armazenamento Data Domain em qualquer local. possvel fazer uma recuperao rpida on-line usando o sistema local ou, se houver algum problema com o sistema de origem no local, um servidor pode acessar os dados replicados na WAN para levar as informaes essenciais de volta ao local, rapidamente. Essa flexibilidade tambm significa que voc pode consolidar a criao de fita em um s local para aumentar ainda mais a eficincia operacional.

REPLICAO CRIPTOGRAFADA
Organizaes que tenham requisitos rigorosos de conformidade com a segurana podem ser obrigadas a transferir os dados de maneira segura por redes pblicas ou at mesmo privadas. Para proporcionar o nvel mximo de segurana, o DD Replicator pode criptografar dados durante a replicao entre sistemas Data Domain usando o protocolo padro SSL (Secure Socket Layer, camada de soquete seguro), independentemente do tipo de replicao e da topologia usados. Embora a opo de software EMC Data Domain Encryption possa ser usada para criptografar dados inativos armazenados no sistema de armazenamento Data Domain, o DD Replicator criptografa e descriptografa dados em trnsito durante a replicao entre sistemas Data Domain. possvel usar a criptografia de dados inativos e em trnsito ao mesmo tempo para atingir objetivos de segurana diferentes. Para proporcionar a proteo mxima confidencialidade, a replicao criptografada usa uma fora de chave padro AES (Advanced Encryption Standard, padro de criptografia avanada) de 256 bits que pode ser imposta na totalidade ou em parte selecionada do conjunto de dados replicado. A replicao criptografada de ponto a ponto dos sistemas Data Domain tambm representa uma alternativa simples e altamente segura para locais remotos, que no podem contar com dispositivos dedicados de rede VPN nem justificam sua implementao.

MELHOR PREPARAO PARA DR


O tempo total, do incio do backup at a concluso da recuperao dos dados no local de DR, uma medida importante na definio da preparao de uma organizao aps um desastre. Quanto menor o tempo, mais rpido a empresa poder retomar as operaes. Pode haver um alto grau de variabilidade nessa medida de tempo para DR entre produtos de desduplicao, por isso, importante compreender os detalhes da implementao que podem, em ltima anlise, ditar o resultado de seu preparo para DR. Uma desduplicao rpida e em linha, combinada replicao de alto throughput inerente ao software DD Replicator, permite que os dados sejam replicados de maneira rpida e automtica depois que os dados novos e desduplicados so armazenados no sistema de origem. Esses dados desduplicados se tornam utilizveis imediatamente no local de recuperao de desastres.

Tempo de preparao para a DR Hoje, as empresas fazem backup de dados para habilitar tanto a recuperao local quanto a externa em caso de desastre. Os sistemas Data Domain desduplicam esses dados em linha antes de armazen-los em disco e podem iniciar a replicao rapidamente, possibilitando que o sistema remoto esteja pronto para DR com mais rapidez. As abordagens ps-processamento primeiro incluem dados de backup em um cache de disco e depois fazem a desduplicao, normalmente a menos de 50% da velocidade de incluso. Sejam a desduplicao e a replicao iniciadas durante a incluso ou depois dela, o ponto no qual esses sistemas estaro prontos para a recuperao de desastres ser adiado.

EMC Data Domain Desduplicao e replicao em linha Desduplicao ps-processo

BACKUP TO DATA DOMAIN Desduplicao e replicao

Pronto para recuperao de desastres

BACKUP TO CACHE

A replicao comea aps a incluso

Desduplicar e replicar, <50% da velocidade de incluso. Duas vezes maior se descompactado a uma largura de banda fixa.

Pronto para recuperao de desastres

Desduplicao ps-processo

BACKUP TO CACHE

A replicao comea durante a incluso

Desduplicar e replicar, <50% da velocidade de incluso. Duas vezes maior se descompactado a uma largura de banda fixa.

Pronto para recuperao de desastres

BACKUP EM VTL

Recuperar fitas Copiar para fita

VTL/Fita/Transporte

Transportar para o armazenamento

Transportar do armazenamento

Quanto menor o tempo de restaurao dos dados replicados, mais rpido ser possvel continuar o processo de recuperao de desastres. Quanto maior o conjunto de dados, mais crtico ser o tempo de restaurao. Graas arquitetura SISL (Stream Informed Segment Layout) de ajuste de escala do EMC Data Domain, o usurio pode obter um desempenho de restaurao de alto throughput em conjuntos de dados grandes para a DR e para o sistema Data Domain de origem. O uso do armazenamento Data Domain com desduplicao como uma soluo de DR proporciona a mais alta flexibilidade definio de uma estratgia de recuperao de desastres de acordo com os requisitos especficos do usurio e com os contratos de nvel de servio.

FCIL INTEGRAO
O Data Domain Replicator qualificado para os melhores aplicativos corporativos de software para backup e arquivamento e se integra facilmente s infraestruturas corporativas atuais. Flexibilidade adicional implementao possvel com o suporte para vrios mtodos de acesso simultneo aos dados, inclusive o uso do software EMC Data Domain Virtual Tape Library sobre Fibre Channel, via protocolos de servio de arquivos NFS e CIFS sobre Ethernet, ou como um destino baseado em disco usando interfaces de aplicativos especficos como o EMC Data Domain Boost (para uso com Symantec OpenStorage e EMC NetWorker).

ENTRE EM CONTATO
Para saber mais sobre como os produtos, servios e solues da EMC podem ajudar a resolver seus desafios de negcios e TI, entre em contato com o representante local ou revendedor autorizado ou visite nosso site www.EMC2.com.br.

EMC2, EMC, where information lives, NetWorker, Data Domain, Global Compression e SISL so marcas registradas ou comerciais da EMC Corporation nos Estados Unidos e em outros pases. Todas as outras marcas comerciais aqui utilizadas pertencem a seus respectivos proprietrios. Copyright 2011 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Publicado no Brasil. Data sheet 01/11 H6803.1

EMC Brasil So Paulo SP 0800-553622 www.EMC2.com.br

Vous aimerez peut-être aussi